• Nenhum resultado encontrado

O presente capítulo propõe descrever um estudo intervencionista que realizamos com vistas a responder a questão de nossa pesquisa, a saber: investigar a possibilidade e eficiência de se introduzir a noção de número inteiro negativo na 3ª série do Ensino Fundamental na Escola Pública, através da reaplicação de uma parte do estudo desenvolvido por Passoni (2002).

Passoni (2002) busca conhecer o processo de aprendizagem escolar na passagem das grandezas concretas para as abstratas do número.

Acreditamos que a noção dos números negativos pode ser introduzida desde cedo na escola, a partir de situações que estão de acordo com o mundo físico. (geral na p.1) ou (específica p.7).

3.1 – UNIVERSO DO ESTUDO

Nossos sujeitos são alunos de duas classes de 3º série, do período matutino, de uma Escola Municipal, localizada no Bairro Sapopemba, Zona leste de São Paulo. Esta escola atende aos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental, funcionando em períodos matutino e vespertino. Atende a, aproximadamente, 850 alunos, sendo 16 turmas pela manhã, 08 turmas no período da tarde e 02 turmas de reforço escolar no período matutino.

Os profissionais docentes da escola contam com razoáveis recursos pedagógicos, tais como: Biblioteca, sala de vídeo e laboratório de informática.

3.2 OS SUJEITOS

Este estudo foi realizado com dois grupos de alunos, isto é, envolveu duas classes da 3º série do Ensino Fundamental, às quais denominamos de

Grupo de Controle (GC) e Grupo Experimental (GE).

Em relação ao grupo experimental, começamos a trabalhar com 26 alunos, com idade aproximada de 9 anos, e como é comum o abandono ao longo do experimento, concluímos com 17 alunos. Quanto ao grupo de controle começamos com 27 alunos e finalizamos com 18 alunos.

3.3 DESENHO DO EXPERIMENTO

Nossa pesquisa tem caráter intervencionista, uma vez que contempla, em sua metodologia, a aplicação de um pré-teste, de uma intervenção de ensino e um pós-teste.

O desenho envolveu um grupo experimental e um de controle. Ambos os grupos submeteram-se tanto ao pré-teste como ao pós-teste.

Os grupos de pesquisa foram compostos de alunos de uma mesma escola de duas classes diferentes, porém numa mesma faixa etária.

O esquema abaixo é um quadro elucidativo do experimento que foi desenvolvido:

Quadro 3.1: Desenho do experimento

Grupo

Controle

Sujeitos

Grupo

Experi-

mental

Com Intervenção Manipulativa Pré teste Pós teste Pós teste Pré teste Sem Intervenção Manipulativa

O GE participou da aplicação de dois instrumentos diagnósticos sendo que o primeiro, teve o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os números inteiros, enquanto que o segundo, aplicado após intervenção de ensino visou, estudar o desenvolvimento desses conceitos. Nossa intervenção de ensino objetiva desenvolver os conceitos de introdução do número inteiro negativo na 3ª série do Ensino Fundamental, com o uso de material manipulativo específico conforme descrito a seguir.

O GC constituiu-se em um grupo de referência, em que aplicamos apenas o pré-teste e o pós-teste.

3.4 – PROCEDIMETO

O estudo constou de duas etapas distintas a saber: diagnostico (pré e pós-teste) e intervenção de ensino, desenvolvidas, separadamente com os dois grupos(GC e GE) de alunos que participaram da pesquisa da seguinte forma: GC – etapa diagnóstica (pré-teste e pós-teste) e GE – etapa diagnóstica (pré- teste e pós-teste) e intervenção de ensino.

Todas as etapas foram desenvolvidas em sala de aula convencional, no período normal das aulas, com a presença do pesquisador e da professora da sala.

A Etapa 1, referente aos Instrumentos diagnósticos, foi subdividida em duas fases, o pré e o pós-teste.

Na distribuição e passagem para o próximo exercício, o pesquisador e o professor leram as questões, em voz alta, para que os alunos pudessem entender e solicitassem ajuda toda vez que necessitassem.

