• Nenhum resultado encontrado

Matemática

No documento RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO (páginas 56-59)

2.º Ciclo

Fatores que contribuíram para a obtenção dos resultados:

No 5º ano de escolaridade, as turmas A, A/S, C, E e H tiveram 100% de sucesso. A turma B/S teve um decréscimo 4,7%, a turma D teve um aumento de 3,7% e as turmas F e G mantiveram a mesma percentagem do 2º período. No 6º ano de escolaridade, a turma B/S teve um sucesso de 100%, a A/S e C/S mantiveram a percentagem do 2º período, houve uma melhoria nas turmas: A de 3,8%, B de 5%, D de 7,4%, E de 6,7% e a turma F teve um decréscimo de 8,6%. Relativamente ao ano letivo transato no 5º ano houve uma melhoria dos resultados escolares enquanto que no 6º ano houve um decréscimo.

Dois dos 4 alunos, a que foram atribuídos níveis inferiores a 3, integraram a turma, no início do 2.º período, com nível 2 atribuído à disciplina. Refere-se que os seus Planos de Apoio Individual contemplavam medidas universais, que foram aplicadas e o grau de evolução das suas aprendizagens e o da superação das suas dificuldades foi tido em conta, na atribuição do nível final.

Três dos 4 alunos apresentaram atitudes comportamentais que conduziram a aplicação de medidas disciplinares corretivas, para além de apresentarem défice de atenção, falta de hábitos e métodos de trabalho e outras dificuldades de aprendizagem, devidamente diagnosticadas e registadas, que dificultaram a aquisição das aprendizagens essenciais da disciplina.

Os alunos com sucesso escolar demonstraram: - interesse, empenho e motivação perante as tarefas

escolares propostas, apresentando a sua concretização; - Cumpriram as regras estabelecidas ( entrega das tarefas solicitadas dentro dos prazos e com rigor; aplicação de hábitos e métodos de trabalho e estudo); - concentração e atenção nas aulas síncronas; - acompanhamento efetivo dos Encarregados de Educação.

56

Os alunos com insucesso escolar demonstraram: - Falta de interesse, empenho e motivação perante

as tarefas escolares propostas, não apresentando a sua concretização; - Não cumpriram as regras estabelecidas (entrega das tarefas solicitadas dentro dos prazos e com rigor; aplicação de hábitos e métodos de trabalho e estudo); - Falta de concentração e atenção nas aulas síncronas; - Pouco acompanhamento efetivo dos Encarregados de Educação.

Redefinição de estratégias de melhoria/ações a implementar no âmbito do Plano 21|23 Escola +:

1.3.4.) Organizar dois grupos, na disciplina de matemática, por ano letivo para a recuperação das aprendizagens não realizadas, os alunos propostos para estes grupos não integram a aula de apoio ao estudo de matemática.

1.4.1.) Solicitar o apoio dos encarregados de educação nas saídas e visitas de estudo, solicitar aos encarregados de educação no âmbito das suas profissões

1.6.3.) Na escola Prof. Sebastião Teixeira- Salir do gabinete do GIS deve estar a funcionar a tempo inteiro, haver um maior número de horas do serviço de psicologia. Em Salir: um tempo de 50 minutos de grupo no ninho para o 5º e 6º anos, um tempo de reunião para o 5º e um tempo de reunião para o 6º ano.

Em Loulé: um grupo ninho de 2 tempos de 50 minutos, para os 5º anos e continuar com a estrutura da turma+ no 6º, com 4 tempos por semana, constituído por alunos de outras turmas, que podem integrar a turma de origem, em todas as disciplinas. Um tempo de reunião para o 5º e um tempo de reunião para o 6º ano.

1.7.1.) Formação creditada na área da informática: google drive, google meet, google Forms e ClassRoom.

3.º Ciclo

Fatores que contribuíram para a obtenção dos resultados:

57

Regista-se uma melhoria significativa dos resultados do 8.º ano e uma ligeira descida dos resultados do 7.º e 9.º anos face ao período homólogo do ano letivo anterior. Assistiu-se a uma melhoria do 2.º para o 3.º período de 10, 2 e 3 pontos percentuais nos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, respetivamente.

