• Nenhum resultado encontrado

Para a avaliação qualitativa do ruído em Águas Claras, adotou-se um questionário construído através da tradução e adaptação do instrumental aplicado pela Eurocontrol.

A pesquisa foi realizada utilizando-se como referência questionários do Eurocontrol (European Organisation for the Safety of Air Navigation), adotados pela Comunidade Européia em estudos de verificação do incômodo causado pela operação de aeronaves em aeródromos.

Para a avaliação quantitativa do ruído ambiental optou-se pela realização de medições dos níveis de pressão sonora do tráfego rodoviário na cidade.

6.2 Avaliação Qualititativa do Ruído

Segundo a OMS (1999), incômodo pode ser definido como um sentimento de desprazer associado a qualquer agente ou condição, conhecido ou acreditado por um indivíduo ou grupo, para afetá-los adversamente. Pesquisas na área da percepção auditiva têm tentado evidenciar o grau de incômodo percebido pela população e os níveis de exposição ao tipo de ruído. Fortes reações de incômodo são observadas, quando o ruído é acompanhado de vibrações e contém componentes de baixa freqüência, ou quando o ruído contém impulsos, como o barulho de um tiro ou de uma freada de carro.

Para conhecer a percepção dos moradores sobre o incômodo causado pelo ruído ambiental e investigar aspectos relativos à qualidade de vida da população da cidade, realizou-se uma avaliação subjetiva, com recorrente aplicação de questionário.

As questões se referem à percepção da qualidade ambiental urbana, à exposição ao ruído ambiental, à sensibilidade e ao incômodo causado pelo ruído.

A validação do instrumento foi realizada através de um pré-teste com aplicação de vinte questionários piloto.

O instrumental é constituído de 20 questões fechadas com perguntas sobre aspectos relativos à infraestrutura, serviços de saúde, recreação, lazer, estabelecimentos comerciais, bancários, áreas verdes, bem como, à qualidade do meio físico e social, (anexo 1) .

Também investigou a existência de ruídos, os tipos de ruídos e a incomodidade causada.

Os questionários foram aplicados em 286 domicílios selecionados aleatoriamente nas quadras residenciais da cidade e foram respondidos pelos próprios habitantes.

A organização, tabulação e análise dos resultados obtidos com os questionários foram realizadas pelo software SPSS versão 13 e suas respectivas ferramentas.

6.3 Avaliação Quantitativa do Ruído

Os equipamentos utilizados para a obtenção dos níveis de ruído foram os medidores do nível de pressão sonora Marca Minipa, Modelo MSL-1352C, acoplados a um tripé, aferidos com calibrador acústico padrão (94 dB, onda senoidal de 1 kHz) ,atendendo aos padrões da International Electrotechnical Commission(IEC) e do American National Standards Institute (ANSI).

A avaliação quantitativa do ruído do tráfego rodoviário em Águas Claras realizou-se através de medições dos níveis de pressão sonora em locais ao longo da malha urbana da cidade.

Tal procedimento levou em consideração o projeto original da cidade que é dividido em 38 regiões, tomando como referência esta divisão, foram selecionadas 13 regiões para a realização das medições.

Na escolha das regiões levou-se em consideração a densidade de ocupação humana, a existência de áreas não construídas, áreas em construção e a presença de infraestrutura urbana.

Para cada uma das regiões selecionadas foram definidos de forma aleatória dois locais para a realização das medições dos níveis de intensidade sonora, totalizando 26 pontos de medição.

Em cada um dos pontos realizou-se três medições, cada medição com uma duração de 30 minutos, perfazendo 39 horas de medição.

39

As medições foram realizadas no período de fevereiro a novembro de 2007. Os dias e horários das medições compreenderam o período de segunda-feira a sábado de 07h00min às 20h00min.

Em cada local, dentro do período estabelecido, as medições ocorreram em dias e horários distintos, em condições de céu claro, tempo bom, ventos de baixa intensidade e umidade relativa e pressão atmosférica estáveis. A Figura 7 apresenta um fluxograma com os procedimentos adotados nas medições.

Figura 8 - Fluxograma da avaliação quantitativa de ruído

As medições foram realizadas seguindo as recomendações da Norma Brasileira NBR 10.151- 2000 (ABNT): Acústica-Avaliação do ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade – Procedimento. Esta norma fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades independente da existência de reclamações. Também especifica um método para a medição de ruído, a aplicação de correções nos níveis medidos se o ruído apresentar características especiais e uma comparação dos níveis corrigidos por um critério

específico. Determina que o aparelho medidor deve ser mantido a uma altura aproximada de 1,2 m do solo e a 2 m de distância de quaisquer superfícies refletoras. A Tabela 1 apresenta os níveis de Critério de Avaliação (NCA) de ruído para Ambientes Externos, em dB(A) nos períodos diurno e noturno.

Tabela 1 - Nível de Critério de Avaliação (NCA) para ambientes externos, em dB(A)

TIPOS DE ÁREAS DIURNO NOTURNO

Áreas de sítios e fazendas 40 35

Área estritamente residencial urbana, de hospitais ou de escolas 50 45

Área mista, predominantemente residencial 55 50

Área mista, com vocação comercial e administrativa 60 55

Área mista, com vocação recreacional 65 55

Área predominantemente industrial 70 60

No Distrito Federal a lei Nº 4.092 / 2008 dispõe sobre o controle da poluição

sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos resultantes de atividades urbanas e rurais. Esta lei determina que os níveis máximos de pressão sonora permitidos em ambientes externos e internos e os métodos utilizados para sua medição e avaliação são os estabelecidos pelas NBR’s 10.151 e 10.152 (ABNT).

Também o Distrito Federal possui o decreto N° 23.926 / 2003 que dispõe sobre a utilização de carros de som, onde estabelece que os níveis sonoros emitidos pelos veículos, deverão observar a legislação pertinente.

Concomitante à realização das medições, durante um intervalo de tempo de 15 minutos no decorrer de cada uma delas, efetuou-se a contagem do fluxo de veículos pesados (caminhões e ônibus), veículos intermediários (vans, microônibus, caminhonetes), veículos leves (automóveis de passeio) e motocicletas.

A finalidade dessa prática foi relacionar o fluxo de veículos em determinados horários e regiões da cidade com o aumento nos níveis de pressão sonora.

Os dados obtidos com as medições foram organizados em planilha eletrônica e analisados estatisticamente por software específico (POLSON), desenvolvido pelo departamento de Física da Universidade Católica de Brasília.

O software apresenta os parâmetros Leq; L10; L90; Lmin; Lmax, que nos permitem

41

As diversas atividades que dão origem ao ruído impossibilitam sua qualificação de forma instantânea, pois suas causas variam ao longo do tempo de modo significativo.

A análise do ruído ao longo tempo mostra-se bastante importante e é utilizada para a caracterização sonora de uma determinada zona urbana bem como, na avaliação do grau de incomodidade produzido.

Os parâmetros LN representam os níveis sonoros, em dB (A), que são

excedidos em N% do tempo de medição, sendo os principais mais utilizados: - L1: para caracterizar os níveis máximos ocorridos

- L99: para caracterizar os níveis mínimos ocorridos

- L10, L50 e L90: para caracterizar os ruídos intermitentes como o ruído de tráfego

A caracterização do ruído ambiental em Águas Claras foi realizada utilizando- se os parâmetros, Leq (A); L10 (A); L90 (A); Lmin (A); Lmax (A).

CAPÍTULO 7 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Documentos relacionados