O grupo composto pelo pesquisador e professor da sala, foi bastante cauteloso ao atender as dúvidas dos alunos quanto ao entendimento das

questões, de forma a não interferir em suas respostas. O motivo de tal procedimento está na garantia que nenhuma sugestão pudesse ser dada aos alunos, mesmo que involuntariamente.

As questões foram resolvidas pelos alunos, individualmente, no contexto de papel e lápis. O primeiro grupo que respondeu o pré-teste foi o GE e, no dia seguinte, o GC.

O conteúdo matemático abordado nas questões do pré-teste foi também contemplado no pós-teste de maneira semelhante, procurando manter o mesmo grau de dificuldade.

O pré-teste foi aplicado em Março de 2005, a intervenção de ensino foi desenvolvida ao longo dos meses de Março, Abril, Maio,Junho e Julho, e o pós-teste foi aplicado 15 dias após o término da intervenção.

A 2º Etapa, referente A intervenção de ensino, foi desenvolvida ao longo de quinze semanas e sempre que possível consecutivas com 1 só encontro semanal. Durante esses encontros foram realizadas 31 atividades, totalizando aproximadamente 15 encontros, com duração aproximada de 3h30 cada um.

No próximo capítulo será apresentado o resultado desta coleta, bem como as análises quantitativas e qualitativas.

3.5 – MATERIAL UTILIZADO

A pesquisa desenvolveu-se em 2 etapas, através do seguinte material: na etapa 1, o material utilizado constou de instrumentos diagnósticos (testes) aplicados em duas fases (pré e pós-teste), e na etapa 2 utilizamos fichas de atividades e material para manipulação.

3.5.1 – MATERIAIS DA ETAPA 1 – OS TESTES

3.5.1.1

-

Pré-Teste

O pré-teste foi constituído por 9 questões dispostas em forma de um caderno com as dimensões de meia folha A4. Em cada folha desse caderno havia, no máximo, duas questões por página, sendo que ao todo o caderno tinha 6 páginas, contando com a capa, a qual foi dedicada a identificação do aluno. Assim, temos que os testes (pré e pós) foram desenvolvidos no contexto de papel e lápis.

A seguir, apresentamos as questões do pré-teste, acompanhadas do objetivo, de uma análise a priori e de possíveis procedimentos de resolução.

1-PREENCHA NA SEQUÊNCIA ABAIXO ESCREVENDO O NÚMERO CORRESPONDENTE DENTRO DO CÍRCULO, OUTRO DENTRO DO TRIÂNGULO E OUTRO DENTRO DO QUADRADO:

a) O NÚMERO DENTRO DO CÍRCULO É MAIOR DO QUE O NÚMERO DO QUADRADO? SIM ฀ NÃO ฀

b) O NÚMERO DENTRO DO QUADRADO É IGUAL AO O NÚMERO DENTRO DO TRIÂNGULO? SIM ฀ NÃO ฀

c) O NÚMERO DENTRO DO TRIÂNGULO É MENOR QUE ZERO? SIM ฀ NÃO ฀

Quadro 3.2 - Questão 1 do pré teste. Esta questão objetiva identificar:

a) Se os alunos apresentam algum raciocínio com relação aos números inteiros positivos e negativos comparando-os entre si pelo seu valor numérico.

b) Se os alunos possuem alguma noção de posição na reta numérica com os números positivos e negativos e quais as relações que o número zero possui com eles.

c) Observar se as figuras geométricas são preenchidas com os números inteiros.

0 -1

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho dos alunos nessa questão será insatisfatório, pois a maioria dos alunos conseguirá preencher corretamente o valor numérico dentro do quadrado, porém encontrarão dificuldades em completar corretamente os valores do círculo e do triângulo, por se tratar de números negativos. Quanto ao conhecimento geométrico das figuras não tivemos interferência, pois foi um tema bastante trabalhado na 2ª série tanto no GC como GE, conforme relato da professora Célia da Escola Rodrigues de Carvalho, onde aplicamos a nossa pesquisa todos os alunos possuíam conhecimento de figuras geométricas, pois trabalham com elas desde a segunda-série.

2-OBSERVE COM ATENÇÃO OS NÚMEROS ABAIXO E ORGANIZE ELES EM ORDEM CRESCENTE NA LINHA.

