• Nenhum resultado encontrado

7 EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO

8.2 Novo ENEM 2009: Matriz de Referência, Provas e a Interface com as Questões

8.2.1 Matriz de Referência para o ENEM 2009

Para mapear a presença das questões ambientais no ENEM analisou-se primeiramente a Matriz de Referência para o ENEM 2009, composta por em 5 eixos cognitivos – dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações- problema, construir argumentação e elaborar propostas – comuns a todas as áreas, 4 Matrizes das áreas de conhecimento, 30 competências de área e 120 habilidades, assim distribuídas:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias composta por 9 competências de área e 30 habilidades, sendo que a competência de área 2 e as habilidades 5, 6, 7 e 8 relacionadas às Línguas Estrangeiras, somente serão avaliadas a partir do ENEM 2010, portanto, em 2009, serviram de referência somente 8 competências de área e 26 habilidades.

Matemática e suas Tecnologias composta por 7 competências de área e 30 habilidades.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias composta por 8 competências de área e 30 habilidades.

Ciências Humanas e suas Tecnologias composta por 6 competências de área e 30 habilidades.

Cabe salientar que, na Matriz de Referência para o ENEM 2009, constam em anexo os objetos de conhecimento associados às 4 Matrizes das áreas de conhecimento, sem especificar o componente curricular correspondente, com exceção, das Ciências da Natureza que os objetos estão descritos por componente curricular – Física, Química e Biologia.

Analisando as Matrizes das áreas de conhecimento, percebe-se que os conhecimentos relacionados às temáticas ambientais, apresentam-se nas áreas de conhecimento – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – de uma forma implícita/indireta, isto é, essas utilizam os conhecimentos específicos da área como pré-requisitos e ou subsídios para compreensão e aplicação dos mesmos na resolução de problemáticas, através das competências de área e habilidades. Diante disso, destaca-se:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: utilizam os conhecimentos

linguísticos para compreensão da realidade, construção de argumentos, proposta de intervenção na realidade e para resolução de problemas sociais.

Matemática e suas Tecnologias: utiliza os conhecimentos matemáticos para

compreensão da realidade, construção de argumentos, proposta de intervenção na realidade e solução de problemas do cotidiano.

Entretanto nas Matrizes das áreas de conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, percebe-se que os conhecimentos relacionados às temáticas ambientais apresentam-se de uma forma explícita/direta, através das competências de área e habilidades.

Sendo assim, o Quadro 05, relacionada às Ciências da Natureza e suas

Tecnologias, demonstra as competências de área e suas respectivas habilidades

selecionadas a partir do recorte das questões ambientais.

Quadro 05 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: competências de área e habilidades selecionadas a partir do recorte das questões ambientais

Competência de área 1

Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,

Habilidade 4: Avaliar propostas de

intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou

percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

utilização sustentável da biodiversidade.

Competência de área 3

Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Habilidade 8: Identificar etapas em

processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias- primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

Habilidade 9: Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

Habilidade 10: Analisar perturbações

ambientais, identificando fontes, transporte e (ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

Habilidade 11: Reconhecer benefícios,

limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.

Habilidade 12: Avaliar impactos em

ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

Competência de área 4

Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade 14: Identificar padrões em

fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Competência de área 5

Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Habilidade 19: Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Competência de área 6

Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Habilidade 22: Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.

Habilidade 23: Avaliar possibilidades de

geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Competência de área 7

Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Habilidade 25: Caracterizar materiais ou

substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.

Habilidade 26: Avaliar implicações

sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando

transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.

Habilidade 27: Avaliar propostas de

intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.

Competência de área 8

Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Habilidade 28: Associar características

adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.

Habilidade 29: Interpretar experimentos

ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.

Habilidade 30: Avaliar propostas de

alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

O Quadro 06, relacionada às Ciências Humanas e suas Tecnologias, demonstra as competências de área e suas respectivas habilidades selecionadas a partir do recorte das questões ambientais.

Quadro 06 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: competências de área e habilidades selecionadas a partir do recorte das questões ambientais

Competência de área 3

Compreender a produção e o papel

Habilidade 15: Avaliar criticamente

histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando- as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

econômicos ou ambientais ao longo da história.

Competência de área 6

Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 26: Identificar em fontes

diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Habilidade 27: Analisar de maneira

crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e (ou) geográficos.

Habilidade 28: Relacionar o uso das

tecnologias com os impactos

socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

Habilidade 29: Reconhecer a função

dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Habilidade 30: Avaliar as relações entre

preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Em suma, analisando a Matriz de Referência para o ENEM 2009 e suas respectivas Matrizes das áreas de conhecimento, a partir das competências de área e suas habilidades selecionadas, constatou-se que as Ciências da Natureza contemplam 7 competências de área e 16 habilidades relacionadas às questões ambientais, representado no total 87,5% das competências e 53% das habilidades que demonstram a preocupação da área com a temática ambiental.

As Ciências Humanas na sua Matriz contemplam 2 competências de área e 6 habilidades relacionadas às questões ambientais, retratando que um total de 33,3% das competências e 20% das habilidades evidenciam preocupação com a temática.

Entretanto, conforme mencionado anteriormente, as Matrizes das áreas de conhecimento das Linguagens e Matemática não abordam diretamente os conhecimentos relacionados às temáticas ambientais, mas essas utilizam os conhecimentos específicos da área como pré-requisitos e ou subsídios para compreensão e aplicação dos mesmos na resolução de problemas sociais.