• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL E MÉTODOS

No documento Download/Open (páginas 61-64)

A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, no período de

dezembro de 2010 a fevereiro de 2012, envolvendo vários atores no contexto desta instituição de ensino.

Foram aplicados questionários e entrevista específicos a diferentes setores, e atores considerados representativos na promoção do desenvolvimento da região. As classes/ categorias estudadas foram egressos dos cursos do IF Goiano – Campus Ceres e, no âmbito do Vale de São Patrício, produtores rurais e agricultores familiares; dirigentes da Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Goiás; associações comerciais ou câmara de dirigentes lojistas (CDLs) e arranjos produtivos locais (APLs). Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos, dois questionários e entrevista semiestruturada, conforme as categorias estudadas. Também foi feito um levantamento sobre os setores produtivos predominantes no Vale de São Patrício.

A coleta dos dados na categoria dos egressos consistiu na aplicação de questionário com dez questões fechadas, duas abertas e seis combinações de questões fechadas e abertas (Apêndice A)26, totalizando dezoito questões, formuladas no intuito de verificar a inserção e atuação dos egressos nos setores produtivos e arranjos produtivos locais e a percepção desses egressos quanto à contribuição do IF Goiano – Campus Ceres em sua formação e atuação profissional. Os questionários foram aplicados durante o XI Encontro de Egressos do IF Goiano – Campus Ceres, no ano de 2010; e enviados por correio eletrônico dos egressos cadastrados na Coordenação de Integração Escola-Comunidade do Instituto, assim como para endereços eletrônicos obtidos por meio dos servidores e discentes. Dos cento e nove questionários respondidos, trinta e sete são oriundos do Encontro de Egressos e setenta e três foram devolvidos por correspondência eletrônica.

Aos produtores rurais e agricultores familiares (totalizando cento e sessenta e oito pesquisados) foi realizada entrevista semiestruturada com vinte e cinco questões, doze fechadas, uma aberta e doze combinações de questões fechadas e abertas (Apêndice B); em 10 municípios do Vale de São Patrício (dentre 29), com o objetivo de identificar as percepções manifestadas por esses agentes de desenvolvimento quanto à contribuição do IF Goiano – Campus Ceres para suas localidades.

26 O questionário aplicado aos egressos foi elaborado em conjunto com a Coordenação de Integração Escola-

47

Os municípios estudados foram Carmo do Rio Verde, Ceres, Goianésia, Itapaci, Itapuranga, Jaraguá, Rialma, Rubiataba, Santa Isabel e Uruana27, devido à proximidade com a instituição, afinidade das atividades econômicas com o perfil do Instituto e quantidade de alunos da instituição oriundos desses municípios.

Tendo em vista a dimensão territorial e a dinâmica dos eventos em que esses dados foram coletados, foi feito treinamento rigoroso com um grupo de colaboradores, servidores e discentes do Instituto, para que as entrevistas pudessem abranger o máximo de participantes presentes nos eventos.

Dentre essa categoria houve predominância de produtores rurais associados e/ou cooperados e a coleta de dados foi feita em reuniões de cooperativas e associações; e em feiras de produtores rurais, destinadas exclusivamente para a comercialização dos produtos oriundos das propriedades rurais dos municípios.

A identificação dos APLs no Vale de São Patrício ocorreu por meio de levantamento junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior28. Foram aplicados quarenta e três questionários com quatro questões fechadas, quatro abertas e quatro combinações de questões fechadas e abertas (Apêndice C), totalizando doze questões, aos participantes dos APLs de Confecções em Jaraguá, de Saúde na cidade de Ceres e Madeireiro no Vale de São Patrício, estando os dois últimos, em fase de desenvolvimento. A formulação do questionário se ateve ao objetivo de verificar a inserção de egressos do IF Goiano – Campus Ceres nestes APLs, identificar as percepções desses atores quanto à atuação dos egressos, assim como a do IF Goiano – Campus Ceres no desenvolvimento da região.

Nos APLs de Confecções e de Saúde, os instrumentos de coleta foram distribuídos de forma aleatória, dando conhecimento sobre o objetivo do trabalho e solicitando colaboração para que os questionários fossem respondidos. No APL Madeireiro, devido à falta de dados sobre seus integrantes, foram obtidas informações sobre silvicultores da região junto à Emater do município de Carmo do Rio Verde e à Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, do município de Ceres; bem como de servidores e discentes do IF Goiano – Campus Ceres, que residem em municípios do Vale. A partir desses apontamentos, os questionários foram aplicados àqueles que se dispuseram a respondê-los. Foram aplicados quarenta e três questionários aos participantes dessa categoria.

27 Número de habitantes (IBGE, 2010): Ceres - 20.722; Carmo do Rio Verde - 8.928; Goianésia - 59.549; Itapaci

18.458; Itapuranga - 26.125; Jaraguá - 41.870; Rialma - 10.523; Rubiataba - 18.915; Santa Isabel - 3.686; Uruana - 13.826. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em 12 fev. 2012.

48

Na categoria das empresas, foram consideradas a Emater, associações comerciais e/ou câmara de dirigentes lojistas dos municípios de Carmo do Rio Verde, Ceres, Goianésia, Itapaci, Itapuranga, Jaraguá, Nova Glória, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel e Uruana29; onde também foram aplicados vinte e um questionários (Apêndice C), no intuito de verificar a contribuição do IF Goiano – Campus Ceres para suas localidades. A seleção desses municípios também ocorreu devido à proximidade em relação aos demais municípios do Vale, afinidade das atividades econômicas com o perfil do Instituto e a quantidade de alunos da instituição oriundos destes municípios.

Diante da dificuldade de acesso aos dados sobre as empresas cadastradas nos órgãos competentes municipais a fim de caracterizar os setores produtivos predominantes no Vale de São Patrício, foi feito um levantamento com base no banco de dados, disponível no relatório de contribuintes goianos30 da Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz-GO. O propósito desse levantamento fundamentou-se na intenção de obter dados sobre os tipos e predominância de empresas, cujas atividades se correlacionam e se identificam com o perfil do IF Goiano – Campus Ceres.

Após a obtenção dos questionários e entrevistas de cada categoria, procedeu-se a tabulação, elaboração de figuras, quadros, tabelas, e análise dos dados.

29 Número de habitantes (IBGE, 2010): Nova Glória - 8.508; Rianápolis - 4.566. Demais municípios, vide nota

de referência nº 27. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em 12 fev. 2012.

30

Relatório de Contribuintes Goianos (por tipo e município). Disponível em: <http://www.sefaz.go.gov.br/>. Acesso em 03 ago. 2011. É importante observar que o número de/e contribuintes constantes nesse Relatório variam a cada ano, tendo em vista a inclusão ou exclusão de contribuintes.

49

No documento Download/Open (páginas 61-64)

Documentos relacionados