9, -9, 5, -5, 1, -1 E 0

________________________________

Quadro 3.3 - Questão 2 do pré teste. Nesta questão, ainda temos como objetivo:

a) Analisar se os alunos apresentam algum raciocínio em relação ao valor numérico dos números inteiros.

b) Verificarmos se o aluno possui algum conhecimento ou familiarização com os números negativos e, ainda, alguma noção de ordenação em relação aos números positivos e negativos.

c) Também queremos observar se os alunos possuem alguma idéia de ordenação para os números positivos e negativos em relação ao número zero.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho dos alunos nessa questão será insatisfatório, pois provavelmente a maioria dos alunos não conseguirá realizar corretamente a ordenação por não estarem familiarizados com os números inteiros negativos.

3- O DESENHO ABAIXO É PARA MOSTRAR O PRÉDIO ONDE JOÃO MORA.

O PRÉDIO TEM DOIS ANDARES DE GARAGENS, UM ANDAR TÉRREO E QUATRO ANDARES PARA CIMA. O ANDAR TÉRREO JÁ ESTÁ INDICADO COM NÚMERO ZERO.

COMPLETE O DESENHO DO PRÉDIO COLOCANDO O NÚMERO CORRETO DENTRO DE TODOS OS ANDARES.

Quadro 3.4 - Questão 3 do pré teste. Nossa análise continua a mesma, ou seja:

Verificar se os alunos apresentam a capacidade de relacionar os números inteiros com os andares do prédio, considerando o piso térreo como sendo o número zero.

De forma geral, com base no aporte teórico, acreditamos que a maioria dos alunos nessa questão será insatisfatório conseguirão estabelecer uma correspondência entre os números inteiros e os andares do prédio, possibilitando ordená-los em ordem crescente. Porém encontrarão dificuldades para as garagens localizadas abaixo do piso térreo que corresponde ao

número zero, não utilizando os números negativos e, possivelmente alguns alunos escreverão uma seqüência em ordem decrescente.

4-ATENÇÃO OLHE O PRÉDIO ONDE JOÃO MORA. REPRESENTE NUMERICAMENTE OS ANDARES DO PRÉDIO NA RETA ABAIXO:

Quadro 3.5 - Questão 4 do pré teste.

Térreo 0 0 2 Subir é + Descer é -

Esta questão tem por objetivo analisar:

a) A capacidade do aluno, em observar a ordem dos números.

b) Se os alunos conseguem transportar os valores correspondentes aos andares dos prédios para os da reta numérica, isto é “enxergar” os andares do prédio como se fossem os números da reta numérica.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho para a maioria dos alunos nessa questão será satisfatório, conseguirão trabalhar com os números positivos, mas terão dificuldades com os números negativos que representam as garagens.

5- JOÃO MORA NO SEGUNDO ANDAR.

UTILIZE A RETA DO EXERCÍCIO ANTERIOR E RESPONDA:

a) PARA CHEGAR AO QUARTO ANDAR O QUE ELE PRECISA FAZER? ______________________

________________________________________________________________________

b) REPRESENTE SUA RESPOSTA COM NÚMERO____________________________________

c) SAINDO DO SEU APARTAMENTO O QUE ELE PRECISA FAZER PARA CHEGAR NA PRIMEIRA GARAGEM?

___________________________________________________________________

d) REPRESENTE SUA RESPOSTA COM NÚMERO___________________________________

Quadro 3.6 - Questão 5 do pré teste.

Nesta atividade o objetivo é de que o aluno perceba que a reta está representando o prédio e os andares os números inteiros positivos e negativos.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho para a maioria dos alunos nessa questão será satisfatório os alunos não terão grandes dificuldades de movimentar na reta numérica, mas poderão ter dificuldades na contagem dos andares representados na reta numérica.

6 - ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

a) 0 É MENOR QUE -8 SIM ฀ NÃO ฀ b) –5 É MENOR QUE -7 SIM ฀ NÃO ฀ c) 5 É MAIOR QUE 7 SIM ฀ NÃO ฀

d) – 7 É MENOR QUE 5 SIM ฀ NÃO ฀

Quadro 3.7 - Questão 6 do pré teste.

