• Nenhum resultado encontrado

6 A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PÚBLICA DE DIREITO EM SALVADOR:

6.2 METODOLOGIA

Os Cursos de Graduação em Direito das universidades públicas de Salvador têm suas grades curriculares compostas por diversas disciplinas, as quais são desenvolvidas no tempo mínimo de 10 (dez) semestres, ou seja, 05 (cinco) anos. Diante da execução de vestibulares periódicos, o número de alunos se renova a cada certame; dessa maneira, a quantidade e a variedade de usuários-alunos é constante. A pesquisa fora realizada com alunos das duas universidades.

Esta pesquisa se desenvolveu entre meados de 2011 até o primeiro semestre de 2013, segundo informações obtidas1 nos setores competentes, Secretaria Acadêmica e Colegiado dos Cursos de Direito da UFBA e da UNEB. Constatou-se que o corpo discente dessas universidades compunha-se: na UFBA,

1 Secretaria Acadêmica do Curso de Direito da UFBA, no dia 13 jun. 2012; e Colegiado do Curso de Direito da UNEB, no dia 05 abr. 2013.

aproximadamente, por 1800 (mil e oitocentos) alunos, sendo 1.100 (mil e cem) matriculados no turno matutino e 700 (setecentos) no turno noturno; e, na UNEB por 243 (duzentos e quarenta e três) alunos matriculados no turno matutino, os quais são alocados em 05 (cinco) turmas semestrais. Na Universidade Estadual da Bahia o Curso de Direito é ministrado no turno da manhã, porém algumas disciplinas, às vezes, são oferecidas no turno da tarde, para que sejam ajustados os alunos sem semestre ou os atrasados, entretanto, tal incidência não importa na existência de um curso vespertino.

Diante desse quantitativo de alunos do curso de bacharelado em direito das universidades públicas da capital baiana, buscou-se nesta pesquisa, trabalhar os dados com uma porcentagem fixa de 10% (dez por cento) do quantitativo de alunos para representar cada instituição. Assim, os sujeitos analisados são os alunos que estudam e estão regularmente matriculados nos Cursos de Direito da UFBA e da UNEB, usuários reais e potenciais das bibliotecas universitárias dessas instituições.

Assim, no quadro seguinte, tem-se o quantitativo de alunos-usuários das bibliotecas universitárias públicas de Direito, no município de Salvador:

Quadro 2 – Quantitativo de discentes dos cursos de direito das universidades públicas na capital baiana e quantitativo de alunos-usuários pesquisados.

Universidades Públicas em Salvador

com Curso de Direito

Quantitativo de alunos do Curso Direito Porcentagem escolhida para representar os usuários - 10% Quantitativo de alunos analisados UFBA 1800 10% 180 UNEB 243 10% 24 Fonte: o autor.

Assim, após a análise da interação do usuário com a biblioteca de sua instituição, observar-se-á as características comuns existentes, de modo a proporcionar uma visão geral da relação usuário versus biblioteca universitária pública de direito.

O presente trabalho caracteriza-se, quanto à sua natureza, como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Nesse sentido, vislumbrou-se descrever as características específicas do usuário da biblioteca universitária pública de direito, e, posteriormente, interpretar os dados obtidos através da observação e dos questionários aplicados.

Durante a pesquisa, subsidiariamente, utilizou-se outros procedimentos para o levantamento de dados, como as pesquisas bibliográfica e de campo. As quais, complementarmente contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa central pois a partir dos livros, periódicos, entre outros materiais existentes que tratam sobre o tema proposto, o pesquisador teve ampliado seu rol de possibilidades e técnicas para analisar os dados coletados.

Dentre as técnicas de pesquisa existentes para a obtenção dos dados foi utilizada a observação e o questionário. Os questionários foram aplicados aos usuários-alunos e, como critério, foi estabelecido que apenas poderia participar da pesquisa aqueles alunos devidamente matriculados no curso de direito.

A utilização desse instrumento mostrou-se bastante positiva pois os alunos tinham muitas atividades, como aulas, trabalhos, seminários ou provas. Os questionários como instrumento de coleta se mostraram eficientes, pois atingiram de forma segura, rápida e eficaz o número de usuários a serem analisados. De outro lado, a aplicação dos questionários terminou por economizar recursos financeiros e logísticos para a concretização da pesquisa.

A observação das rotinas dos usuários no recinto da biblioteca proporcionou a visão geral sobre como ocorre o processo de interação entre usuário-aluno e biblioteca. Assim, catalogou-se os acontecimentos desde a chegada ao balcão de atendimento e computador local, à procura por informação, o atendimento propriamente dito e a saída da biblioteca.

No desenvolvimento da pesquisa, objetivando coletar dados, o pesquisador passou a, além de observar, a experimentar os serviços das bibliotecas, tais

como: empréstimo, consulta às base de dados e ao Sistema Pergamum, dentre outros. Além de conversar com os usuários-alunos de Direito sobre os serviços prestados pelas suas bibliotecas universitárias.

Na UFBA, a aplicação dos questionários ocorreu num mesmo dia, mas em turnos distintos, ou seja, manhã e início da noite, ambos no estacionamento do Campus de Direito. Tanto o preenchimento, quanto a entrega dos questionários foram feitas de forma simultânea, sendo que os usuários finalizavam o questionário em cerca de 05 (cinco) minutos.

Na UNEB, os questionários foram aplicados aos alunos em suas respectivas salas, todos no período matutino, mas em dias diferentes, sendo que muitos alunos preferiram levar o questionário para responder em sua residência e posteriormente efetivar a entrega. Assim, na instituição estadual, o período de concretização de aplicação do instrumento de coleta ocorreu num lapso temporal de 15 (quinze) dias.

Os dados coletados foram representados em tabelas e gráficos passando a descrever a realidade de utilização das bibliotecas pelos alunos. As informações obtidas ao se analisar os dados visam servir de base para as discussões constantes neste trabalho.

No desenvolvimento da metodologia para a concretização da pesquisa, buscou-se estabelecer métodos e técnicas que, de maneira eficiente, representem a realidade dos fenômenos, ou seja, mostrem as necessidades dos usuários perante sua respectiva biblioteca universitária.