• Nenhum resultado encontrado

Mercúrio, Gêmeos e Virgem Através das Casas

No documento Howard Sasportas - As Doze Casas (páginas 173-186)

MERCÚRIO, GÊMEOS E VIRGEM ATRAVÉS DAS CASAS

Cada planeta tem algumas associações com os deuses e deusas das mitologias grega e romana. As atividades características do grego Hermes e do romano Mercúrio ajudam a esclarecer as funções e significados deste planeta e a maneira como ele se expressa através das diversas casas.

Mercúrio era o mensageiro dos deuses - ele recolhia e distribuía informações. Da mesma maneira, o planeta Mercúrio no mapa é associado aos trabalhos da mente, do intelecto, e também das várias maneiras de trocar informações, como escrever, falar, ensinar e viajar. O mito conta-nos que, assim que Mercúrio nasceu, ficou muito aborrecido por ver-se obrigado a permanecer em seu berço todo embrulhado. Na verdade, ele o abandonou o mais rapidamente possível para procurar algo mais interessante a fazer. De maneira semelhante, a posição da casa em que Mercúrio se encontra no tema natal indica a área da vida na qual somos incansáveis, curiosos e inquiridores. Como uma criança quando cresce fica fascinada por tudo o que pode tocar, nomear ou descobrir, nós partimos numa investigação para descobrir como funciona a vida. No mito, Mercúrio sempre é retratado como um jovem, jamais como um velho. Pela sua casa, este planeta define qual a esfera de vida em que podemos ser eternamente jovens, mantendo uma aparência viva e saudável.

Mercúrio era um intermediário e apostador. Ele defendeu diversos casos de vários deuses. Uma de suas primeiras ações depois do nascimento foi fazer oferendas a todas as doze grandes divindades do Olimpo. Ele era também um renomado ladrão, sendo responsável pelo roubo de pequenas coisas de cada um dos deuses (como o rebanho de ''Apoio e o cinturão de Afrodite). Neste sentido, era uma espécie de mímico cósmico capaz de assimilar algumas qualidades de cada um dos deuses. Assim, Mercúrio nas casas mostra onde existe um alto grau de adaptabilidade e versatilidade de

um lado, e de volubilidade e inconstância de outro. No momento em que você pensa que o prendeu, ele escorrega e aparece mais adiante com um ponto de vista diferente. A própria mente, como o deus Mercúrio, é uma espécie de trapaceiro. O intelecto nos capacita a sermos objetivos e analíticos, mas muitas vezes pode nos enganar torcendo os fatos de modo a se enquadrar em padrões que desejamos justificar. Como disse alguém: "Existem mentiras, malditas mentiras, e estatísticas."

Os alquimistas medievais escreviam sobre uma figura a que chamavam de Mercurius. Ele era definido como "o espírito criador do mundo" ou "o espírito oculto ou preso na matéria".1 Paradoxalmente, ele era responsável pela criação do mundo e também foi aprisionado dentro de sua própria criação. Muitos anos mais tarde, o cientista alemão do século XX Werner Heisenberg, pesquisando o campo da medicina atômica, desvendou seu "Princípio de indecisão", no qual mostrou que "o ato de observação por si só afeta aquilo que está sendo observado".2 De alguma maneira nossas mentes tomam parte na determinação do mundo.

Mercúrio trazia mensagens dos deuses para os humanos mortais. Neste sentido, representa um processo dentro de todos nós que permite a construção de uma ponte entre um conhecimento mais elevado e a realidade de todos os dias, entre consciência e inconsciência, entre o ego e o ambiente. A mente pode nos separar de outras pessoas mas é também através da mente que a nossa consciência é capaz de se expandir para um maior conhecimento dos inter-relacionamentos de toda a vida. A mente pode unir ou separar, e a posição por casa, de Mercúrio, mostra onde é possível encontrar um refúgio em algum canto ou onde nos esforçamos para tocar ou entender outras pessoas e nós mesmos bem melhor. Vale a pena refletir sobre o que o filósofo Epicteto disse há quase dois mil anos: "Nós não somos perturbados por coisas mas pela opinião que temos das coisas".3 Na casa de Mercúrio, nem sempre conseguimos mudar o mundo, mas sempre podemos fazer algo a respeito da maneira como olhamos para ele.

