• Nenhum resultado encontrado

MENSAGENS: ENSINAMENTOS E CONSCIENCIALIZAÇÃO

4. AS COMPOSIÇÕES DE RAP E A LITERATURA POPULAR: ANÁLISE

4.1. Análise comparativa

4.1.3. MENSAGENS: ENSINAMENTOS E CONSCIENCIALIZAÇÃO

Para além da utilização da poesia como “arma de resistência” ou “carregada de futuro” (para retomar alguns lugares comuns do universo da canção), a intenção de transmitir ensinamentos e mensagens aos ouvintes é uma constante, tanto no Rap como na Literatura Popular. Essas mensagens vão desde conselhos e avisos contra os perigos dos vícios e dos caminhos fáceis, à necessidade de frequentar a escola para obter “cultura”, a ser prudente, entre muitos outros tipos de advertências. Estas mensagens consistem geralmente em conhecimentos empíricos que os compositores possuem do mundo.

Este conhecimento, que é transmitido aos ouvintes/leitores, é um dos factores em comum entre rappers e poetas populares, mesmo que se verifique, em alguns rappers, sobretudo, o recurso a conhecimentos académicos ou literários. Exemplo desse vasto conhecimento é a canção “Isto é” de Xeg e NBC, na qual os autores fazem referência à obra literária A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. MC Valete, que frequentou o ensino superior em várias das letras que compôs faz referência a personalidades ligadas a diversas áreas desde a política à literatura. Tanto em “Anti-herói” como em “Fim da ditadura” são referidas figuras históricas associadas ao espírito revolucionário, quer políticas quer literárias:

Eu cresci trancado num quarto com livros de Marx e Pepetela

70

Alimentado por parágrafos de Nélson Mandela Foi esta a fonte do ódio que agora já não escondo Este é o som que eu inalei na voz de Zeca Afonso Ninguém me separa deste Guevara que eu tenho em mim E podes ver na minha cara a raiva de Lenine128

O rapper demonstra, assim, possuir um conhecimento literário e de figuras internacionalmente conhecidas e reconhecidas como opositores aos regimes políticos em que se inserem. No intuito de estabelecer uma analogia entre essas figuras e o sue papel enquanto rapper.

Outra das preocupações transmitidas pelos rappers/compositores, reside no facto de os jovens desamparados estarem facilmente permeáveis às más influências. Esta preocupação é aumentada por eles próprios terem vivenciado experiências idênticas. Essas más influências podem permitir-lhes fácil acesso a armas e a drogas. Assim, tendo consciência do seu papel e da capacidade persuasiva que possuem, alguns rappers aproveitam as suas rimas para transmitirem alguns conselhos aos jovens, como o faz o grupo Dealema em “Sala 101”:

Pousa essa arma, e lê um livro, não é mau carma Diz livre-arbítrio, vê se tens calma, vence esse vício Andas em círculo, quebra esse ciclo, não estás perdido Há um caminho, tens uma mente, alimenta o espírito

Planta a semente, sê positivo, dissipa o ódio e ama o próximo. 129

Neste trecho, tenta-se persuadir os jovens a enfrentar os seus problemas, renunciando à violência e cultivando o espírito.

Xeg em “Rimando” faz uma chamada de atenção aos seus ouvintes: “… nunca deixes que a raiva se transforme em ódio / nunca percas a honra por um lugar no pódio.” Desta forma Xeg pretende transmitir aos seus ouvintes que os sentimentos de ódio e de raiva, devem ser manipulados e contidos, de forma a não perder a honra.

Estas chamadas de atenção pretendem contribuir para tomadas de consciência, para que os jovens/ouvintes intervenham mais na sociedade em que se inserem. É o que pretende Valete com a canção “O mundo muda a cada gesto teu”, na qual se dirige ao seu

128 Valete, “Anti-herói”, Serviço Público, 2006.

71 ouvinte por “tu”, empregando um discurso mais directo, para que a mensagem seja atinja rapidamente o seu propósito. Com esta canção, o autor pretende persuadir o ouvinte, para que reaja face às situações que enfrenta. Valete tenta transmitir ao seu receptor, ao “tu”, que tem um papel no mundo e que deve começar a interpretá-lo.

Não há revolução sem a tua contribuição, (Não há), Partilha o afecto porque há sempre alguém que tu ajudas, Espalha a verdade porque há sempre alguém que tu educas, Denuncia o mal porque há sempre alguém que te escuta mano, Há sempre alguém que te segue quando acreditas na luta, Muda tu o mundo não fiques à espera de Deus,

O mundo muda a cada gesto teu

A intenção dos rappers passa por transmitir aos seus ouvintes atitudes que possam contribuir para que não tomem opções que possam vir a prejudicá-los na sua vida. No fundo, os rappers transmitem esperança, mesmo reconhecendo que a vida é dura e cruel em alguns momentos, também reconhecem que outros virão para compensar, mas que os jovens têm de assumir o seu papel na sociedade. Assim, a capacidade de persuasão é explorada pelos compositores para atingirem os seus ouvintes ou leitores.

Os poetas populares transmitem outras preocupações, mais comuns à sua realidade., mas com o mesmo objectivo dos rappers: tentar despertar os ouvintes/leitores para a necessidade de reflexão sobre uma mudança social.

Para Joaquim Moreira da Silva a Escola é essencial para a aquisição de conhecimentos e de sabedoria. Ele próprio, que até aos vinte anos foi analfabeto, valoriza o papel da escola na educação durante a juventude:

A Escola é fonte sagrada De sacrossanta bebida, Bebei todos desta fonte Na primavera da vida.130

António Aleixo manifestou as suas preocupações, abordando outros temas. O poeta-cauteleiro elaborou várias quadras para partilhar os seus conselhos com ouvintes, mais direccionados para as relações e comportamentos do quotidiano, que vão desde advertências contra os perigos do jogo de azar às chamadas de atenção para comportamentos de risco, preconizando antes o respeito mútuo:

72

a) P’ra jogos nem a brincar Convides qualquer amigo; Se do jogo vem o p’rigo. Nem brincando é bom jogar.131 b) Quando os homens se convençam Que à força nada se faz,

Serão f’lizes os que pensam Num mundo de amor e paz.132 c) O mundo só pode ser Melhor do que até aqui, - Quando consigas fazer Mais p’los outros que por ti!133

Para que as mensagens que, os rappers e os poetas populares, pretendem transmitir atinjam mais facilmente os seus ouvintes, nas suas composições poéticas utilizam, por vezes, referências às suas vivências pessoais e/ou acontecimentos históricos.