• Nenhum resultado encontrado

Metatag description

No documento Marketing Digital Orgânico (páginas 76-82)

A metatag description define qual descrição será utilizada para a página nos resultados dos mecanismos de busca. Ela também tem que ser rica em palavras utilizadas nas buscas, contendo itens do domínio semânti-

HTML

“É uma boa ideia entender como trabalhar com o Google e o Bing para máximo benefício em SEO”

Debra Mastaler, presidente da Alliance-Link

73

co. Esse é o texto que o usuário lê logo após se interessar pelo título da página, onde você pode aproveitar para descrever com algum detalhe a página de destino. O tamanho máximo ideal para esse texto é 160 ca- racteres. É indispensável criar uma metatag description única para cada página de seu website.

Domínio semântico: aplicativo, App, táxi, chamar, pedir, ligar, pro- curar, encontrar, rádio, taxista, smartphone, celular, iPhone, Android, Windows Phone, próximo.

• Página Inicial

<meta title=”description” content=”Encontre o taxista mais próximo via iPhone ou Android com o aplicativo de táxi mais utilizado no Brasil.”/>

• Termos de Uso

<meta title=”description” content=”Entenda os Termos de Uso, as limitações legais e o contrato para taxistas e clientes do aplicativo de táxi.” />

H1

A tag H1 define um cabeçalho de seção de maior prioridade na página. Em um CSS padrão ou bem utilizado, a tag H1 é um texto com destaque e maior que os outros textos da página. Logo, é um texto que o visitante vai ler assim que abrir a página, representando um conteúdo focado na- quelas palavras. É muito importante utilizar as palavras principais de seu domínio semântico em sua tag H1.

Domínio semântico: segurança, privada, guarda, particular, patrimô- nio, proteção, valores, escolta, vigilância

<h1>Segurança privada, escolta e guarda de patrimônio</h1>

H2, H3, H4...

As outras tags de cabeçalho também podem ajudar no posicionamento da página. Organizando de maneira compreensível a estrutura da pá- gina, ela naturalmente conterá cabeçalhos relevantes para o conteúdo que importa.

O arquivo sitemap.xml informa aos mecanismos de busca qual é a estru- tura de seu website. Condenado à extinção, por hora ele ainda consti- tui um importante recurso para SEO. Esse arquivo nunca será acessado pelo seu visitante, apenas pelos robôs de busca.

O sitemap.xml é um arquivo de texto simples que deve estar na raiz de seu website.

SITEMAP

“SEO é um substantivo, um verbo e um adjetivo”

Todd Malicoat, fundador da Fishing Charters

SEO <?xml version=”1.0” encoding=”UTF-8”?> <urlset xmlns=”http://www.sitemaps.org/schemas/si- temap/0.9”> <url> <loc>http://www.example.com/</loc> <lastmod>2014-07-01</lastmod> <changefreq>monthly</changefreq> <priority>0.8</priority> </url> </urlset>

75

O arquivo robots.txt contém instruções sobre quais páginas do website os robôs de busca devem capturar. Com auxílio desse arquivo é possí- vel impedir que algumas de suas páginas apareçam nos resultados das buscas. Na maioria dos casos, o robots.txt é utilizado para impedir que páginas de login da administração do website apareçam nos resultados das buscas.

Se não há páginas para ocultar nos resultados das buscas, o arquivo ro- bots.txt não precisa e não deve ser utilizado.

ROBOTS.TXT

“Ser encontrado não é garantia de ser indexado”

Rand Fishkin, colaborador do SEOMoz

O número de links de qualidade de websites diversos que apontam para um website específico é um dos principais indicadores de autori- dade para os mecanismos de busca. Um website conhecido e útil será naturalmente mencionado em outros websites, mas podemos incentivar que isso aconteça para acelerar a subida no índice.

Precisamos de links em websites de qualidade para obter reconheci- mento dos mecanismos de busca. Perfis de redes sociais e diretórios especializados como guias de bairros são bons lugares para começar a cadastrar um website e gerar links de qualidade. Procure pelos websites em que seus concorrentes estão cadastrados como uma referência. Mas isso não basta. É preciso criar conteúdo valioso que atraia links e divulgá-lo. Isso fará que novos links sejam criados sem sua interferência. Outra forma de conseguir links de qualidade para um website é através de guest blogging. Trata-se da publicação de texto original em websites relacionados, com uma menção ao autor e à empresa. Um website rece- be material gratuito para veicular em suas páginas e, em troca, o outro recebe um link. Ambos os websites ganham em SEO.

Links internos também são influentes, à medida que indicam às ferra- mentas de busca que o seu conteúdo é estruturado e navegável. Sem- pre que possível, crie links internos em seu website utilizando frases sig- nificativas, como “manual da TV de 40” Samsung”.

LINKBUILDING

“O objetivo não é ‘fazer seus links parecerem naturais’; o objetivo é que eles sejam naturais”

Matt Cutts, engenheiro do Google

77

Imagens também podem render visitas valiosas a um website a partir da busca de imagens dos mecanismos, além de constituir mais um signifi- cativo fator de classificação. Websites com imagens são mais interessan- tes para serem exibidos nas buscas.

• Utilize imagens atraentes e em alta resolução.

• Otimize arquivos de imagens para diminuir o tamanho deles. • Utilize as mesmas regras de nomenclatura das páginas nos arqui- vos de imagem:

* capacete-com-estampas-azuis-para-motociclistas.jpg * por-do-sol-em-alexander-platz-berlim.jpg

• Adicione um atributo HTML alt para todas as imagens, com sua descrição.

• Evite muito texto dentro da imagem. Os mecanismos de busca não encontram esses textos.

IMAGENS

“O Google só te ama quando todos os outros te amam primeiro”

Wendy Piersall, autora de “Mom Blogging for Dummies”

Em SEO, não há atalhos. Não há como comprar o bom posicionamento nos mecanismos de busca, é necessário trabalho duro e paciência. Tam- bém não adianta tentar enganar os mecanismos de busca com as cha- madas técnicas blackhat, que até podem funcionar por algum tempo, mas eventualmente são detectadas e punidas. Essas punições podem tirar o website dos mecanismos de busca e causar muita dor de cabeça. Como saber qual tática é blackhat? Basta usar o bom senso. Alguns exemplos:

• Utilizar o serviço de empresas que prometem o website bem po- sicionado no Google em dias — não existe milagre!

• Pagar por curtidas de perfis falsos em seus perfis sociais.

• Espalhar comentários que apontam para seu website em artigos de blogs.

• Criar texto extenso inútil com suas palavras-chave.

No documento Marketing Digital Orgânico (páginas 76-82)

Documentos relacionados