• Nenhum resultado encontrado

2.3.1 Delimitação e caracterização da área de estudo

A Colônia Treze está situada na região oriental do município de Lagarto, no estado de Sergipe. O município possui como sustentação da economia local a agricultura, a pecuária e o comércio. Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede o grau de desenvolvimento e a qualidade de vida oferecida para população, e também levando em consideração os dados fornecidos pelos IBGE (2010), o município de Lagarto possui o IDH de 0,625, valor próximo ao divulgado para o Estado sergipano que corresponde a 0,665.

Geograficamente, Lagarto tem uma altitude média de aproximadamente 183 metros, clima semiárido, em área de transição para o Agreste. Apresenta vegetação alternada entre a caatinga e a zona da mata. A média pluviométrica varia entre 781 a 1180 mm, com a concentração do regime pluviométrico entre os meses de maio a agosto. Na geologia, a região está situada na faixa de dobramentos sergipano (SIQUEIRA, et al., 2014), conforme visualizado na figura 2.1:

60

Figura 2.1- Mapa de Localização da área de estudo

Fonte: LIMA; SILVA JÚNIOR (2016).

De acordo com Rodrigues e Santos (2014), o município de Lagarto conta com cerca de 7.000 pequenas propriedades, nas quais são cultivados: fumo, laranja, mandioca, maracujá, acerola, e outros, revelando-se a existência da diversidade produtiva agrícola. No entanto, faz- se necessário enfatizar a cultura fumageira no município e no Povoado Colônia Treze, tendo em vista a sua importância no desenvolvimento dessas localidades.

61

A Colônia Treze é caracterizada pela policultura das pequenas propriedades agrícolas, dentre elas encontra-se o cultivo do fumo. Segundo dados do SIAB/DAB/DATASUS (2010), o Povoado possui 8.975 habitantes, o que corresponde a 9,49% da população do município, perfazendo 36,19% de jovens (0 – 19 anos), 53,17% de adultos (20 – 59 anos) e os idosos (acima de 60 anos) constitui 10,64 %. A importância econômica do Povoado Colônia Treze está evidenciada nas lutas por sua emancipação política, que se estende desde a década de 90.

2.3.2 Abordagem metodológica

Para a obtenção dos dados foi realizado a pesquisa de natureza quali-quantitativa, na medida em que apenas a abordagem qualitativa como também a quantitativa, isoladamente, não darão conta de resolver o problema levantado neste estudo. Demo (2002, p.35) analisa a abordagem da seguinte maneira: “[...] não faz nenhum sentido desprezar o lado da quantidade, desde que bem feito”. Em contra partida: “[...] só tem a ganhar a avaliação qualitativa que souber se cercar inteligentemente de base empírica, mesmo porque qualidade não é a contradição lógica da quantidade, mas a face contrária da mesma moeda” (DEMO, 2002, p.35).

A revisão de literatura fundamentou-se em pesquisas em periódicos e bases documentais, compilados em dados elaborados por órgãos públicos brasileiros como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Empresa Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDRAGRO), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Estadual da Agricultura (SEAGRI), Secretaria Municipal de Saúde (SES).

2.3.3 Universo e critérios de seleção

Para compreender as relações socioeconômicas e ambientais da fumicultura no Povoado Colônia Treze utilizou-se da aplicação de 93 questionários individuais, contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados nas propriedades agrícolas da área estudada. Empregou-se a amostragem não probabilística, assim a amostra dos atores da pesquisa foi definida de acordo com a disponibilidade dos agricultores familiares fumicultores em participar da pesquisa.

62

No entanto, o critério de exclusão só foi adotado após diversas tentativas e/ou quando o fumicultor se negou a participar do estudo. Os dados coletados foram tabulados no programa Microsoft Excel possibilitando a compreensão da realidade por meio da interpretação de tabelas e gráficos.

A coleta e o registro de dados foi realizada em todas as visitas de campo, utilizando-se da técnica de observação sistematizada, que consiste em fazer um planejamento para o registro dos fenômenos a serem observados e anotados em documentos previamente preparados, à medida que possibilite o emprego da mensuração quantitativa (OLIVEIRA, 2009).

Esta pesquisa encontra-se ancorada no enfoque interdisciplinar, na medida em que se utilizou do conhecimento de diferentes campos da ciência com o intento de compreender as relações socioeconômicas e ambientais dos agricultores familiares fumicultores. Ressalta-se ainda que, a seleção da amostra foi definida por critério aleatório simples. O balanço com base no quantitativo de pessoas para a aplicação dos questionários possibilitou, mediante a fórmula (Ribeiro, 2015) o total:

(z² * p' * q' * N)

n= _________________________________________ (((N - 1) * Er²) + (z² * p' * q')))

Onde:

n: corresponde ao tamanho da amostra, ou seja, a quantidade de domicílios a ser pesquisado;

z: é o nível de confiança, para essa pesquisa sendo de 99%; p: é a proporção de ocorrência, adotada como 0,50;

q: é a proporção de não ocorrência, adotada como 0,50;

N: corresponde ao tamanho da população, ou seja, quantidade total de propriedades da pesquisa;

63

Considerando a variável N, em que as propriedades somam um total de 3.058 agricultores familiares, tendo por base a equação acima mensurada, foi possível definir a amostra um total de 93 propriedades a serem pesquisadas. Minayo e Sanches (1993) definem a amostragem da seguinte maneira:

[...] não é uma questão apenas técnica, relacionada à definição do tamanho da amostra; não é uma questão meramente estatística ou para deixar para o estatístico resolver. Pesquisadores experimentados na área das ciências humanas (aqui incluindo as ciências da saúde) não podem ignorar, e muito menos esquecer, que as questões de amostragem são parte integrante das questões gerais de desenho da investigação (MINAYO; SANCHES, 1993, p.248).

O cálculo amostral utilizado na pesquisa baseia-se na seleção de indivíduos a partir de uma listagem completa de toda a população investigada, em que é possível chegar ao resultado final com base em um quantitativo proporcional ao universo investigado (MINAYO; SANCHES, 1993). Ressalta-se ainda, que os aspectos éticos e confidenciais foram respeitados, na medida em que foi disponibilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e aprovação no comitê de ética, conforme o parecer de nº 3.068.473.