Mercúrio é associado a dois signos: Gêmeos e Virgem. Eles representam duas funções complementares deste planeta. O lado geminiano de Mercúrio é especialista em reunir pequenos pedaços de informações, colocá-los juntos e relacionar diversos aspectos da vida uns com os outros. Virgem, por outro lado, disseca e separa as coisas, analisando cada componente em detalhe.

Gêmeos contido numa casa descobre as qualidades mercurianas de comunicação, maleabilidade e intranqüilidade. É onde temos a tendência de estar sempre saindo e nos espalhando por aí. Como a proverbial borboleta, para nós é difícil ficar confinados a essa área.

Virgem na cúspide ou contida numa casa evoca o lado de Mercúrio que é preciso, crítico e que presta atenção em detalhes. Enquanto Gêmeos gosta de saber um pouquinho de diversas coisas, Virgem prefere saber muito sobre algumas coisas. Na casa de Gêmeos, procuramos o conhecimento para o bem do conhecimento, mas na casa de Virgem adquirimos o conhecimento para usá-lo prática e construtivamente.

A casa de Mercúrio de algum modo vai estar ligada a qualquer casa em que Gêmeos esteja e também a qualquer casa onde se encontre Virgem. Por exemplo, o escritor Oscar Wilde nasceu com Mercúrio em Escorpião na 3ª Casa e Gêmeos na cúspide da 10ª, ligando a casa e o planeta das comunicações (Mercúrio na 3ª) com a profissão e a carreira (10ª). Mas o seu Mercúrio de 3ª Casa também está ligado ao seu Ascendente, pois Virgem encontra-se na cúspide da 1ª Casa. Ele enfrentou a vida (1ª Casa) com a agudez cortante de seu intelecto e com uma ameaçadora e incisiva finesse (Mercúrio em Escorpião na 3ª).

Mercúrio na 1ª Casa

Quem tem este posicionamento torna-se consciente de si mesmo e da vida em geral sendo curioso e fazendo perguntas. Esta pessoa parece um porta-voz, uma distribuidora de idéias e de informações ou é um canal através do qual uma disciplina se liga à outra. Costuma ser, em geral, altamente analítica tanto para si como para os outros.

Mercúrio é um mímico e vai tomar para si as qualidades do signo em que se encontra e de qualquer planeta que lhe faça aspecto. Por isso, é necessário examiná- lo com muita atenção. Por exemplo, Mercúrio num signo de Fogo ou em conjunção com Marte na 1ª Casa, faz brotar discursos, ações e comportamentos impulsivos. As coisas são ditas antes que eles percebam. Mercúrio num signo de Terra ou em conjunção com Saturno é mais inclinado a avaliações cautelosas antes de se lançar em alguma atividade. As coisas têm de estar "bem assentadas" antes que eles possam agir. Mercúrio num signo de Água ou aspectado por Netuno avaliará as percepções através dos sentimentos e das emoções, ao contrário de Mercúrio em Ar ou aspectado por Urano que fala e age mais por uma postura puramente objetiva, computando (num piscar de olhos) uma realidade bem maior.

Quem tem Mercúrio na 1ª Casa enche o mundo de significado na base daquilo que eles pensam dele. Se não gostam daquilo que vêem, em vez de ficarem culpando o mundo por isso deveriam tentar mudar suas próprias atitudes e depois dar uma boa olhadela naquilo que encontram. Esta mesma idéia importante foi claramente exposta pelo profundo e independente pensador Albert Schweitzer, nascido com Mercúrio conjunção Sol em Capricórnio, na lª, que escreveu: "A maior descoberta de qualquer geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas alterando sua maneira de pensar." 4

Quem tem Mercúrio na 1ª Casa muitas vezes mantém uma aparência jovem no decorrer da vida. Às vezes, há freqüentes mudanças no ambiente dos primeiros anos da infância, como se desde a mais tenra idade fossem forçados a ver a vida sob ângulos diferentes.

