• Nenhum resultado encontrado

O Município de Santa Maria

3. PERCURSO INVESTIGATIVO

3.2. Material empírico

O que pretendo com este estudo é investigar como as oportunidades de emprego no mercado de trabalho de Santa Maria/RS segregam as mulheres, a partir de informações publicadas no jornal Diário de Santa Maria durante as segundas e quintas-feiras do ano de 2004, as quais veiculavam as oportunidades de emprego oferecidas pelo SINE/RS3.

Uma das maiores dificuldades que encontrei para a realização deste estudo foi a busca pelos dados que seriam analisados ao longo do trabalho. Primeiramente selecionei como corpus de análise as tabelas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/PNADs, de 2003, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Essas, porém, tiveram de ser abandonadas, pois as informações contidas não

3 O Sistema Nacional de Emprego – SINE - foi instituído pelo Decreto N.º 76.403, de 08.10.75 e

ratificado na Constituição Federal de 1988, Artigo 22, Inciso XVI. O SINE tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. Sua criação fundamenta-se na Convenção N.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil. Atualmente o SINE é denominado de Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Percurso Investigativo

O Lugar das Ocupantes no Mercado de Trabalho...

44

permitiram encontrar focos relevantes que viabilizassem tal pesquisa, e o acesso a outras informações que poderiam possibilitar a coleta de dados não foi viabilizado por este órgão público.

Diante dessa impossibilidade, novamente foi necessário buscar outros locais que possibilitassem dar prosseguimento à pesquisa. Várias tentativas foram buscadas junto a órgãos municipais como a Câmara da Indústria e Comércio de Santa Maria (CACISM), a Secretaria da Indústria e Comércio, o Ministério do Trabalho e o próprio SINE. As informações dadas eram as mesmas; toda vez que se buscavam dados sobre a distribuição da população feminina e masculina, as respostas afirmavam que não havia esses números referentes a Santa Maria.

Todos esses obstáculos levavam-me a constantes indagações e questionamentos sobre se realmente inexistiam as informações que eu procurava ou o descaso em fornecer esses dados era mais forte.

Fui insistentemente ao SINE, e a resposta era sempre que pelo programa (software utilizado) no qual as informações eram armazenadas não era possível fornecer tais dados, bem como a sistemática adotada para o recrutamento da mão- de-obra não permitia a distinção entre os sexos. Muitas vezes cheguei a pensar que a relação sexo e vaga não existia, parecia que o mercado de trabalho não fazia mais distinção sexual para as ocupações. Mas sempre me lembrava que as leituras, os estudos, as pesquisas de diversas autoras e autores apontavam para sua materialidade. Assim, continuei na minha busca.

Foi, então, a partir da leitura do jornal Diário de Santa Maria, já no ano de 2005, que encontrei, na seção Dia-a-Dia4, um quadro contendo as oportunidades

oferecidas pelo SINE, que permitiam verificar que as informações que me eram passadas pelos coordenadores do SINE não estavam totalmente iguais às que estavam circulando nas tabelas veiculadas no jornal, pois uma das principais atribuições feitas às vagas estava relacionada diretamente ao sexo, estabelecendo como critério para ocupação a distinção feminina ou masculina como requisito.

Percurso Investigativo 45

Diante de todas as dificuldades encontradas tanto pelo acesso às informações como pelo prazo de entrega da Dissertação, escolhi como corpus de análise as tabelas veiculadas pelo jornal. Pode primeiramente parecer uma escolha rápida ou simplificada, mas, no decorrer da busca pelos dados, das seleções dos focos de análises e, principalmente, como lugar principal de procura de oportunidade de emprego por parte da população menos privilegiada economicamente, essa escolha foi tomando corpo, foi mostrando o quanto importa um olhar sobre ela.

No ano de 2004, o SINE de Santa Maria disponibilizou 688 oportunidades de emprego. Ele tem a finalidade de contribuir para uma melhor adequação das pessoas ao mercado de trabalho através de suas ações, ao disponibilizar um conjunto de ações voltadas para garantir a sobrevivência do trabalhador, durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento do seguro-desemprego. Um outro conjunto de ações contribui para as condições de inserção (re-inserção) dos trabalhadores no mercado de trabalho, através do encaminhamento para cursos de qualificação profissional e estímulo aos projetos voltados para a geração de emprego e renda. A Tabela 2 apresenta dados sobre as oportunidades de emprego divulgadas pelo SINE no ano de 2004.

Tabela 2 – Oportunidades de emprego em Santa Maria em 2004.

