• Nenhum resultado encontrado

3.4 MATERIAIS E MÉTODOs

3.4.2 Medição de nível de pressão sonora

No que se refere à avaliação por meio de medição do nível de pressão sonora – NPS, a coleta de dados foi feita por intermédio do equipamento sonômetro Fusion SLM da empresa 01dB ACOEM Group fornecido pela UNIJUÍ (Figura 17), que conforme o seu manual de instruções, respeita a norma IEC 61672 que é mencionada na NBR 10152 (ABNT, 2017). A

______________________________________________________________________________

norma IEC-61672 a qual retrata a Eletroacústica – Medidores de nível sonoro é dividida em três partes, a primeira delas é sobre as especificações, a segunda parte fala sobre testes de evolução de padrões e a última, condiz aos testes periódicos.

Figura 17 - Sonômetro Fusion SLM da marca 01dB ACOEM Group

Fonte: Autoria própria, 2020.

O sonômetro Fusion SLM mostra filtros de 1/1 oitava e 1/3 de oitava, este trabalho de pesquisa foi realizado baseando-se em filtros de oitava, nas frequências (f) de 63Hz, 125 Hz, 250Hz, 500Hz, 1kHz, 2kHz, 4kHz e 8kHz, conforme NBR 10152 (ABNT, 2017), portanto, cada resultado aponta em um gráfico com as frequências supracitadas.

Tal equipamento supracitado é um dos mais eficazes em termos de medição de nível de pressão sonora e foi desenvolvido para ser usufruído em medições in loco. O equipamento, contém um software dBTrait versão 6, que quando conectado ao cabo USB transfere os dados coletados, por padrão para um tratamento eficiente dos seus dados, esse modelo é usado para medições de níveis de pressão sonora in loco e as configurações de fábrica do mesmo já estavam de acordo com a finalidade a que se destina este estudo. Todos os cálculos usados na NBR 10152 (ABNT, 2017), apresentam-se prontos e ainda consegue-se fazer os gráficos e comparações, ele então, fornece os dados necessários, como o 𝐿1, que seria o nível de ruído produzido no local de emissão, o 𝐿2 que descreve o nível de ruído no local de recepção, além do 𝐿𝑏 que é apresentado quando não há fonte de ruído, também conhecido como ruído de fundo.

_____________________________________________________________________________________________ Antes de fazer as medições acústicas com sonômetro Fusion SLM, de acordo com as normas NBR 10151 (ABNT, 2019) e NBR 10152 (ABNT, 2017), se faz necessário conhecer a velocidade do vento e a temperatura, para isso foi utilizado um medidor meteorológico/ambiental da marca Kestrel modelo 5 séries 5500 (Figura 18), cujas características contam com um impulsor de vento substituível e detector de temperatura, a finalidade desse medidor então, é objetivamente conceder a velocidade do vento no local aonde irá ocorrer as medições em m/s (metros por segundo), a temperatura medida em ºC (grau celsius), a umidade relativa, e a pressão barométrica.Sendo que as últimas duas grandezas físicas mencionadas anteriormente não fará necessário medir por orientação da norma.

Figura 18 - Medidor meteorológico/ambiental Kestrel 5 séries 5500

Fonte: Autoria própria, 2020.

Antes de aplicar o medidor meteorológico/ambiental, se torna indispensável fazer a calibração conforme manual. Para iniciar a verificação das condicionantes, o manual apresenta a forma correta de usar o equipamento apoiando-o em uma superfície nivelada conforme Figura 19 e assim afirmando acima do impulsor de vento e girando o equipamento três vezes, cada rotação deve durar 10s (dez segundos), caso o equipamento acusar falha é necessário a repetição do procedimento, até ele acusar na sua tela como calibrado. Em seguida, o equipamento pode ser iniciado e após clicar na seta que aponta para baixo, são expostas as diferentes grandezas físicas antes já mencionadas.

______________________________________________________________________________

Figura 19 - Correta forma de manuseio do medidor meteorológico/ambiental

Fonte: Autoria própria, 2020.

Fez-se necessário então medir a velocidade do vento e a temperatura, e verificar se as mesmas estão de acordo com a norma, para posterior realizar as medições acústica, porém além do equipamento, é essencial também a trena para efetuar as distâncias de medição indicadas pelas normas (Figura 20) e o celular para fotografar.