Mercúrio na 2ª Casa

Se bem aspectado, Mercúrio na 2ª Casa pode ser um habilidoso manipulador de dinheiro ou de finanças, muito dado a arbitrariedades e a

fazer apostas. Dinheiro pode ser ganho em profissões como vendedor, escritor, conferencista, professor, secretária, na indústria de transportes etc. Eles podem se preocupar com o movimento ou com a distribuição de bens, com o desenvolvimento de novas técnicas de produção ou com maneiras de melhorar a qualidade dos produtos existentes. Valores inatos a serem desenvolvidos incluem inventividade, destreza, flexibilidade e um talento especial para usar as palavras.

Num nível mais amplo, existe uma curiosidade e uma ansiedade voltada para a compreensão da natureza do mundo físico. Um pequeno seixo encontrado numa praia ou o intrincado traçado de um pêlo no corpo são terrivelmente fascinantes por um minuto ou dois. Um sentido de segurança é conseguido através do conhecimento e do aprendizado de como algo funciona. No entanto, a não ser que Mercúrio esteja num signo de Fogo, pode levar algum tempo antes que a experiência seja inteiramente transmutada em compreensão, quando ele se encontra num signo de Terra na 2ª Casa.

Gêmeos na 2ª Casa sugere mais que uma entrada de capital ou maneira de ganhar dinheiro. Esperteza e ingenuidade são atributos notáveis. Sagazes e cautelosos com dinheiro e posses, podem dar mais importância à qualidade do que à quantidade. Algumas pessoas com este posicionamento atribuem ao bom funcionamento de seus corpos a importância de seu maior bem na vida.

Mercúrio na 3ª Casa

Mercúrio é muito forte na 3ª Casa, uma vez que no zodíaco natural esta é uma de suas casas. O posicionamento por signo e os aspectos que recebe vão descrever a maneira de pensar da pessoa, sua forma de aprender e digerir as experiências. Um Mercúrio de 3ª Casa num signo de Fogo ou aspectado por Marte, Júpiter ou Urano, indicam uma mente mais extrovertida e rápida do que se Mercúrio estivesse num signo de Terra ou aspectado por Saturno que retarda e aprofunda o processo de pensar. Mercúrio num signo de Água ou aspectado pela Lua ou por Netuno aprende mais por osmose, absorção e apreciação estética e emocional do que analiticamente, da maneira passo a passo. Uma "boa cabeça" é normalmente definida como aquela que pensa racional e logicamente; porém, examinando a 3ª Casa esta pode nos revelar outros tipos de mentes, tão boas ou melhores, que operam de maneira diferente dos padrões do sistema educacional tradicional. Dificuldades de aprendizado podem ser vistas por aspectos de Urano, Netuno ou Plutão ao Mercúrio de 3ª Casa, e muitas vezes provêm do fato de que a mente da pessoa não é do tipo favorecido pelas técnicas convencionais de ensino.

Em geral, um Mercúrio de 3ª Casa quando não mal aspectado revela um intelecto vivo, espirituoso e observador, adepto de comunicação e respostas rápidas (apartes) com boa atenção para detalhes. Quem tem este posicionamento é terrivelmente capaz de selecionar fatos que justifiquem

ou apóiem o caso que eles querem apresentar. (Oscar Wilde com Mercúrio em Escorpião na 3ª escreveu certa vez: "A verdade raramente é pura e nunca é simples." Quem tem Mercúrio na 35 normalmente tem ao menos alguma coisinha a dizer a respeito de tudo. Se você não acredita, pergunte a eles e espere um minuto.

O relacionamento com parentes e vizinhos será mostrado pelos aspectos de Mercúrio nessa casa. Mercúrio com aspectos difíceis de Saturno ou Plutão, por exemplo, poderia indicar algum problema profundamente enraizado com estas pessoas. É oportuno examinar muito bem esses aspectos, pois eles costumam ilustrar exemplos que ainda serão usados na idade madura. Certa vez, fiz o mapa de uma mulher com Mercúrio em conjunção com Plutão na 3ª Casa e cujo irmão mais novo morreu quando ela tinha apenas seis anos. Aos vinte e oito anos a moça ainda acreditava que alguma coisa que ela havia dito ou feito havia sido a causa da morte do irmão.

Gêmeos na 3ª Casa geralmente transmite um estilo ágil e alerta à mente. Há uma habilidade inata para o aprendizado de línguas. No entanto, há também uma tendência para dar opiniões antes do conhecimento dos fatos.

