• Nenhum resultado encontrado

MCE: SELEÇÃO DE SITES SATISFAZENDO OBJETIVOS MÚLTIPLOS

No documento ANÁLISE ESTRATÉGICA DE DECISÃO (páginas 35-38)

Pode ser interessante, muitas vezes, fazer a seleção de sites ou tomar decisões de alocação de terreno para satisfazer objetivos múltiplos. Estes objetivos podem ser complementares ou conflitantes.

Objetivos complementares são facilmente resolvidos com análise MCE. Tratando cada objetivo do mapa de adequabilidade, como um fator, em um passo adicional de agregação MCE.

O caso de objetivos conflitantes ou competentes requer algum mecanismo para a escolha, entre objetivos, quando uma localização é encontrada altamente adequada para mais de um.

O módulo para alocação multi-objetiva de terreno MOLA_Multi-Objective Land

Allocation, identifica localizações baseadas no princípio de área total. O módulo trabalha

em áreas onde conflitam múltiplos objetivos de maneira a fornecer a melhor solução para todos.

MOLA fornece um procedimento para resolver problemas de alocação de terreno, com

objetivos múltiplos, onde os objetivos são conflitantes. O módulo baseia-se na informação de um conjunto de mapas de adequabilidade, um para cada objetivo, identificação de pesos relativos atribuidos a cada um desses objetivos, e a quantidade de área requerida para cada um.

MOLA identifica uma solução conciliatória, para maximizar a adequabilidade do terreno

para cada objetivo, considerando os pesos atribuídos a cada um deles.

Para ilustrar o problema de objetivos múltiplos, será usado MOLA para alocar terreno para dois objetivos competentes: desenvolvimento residencial e industrial. O mapa de adequabilidade ao desenvolvimento residencial é MCEFINAL. O mapa de adequabilidade para desenvolvimento industrial é INDUSTRYSUIT.

Neste exemplo existe uma restrição para cada objetivo. Os planejadores precisam identificar os melhores 1600 hectares para o desenvolvimento residencial assim como os melhores 600 para expansão industrial.

Antes de rodar o módulo MOLA é importante observar as áreas de conflito, entre os desenvolvimentos industrial e residencial, geradas se cada um dos objetivos fossem tratados separadamente.

Apresentar os mapas de adequabilidade MCEFINAL e INDUSTRYSUIT, palheta Idrisi Standard;

Colocar os mapas lado a lado; Adicionar os layers estradas e banhados;

Para encontrar os 1600 hectares mais adequados para o desenvolvimento residencial: Rodar RANK; Input image : MCEFINAL ; Output image: RESRANK

Selecionar ordem descendente (isto é, a célula com o mais alto valor de adequabilidade terá o menor número no ranking)

Escolher um arquivo de seleção secundário: INDUSTRYSUIT com ordem ascendente.

Com muita freqüência os dados das células terão o mesmo nível de adequabilidade para um mesmo objetivo. Nestes casos o estabelecimento de um ranking ordenado é feito arbitrariamente, ou olhando os valores das células para determinar sua ordem no ranking. Neste caso, será escolhido o objetivo do outro mapa de adequabilidade como base para a solução. O problema na adequabilidade para o desenvolvimento pode ser resolvido atribuindo a mais alta classificação às células que são menos adequadas ao desenvolvimento industrial. Se dois pixels são igualmente adequados para o desenvolvimento residencial, pegar primeiro um que é menos adequado para o desenvolvimento industrial. Isto deixará que o outro, mais adequado para o desenvolvimento industrial, seja escolhido para esse objetivo .

Como o mapa de adequabilidade residencial foi ordenado, com o módulo Rank, qualquer número das melhores células pode ser identificado usando Reclass.

Objetivo: identificar os melhores 1600 hectares para o desenvolvimento residencial e os melhores 600 hectares para o desenvolvimento industrial.

A equação relacionando hectares e pixels, para esse conjunto de dados é:

Número de pixels= Número de hectares * 25 Número de pixels= 1600 * 25 = 40000

Rodar Reclass; Input image : RESRANK; Output image: BESTRES

Assumir um novo valor de 1 às células que estão no intervalo de 1 a 40.001 e um valor de zero às células variando de 40.001 a 9999999.

Para produzir as melhores áreas para o desenvolvimento industrial usar RANK e Reclass.

Rodar : RANK ;Input image: INDUSTRYSUIT; Output image: INDRANK;

Selecionar ordem descendente (isto é, a célula com o mais alto valor de

adequabilidade terá o menor número no ranking);

Arquivo de seleção secundário: MCEFINAL , com ordem ascendente;

Usar Reclass para criar o mapa BESTIND a partir de INDRANK que identifica as melhores 15.000 células (600 hectares) para expansão industrial.

Observe BESTRES e BESTIND lado a lado. Visualmente parece que algumas áreas foram identificadas para os dois objetivos.Para verificar e quantificar este conflito usar CROSSTAB.

GIS Analisys / Database Query: CROSSTAB: First image – BESTRES; Second image - BESTIND

Selecionar a criação de uma imagem chamada CONFLICT.

Observar o resultado com Map properties, título e legenda visíveis.

A imagem CONFLICT ilustra a natureza do problema de objetivos múltiplos com objetivos conflitantes e competentes. Como o tratamento de cada um dos objetivos separadamente produz conflito, nenhum objetivo foi alocado em sua área “target” total. Uma solução seria priorizada sobre a outra.

Poderia-se usar a imagem BESTRES como uma restrição na seleção de áreas para indústria. Fazendo isto estaria-se assumindo todas as áreas de conflito para o desenvolvimento residencial, o que restasse seria a área reservada para a indústria.. Esta solução não é a mais adequada. Uma solução poderia ser considerada uma solução conciliatória se fosse a melhor para todas as situações.

A rotina MOLA encontra uma solução conciliatória. Antes dos objetivos competentes serem utilizados neste procedimento, eles primeiro devem ser padronizados a fim de serem comparáveis. Este passo já foi realizado com o uso da operação “RANKING”. Para completar o processo de decisão de objetivos múltiplos:

GIS Analysis/Decision Suportt : Rodar MOLA

Clickar na seta e indicar o uso de dois objetivos.

Para o primeiro objetivo entrar com o título Residential, um peso de 0.5 (pesos iguais para os dois objetivos); Especificar RESRANK como MAPARANK

Especificar uma exigência de área de 40000 células (1600 hectares).

Na segunda linha do grid preencher os parâmetros para o segundo objetivo, desenvolvimento industrial.

Entrar o título Industrial, um peso de 0.5, INDRANK como o MAPARANK, e uma exigência de área de 15000 células (600 hectares).

Especificar FINAL como output image e dar uma tolerância de área de 100.

Isto permitirá que o procedimento pare quando está dentro de 100 pixels (4 hectares) da solução desejada.

Pressionar OK.

MOLA produzirá uma solução interativa alocando áreas e resolvendo conflitos até a

A solução apresentada em FINAL mostra somente uma das possíveis soluções para os dois objetivos. O processo pode ser repetido usando outros mapas de adequabilidade, criados anteriormente para o desenvolvimento residencial, ou novos mapas de adequabilidade industrial criados a partir de outros fatores, pesos e processos de agregação. Podem ser identificados outros objetivos e desenvolver-se outros mapas de adequabilidade para eles.

A rotina MOLA pode ser usada com qualquer número de objetivos.

No documento ANÁLISE ESTRATÉGICA DE DECISÃO (páginas 35-38)

Documentos relacionados