Os docentes consideram que os fatores que contribuíram para a obtenção destes resultados são os seguintes:

Da parte dos alunos com insucesso escolar: - Apresentação, por parte de um número significativo de

alunos, de nível inferior a três em anos anteriores; - Falta de sentido de responsabilidade e hábitos e métodos de estudo e falta de trabalho autónomo de alguns alunos, para consolidação e sistematização dos conteúdos lecionados; - Falta de atenção nas aulas mostrando total desinteresse pelas mesmas; - Fraco empenho na concretização das tarefas escolares; - Falta de acompanhamento e supervisão regular por parte de encarregados de educação.

Da parte dos alunos com sucesso escolar: - Interesse, empenho e motivação intrínseca nas aulas; -

Empenho na concretização das tarefas propostas pelos docentes; - Desenvolvimento de hábitos e métodos de trabalho e de estudo regulares; - Acompanhamento dos Encarregados de Educação da vida escolar dos seus educandos.

Por parte dos docentes: - Trabalho colaborativo entre os docentes; - A partilha, constante, de materiais e

de experiências por todos os docentes do grupo; - Implementação de atividades/estratégias diversificadas tendo em conta as diferentes especificidades dos alunos/turmas; - Incentivar os alunos para a importância de frequentarem o centro de aprendizagem presencial/online; - Extensão e grau de dificuldade do programa de Matemática que conduz à falta de tempo para a consolidação de conhecimentos, principalmente no ensino à distância.

Redefinição de estratégias de melhoria/ações a implementar:

Por parte dos Docentes: - Desenvolver a elaboração e aplicação conjunta de instrumentos de avaliação

uniformizados que permitam aferir com rigor as aprendizagens dos alunos; - Elaboração e aplicação de fichas de trabalho formativas que permitam consolidar as aprendizagens realizadas e complementar a informação não existente nos manuais escolares adotados; - Aplicar testes adaptados e adequados às dificuldades diagnosticadas de acordo com a legislação em vigor e de acordo com os Planos Educativos Individuais dos alunos com necessidades educativas especiais.

Incentivar os alunos a: - Cumprirem as instruções dos docentes, relativas ao processo de

ensino-aprendizagem; - Mostrarem maior interesse e empenho na concretização das tarefas propostas participando ativamente e de forma organizada; - Participar ativamente e de forma organizada nas aulas presenciais esclarecendo todas as dúvidas com os professores; - Recorrerem ao centro de aprendizagem, presencialmente ou online, para verem esclarecidas as suas dúvidas; - Esforçarem-se para adquirir hábitos e métodos de estudo estudando diariamente e realizando os trabalhos de casa; - Respeitarem as regras de sala de aula/Regulamento Interno da Escola; - Trazer todo o material necessário à disciplina e apresentar o caderno diário completo e em ordem.

58

Encarregados de Educação: - Com a colaboração dos DT, nas reuniões com os encarregados de

educação, solicitar a estes que: - se envolvam mais no percurso escolar dos seus educandos e saibam atempadamente as datas das fichas de avaliação; - respeitem os docentes e o seu trabalho; - incentivem/estimulem o interesse e empenho dos seus educandos na concretização das tarefas; - elaborem e façam cumprir um horário de estudo diário e controlem a realização dos trabalhos de casa; - assegurem que o aluno transporta todo o material necessário para a escola; - cumpram as estratégias indicadas no PAP dos seus educandos; - verifiquem com frequência o caderno diário e a caderneta do aluno.

Ações a implementar no âmbito do Plano 21|23 Escola +:

- Atribuição da medida de coadjuvação fora da sala de aula a todas as turmas do 3.º ciclo;

- Atribuição de uma hora de apoio semanal na disciplina de Matemática, para cada turma do 3.º ciclo e lecionada pelo professor titular de turma;

- Atribuição de um professor (mentor) de Matemática, num tempo semanal, a um grupo de alunos (máximo 8) de um mesmo ano de escolaridade, com nível inferior a três à disciplina no ano letivo transato.

No documento RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO (páginas 56-59)

Documentos relacionados