• Nenhum resultado encontrado

Foram utilizadas informações quantitativas, as informações dos documentos de patentes, por se tratar de evidências; bem como também as qualitativas baseadas nas análises das informações quantificadas. Apesar de o estudo prospectivo ser frequentemente quantitativo como foi identificada em leituras de estudos especializados, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa por se tratar de um Estudo de Futuro, pois busca a habilidade de antecipar, criar e gerenciar mudanças, no caso deste estudo no âmbito científico e tecnológico, educacional e social.

Foi realizada uma busca de palavras-chave na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT) do Portal CAPES para levantar pesquisas sobre a temática deste estudo proposto. Esta Base é uma interface de busca que facilita o acesso a informações sobre Teses e Dissertações defendidas junto aos programas de pós-graduação do país a partir de 1987. A ferramenta permite a pesquisa por autor, título e palavra-chave (BDTD, 2014). No tocante, foram coletadas as seguintes informações: TA 84 pesquisas; TA para pessoa com surdo/surdez, 2; TA para cego/cegueira, 8; 23 Dissertações em Tecnologia Portadoras de Futuro; Estudos de Futuro, 3.064 e Tecnologia de Informação e Comunicação totalizaram 1.943 Dissertações; Dissertações em Prospecção Tecnológica foram encontradas um total de 96. Fazendo combinações na busca avançada com as palavras TA e Estudos de Futuro, TA e Prospecção Tecnológica, Estudos de Futuro e Prospecção Tecnológica constatou que não foram realizadas Dissertações com esta temática na base de dados pesquisada.

Na busca de Teses e Dissertações defendidas e disponibilizadas na IBICT, foi identificada uma pesquisa que trata também da Tecnologia Assistiva para pessoa com surdez, defendida nesta instituição, a Dissertação de Mestrado intitulada de A Tecnologia Assistiva Digital na Alfabetização de Crianças Surdas da autora Josilene Souza Lima Barbosa. Esta pesquisa traz a investigação acerca das contribuições da Tecnologia Assistiva Digital e nos mostra que esta tecnologia pode ser um recurso mediador na construção do conhecimento quando existe um planejamento adequado as necessidades educacionais do aluno com surdez, despertando o interesse do aluno para novas aprendizagens.

Com base na busca de Teses e Dissertações com a mesma temática da pesquisa, realizou-se primeiramente a revisão de literatura através de uma pesquisa bibliográfica para aprofundar o conhecimento acerca da te mática pesquisada e fundamentar os tópicos que norteiam esta pesquisa, esta foi processual. Posteriormente, foi feita a seleção das bases dados de patentes, já que as patentes são uma fonte de informação única, pois contém informações

públicas e detalhadas sobre invenções que podem ser comparadas a outros indicadores e prover insights sobre a evolução da tecnologia (WIPO, 2006). Com isto, a pesquisa documental, a recuperação dos documentos de patentes, pôde ser realizada.

3.1 Seleção da Bases de Dados e Recuperação dos dados

Foram escolhidas, a princípio, duas bases de dados com abrangência mundial e com intuito de corroborar as informações disponíveis entre as duas bases. Uma base é gratuita, a Espacenet – Disponibilizada pelo Escritório Europeu de Patentes (a partir de 1978), disponibiliza a busca de patentes depositadas neste escritório, assim como as patentes depositadas no Japão (a partir de 1976), e também uma base de dados mundial. Esta base de dados foi eleita pela pesquisadora como ferramenta de pesquisa para a recuperação dos documentos de patentes por apresentar um número de informações satisfatório em comparação com a outra discriminada a seguir.

A outra base de dados é comercial, a Derwent Innovations Index (DII), produzida pela Thompson Scientific, que agrega patentes desde 1966 (variando de acordo com área tecnológica). Esta base é bibliográfica (não oferece o texto completo) e permite a recuperação de conjuntos de até 500 patentes em diversos formatos (ALENCAR, 2008). No entanto, acessada pela CAPES – o acesso disponibilizado para acadêmicos via número de matrícula - não são visualizadas informações completas do documento de patente, já que é uma ferramenta utilizada por várias organizações que pagam pelo serviço. Esta última base de dados foi descartada devido à pesquisadora não dispor deste serviço pago.