Figura 20 - Uso da trena para medir as distâncias

Fonte: Autoria própria, 2020.

As condições ambientais de acordo com a NBR 10151 (ABNT, 2019) têm algumas especificações, aonde o vento pode ter influência sobre o microfone quando superior a 5m/s, e

_____________________________________________________________________________________________ também menciona que a faixa de temperatura deve estar entre 0ºC a 40ºC. Após a verificação (Figura 21), se deu início as medições do nível de pressão sonora nos mais variados ambientes.

Figura 21 - Verificação das condições ambientais

Fonte: Autoria própria, 2020.

Para iniciar as medições do nível de pressão sonora, em um dia de medição no turno da tarde foi escolhido os pontos de medições externos (Figura 22). Estes foram determinados em virtude de ser próximos a Avenida, e também no pátio do terreno, para verificar se os níveis de pressão sonora estão elevados.

Figura 22 - Pontos de Medição Externo a edificação

Fonte: Autoria Própria, 2020.

Já os pontos de medição em ambientes internos (Figuras 23 e 24), estes foram estipulados com o auxílio da sindica do condomínio e também autorização dos moradores e disponibilidade

______________________________________________________________________________

de tais. Para medição no início da noite a NBR 10151 (ABNT, 2019) orienta a ter um intervalo de 07 horas, todavia por disponibilidade dos moradores, foi realizada apenas uma medição no apartamento térreo no turno da noite. Para os pontos internos a NBR 10152 (ABNT, 2017) especifica valores aceitáveis expressos em decibels (dB) para salas de estar e dormitórios, por conta disso, foi escolhido tais ambientes para as medições.

Figura 23 - Pontos de Medição Interna a edificação no pavimento térreo

Fonte: Autoria Própria, 2020.

Figura 24 - Pontos de Medição Interna a edificação no pavimento Superior

Fonte: Autoria Própria, 2020.

_____________________________________________________________________________________________ Após observar as orientações da norma NBR 10152 (ABNT, 2017) e o manual do equipamento sonômetro Fusion SLM, é possível descrever a forma de manuseio do equipamento para fazer as medições acústicas. Inicialmente é retirado o protetor de plástico do microfone conforme pode visualizar na Figura 25, após o equipamento pode ser ligado.

Figura 25 - Retirado o protetor de plástico do microfone

Fonte: Autoria Própria, 2020.

Em seguida, por solicitação da NBR 10152 (ABNT, 2017) o equipamento deve ser calibrado, a orientação da norma é que a diferença entre a leitura e o valor ajustado pelo mesmo deve estar entre -0,5dB e 0,5dB, senão as medições realizadas devem ser desconsideradas e uma nova coleta de dados deve ser iniciada, desse modo o equipamento foi calibrado com o calibrador CAL 31 que acompanha o sonômetro. Após a calibração e por meio da configuração ‘default_BA_1_3’ acionada, foi necessário clicar no botão ‘testes’, validar a opção mais atual, seguida do número do teste apresentado na tela, após apresentaram-se várias opções de medição , porém a selecionada foi ‘TESTE_XX’, onde ‘XX’ é o número do teste realizado e clicado em continuar. Neste instante seleciona-se a opção ‘L1, L2, Li, T, Lb’, logo a medição foi iniciada. O equipamento tem um tempo programado para dois minutos, porém não foi necessária essa duração, sendo que a NBR 10152 (ABNT, 2017) orienta que o tempo mínimo deve ser de apenas 30 segundos. Ao término da medição, o equipamento foi repetidamente calibrado como descrito anteriormente. Vale ressaltar que em todas as medições estes procedimentos foram adotados.

______________________________________________________________________________

A NBR 10151 (ABNT, 2019), ressalta que para o uso do equipamento, se faz fundamental seu calibramento por profissional do ramo a cada dois anos, conforme disposto nos Anexos C, D e E, pode-se verificar que o certificado se deu nos dias 30 de outubro de 2018 com validade até 30 de outubro de 2020.

3.4.2.1 Medições acústicas em ambientes internos

Para as medições em ambientes internos, pode-se verificar na NBR 10152 (ABNT, 2017) a posição dos pontos de medição, o qual devem se situar a pelo menos 1m(1 metro) da parede, teto, piso, mobiliário e de elementos que podem ter transmissão sonora, e a norma enfatiza que devem haver medições em pelo menos três pontos no ambiente interno a ser avaliado distantes 0,7m entre cada um deles.

