• Nenhum resultado encontrado

Metas de Aprendizagem das TIC para o 1º ciclo do Ensino Básico

Capítulo I – Enquadramento Teórico

1.5. Organização curricular do 1º ciclo do Ensino Básico

1.5.2. Metas de Aprendizagem das TIC para o 1º ciclo do Ensino Básico

Para melhor entendermos o que se pode alcançar com as TIC no processo ensino aprendizagem, pensamos ser pertinente incluir no presente trabalho, as Metas de Aprendizagem descritas pelo Ministério da Educação para as Tecnologias de Informação e Comunicação que contemplam 4 domínios: Informação, Comunicação; Produção; e, Segurança. Desta forma poderemos conhecer e entender o que é de facto essencial.

h) Domínio: Informação

Meta Final 1) O aluno utiliza recursos digitais online e off-line para pesquisar,

seleccionar e tratar a informação, de acordo com os objectivos definidos e as orientações fornecidas pelo professor.

Metas intermédias até ao 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico:

 O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de acesso à informação (dicionários digitais, enciclopédias digitais, motores de busca on-line, etc.) e identifica, com o apoio do professor, as características de cada uma delas.

 O aluno prepara e realiza pesquisas digitais em endereços de Internet fornecidos, motores de busca online e fontes off-line, definindo previamente com o professor as ferramentas e as palavras-chave a utilizar.

 O aluno selecciona, com o apoio do professor, a informação resultante de pesquisas digitais, identificando as ideias centrais do conteúdo e verificando a sua pertinência face aos objectivos da pesquisa.

O aluno classifica e organiza, em conjunto com o professor, a informação seleccionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas (programas de gráficos e/ou de desenho, ferramentas para criação de mapas conceptuais, etc.).

i) Domínio: Comunicação

Meta Final 2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o

apoio do professor, ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes.

71

Metas intermédias até ao 4.º Ano do 1. Ciclo do Ensino Básico:

 O aluno reconhece diferentes ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona (programas de mensagens instantâneas, voz por IP, correio electrónico) e identifica, com o apoio do professor, as características de cada uma delas.

 O aluno comunica, sob orientação do professor, com outras pessoas, utilizando as funcionalidades elementares das ferramentas de comunicação escolhidas e com respeito pelas regras de conduta subjacentes.

 O aluno interage e colabora com outras pessoas, partilhando, sob orientação do professor, ideias e trabalhos em espaços on-line previamente concebidos para o efeito (páginas Web de projectos, blogues de turma, etc.).

j) Domínio: Produção

Meta Final 3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientação do professor,

trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos.

Metas intermédias até ao 4.º Ano do 1. Ciclo do Ensino Básico:

 O aluno reconhece, com o apoio do professor, as características de diferentes ferramentas digitais (processador de texto, programas de apresentações electrónicas, programas de desenho, etc.).

 O aluno cria, sob orientação do professor, documentos digitais simples (mapas de ideias, textos, relatos, apresentações electrónicas, desenhos, etc.), como resultado de tarefas de aprendizagem.

 O aluno cria documentos digitais originais para exprimir ideias, emoções e sentimentos, utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas de desenho livre e produção de texto.

72

Meta Final 4) O aluno adota comportamentos elementares de segurança na

utilização das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor.

Metas intermédias até ao 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico:

 O aluno reconhece, com a ajuda do professor, a existência de perigos na utilização de ferramentas digitais (para o utilizador e para os equipamentos) e adota comportamentos de segurança.

 O aluno identifica, com o apoio do professor, a autoria da informação disponibilizada nas fontes eletrónicas consultadas.

 O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta online (“Netiqueta”) e as normas de utilização subjacentes a cada ferramenta digital.

De acordo com Costa (2008), o professor dos dias de hoje tem que entender que não basta organizar as suas aulas e transmitir os conteúdos através dos manuais, pois os alunos de agora não têm o perfil que a instituição escolar ao longo de décadas teve como referência, não nos parecendo por isso fazer qualquer sentido continuar a agir como se nada tivesse mudado, ignorando a nova realidade que os jovens trazem para dentro das salas de aula.

De acordo com o autor atrás referido, o professor tem de aceitar o forte impacto no uso das tecnologias e generalização do uso da internet, aceitando desta forma a realidade da sociedade da informação e do conhecimento.

Há diversas definições para Recursos Educativos Digitais, todas elas convergentes em alguns pontos.

Tendo em conta os conteúdos curriculares de cada disciplina o professor deve adequar a utilização das tecnologias, nomeadamente dos RED às suas aulas, de forma a tirar o máximo partido destes mesmos.

A pertinência da utilização dos RED prende-se com o facto de o professor poder fazer dela um instrumento de trabalho e um meio de ensino e trabalho eficaz.

73

Contudo, a falta de formação dos professores é um dos principais fatores para a não utilização, quer das tecnologias, quer dos RED.

Interessa conhecer o âmbito da pesquisa e metodologia deste estudo, para analisarmos então os resultados.

74

75

Apresentamos o âmbito da pesquisa, a abordagem metodológica, os instrumentos de recolha de dados e a forma como foram tratados os dados.

A escolha da metodologia está relacionada com o problema e com o tipo de dados que pretendemos recolher, por ser a que mais se adequa ao tipo de estudo.

As questões de partida do presente trabalho são: Será que os profissionais no ativo estão preparados para a introdução dos recursos educativos digitais nas suas práticas? De que forma a área de Estudo do Meio pode contribuir para uma melhor utilização dos RED?

De forma a responder a estas questões, os objetivos formulados foram os seguintes: Conhecer a opinião dos professores sobre os RED; Identificar as principais dificuldades na utilização dos RED; Reconhecer se a formação inicial em tecnologias é suficiente para trabalhar com os RED; Verificar se existem tecnologias disponíveis, que permitam a aprendizagem através de RED, em boas condições e número suficiente, nas escolas em questão; Promover o trabalho entre pares e diminuir a literacia informática; Dinamizar a utilização dos RED na área de Estudo do Meio no 3.º ano do 1.º ciclo; Criar uma plataforma, para partilha de conhecimentos e RED entre os docentes e a escola.