• Nenhum resultado encontrado

2 DIAGNÓSTICO DA REPROVAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ALFA DO

2.4 Metodologia Aplicada à Pesquisa

Nesta seção do trabalho são apresentados os métodos usados na pesquisa, quais instrumentos de coletas de dados e outros documentos que foram utilizados, quais sujeitos fizeram parte do processo e, por fim, a análise dos dados coletados.

Neste trabalho foi escolhida a pesquisa de campo de natureza qualitativa, que foi preparada para atender ao propósito de analisar e elucidar os fatores que influenciam nos altos índices de reprovação no 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Alfa do Município de Ribeirão das Neves.

A escolha da pesquisa qualitativa se justificada pela necessidade de conhecer um pouco mais a realidade da comunidade em que a escola está inserida, pois, conforme apontado por Godoy (1995) “a pesquisa qualitativa ocupa um reconhecido lugar entre as várias possibilidades de se estudar os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas intrincadas relações sociais, estabelecidas em diversos ambientes” (GODOY, 1995, p. 21). Outro aspecto importante a ser considerado para escolha desse tipo de pesquisa foi a busca por um interação com a comunidade escolar que levasse à compreensão do fenômeno apresentado na pesquisa.

Na pesquisa qualitativa, não há necessidade de grande número de participantes, uma vez que, nessa modalidade de pesquisa, a opção é pela profundidade em detrimento da amplitude. E, sendo a pesquisa construtiva, é possível ao pesquisador interagir com cada participante, perguntando como é para ele/a aquele determinado fenômeno, como pensa nele, como o sente, bem como pedir esclarecimentos, de modo a ir estabelecendo o diálogo (CÉZAR-FERREIRA, 2004, p. 88).

Conforme André (2001) a pesquisa científica deve contribuir para que o trabalho acadêmico apresente uma relevância científica e social e que fiquem evidenciadas as contribuições aos conhecimentos já existentes sobre o tema. Também é imprescindível que o objeto do estudo seja bem definido, os questionamentos ou objetivos sejam claros, e os procedimentos metodológicos suficientemente descritos e justificados para resultar numa análise relevante e mais confiável.

2.4.1 Tipo de pesquisa

O tipo de pesquisa usada neste trabalho é o estudo de caso, que relaciona a vivência do profissional com a realidade pesquisada, à medida que possibilita delimitar o volume de informações, através de um direcionamento do tema pesquisado, na busca de entender fenômenos que acontecem no cotidiano pesquisado. Segundo Yin (2015), estudo de caso é definido como:

Uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo (o caso) em profundidade e em seu contexto de mundo real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto puderem não ser claramente evidentes. (...)

A investigação de estudo de caso enfrenta situação tecnicamente diferenciada em que existirão muito mais variáveis de interesse do que pontos de dados, e, como resultado conta com múltiplas fontes de evidência, com os dados precisando convergir de maneira triangular, e, como outro resultado beneficia-se do desenvolvimento anterior das proposições teóricas para orientar a coleta e análise de dados (YIN, 2015, p. 4).

O estudo de caso facilita o pesquisador a se inserir na realidade pesquisada ou mesmo fazer parte dela, essa proximidade facilita saber o porquê determinados fenômenos ocorrem.

O estudo de caso tem se tornado a estratégia preferida quando os pesquisadores procuram responder às questões "como" e "por quê" certos fenômenos ocorrem, quando há pouca possibilidade de controle sobre os eventos estudados e quando o foco de interesse é sobre fenômenos atuais, que só poderão ser analisados dentro de algum contexto de vida real (GODOY, 1995, p.25).

Como parte da pesquisa qualitativa foi escolhida a entrevista semiestruturada, cujos roteiros se encontram nos apêndices desse trabalho. Conforme Flick (2004) é imperativo que a entrevista semiestruturada tenha um guia de entrevista bem estruturado, podendo o entrevistador decidir qual o melhor momento para determinada pergunta, qual a ênfase será dada, suprimir perguntas já respondidas e mesmo construir novos questionamentos, que se fizerem necessários, durante a realização da entrevista.

Quatro critérios devem ser preenchidos durante o planejamento do guia da entrevista e a condução da entrevista propriamente dita: o não direcionamento, a especificidade, o espectro, além da profundidade e do contexto pessoal revelados pelo entrevistado. Os diferentes elementos do método servirão para satisfazer a esses critérios (FLICK, 2004, p. 90).

A entrevista foi realizada com três professores que atuam no 1º ano do Ensino Médio (Apêndice B), 5 alunos do 1º ano que foram reprovados no ano anterior (Apêndice C), a atual diretora escolar e a vice-diretora do turno da manhã da escola (Apêndice D).

Para melhor acompanhamento dos entrevistados no texto serão relacionados no Quadro 1, a seguir, os participantes da pesquisa, sendo preservadas, por

questões de normatização suas identidades sendo colocadas iniciais fictícias, para cada componente, e suas respectivas idades.

Quadro 1 - Identificação dos participantes das entrevistas

Data Função Identificação Idade Sexo

24/10/2017 Professor de Matemática do primeiro

ano D. L. anos 36 Masculino

24/10/2017 Professor de Química do primeiro

ano F. P. anos 30 Masculino

25/10/2017 Aluno reprovado no primeiro ano P. C. 17

anos Masculino

25/10/2017 Aluno reprovado no primeiro ano A. S. 18

anos Masculino

25/10/2017 Aluno reprovado no primeiro ano V. C. 17

anos Feminino

25/10/2017 Aluno reprovado no primeiro ano R. C. 16

anos Masculino

25/10/2017 Aluno reprovado no primeiro ano M. S. 18

anos Feminino

27/10/2017 Diretora escolar G. P. 43

anos Feminino

27/10/2017 Vice-diretora escolar T. R. 36

anos Feminino 28/10/2017 Professora de português do primeiro

ano C. P. anos 46 Feminino

Fonte: Elaborado pelo autor.

Na reprodução das falas no texto foi evitada a transcrição dos vícios de linguagem para que o texto fique mais agradável e também evite a possível identificação do entrevistado, mas as supressões desses vocábulos não interferem nas posições e opiniões dos entrevistados, garantindo a fidelidade das declarações dadas na entrevista.

Outra parte importante do processo consiste na pesquisa documental, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 174) “a característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escrita ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias”. A escola disponibilizou um importante material de pesquisa documental. Para esse fim, foi utilizado o banco de dados do Simade, sistema usado pela SEE/MG para gestão nas escolas, bem como livros de registro da instituição de ensino, tais como diários de classe, livros de ata de resultado final, livros de atas de reuniões, entre outros.

2.5 Reprovação no Primeiro Ano do Ensino Médio sob uma Perspectiva