Nesta, o objetivo é de trabalhar com a representação dos números em relação ao seu valor numérico.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho para a maioria dos alunos nessa questão será satisfatório, nesse exercício os alunos não terão dificuldades no item c, mas para os outros itens os alunos apresentarão dificuldades, pois realizarão a questão trabalhando somente com números inteiros positivos, ignorando os sinais dos números.

7-OBSERVE COM ATENÇÃO A RETA ABAIXO E IMAGINE JOÃO ANDANDO NELA.

A) JOÃO SAIU DA POSIÇÃO -3 E CHEGOU NA POSIÇÃO 2. QUANTOS NÚMEROS ELE ANDOU?

B) JOÃO SAIU DA POSIÇÃO 4 E CHEGOU NA POSIÇÃO -3.

QUANTOS NÚMEROS ELE ANDOU?

Quadro 3.8 - Questão 7 do pré teste.

O objetivo, nesta questão, é observar como o aluno realiza as movimentações na reta com numeros inteiros positivos e negativos e se ele associa alguma idéia com o prédio.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho para a maioria dos alunos nessa questão será satisfatório, os alunos novamente não terão dificuldades para realizar os movimentos na reta numérica, e se apresentarem alguma dificuldade esta será focada na contagem.

8- USE A RETA ACIMA PARA LHE AJUDAR E RESPONDA QUAL É A DISTÂNCIA ENTRE OS NÚMEROS ABAIXO: a) DE -2 ATÉ 2 _________

b) DE -6 ATÉ 0 __________ c) DE 5 ATÉ -2 __________

Quadro 3.9 - Questão 8 do pré teste.

Nosso objetivo continua sendo de observar a associação dos andares do prédio com a reta numérica.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho para a maioria dos alunos nessa questão será satisfatório os alunos novamente não terão dificuldades para realizar as devidas movimentações na reta numérica, se apresentarem alguma dificuldade será focada novamene na contagem.

9 – PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NA DIREÇÃO E NO SENTIDO DO SEGMENTO DE RETA ABAIXO:

a) QUAL É O NOME DA DIREÇÃO DO SEGMENTO DE RETA:

__________________________________________________________________ b) QUAL É O NOME DO SENTIDO DO SEGMENTO DE RETA:

___________________________________________________________________

RESPONDA USANDO NÚMEROS E SINAIS (+ OU -):

c) PARA SAIR DE + 1 E CHEGAR EM + 4 QUANTOS NÚMEROS EU PULO:

___________________________________________________________________ d) PARA SAIR DE 0 E CHEGAR EM –3 QUANTOS NÚMEROS EU PULO:

___________________________________________________________________ e) PARA SAIR DE – 2 E CHEGAR EM + 3 QUANTOS NÚMEROS EU PULO:

___________________________________________________________________ f) PARA SAIR DE – 3 E CHEGAR EM –1 QUANTOS NÚMEROS EU PULO:

___________________________________________________________________

Quadro 3.10 - Questão 9 do pré teste.

Nosso objetivo é o de verificar se os alunos possuem algum conceito de direção e sentido em relação aos números positivos e negativos.

De forma geral, com base no aporte teórico, o desempenho para a -4 -3 -2 -1 0 + 1 + 2 + 3 + 4

maioria dos alunos nessa questão será insatisfatório. No que se refere à direção e sentido os alunos apresentarão grandes dificuldades de resolução, mas na situação para realizar as devidas movimentações na reta, será satisfatório e não encontrarão, portanto grandes “obstáculos”.

3.5.1.2

-

Pós Teste

No que se refere ao conteúdo matemático e também ao nível de dificuldade, elaborou-se para cada questão do pré-teste uma questão correspondente no pós-teste.

A seguir, apresentamos as 10 questões do pós-teste aplicadas para os mesmos alunos que responderam ao pré-teste e participaram da seqüência de ensino. Isso se justifica, pois a nossa finalidade é analisar, comparar e identificar os conhecimentos adquiridos após essa seqüência, que permite verificar então o desempenho dos alunos antes e depois do aprendizado.

Abaixo temos um quadro relacionando as questões do pós-teste e do pré-teste. No enunciado das questões do pós-teste consta entre parênteses a correspondente questão do pré-teste.

