• Nenhum resultado encontrado

3.1 Área de estudo: Município de Fortaleza (FIGURA 7).

Figura 7– Macrorregiões de Saúde do Estado do Ceará com destaque para o Município de Fortaleza.

Fonte: Adaptado da Secretaria Estadual de Saúde, 2014.

Nessa macrorregião, a pesquisa está amparada pela FVs ativas e inativas do Município de Fortaleza (TABELA 1).

Tabela 1 – Relação das FVs ativas e inativas em Fortaleza

Locais das Farmácias Vivas FV Ativa FV Inativa

Quatro varas X CAPS - Centro de Atenção Psicossocial X Farmácia viva parceria UNIFOR - Prefeitura

Municipal de Fortaleza X

Farmácia viva da escola Marvin X

Mulheres do Movimento Itaoca X

Total 5 1

Fonte: Dados da pesquisa.

A seguinte tabela apresenta uma realidade da situação das FV´s no Município de Fortaleza, vinculadas a diferentes instituições, como escola, unidade de saúde, ONG. No seu quadro total, o município consta com 5 FVs em atividades e uma FV em situação inativa.

3.2 Natureza da Pesquisa e sujeitos de pesquisa

A pesquisa foi do tipo qualitativo e descritivo, a qual, segundo Appolinário (2006, p. 67), “é uma pesquisa que busca descrever uma realidade, sem nela interferir”.

Para o estudo da política pública em questão, a pesquisa se aproximou dos sujeitos dos âmbitos governamental (técnico agrícola, agrônomo, farmacêutico, médico) e não governamental (grupos de interesse, associações de moradores, ONGs e grupos de igreja) que atuam na gestão, implementação e/ou prestam serviços na política pública.

Como critério de escolha dos sujeitos, a pesquisa focou nos atores sociais que atuam ou atuaram na política pública, não se limitando a amostragens, mas ao total dos sujeitos envolvidos e dispostos em responder aos questionários.

3.4 Coleta e Análise dos Dados

A relação entre objetivos específicos, metodologias e instrumentos de pesquisa utilizados é apresentada sinteticamente no (QUADRO 2) e desenvolvida na sequência.

Quadro 2 – Relação entre objetivos específicos, metodologias e instrumentos da pesquisa.

Objetivos específicos Metodologia / Instrumentos Estabelecer uma linha do tempo a fim de compreender

o surgimento, a estrutura, a lógica e os sujeitos da Política Pública de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, aos níveis Estadual e Nacional.

Método histórico para construção de uma linha de tempo

Objetivos específicos Metodologia / Instrumentos Caracterizar a produção, transformação, distribuição e

dispensação dos fitoterápicos das Farmácias Vivas do Município a fim de conhecer a sua estrutura e dinâmica, se em forma de rede ou cadeia de produção e os sujeitos envolvidos.

Questionários estruturados dirigidos aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Levantamento qualitativo (frequências e tipologia); Confronto dos resultados com a política estadual

Entender a partir da percepção dos sujeitos sociais os porquês das prováveis diferentes FVs e os motivos da continuidade ou descontinuidade da FV.

Questionários semiestruturados aos diferentes sujeitos das prováveis diferentes FVs.

Matriz para análise de discurso; estatística descritiva de variáveis predeterminadas.

Fonte: Dados da pesquisa.

Para uma melhor compreensão da metodologia aplicada e resultados alcançados, o presente trabalho foi subdividido em três partes correspondentes cada parte a um objetivo:

3.5. Parte 1 – Construção da Linha do Tempo

Na consecução do primeiro objetivo específico, utilizou-se o método histórico para construção de uma linha de tempo da Política Pública de Plantas Medicinais e Fitoterápicas. Na visão de Lakatos e Marconi (1991, p. 107), o método histórico “investiga acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje”. Desse modo, partiu-se do pressuposto de que as políticas públicas direcionadas à sociedade ou grupo social apresentam uma carga de acontecimentos históricos, sociais e culturais que moldaram a forma em que estas são vistas e implantadas na atualidade.