Oportunidades de Emprego em Santa Maria:

 O SINE disponibilizou 688 vagas de emprego durante o ano de 2004.  413 vagas foram oferecidas ao sexo maculino.

 154 vagas foram oferecidas ao sexo feminino.

 Existiram também 121 vagas sem nenhuma especificação de sexo nem escolaridade.  311 vagas foram disponibilizadas conforme nível de escolaridade.

 Do total de vagas, 377 não apresentavam especificação de nível de escolaridade.

Percurso Investigativo

O Lugar das Ocupantes no Mercado de Trabalho...

46

A partir da Constituição Federal de 1988, foram disponibilizados instrumentos que vêm sendo utilizados pelo Governo Federal para a intervenção no mercado de trabalho. O mecanismo propulsor dessa intervenção é o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), instituído pela Lei 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

Os recursos financeiros que mantêm o SINE são provenientes do FAT e repassados aos Estados e municípios através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os Estados participam com contrapartida estadual. Os recursos do FAT são investidos na reformulação e implementação de políticas que têm como foco central a promoção de novos postos de trabalho e financiamento de programas que visem ao incremento da empregabilidade do trabalhador.

Em resposta a essas atribuições, o SINE disponibiliza gratuitamente os seguintes serviços:

 Intermediação de mão-de-obra;  Seguro-Desemprego;

 Qualificação Profissional e Geração de Emprego e Renda;  Emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social;  Informações sobre o Mercado de Trabalho;

 Programa Primeiro Emprego.

Dentre todas essas atribuições, este estudo está direcionado para ação de informações sobre o Mercado de Trabalho.

O período analisado foi o ano de 2004. Outra dificuldade encontrada foi quanto à localização do acervo destes jornais. Fui então buscar essas publicações junto à sede do jornal, onde, para minha surpresa, não havia um arquivo para consultas. Parecia escapar mais uma tentativa.

Procurei na Biblioteca Central da UFSM e não tive sucesso, fui informada de que após o término do ano, os jornais do ano anterior são jogados fora por falta de espaço físico para guardá-los.

Percurso Investigativo 47

Então, onde eles poderiam estar? De tantas idas e vindas, encontrei os exemplares selecionados junto à Casa de Cultura, no Arquivo Municipal.

Analisei todos os jornais de 2004, porém outro problema surgiu: nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, não foram publicadas tais informações em nenhum dia, retornando apenas a partir do mês de outubro até o final do ano5.

Dessa forma, selecionei as tabelas dos meses disponíveis para a construção dos meus dados para análises. Foi encontrado um total de 48 tabelas (em anexo), publicadas nas segundas e quintas-feiras dos meses disponibilizados, conforme a Figura 2.

5 Apenas em janeiro, fevereiro, março, abril, outubro, novembro e dezembro foram encontradas

Percurso Investigativo

O Lugar das Ocupantes no Mercado de Trabalho...

48

Percurso Investigativo 49

Também pude perceber mudanças na estruturação dessas informações, pois, nas tabelas veiculadas no primeiro semestre de 2004, havia uma informação referente à escolaridade exigida para cada ocupação; a partir do segundo semestre, no entanto, essas informações foram substituídas por algumas observações para preenchimento de tais vagas.

A realização da análise foi estruturada através de etapas descritas a seguir. Na Figura 3, apresento o caminho percorrido, esquematizando e mapeando as etapas deste estudo.

Figura 3 – Diagrama do percurso investigativo deste trabalho de pesquisa.

Org.: PORTO, Vanessa Almeida

No primeiro momento, fiz o levantamento dos dados com a finalidade de construir um objeto de pesquisa. Concomitantemente, realizei as leituras para questionar e entender meus achados.

No segundo momento, procurei definir quais seriam os focos de análises que constituíram a pesquisa. A escolha foi feita para aqueles que endereçam uma maior

ESCOLHA DA TEMÁTICA BUSCA DO REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO COLETA DOS DADOS DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO

CONSTRUÇÃO DOS FOCOS ANÁLISE DOS DADOS ELABORAÇÃO DOS ESCRITOS

SINE/ JORNAL

Percurso Investigativo

O Lugar das Ocupantes no Mercado de Trabalho...

50

regularidade da sexualização espacial dos setores ocupacionais no mercado de trabalho.

No terceiro momento, realizei a espacialização dos dados, por dimensões analíticas, através da elaboração de gráficos e/ou tabelas para melhor entender o direcionamento do objeto estudado.

No final, discuti a problemática pesquisada com a intenção de compreender a estrutura ocupacional do mercado de trabalho em Santa Maria/RS, no ano de 2004, sob a perspectiva de gênero.