A primeira medição foi iniciada às 14h26 (quatorze horas e vinte e seis minutos) do dia 23 de Junho de 2020 no apartamento ao norte no térreo do bloco 3, após as verificações das condicionantes ambientais, foram realizados três pontos de medição na Sala de Estar em diferentes alturas como menciona a NBR 10152 (ABNT, 2017), e três pontos de medição em um dos dormitórios. Após, foram feitas as mesmas medições para o apartamento ao sul no térreo do bloco 3. Em seguida foi feito nos mesmos pontos de medição já inicialmente realizados, porém em um dos apartamentos ao norte no segundo andar. Os apartamentos ao sul são os mais propícios as medições dessa pesquisa, por serem apartamentos que se localizam em frente à Avenida. Por esse fato, foram feitas mais medições em dois apartamentos no bloco 5, sendo um deles no segundo andar, e no terceiro andar, ambos apartamentos se localizavam ao sul. Posteriormente foi executado a medição no nível de pressão sonora na circulação do segundo andar no bloco 3.

Após as medições no turno da tarde, às 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) foi feito mais uma medição no apartamento ao norte no térreo do bloco 3, repetindo todo procedimento. Não foi possível realizar medição nos outros apartamentos por indicação da sindica e também por disponibilidade dos moradores. Todas as medições foram realizadas com o máximo de silêncio possível nos apartamentos que estava verificando-se a medição sonora, porém ruídos oriundos de outros apartamentos ou do ambiente externo não podiam ser evitados.

_____________________________________________________________________________________________ Ao término das medições é fornecido pelo software dBTrait os gráficos, os quais já apresentam obtenção dos valores medidos pelos cálculos indicados pela NBR 10152 (ABNT, 2017). É apresentado as medições com filtros de banda de uma oitava, nas frequências (f) de 63Hz, 125 Hz, 250Hz, 500Hz, 1kHz, 2kHz, 4kHz e por fim, 8kHz. No gráfico está presente um risco, na barra que representa 1kHz, isso se deve ao fato de acima do gráfico constar os dados obtidos especificamente nesta frequência. À direita da representação em bandas de oitava, é possível identificar os dados obtidos em filtro ponderador A, similar ao NPS detectado à audição humana.

3.4.2.2 Medições acústicas em ambientes externos

As medições de pressão sonora em ambiente externo foram baseadas na NBR 10151 (ABNT, 2019), que conforme mencionado no item 3.4.2 dessa pesquisa indica a calibração dos equipamentos por empresa capacitada, além de que norma estipula que se verifica a calibração antes e após a série de medições.

Para a avaliação do nível de pressão sonora, a NBR 10151 (ABNT, 2019) ressalta a posição dos microfones, sendo essas alturas identificadas entre 1,2m a 1,5m do solo, além de posicionado distante pelo 2 metros de paredes, muros, veículos e 1m da fachada da edificação.

No dia 23 de Junho, após as medições no ambiente interno a edificação iniciou-se as medições no ambiente externo, primeiro verificando os requisitos ambientais, sendo a primeira medição realizada às 17h10 (dezessete horas e dez minutos) a 2 metros do terreno a qual se localiza a edificação ao lado sul, após foi realizada a medição no pátio do terreno ao lado norte estando 2 metros distante da edificação, e após próximo ao salão de festa do condomínio também ao lado norte. A NBR 10151 (ABNT, 2019) não informa o tempo mínimo ou máximo de medição, mas orienta que tempo de medição deve ser escolhido de forma que se possa avaliar o ruído em questão. Todavia, a duração dessas medições foram entre 45 segundos a 75 segundos, aproximadamente.

______________________________________________________________________________

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS

Conforme a metodologia descrita no Capítulo 3 deste estudo, esse presente capítulo expõe os resultados do questionário sobre o conforto acústico e também as medições acústicas no Condomínio analisado. O capítulo é dividido em três itens, sendo eles o item 4.1, o qual apresenta a avaliação subjetiva elaborada pela autora desse estudo e aplicado aos moradores do condomínio. Em seguida o item 4.2, onde o mesmo demonstra os resultados encontrados para as medições de nível de pressão sonora (NPS). Por fim no item 4.3 é realizada uma análise de resultados obtidos.

Documentos relacionados