• Nenhum resultado encontrado

5. ETAPA 1: CONSTRUÇÃO DO ÁBUM SERIADO

5.1 Material e métodos da construção do álbum seriado

Inicialmente, a ideia da pesquisadora foi desenvolver uma tecnologia educativa direcionada apenas para a prevenção e controle da obesidade em crianças, problema de saúde de elevada prevalência. Por este motivo, a primeira versão do álbum seriado intitulou-se

“Excesso de peso em crianças”.

Na construção dessa primeira versão do álbum seriado, reuniu-se parte do conteúdo teórico sobre o tema. Assim, foram utilizados o Caderno de Atenção Básica no 38 (Obesidade) (BRASIL, 2014a), o Caderno de Atenção Básica nº 33 (Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento) (BRASIL, 2012c), a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSe) (BRASIL, 2009b, 2013b), publicações da Organização Mundial de Saúde, artigos relacionados ao tema e a experiência da pesquisadora.

Como o conteúdo sobre sobrepeso e obesidade em crianças é extenso, e dada a necessidade de adotar cautela para que o material educativo não abordasse a temática de forma muito aprofundada ou muito superficial, uma vez que o público-alvo seria composto por crianças de 7 a 10 anos, a seleção do conteúdo deste álbum baseou-se em pesquisas anteriores sobre os principais hábitos não saudáveis de crianças e adolescentes com excesso de peso acompanhados no Centro de Obesidade Infantil (COI), onde a pesquisadora atuou como acadêmica por dois anos e como enfermeira por igual período.

Dentre outros achados, os estudos desenvolvidos no COI mostraram: 40,4% das crianças e adolescentes realizavam as refeições em frente à televisão; em relação ao lanche escolar, os itens mais citados foram os biscoitos, salgados e refrigerantes (41,3%) (MARIZ et al., 2012); especialmente nos adolescentes, foram considerados inativos 32,0% e, 50,8%, insuficientemente ativos; e 88,0% dos adolescentes apresentavam hábitos sedentários (tempo em frente à TV, computador ou videogame superior a 2 h/dia); na escola, a maioria dos adolescentes pratica um a dois dias de atividade física com duração de 60 a 120 minutos, o que aponta a influência da escola nessa prática; e a caminhada foi a atividade física extraescolar mais realizada (42,2%) (SILVA, 2012).

Dessa forma, observou-se que o conteúdo do álbum seriado devia possibilitar a sensibilização das crianças sobre a necessidade de cuidar do peso por meio da modificação de hábitos não saudáveis muito presentes na infância, tais como: o longo tempo em frente à

televisão, a ausência de algumas refeições na rotina diária, principalmente o desjejum (café da manhã) e a inatividade física.

Após a leitura do material, foram selecionados os conteúdos considerados importantes para a ampliação do conhecimento das crianças sobre as condutas para manter o peso dentro da faixa de normalidade, que incluem: conceito de excesso de peso, classificação do peso corporal, avaliação da saúde da criança no que se refere às medidas de estatura, peso, circunferência abdominal (CA) e aferição da pressão arterial (PA), causas e consequências relacionadas ao excesso de peso e recomendações para uma alimentação saudável, hidratação e atividade física.

A maioria das recomendações do álbum seriado foram baseadas nos Dez passos para a alimentação saudável de crianças entre 2 e 10 anos (BRASIL, 2014a), descritos na seção 3.3 Alimentação infantil.

Ressalta-se a busca pela redação de um texto com equilíbrio entre a linguagem científica e a do senso comum, pois, apesar de o público-alvo não realizar a leitura das fichas- roteiro, a intenção foi proporcionar um material com linguagem de fácil compreensão e que auxiliasse o aplicador do álbum a dialogar com as crianças sobre a temática.

A primeira versão do álbum seriado foi redigida de acordo com a estória da família Silva, que era composta por duas crianças (Maria e Francisco), o pai (Seu José), a mãe (Dona Lúcia) e a avó (Dona Carminha). Também era personagem a enfermeira Ana, que explicava o que é excesso de peso e estimulava a família a mudar os hábitos alimentares e a praticar atividade física. Além dos trechos de narração da estória, foram inseridos outros quadros que serviam como um roteiro do diálogo do aplicador com as crianças durante a intervenção educativa.

O objetivo do material foi enfatizar o excesso de peso identificado nas crianças Maria e Francisco, inseridas em um núcleo familiar no qual alguns hábitos precisariam ser modificados para o alcance de uma vida mais saudável.

A inclusão da família na elaboração do álbum seriado decorreu da compreensão acerca da influência que esta exerce na formação de hábitos alimentares e de atividade física nas crianças. Inserida no contexto familiar, a criança começa a formar e internalizar os padrões de comportamento alimentar, em termos de sabor, olfato, textura, quantidade dos alimentos, horário e ambiente das refeições, etc. Trata-se de um processo que se inicia nessa fase e se estende por todas as demais fases do curso da vida (BRASIL, 2014a).

Assim, após a organização do conteúdo e redação das fichas-roteiro, o texto foi encaminhado a um profissional especializado em revisão de português, concluindo, portanto, o processo de criação do texto dessa primeira versão do álbum seriado.

Após a construção do texto, prosseguiu-se com o planejamento e desenvolvimento das ilustrações. Para tanto, utilizou-se um banco de fotografias da realidade, obtendo-as de banco de imagens da internet, a fim de retratar a realidade de uma família que busca o controle do peso corporal.

Com base no material, foi contratado um profissional especialista em desenho confeccionou ilustrações com as seguintes características: atrativas, de fácil compreensão, representativas da realidade e embasadas na literatura pertinente (TELES et al., 2014). Em outros trabalhos de construção de álbum seriado, evidenciou-se o auxílio de especialista da área de desenho na elaboração e diagramação de ilustrações (DODT; XIMENES; ORIÁ, 2012; MARTINS et al., 2012; VASCONCELOS, 2008).

No primeiro momento, o especialista desenvolveu esboços que foram apresentados à pesquisadora (ILUSTRAÇÃO 5).

Ilustração 5 - Esboços da primeira versão do álbum seriado sobre controle do peso corporal infantil

À medida que as ilustrações foram confeccionadas, a pesquisadora aprovou ou sugeriu alterações de forma a melhorar a clareza e representatividade dessas. Após a aprovação das ilustrações em desenhos no papel, o ilustrador fez as figuras no CorelDRAW® e no Adobe Photoshop®.

O CorelDRAW® é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de internet (botões, ícones, animações gráficas, etc.), confecção de cartazes, etc.

E o Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vetoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como para a edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Após essa etapa, outro profissional especializado ficou responsável pela diagramação do álbum seriado, procurando utilizar cores atrativas para os planos de fundo e organizando as ilustrações em cada ficha-roteiro por meio do Photoshop®.