• Nenhum resultado encontrado

3.1.Descrição do Empreendimento

De acordo com SESAB, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (2019), a Policlínica Regional em Paulo Afonso é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada.

Ela oferece um maior bem-estar aos pacientes do SUS, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região. A Policlínica possui 2.848,32m² de área construída. (SESAB, 2019)

A policlínica está localizada na Rodovia BA 210 – Bairro Tancredo Neves 2, em frente ao Centro de Abastecimento, na cidade de Paulo Afonso.

3.2.Análise Comparativa da Economia de Área Útil

A Policlínica foi construída com todas as suas paredes externas com o sistema construtivo da alvenaria de blocos cerâmicos. As salas referentes aos exames de Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia e Mamografia também exigiram a utilização de vedação interna feita em Alvenaria, por conta das necessidades de maior proteção causadas pelas especificações dos aparelhos. A maioria das demais divisórias internas da clínica foram construídas com a utilização do sistema construtivo Drywall.

Para a análise comparativa foram consideradas três situações:

 Situação A: situação na qual toda a vedação vertical interna da Policlínica teria sido feita de Alvenaria de Blocos Cerâmicos;

Situação B: situação original da Policlínica, na qual uma parte da vedação vertical interna foi feita no sistema Drywall e outra, no sistema de Alvenaria de Blocos Cerâmicos;

 Situação C: situação na qual toda a vedação interna da Policlínica teria sido feita no sistema Drywall.

É importante frisar que as paredes externas do empreendimento e aquelas referentes às salas especiais citadas anteriormente não foram consideradas na análise, pois devem ser sempre em alvenaria.

As especificações dos blocos cerâmicos utilizados na construção da edificação são as seguintes: bloco cerâmico com 9 furos, na horizontal, com dimensões de 14x9x19cm, com espessura da parede igual à 14cm (bloco deitado), o mesmo pode ser observado na Figura 18.

Figura 18: Bloco Cerâmico, 9 furos, 14x9x19cm.

Fonte: Cerâmica Atlanta (2019).

Já as especificações a respeito das paredes de gesso acartonado são as seguintes: no caso das utilizadas nas áreas secas as mesmas eram paredes de gesso acartonado, Drywall ST; no caso das utilizadas em áreas úmidas, eram do tipo Drywall RU, ambas compostas por uma chapa Standard em cada face, estruturadas através de guias e montantes de 9cm e com espessura final de 11,5cm.

De posse do projeto arquitetônico da Policlínica, foi possível realizar o levantamento dos perímetros referentes às paredes de alvenaria de blocos Cerâmicos, bem como aos das divisórias de drywall para as três situações apresentadas anteriormente.

Por fim, seria necessário o conhecimento a respeito da espessura final das paredes. No que diz respeito ao drywall, o sistema apenas recebe pintura, não sendo necessário outro revestimento. Já nas paredes de Alvenaria é

9 cm

14 cm

necessária a aplicação de reboco, que no caso da Policlínica em questão, a espessura total dos revestimentos foi de 2cm de cada lado.

Nos locais de áreas úmidas foram aplicados revestimentos cerâmicos, entretanto, isto aconteceu indiferentemente do sistema utilizado, por esse motivo será desconsiderada essa espessura.

3.3.Análise Comparativa da Produtividade e do Tempo.

Para a Análise da Produtividade, foi utilizado o método R.U.P., que é dado em h.h/m².

A quantidade de operários analisada em todas as medições foi de 2 homens. No caso da alvenaria de blocos: 1 pedreiro e 1 ajudante. No caso do drywall: 1 montador e 1 ajudante.

A quantidade de horas trabalhadas analisadas fora de 9 horas, considerando que o serviço começava às 7:30 e ia até as 12:00, onde havia uma pausa para o almoço e retornava às 13:00, seguindo até 17:30.

Desta forma, com a quantidade de metros quadrados executados por cada dupla, dados estes colhidos com os engenheiros responsáveis, até o fim do dia era possível calcular a produtividade para cada serviço.

Foram então calculados valores médios para a área construída por dia observado. Os valores médios para cada um dos métodos construtivos são exibidos na Tabela 3 abaixo:

Tabela 3: Dados Colhidos para o Cálculo da Produtividade.

TIPO Homens Horas Média de ÁreaConstruída

(m²) Paredes de Alvenaria 2 9 12 Divisórias de DryWall 2 9 40 Fonte: A autora (2019).

3.4.Análise Comparativa do Custo

Para a realização da análise comparativa dos custos, faz-se necessário o conhecimento a respeitos dos preços em metros quadrados de cada um dos métodos construtivos analisados, que são a alvenaria de blocos e o sistema drywall.

Com o auxílio das tabelas da ORSE, orçamento de obras em Sergipe, que são uma referência em orçamento no Brasil, foi possível encontrar os valores que mais se assemelharam com o preço por m² que ocorreu no empreendimento para o sistema construtivo Drywall.

E para a alvenaria foi utilizada a tabela do SINAPI, que se trata do Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil, onde a mesma indicava uma composição para o preço do serviço.

É importante frisar que dentro do sistema drywall ainda existem algumas especificidades, sabendo que o mesmo teve duas diferentes utilizações, já que sua aplicação foi feita em áreas secas e áreas úmidas, o que exigiu a utilização do drywall ST e do drywall RU.

Pelo fato de que cada um possui suas especificidades e a utilização de tecnologias diferentes na fabricação, os preços dos mesmos possuem certa discrepância que precisa ser considerada.

Por esse motivo, bem como a obtenção dos valores dos métodos construtivos em metros quadrados, é necessária a realização dos levantamentos de áreas para cada método.

Assim, com o auxílio do projeto arquitetônico da policlínica foi possível realizar os levantamentos de drywall ST, drywall RU e da alvenaria para cada uma das três situações abordadas no trabalho.

É importante também considerar uma camada de revestimento, no caso da parede de alvenaria. Por esse motivo, visando uma maior proximidade com a realidade, será considerado o mesmo como sendo de camada única, ou seja, apenas composto por chapisco e massa única. O valor para os componentes foram também encontrados nas tabelas da ORSE e do SINAPI.

Documentos relacionados