• Nenhum resultado encontrado

4. ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA DISCIPLINA AUDITORIA CONTÁBIL

4.1. METODOLOGIA APLICADA NA PESQUISA

Para alcance dos objetivos propostos neste estudo, foi necessária uma análise teórica das estratégias de ensino, comumente utilizadas no ensino superior. De forma complementar, foi efetuada uma pesquisa junto aos docentes que ministram a disciplina Auditoria Contábil para identificar o tratamento dado às estratégias de ensino, bem como seus enfoques educacionais. Esta pesquisa complementar possibilitou analisar a adesão, por parte dos docentes, aos embasamentos teóricos sobre estratégias de ensino.

Pesquisa Bibliográfica

A primeira etapa da pesquisa de campo baseou-se na realização de um levantamento bibliográfico para estabelecer o referencial teórico sobre métodos e técnicas de ensino superior, a revisão bibliográfica dos principais pesquisadores contábeis que já trataram deste tema e análise dos conteúdos programáticos da disciplina Auditoria Contábil. O objetivo foi identificar como são tratados esses assuntos e estabelecer um referencial teórico metodológico inicial, composto por três vertentes distintas.

Para a primeira vertente desse referencial, foram utilizados cinco autores que versaram sobre métodos e técnicas de ensino superior, sob o enfoque pedagógico- educacional, que não fossem necessariamente voltados à área contábil, mas que proporcionassem embasamento teórico suficiente por apresentarem classificações e/ou tipificações dessas metodologias.

A segunda vertente foi composta por análises de algumas obras de pesquisadores contábeis que centralizaram suas pesquisas na área do ensino superior, tendo apenas a restrição de serem, em sua maioria, teses e dissertações apresentadas e defendidas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade de São Paulo.

A terceira vertente foi a criação de uma relação de conteúdos programáticos da disciplina Auditoria Contábil, visando, principalmente, a efetivação das análises comparativas de dados. Para essa última vertente, foram utilizados os conteúdos programáticos propostos pelo ISAR, uma vez que não existe nenhuma legislação educacional específica que contenha conteúdos mínimos por disciplina.

Com base nas pesquisas bibliográficas, utilizou-se um referencial teórico preliminar, visando a elaboração do questionário, com um aprofundamento posterior para efetuar a análise dos dados coletados com a pesquisa de campo.

Elaboração do Questionário

Para a consecução dos objetivos específicos propostos neste estudo, foi necessária a elaboração de um questionário, pois se entende ser essa técnica mais apropriada para a pesquisa proposta, principalmente pelo número de respostas que se pode obter e pela facilidade de tabulação. O questionário foi elaborado por blocos de questões.

Bloco A – Identificação do perfil do docente responsável por ministrar a disciplina Auditoria Contábil

Este bloco foi formado por 8 (oito) questões e o principal critério para sua definição foi a possibilidade de comparar as informações obtidas nesta pesquisa com as pesquisas de Madeira (2001) e Ricardino Filho (2002). Dessa forma, foi estabelecido um padrão quanto à formação dos docentes responsáveis por ministrar a disciplina Auditoria Contábil.

Bloco B – Identificação das principais dificuldades encontradas pelo docente durante o processo ensino-aprendizagem da disciplina Auditoria Contábil

Este bloco foi formado por 5 (cinco) questões elaboradas com base no referencial teórico. A partir delas foi possível identificar as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos professores, que, de forma direta ou indireta, interferem no desenvolvimento do trabalho docente. Também foram inseridas questões sobre a utilização do Laboratório de Informática e da Empresa-Modelo por se tratarem de

estratégias de ensino que não dependem, única e exclusivamente, da opção do professor.

Bloco C – Identificação das principais estratégias de ensino utilizadas e os enfoques dados nas aulas da disciplina Auditoria Contábil

Este bloco foi formado por 5 (cinco) questões que buscaram identificar a forma de conduta didático-pedagógica dos professores, com base nas estratégias de ensino e nos enfoques educacionais utilizados nas aulas. A elaboração dessas questões foi embasada nas diversas concepções educacionais apresentadas no referencial teórico.

Bloco D – Identificação da percepção do docente sobre o questionário aplicado

Este bloco foi formado por 3 (três) questões que retrataram a opinião dos docentes que participaram desta pesquisa, identificando o comprometimento e lisura nas respostas apresentadas.