As tecnologias portadoras de futuro em geral apresentam-se como um desafio na formulação de estratégias de busca. A habilidade para delinear seus contornos é uma questão central para obter o entendimento dos caminhos da pesquisa e comercialização da tecnologia. Esta tarefa é árdua por envolver diversas áreas do saber, visto que as tecnologias do futuro tem se mostrado multidisciplinares (PORTER, 2008 apud ALENCAR, 2008).

Foi realizada uma estratégia de busca que combina um conjunto de palavras e seus sinônimos no campo tópico que engloba o título e resumo dos pedidos de patentes levantadas: Surdo, surdez, Cego, cegueira, Aprendizagem, ensino, Comunicação, educação, instrução. Após a definição dos termos de busca, foi necessário traduzi-los para o idioma em inglês de forma adequada para as bases de dados selecionadas, através da elaboração das estratégias de busca: Blind or deaf or deafness or blindness or learning or teaching or communication or

education or instruction. As estratégias são executadas e os documentos são recuperados, de acordo com as opções oferecidas pela base de dados. Utilizou-se também os Códigos do IPC G09B-021/00, G04B-025/02, B41J-003/32, A61F-011/00 para que a busca fosse completa e com isto a quantidade de documentos disponibilizados na Espacenet foram 1.647 patentes.

3.2 Tratamento dos Dados

Esta etapa foi responsável pela transformação do conjunto bruto de dados recuperados para um formato que esteja o mais uniforme e coeso possível, representando o universo de documentos desejados. A ferramenta automatizada para o tratamento dos dados da prospecção foi o VantagePoint por oferecer o serviço de limpeza dos dados, retirando as duplicações encontradas na prospecção; este foi o diferencial em relação aos outros softwares. E também por permitir a análise do grande conjunto de dados encontrado, para determinar padrões de interesse, que pôde se utilizar de vários tipos de fontes textuais e por ser uma técnica comprovadamente eficaz (KOSTOFF e GLEISLER, 1999; HAND, MANNILA e SMYTH, 2001). Uma das vantagens no uso desse software é a base de conhecimento já acumulada no país, visto que é utilizado pelas principais instituições que trabalham com prospecção tecnológica (ALENCAR, 2008).

Através do VantagePoint foram importados os dados recuperados para a interface que identifica cada nome do campo (pelas duas letras anteriormente citadas) e correlacionou com o tipo de dado (data, texto, número, etc.). Da mesma forma que os dados textuais são segmentados, tem-se a opção de segmentar outros tipos de dados, desde que sigam uma estrutura lógica.

Neste estudo, a primeira etapa do tratamento de dados no uso deste software foi a limpeza dos dados, sendo criada pastas com palavras chaves para armazenar os documentos de patentes, denominadas como subconjunto de registros, sendo reunidas a posteriori, eliminando assim as patentes repetidas. Com isto, do conjunto total de dados recuperados nas duas bases de depósito de patentes, após a limpeza restaram 1.241 documentos de patentes. Nesta ferramenta automatizada a próxima etapa no tratamento dos dados foi à confecção de Figuras para que a visualização das informações dos documentos de patentes fosse clara e objetiva sendo elaborada assim a discussão dos dados.

Na primeira elaboração das Figuras, foi informado na ferramenta cada palavras-chave relacionadas a problemática da pesquisa, combinando-as: cegueira e surdez,

classificação/códigos da patente, países, anos de depósito, inventores, rede de relacionamento dos inventores. Com isto, foram geradas as Figuras gerais englobando as duas deficiências. Na segunda etapa da confecção das Figuras, as específicas, criou-se palavras chave como: cegueira, surdez, país, classificação/código da patente, ano do depósito, inventores, rede de relacionamento dos inventores, método, educação, software, produto. Sendo feita a combinação de cada tipo de deficiência com as outras variáveis.

Documentos relacionados