Talvez por uma disposição de ansiedade, Virgem na 3ª Casa tenta manipular os assuntos e as ações diárias com eficiência e cautela. Habilidades críticas e analíticas são avolumadas com uma aptidão de selecionar a palavra certa ou a frase precisa para exprimir um conceito ou um sentimento.

Mercúrio na 4ª Casa (Gêmeos e Virgem no Fundo-do-Céu)

Mercúrio na 4ª Casa tende a indicar um ambiente familiar intelectual ou acadêmico, em que a ênfase é ser sensível e racional talvez às custas dos sentimentos, do calor humano e do físico. A inteligência pode ser herdada da linha da família. Se a 4ª Casa é tomada pelo pai, este, de alguma maneira, vai ter de suportar a projeção de Mercúrio: ele pode ter vivido de uma forma expressiva, articulada, crítica, ou talvez enganosa e evasiva, como alguém que está sempre "indo e vindo". Atitudes mentais poderiam ser misturadas com as do pai. É possível inclusive haver mais de um pai — o pai verdadeiro e um padrasto ou outra figura qualquer que preencha a figura de um pai.

Mudanças de residência nos primeiros anos de vida podem trazer à tona qualidades ocultas de flexibilidade e adaptabilidade. Algumas pessoas com esse posicionamento tendem a preferir um tipo de vida nômade. Se Mercúrio recebe aspectos difíceis na 4ª Casa é possível haver mais alterações do que normalmente, brigas e amarguras no lar dos primeiros anos de vida e também no ambiente de outros lares mais adiante na vida. Atividades mentais e educativas podem acontecer dentro de casa. Estando bem na segunda metade de sua vida, a pessoa se beneficiaria em continuar aprendendo e estudando.

Gêmeos no Fundo-do-Céu descreve uma alma curiosa e incansável, muitas vezes com uma natureza dual. Dane Rudhyar compara este posicionamento com uma palmeira ou uma sequóia que tem muitas raízes mas nenhuma delas fica muito longe da superfície.5 A pessoa poderia perder o self numa teia ou num emaranhado de idéias, pensamentos ou numa massa de

pequenos fragmentos de informações inconseqüentes e contraditórios. Falando de forma positiva, existe uma premente persistência em ordenar e entender o self e o ambiente ao redor. O lar pode ser usado como local em que se trocam idéias e se congregam os vizinhos. Às vezes, há dois lares, um na cidade e outro no campo.

Virgem no Fundo-do-Céu indica uma natureza profundamente autocrítica. Um desejo de aprimorar ou de melhorar o self é a base sobre a qual a vida é construída. Isto se exterioriza por uma preocupação com benfeitorias no lar e com uma casa que funcione com eficiência. Virgem na cúspide da 4ª Casa pode usar o lar como base de operações para trabalhar. Deve-se ter um cuidado especial com problemas de saúde na família.

Mercúrio na 5ª Casa

Tentativas criativas, hobbies e recreações significam tornar-se mais consciente do self e do ambiente. Algumas formas de expressão artística podem ser o meio pelo qual essa pessoa vê, pensa, sente e se comunica. O incomparável Mozart, o expressivo poeta simbolista Verlaine e o pintor renascentista Rafael tinham Mercúrio nesta casa. Para quem tem esse posicionamento, a experiência é mais bem entendida e digerida se puder ser descrita em palavras poéticas, desenhos, canções ou danças. O conhecimento é transmitido de geração a geração desta maneira.

Expandir a mente através do conhecimento e desenvolver a habilidade de se comunicar e transmitir idéias contribui para uma auto-realização maior com Mercúrio nesta posição. Divertimentos mentais, como o xadrez, o pôquer e outros jogos de estratégia e astúcia, podem ser tomados como típicos de Mercúrio na 5ª Casa. Ginástica, barras e exercícios de pistas, bem como esportes que requeiram a precisão de todo o time, tais como o basquete (Wilt Chamberlain dos Harlem Globetrotters tinha Mercúrio em Virgem na 5ª) também aparecem.

A impaciência de Mercúrio e sua necessidade de variedade podem manifestar-se numa vida romântica ativa (Virgem aqui vai atrás de qualidade, mas Gêmeos na 5ª Casa, na tradição das grandes farsas francesas, pode enganar meia dúzia de cada vez). A chama do romance provavelmente arderá por mais tempo se a outra pessoa for mentalmente estimulante. Bajular quem tem Mercúrio na 5ª sobre a atualidade e a grandeza de seus conhecimentos ou sua maneira brilhante de apresentar as coisas vai levá-lo longe.