PÓS - TESTE PRÉ - TESTE QUESTÃO 1 2 QUESTÃO 2 3 QUESTÃO 3 1 QUESTÃO 4 6 QUESTÃO 5 7 QUESTÃO 6 8 QUESTÃO 7 4 QUESTÃO 8 5 QUESTÃO 9 9 QUESTÃO 10 NOVA

QUESTÃO1: (QUESTÃO2) - OBSERVE COM ATENÇÃO OS NÚMEROS ABAIXO E ORGANIZE-OS EM ORDEM CRESCENTE NA LINHA

8, -8, 3, -3, 1, -1 E 0

________________________________________

Quadro 3.11 - Questão 1 do pós teste. Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga realizar corretamente a ordenação em relação aos números inteiros positivos e negativos.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos que a maioria dos alunos não apresenta nenhuma ordenação em relação aos números inteiros negativos.

A figura abaixo ilustra um protocolo de aluno durante o pré-teste sobre a ordenação dos números inteiros.

QUESTÃO2: (QUESTÃO 3) - O DESENHO ABAIXO É PARA MOSTRAR O PRÉDIO ONDE JOÃO MORA. O PRÉDIO TEM DOIS ANDARES GARAGENS, UM ANDAR TÉRREO E QUATRO ANDARES PARA CIMA.

O ANDAR TÉRREO JÁ ESTÁ INDICADO COM NÚMERO.

COMPLETE O DESENHO DO PRÉDIO COLOCANDO O NÚMERO CORRETO DENTRO DE TODOS OS ANDARES.

Quadro 3.12 - Questão 2 do pós teste. Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga estabelecer uma correspondência entre os números inteiros e os andares do prédio, possibilitando ordená-los em ordem crescente para as garagens localizadas abaixo do piso térreo.

Com isto, queremos observar se, depois do aprendizado, o aluno usa o número zero como elemento neutro, e se utiliza corretamente os números inteiros positivos e negativos.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos que os alunos apresentaram: a) Ordenação somente com os números inteiros positivos, conforme figura abaixo que ilustra um protocolo de aluno durante o pré-teste.

FIGURA 3.2 – Protocolo de resposta aluno GC 1 do pré-teste

b) Dificuldades para utilização dos números inteiros negativos nas garagens localizadas abaixo do piso térreo, conforme figura abaixo que ilustra um protocolo de aluno durante o pré-teste.

FIGURA 3.3 – Protocolo de resposta aluno GC 1 do pré-teste

QUESTÃO3:(QUESTÃO 1)-PREENCHA A INTERVENÇÃO ABAIXO ESCREVENDO O NÚMERO

CORRESPONDENTE DENTRO DO CÍCULO, OUTRO DENTRO DO TRIANGULO, OUTRO DENTRO DO QUADRADO E OUTRO DENTRO DO RETÂNGULO:

a) O NÚMERO DENTRO DO CÍRCULO É MAIOR DO QUE O NÚMERO DO QUADRADO? SIM ฀ NÃO ฀

b) O NÚMERO DENTRO DO QUADRADO É IGUAL AO NÚMERO DENTRO DO TRIÂNGULO? SIM ฀ NÃO ฀

c) O NÚMERO DENTRO DO TRIÂNGULO É MENOR QUE ZERO? SIM ฀ NÃO ฀

d) O NÚMERO DENTRO DO RETÂNGULO É IGUAL DO QUE O NÚMERO DENTRO DO CÍRCULO?

SIM ฀ NÃO ฀

Quadro 3.13 - Questão 3 do pós teste.(ALTERAÇÕES NAS FIGURAS EM RELAÇÃO AO PRÉ-TESTE ACRESCENTAMOS UM RETANGULO)

Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga realizar corretamente a ordenação em relação aos números inteiros positivos e negativos, preenchendo as figuras geométricas acima com os respectivos valores.