No levantamento histórico, foram consultados dados secundários, registros institucionais, atas, relatórios finais de reuniões, portarias, decretos, documentos, entrevistas históricas etc. disponíveis de forma eletrônica e também no acervo do “espaço Professor Abreu Matos”. Do ponto de vista de FLICK (2009, p.231), pode- se utilizar a análise de documentos como método independente com a informação sobre aquela realidade em estudo que estiver documentada neste tipo de dados. O estudo foi focado nos sujeitos sociais envolvidos nos acontecimentos históricos que de certa forma culminaram no estabelecimento da atual Política Pública de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Os dados foram organizados por ano, sendo agrupados os acontecimentos e atores sociais envolvidos para cada ano, e sua relação ou efeito no ano posterior. Assim, a análise buscou não somente estabelecer uma cronologia dos fatos políticos, técnicos e sociais relatados, mas, sobretudo, estabelecer relações de causa e efeito entre esses fatos e os seus atores sociais.

3.6. Parte 2 – Tipologias das Farmácias Vivas

Elaboração de tipologias das FVs caracterizando a produção, transformação, distribuição e dispensação dos fitoterápicos das Farmácias Vivas do Município a fim de conhecer a sua estrutura e dinâmica, se em forma de rede ou cadeia de produção e os sujeitos envolvidos.

Na caracterização das FVs, foi realizada pesquisa de campo, por meio de questionário estruturado e direcionado aos Gestores das Farmácias Vivas (um gestor por instituição).

Os gestores das FVs, num total de seis entrevistados, responderam ao questionário estruturado em seus locais de trabalho, quais sejam: Fundo de Apoio Comunitário, Quarto Varas, CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, FV da UNIFOR - Prefeitura Municipal de Fortaleza, Escola Profissionalizante Marvin e Mulheres do Movimento Itaoca.

3.7. Parte 3 – Apreensão da Percepção dos Atores Sociais Executores da Política Pública Essa parte vem contemplar o terceiro objetivo, e para alcançar seus resultados foram realizadas pesquisas de campo, utilizando-se questionários semiestruturados.

Os outros atores sociais que atuaram ou atuam na política pública de plantas medicinal e fitoterápica, tida no conceito de políticas públicas como os atores sociais burocratas que executam a política pública, responderam a um questionário semiestruturado nos seguintes locais: na ONG Quatro Varas com 6 questionários, Posto de Saúde da Família - Guiomar Arruda com 2, Fundo de Apoio Comunitário – FAC com 1 e no I Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para o SUS, ocorrido na Casa José de Alencar com 38 questionários.

Em termos de representatividade da população estudada, a pesquisa buscou alcançar a população total, caracterizando uma amostragem intencional, não probabilística. O grupo de gestores foi constituído por praticamente a população total, referente a seis FVs de Fortaleza. No grupo dos outros atores sociais nem todos se mostraram dispostos a responder ao questionário. Assim, no total foram realizadas 53 entrevistas, sendo 6 com os Gestores das FVs e 47com os profissionais que atuam nas FVs conforme ( QUADRO3).

Quadro 3– Quadro geral dos entrevistados

Entrevistados

Gestores das FVs Outros profissionais que atuam nas FVs Total

6 47 53

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

Quanto às análises dos dados obtidos referente à parte 2 e parte 3, dos objetivos específicos, utilizou-se a estatística descritiva e se construiu uma tipologia do sistema, com base em fluxograma de produção e dispensação da planta medicinal e/ou fitoterápico. No objetivo terceiro também se utilizou a estatística descritiva, acrescida de uma aproximação à análise do discurso.

A organização e análise dos questionários foram realizadas com a tabulação das respostas dos atores sociais em Excel, e a estatística descritiva foi calculada no SPSS. Nas respostas fechadas em alternativas foi utilizada a estatística descritiva. Já as respostas abertas (discursivas), foram agrupadas por semelhanças de respostas aproximando-se assim de uma análise do discurso.

Documentos relacionados