• Nenhum resultado encontrado

5 BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E O SUCESSO ACADÊMICO

5.1 METODOLOGIA DE PESQUISA

Para conhecer a história e o funcionamento de uma biblioteca universitária é preciso saber quem são seus usuários, como acontece a interação entre o usuário e a informação, quais são os recursos oferecidos para acessar a informação e como ocorre a adequação às novas tecnologias. Todos estes aspectos devem ser considerados para verificar de que forma a biblioteca contribui para a aprendizagem no ambiente universitário.

Para possibilitar a real compreensão, bem como dimensionar a importância da biblioteca no sucesso acadêmico dos alunos, foi necessária a realização de estudo comparativo entre o uso da biblioteca e o sucesso acadêmico, através da busca de informações e relatos de alunos de graduação laureados pela Universidade de Caxias do Sul, no período de 2005 a 2012. A escolha dos alunos de graduação laureados16 deveu-se ao fato de que os mesmos foram importantes na averiguação da contribuição ou não da biblioteca para o sucesso acadêmico dos mesmos, o que se constitui em um dos objetivos deste estudo.

16

O título honorífico de Laureado será outorgado a quem tenha concluído curso de graduação ou de pós- graduação com elevado nível de aproveitamento escolar, atingindo no mínimo nota 3 (três) em todas as unidades de disciplina do currículo e média global não inferior a 3,5 (três vírgula cinco), ou ainda, com média global igual ou superior a 3,7 (três vírgula sete), independentemente da nota mínima (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, 2011, p. 56).

Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove egressos laureados na UCS, cujas colações de grau ocorreram a partir do ano de 2005. A escolha deste ano como início do estudo deveu-se ao fato de que o empréstimo informatizado na Biblioteca Central iniciou em outubro de 2000, o que possibilitou observar as movimentações de empréstimo dos alunos que foram objetos do estudo. O roteiro das entrevistas encontra-se disponível no apêndice A e o termo de consentimento, no apêndice B. Nestas entrevistas, além dos dados de identificação, os alunos foram questionados sobre a utilização da Biblioteca durante a sua graduação. As perguntas versaram sobre a frequência de uso da Biblioteca, a finalidade da utilização, os espaços preferenciais na Biblioteca, a utilização das salas de estudo, a realização de trabalhos em grupo na Biblioteca, o uso dos recursos digitais disponíveis, a prestação dos serviços ocorridos, a qualidade do acervo e o suporte aos estudos através dos recursos disponibilizados, além da percepção dos alunos sobre a importância da mesma para sua formação acadêmica. As perguntas formuladas foram breves, simples e diretas, tentando aproximar o ritmo da entrevista ao de uma conversa (ALBERTI, 2004). Solicitou-se, ao término da realização de cada entrevista, a assinatura de um documento de cessão que possibilitou o uso da entrevista na elaboração do trabalho, conforme orientação de Alberti (2004).

Cabe destacar que a contribuição da Biblioteca não foi medida somente através das entrevistas. Autores como Poll (2003a, 2003b), MacEachern (2001), Goodall e Pattern (2011) afirmam que os métodos de pesquisa devem se basear em dados concretos, a partir da análise das obras consultadas e retiradas e dos conceitos obtidos pelos usuários ao longo de sua formação. Sendo assim, serão analisadas as narrativas de alunos laureados sobre o uso e a contribuição da Biblioteca para seus estudos de graduação, bem como os dados obtidos nos documentos administrativos da Biblioteca Central.

Muitas são as variáveis utilizadas para verificar a contribuição da biblioteca e a sua relação com o sucesso acadêmico. No presente trabalho, seriam levados em conta, principalmente, duas variáveis que melhor representam os serviços da biblioteca: o número de consultas (visitas) à Biblioteca Central por parte dos alunos e a retirada de obras através do empréstimo domiciliar. Infelizmente, os dados relativos ao número de visitas à Biblioteca Central apresentaram divergências que poderiam comprometer a presente pesquisa. Assim, optou-se por não utilizar esta informação.

Foi realizada uma análise dos registros de retirada de obras dos nove alunos laureados e selecionados, bem como dos demais colegas de turma dos entrevistados. Para a seleção dos nove alunos que fizeram parte do estudo foi necessário o estabelecimento de alguns critérios: obtenção de láurea acadêmica, campus onde foi realizada a graduação, período de formação, áreas do conhecimento.

Primeiramente, foram escolhidos para o estudo alunos que obtiveram láurea acadêmica, considerando que estes estudantes obtiveram maior êxito na sua trajetória acadêmica.