Quanto ao conhecimento geométrico das figuras, nós ressaltamos novamente que não tivemos interferência, pois foi um tema bastante trabalhado na 2ª série tanto no GC ou GE, conforme relato da professora Célia, inclusive neste exercício foi incluída uma nova figura geométrica, o retângulo que está identificado no quadro acima.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos que os alunos apresentaram: a) Algum raciocínio em relação ao valor numérico dos números inteiros, apresentando ordenação somente com os números inteiros positivos;

b) Não apresentam nenhuma ordenação em relação aos números inteiros negativos;

0 -1

c) Dificuldades de completar corretamente os valores do círculo e do triângulo, por se tratar de números inteiros negativos.

A figura abaixo ilustra um protocolo de aluno durante o pré-teste sobre a ordenação dos números inteiros.

FIGURA 3.4 – Protocolo de resposta aluno GE 6 do pré-teste Questão4: (Questão6) - Assinale a alternativa correta.

A) 0 É MAIOR QUE -4 SIM ฀ NÃO ฀ B) 5 É MENOR QUE -8 SIM ฀ NÃO ฀ C) –5 É MAIOR QUE -7 SIM ฀ NÃO ฀ D) -2 É MENOR QUE -8 SIM ฀ NÃO ฀ E) –5 É MENOR QUE 7 SIM ฀ NÃO ฀

Quadro 3.14 - Questão 4 do pós teste. Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga distinguir adequadamente os números inteiros positivos dos números inteiros negativos.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos que os a maioria dos alunos não identificam os números inteiros negativos.

QUESTÃO 5: (QUESTÃO7)-OBSERVE A RETA ABAIXO E IMAGINE QUE JOÃO SAIU DA POSIÇÃO –2 E CHEGOU NA POSIÇÃO 3.

QUANTOS NÚMEROS JOÃO ANDOU?

Quadro 3.15 - Questão 5 do pós teste. Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga a movimentação na reta numérica com os números inteiros positivos e negativos, associando a idéia da reta numérica com o prédio, utilizando a contagem numérica.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos que os a maioria dos alunos não associam a reta numérica com o prédio e na sua maioria apresentam muitas dificuldades com a contagem.

QUESTÃO6:(QUESTÃO8)- USE A RETA ACIMA PARA LHE AJUDAR E RESPONDA QUAL É A DISTÂNCIA ENTRE OS NÚMEROS ABAIXO:

a) DE -3 ATÉ 3 _________ b) DE -5 ATÉ 0 __________ c) DE 0 ATÉ 6 __________ d) DE 4 ATÉ -3 __________

Quadro 3.16 - Questão 6 do pós teste. Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga associar a reta numérica com o prédio, apesar da dificuldade que os alunos apresentam em sair do concreto (prédio) e ir para a régua, na contagem dos números inteiros positivos e negativos para realização dos movimentos na reta numérica.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos que alguns alunos associaram a reta numérica com o prédio e na sua maioria apresentaram muitas dificuldades com a contagem.

QUESTÃO7: (QUESTÃO4) – OLHE COM ATENÇÃO A RETA ABAIXO E COMPLETE COM OS NÚMEROS

INTEIROS CORRETOS:

Quadro 3.17 - Questão 7 do pós teste. Análise a priori:

Depois do desenvolvimento da seqüência esperamos que a maioria dos alunos consiga distinguir adequadamente os números inteiros positivos dos números inteiros negativos. Verificamos se o aluno possui um referencial concreto para representação dos números em uma reta, ou se eles estão utilizando um registro de representação plurifuncional.

É interessante observar que na correspondente questão do pré-teste, em nossas análises a posteriori, constatamos:

a) Alguns erros em relação ao sentido da reta e ordenação dos números inteiros positivos e negativos;

b) Em nossas análises anteriores observamos que a minoria dos alunos enxergou os andares do prédio como números da reta numérica.

0 3

Questão 8: (Questão 5)- João está no número 3.

UTILIZE A RETA DO EXERCÍCIO ANTERIOR E RESPONDA:

a) PARA CHEGAR AO NÚMERO 5 O QUE ELE PRECISA FAZER?

____________________________________________________________________

b) REPRESENTE SUA RESPOSTA COM NÚMERO____________________________________

c) SAINDO DO NÚMERO 2 O QUE ELE PRECISA FAZER PARA CHEGAR NO NÚMERO -2?

No documento EDM HUMBERTO MESTRADO PROFISSIONAL (páginas 100-133)

Documentos relacionados