• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo, serão apresentados o universo de análise da pesquisa, os critérios adotados para a seleção dos participantes, os critérios estabelecidos para a geração dos materiais que constituem os corpora de análise, assim como os procedimentos realizados para a análise dos dados linguísticos.

3.1 UNIVERSO DE ANÁLISE

Este trabalho investiga o contexto de uma empresa júnior (EJ) de revisão de textos, denominada Grámmatos Jr., vinculada ao curso de Bacharelado em Letras – Português da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao projeto de extensão Formação de revisores de textos (GAP: 044795). Uma EJ caracteriza-se por ser uma “associação civil, sem fins lucrativos, gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior” (SILVA et al,, 2012, p. 19). As EJs configuram-se como um espaço de prestação de serviços para a comunidade em geral, proporcionando uma experiência empírica de mercado de trabalho aos alunos envolvidos nas atividades, uma vez que eles têm contato com clientes, organizam a estrutura interna das atividades, além de serem responsáveis pela seleção e pelo treinamento de novos membros.

Para consolidar o processo de formação profissional no espaço da Grámmatos Jr., foi prevista uma série de atividades que, de certo modo, envolviam todas as pessoas vinculadas à EJ e com ela comprometidas. A fim compreender como tais atividades eram desenvolvidas na prática e como poderiam (ou não) contribuir para a construção de uma profissionalidade crítica por parte dos alunos, participei da maior parte dessas atividades como colaboradora do projeto. Minha participação foi oficialmente regulamentada a partir do momento em que os alunos demonstraram ciência do desenvolvimento e do caráter da pesquisa e aceitaram participar da investigação, o que ficou registrado nos documentos exigidos pelo comitê de ética da UFSM19. Conforme será melhor detalhado no próximo capítulo, a Grámmatos Jr. foi fundada em 2017 com um total inicial de oito alunos aprendizes da atividade de revisão de textos. Dentre esses oito alunos, entretanto, selecionamos apenas três como participantes de pesquisa, os quais foram contatados por mim por meio da rede social Facebook em conversas privadas. Tal decisão de selecionar apenas três participantes de pesquisa foi tomada em virtude do caráter

19 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (ANEXO A); Autorização Institucional (ANEXO B); Folha de

longitudinal da pesquisa, o qual possibilita compreender os discursos dos participantes em relação às suas experiências vividas na Grámmatos Jr. Ademais, com um número amplo de participantes, seria inviável realizar esta pesquisa de forma satisfatória dentro do prazo disponível para a finalização do trabalho. Os participantes foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: i) assiduidade na participação das atividades da EJ; ii) disponibilidade para participar das atividades da pesquisa; e iii) ser membro da Grámmatos Jr. desde sua criação. Ainda, é pertinente salientar que os membros selecionados tinham, até a finalização da coleta dos dados, a Grámmatos Jr. como grupo de trabalho exclusivo no que concerne à revisão de textos.

Por fim, cabe sinalizar que participei das atividades da Grámmatos Jr. no período de março de 2017 a abril de 2018. Esse período foi estabelecido com vistas a verificar a construção da profissionalidade por parte dos alunos, tendo como referência dois momentos principais: i) o ingresso desses participantes na EJ, quando eles ainda não haviam iniciado o processo de formação profissional; e ii) o momento em que tais participantes passassem do papel de aprendizes para o papel de instrutores (SCHÖN, 2000) dos novos membros da EJ. Por essa razão, os momentos de desenvolvimento das atividades foram metodologicamente categorizados de acordo com a cronologia dos fatos: i) antes das atividades práticas; ii) início da experiência prática; e iii) trabalho com os novos membros.

3.1.1 Critérios e geração dos corpora

Cada um desses momentos mencionados no final da seção anterior possibilitou a geração de diferentes materiais para a composição dos corpora da pesquisa, com vistas à realização de uma análise de discurso linguisticamente orientada. Participar das atividades com os alunos foi de suma importância para a compreensão do contexto de desenvolvimento dessas atividades e para o planejamento da elaboração dos instrumentos de pesquisa, os quais encontram-se relacionados aos seus respectivos momentos de aplicação no Quadro 5.

Quadro 5 – Momentos de geração dos corpora

MOMENTO DE ANDAMENTO DAS ATIVIDADES

MATERIAL GERADO PARA ANÁLISE

1. Antes das atividades práticas Questionário semiestruturado 2. Início das atividades práticas Relato de experiência 3. Trabalho com os novos membros Entrevista semiestruturada Fonte: Autora.

O questionário semiestruturado (APÊNDICE A) foi aplicado antes das atividades práticas em virtude da hipótese de que a prática subsidia a construção da profissionalidade e sua formação reflexiva, conforme defende Schön (2000). Assim, esse material nos possibilita verificar como os alunos percebiam a atividade de revisão de textos antes da prática, o que propicia o início de uma linha do tempo dessa formação. Já o relato de experiência (APÊNDICE B) tem o potencial de fornecer dados sobre as primeiras impressões que os alunos tiveram sobre a prática da atividade, de modo que fosse possível verificar quais aspectos dessa prática os inquietaram e/ou os instigaram em relação à revisão de textos, assim como quais aspectos ocasionaram momentos de reflexão sobre o próprio fazer profissional. Por fim, a entrevista semiestruturada (APÊNDICE C) é um instrumento por meio do qual é possível ter acesso aos processos de (res)significação que os alunos realizaram para ensinar a atividade de revisão de textos para os novos membros, além de ter o potencial de revelar a mudança de perspectiva dos participantes em relação aos demais materiais gerados20. O tratamento dado a cada um dos materiais descritos nesta subseção para o alcance dos objetivos da pesquisa é detalhado a seguir.

3.2 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE

Para a análise dos dados linguísticos, tem-se em vista a execução dos seguintes procedimentos em cada um dos materiais gerados para a composição dos corpora da pesquisa:

i) descrição dos contextos que circundam o objeto da pesquisa: o contexto histórico-cultural da profissão e o contexto situado do universo de pesquisa;

ii) identificação dos lexemas ricos em significação; iii) segmentação das orações;

iv) análise das escolhas lexicogramaticais, tendo como base o Sistema de Transitividade.

v) descrição das etapas de construção da profissionalidade do revisor com base na interpretação dos dados linguísticos.

Para isso, focalizaremos o modo pelo qual os participantes de pesquisa passaram a (res)significar a atividade de revisão textos em suas práticas discursivas. Também voltaremos

20 As entrevistas foram realizadas individualmente, com duração média de 40 minutos cada, no dia 23/08/2018, no

prédio 40A da Universidade Federal de Santa Maria, e foram transcritas segundo a Norma Urbana Linguística Culta (NURC).

nosso olhar para os eventos sociais e contextuais que subsidiaram essa mudança e possibilitaram o processo de construção da escada da reflexão (SCHÖN, 2000). Os resultados as análises são detalhadamente apresentadas no próximo capítulo.

Documentos relacionados