Pais com este posicionamento forçam normalmente as habilidades intelectuais de seus filhos e é bem provável que ambos tenham muito que aprender uns com os outros. A relação pais e filhos pode aparecer quando a criança cresce e se torna mais capaz de se comunicar e trocar idéias. Mercúrio na 5ª Casa dá um bom educador ou professor para jovens e já vi muitas vezes este posicionamento em mapas de pessoas que trabalham excepcionalmente bem com adolescentes.

Gêmeos na cúspide ou contido na 5ª Casa realça os escritos, as falas e a agilidade mental e física. Virgem nesta posição muitas vezes indica tendências criativas e práticas tais como a carpintaria, a comida refinada, a costura para si mesmos, a cerâmica etc.

Mercúrio na 6ª Casa

O conhecimento é adquirido no processo de manipular os casos da vida do dia-a-dia e mantendo a saúde e o bem-estar do corpo.

Com Mercúrio nesta posição, muito pode ser aprendido do corpo, especialmente quando pequenas coisas não andam bem. Mas quem tem este posicionamento precisa aprender a fazer as perguntas certas no devido tempo, tal como: "Por que será que eu sempre sinto esta dor nas costas quando você entra na sala?" Ou: "Por que minha dor de cabeça piora no sábado à noite?" No próprio domínio da 6ª Casa, Mercúrio despacha mensagens da mente inconsciente para a mente consciente via males ou dores que a maioria de nós interpreta como dica para tomar uma aspirina. Informações a respeito do ambiente também podem ser obtidas através do barômetro do corpo se apenas aprendermos a ler corretamente o instrumento. Carl Jung, que muitas vezes usou sua intuição deste modo quando tratava de pacientes, tinha Mercúrio no sensível signo de Câncer na 6ª, em sextil com a igualmente receptiva Lua em Touro na 3ª, O psicólogo Arthur Janov promoveu uma forma de tratamento chamada "terapia primai", na qual os pacientes eram encorajados a descarregar seus mais profundos sentimentos e emoções expressando isso fisicamente através do grito, aos berros, batendo, mordendo etc.; ele nasceu com Mercúrio em Virgem na 6ª, sendo Virgem regente na cúspide da 6ª Casa e Gêmeos na cúspide da 3ª, a casa da comunicação.

Problemas de saúde podem estar ligados aos nervos, ao excesso de preocupações, a atividades em demasia e a pouco repouso. Ioga, técnicas de relaxamento, meditação e atenção com a respiração podem ajudar a reduzir o estresse de um corpo e de Uma mente sobrecarregados. Mercúrio na 6ª é, às vezes, um caso de mente (Mercúrio) sobre matéria (o elemento Terra da 6ª). Imagens mentais positivas para afirmar a saúde apressam o processo de cura e podem mesmo servir como prevenção.

Mercúrio na 6ª Casa descreve de que forma usamos nosso tempo e como, com Mercúrio nesta posição, há um excesso de necessidade de se manter ocupado. Procure as prioridades: quanto tempo é desperdiçado com um monte de buscas e atividades que no fim não levam a lugar algum?

Ajuda se o trabalho for mentalmente cativante e permite algum movimento e mobilidade (sobretudo se Gêmeos está na cúspide da 6ª Casa). Virgem na 6ª distingue-se em empregos que requerem precisão e atenção a detalhes (e mesmo uma obsessão fetichista por determinada marca de sabão em pó de preferência a outra). Se Mercúrio na 6ª Casa está mal aspectado, cuidado com fofocas, intrigas e diz-que-diz entre os colegas de trabalho e a tendência de comentar, no trabalho, desavenças com parentes próximos.

Mercúrio na 7ª Casa

A maneira dual de Mercúrio de conseguir informações e depois distribuí-las novamente, opera de forma clara quando este planeta está situado na 7ª Casa; há muito que aprender através do contato com outras pessoas e também o mesmo tanto para ensinar e compartilhar com elas. Mercúrio na 7ª naturalmente deseja se

No documento Howard Sasportas - As Doze Casas (páginas 173-186)