Após, foi necessário estabelecer o período a ser analisado. Foi determinado que o período ficaria compreendido entre os anos de 2005 e 2012. Este corte deveu-se ao fato de que o sistema de empréstimo informatizado da Biblioteca Central iniciou sua operação em outubro do ano de 2000. Desta forma, foi possível acompanhar toda a trajetória de empréstimo de um aluno formado em 2005, uma vez que os dados não seriam tão precisos com alunos formados em anos anteriores a este corte. Depois da definição do período, tornou- se necessário estabelecer três biênios, possibilitando, desta forma, melhor condução da pesquisa. Os períodos definidos para o estudo foram os biênios 2005/2006, 2008/2009 e 2011/2012. Após esta definição, foi possível obter uma relação dos alunos que estudavam em Caxias do Sul, Campus Central, e que foram laureados nos períodos estabelecidos. Obteve-se a relação destes alunos no protocolo acadêmico da Universidade. É importante ressaltar que foram selecionados somente egressos laureados em cursos que estavam vinculados ao Campus Central, pois a pesquisa restringia-se à Biblioteca Central. Desta forma, não entraram na análise alunos laureados que estudaram em outras unidades da UCS.

Após esta primeira seleção, constatou-se haver 236 alunos laureados. Assim, foi necessário estabelecer novo corte, visando uma seleção mais qualificada e padronizada. Optou-se por dividir os alunos em três grandes grupos, conforme as áreas do conhecimento, a partir de definição do CNPq. A seleção por áreas do conhecimento proporcionou a seguinte divisão: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e um grande grupo reunindo as demais áreas. Esta escolha ocorreu em virtude do número de alunos laureados em cada uma dessas áreas, uma vez que as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas concentram a maioria dos egressos laureados, mais precisamente 64% do total. Dos 236 alunos laureados pela Universidade de Caxias do Sul, no seu Campus Central, nos biênios 2005/2006, 2008/2009 e 2011/2012, 32% correspondem às Ciências Humanas, 32% às Ciências Sociais

Aplicadas e 36% representam as demais áreas do conhecimento. No biênio 2005/2006 foram laureado 46 alunos; no biênio 2008/2009 foram 123 alunos laureados e, no biênio 2011/2012 67 alunos obtiveram a láurea acadêmica.

Com o estabelecimento do período a ser analisado, bem como os grupos em que os egressos laureados estariam divididos, foi necessário a aplicação de mais alguns cortes. Visando evitar deslocamentos para outras cidades para a realização de entrevistas, ficou definido que somente egressos residentes em Caxias do Sul seriam contatados para a realização das entrevistas. Foi necessário, então, acessar os antigos dados cadastrais dos acadêmicos egressos e verificar os seus endereços residenciais. Visando haver uma margem de segurança, foram selecionados 8 alunos de cada período e cada área do conhecimento, residentes em Caxias do Sul.

Após esta seleção, iniciou-se o processo de aproximação, através de contato telefônico, seja móvel ou residencial. Descobriu-se que muitos egressos haviam mudado seus telefones, ou mesmo mudado de cidade, fatos que dificultaram o contato. Além desta dificuldade de contatar, foi preciso estabelecer outros limites visando garantir uma maior confiabilidade da pesquisa. Definiu-se que acadêmicos laureados que participariam do estudo não deveriam ser pessoas conhecidas do entrevistador, não deviam ter ou estar realizando atividades profissionais na biblioteca, ou seja, ex-estagiários ou funcionários da biblioteca. Devido a estes limitadores e às dificuldades de contato, foi necessário, em alguns casos, contatar um número superior a oito egressos. É importante frisar que se realizou um pré-teste da entrevista com três acadêmicos laureados, um de cada área pré-estabelecida, escolhidos aleatoriamente dentro do universo a ser pesquisado, com o objetivo verificar dificuldades na compreensão e resposta às perguntas da entrevista. Após conseguir o contato e concordância dos alunos, iniciou-se o processo de agendamento das entrevistas, as quais ocorreram entre novembro de 2012 e abril de 2013.

A entrevista foi realizada com a utilização de um questionário semiestruturado, visando possibilitar uma maior participação dos entrevistados, ou seja, uma visita à memória em relação à Biblioteca e seus espaços.

Alguns detalhes da entrevista merecem ser reportados, pois propiciaram uma mudança na forma de condução da mesma. Das três primeiras entrevistas, somente uma ocorreu no espaço interno da Biblioteca, as outras duas ocorreram fora do espaço da Biblioteca, por

iniciativa dos entrevistados e isto repercutiu na entrevista, pois a resposta dos mesmos foi mais objetiva, sem muitas recordações em comparação a entrevista ocorrida na Biblioteca. A partir desta observação, procurou-se conduzir todas as entrevistas nos espaços da Biblioteca, o que colaborou no processo de recordação de vivências, propiciando respostas com uma maior riqueza de detalhes, além de um certo saudosismo do período passado na Biblioteca e de sua época de estudante.

Após a realização da entrevista com os alunos laureados escolhidos para esta pesquisa, foi feito um estudo comparativo da utilização da Biblioteca e em relação à retirada de obras, com os demais alunos formados na mesma turma do aluno laureado. A análise comparativa deteve-se somente nos alunos que se formaram na mesma turma e no mesmo curso dos egressos laureados e selecionados para a participação na pesquisa.