Deve-se ressaltar que as perguntas não tinham o mesmo formato, visto que algumas eram de múltipla escolha, com limite de respostas e outras sem delimitação. O questionário completo encontra-se nos apêndices deste trabalho.

Limitações na pesquisa

As principais dificuldades para elaboração do questionário referiram-se à definição das estratégias de ensino e dos conteúdos programáticos da disciplina de Auditoria Contábil.

As estratégias de ensino relacionadas no questionário foram definidas após levantamento preliminar do referencial teórico e tiveram por base as estratégias mais comuns no ensino superior, de acordo com a literatura especializada.

Para a definição de quais conteúdos deveriam compor o questionário, novamente, foi necessário reportar às pesquisas efetuadas por Madeira (2001) e Ricardino Filho (2002), pois ambos trataram dos conteúdos propostos pelo ISAR. Tendo em vista que o currículo completo, sugerido para a disciplina Auditoria

Contábil, acarretaria em um questionário muito extenso e dificultaria a obtenção de respostas adequadas, foi preciso estabelecer um critério para elencar os conteúdos.

Esses dois pesquisadores analisaram os conteúdos programáticos dos currículos de instituições de ensino, de livros e de ementas de treinamento, em relação aos conteúdos propostos pelo ISAR. Em cada caso, foram obtidos percentuais por conteúdo e percentuais médios. Dessa forma, o critério utilizado para relacionar os conteúdos no questionário foi utilizar as maiores médias de aderência, o que possibilitava aumento da probabilidade de enquadramento dos respondentes.

Universo e Amostra

O universo (ou população alvo) desta pesquisa é caracterizado por docentes, que são responsáveis ou ministrem a disciplina Auditoria Contábil nos cursos de Ciências Contábeis. Fundamentando-se em informações fornecidas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais –, em 2003, existiam 701 instituições de ensino superior no Brasil que ofereciam o curso de Ciências Contábeis.

Por não se tratar de uma pesquisa censitária, tendo em vista o número elevado da população alvo, foi necessário o estabelecimento de uma amostra representativa e suficiente para apoiar as considerações finais. O critério utilizado para este estabelecimento foi restringir a pesquisa às instituições localizadas no estado de Minas Gerais, tendo em vista facilidades operacionais junto ao Conselho Regional de Contabilidade desse estado. De acordo com esse órgão, em 2005 existiam 76 instituições de ensino superior que ofereciam o curso de Ciências Contábeis. Essa quantidade de instituições de ensino é considerada relevante, dentro da população alvo, visto que o grau de significância, comumente utilizado nesse tipo de pesquisa, é de 5% e essa amostra encontra-se na ordem de 10% do universo total.

Foram utilizadas duas formas de envio do questionário às instituições selecionadas para a amostra: pelo correio e por e-mail. Nas duas formas, foram enviadas correspondências destinadas ao coordenador do curso e ao professor responsável por ministrar a disciplina Auditoria Contábil. Como a base de

informações foi obtida junto ao INEP, foram necessários contatos telefônicos com todas as instituições para a obtenção dos endereços postais e eletrônicos. O processo de envio dos questionários e suas respectivas respostas ocorreram durante o período de 20 de abril a 15 de julho de 2005, quando cessaram os encaminhamentos, tendo em vista o encerramento do semestre letivo.

Das 75 instituições de ensino pesquisadas (excluiu-se a instituição na qual o pesquisador trabalhava), apenas 22 responderam, com a ressalva que em uma delas ocorreu a devolução de dois questionários, pois existiam dois docentes responsáveis pela disciplina. Esse número de respostas pode ser considerado baixo, entretanto, ocorreu um fato não previsto: 19 instituições de ensino ainda não ofertavam a disciplina Auditoria Contábil em seus currículos pelo fato de serem recém criadas (entre 2003 e 2005). Dessa forma, a relação entre as instituições de ensino que responderam o questionário e o total de instituições que ofertavam a disciplina ficou em 40%, um percentual considerável para a identificação dos dados da pesquisa. Tendo em vista que o principal objetivo da pesquisa é exploratório, corroborado pela revisão bibliográfica, o número de respondentes foi suficiente e relevante.

A relação das instituições de ensino superior que foram pesquisadas encontra-se nos apêndices deste trabalho.