• Nenhum resultado encontrado

4.1. A RECOLHA E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Baseada em referencial bibliográfico, a pesquisa levanta o papel e os benefícios de uma IES no desenvolvimento local e regional, os modelos de determinação do impacto económico das IES pelo lado da oferta e pelo lado da demanda, bem como o efeito multiplicador do impacto económico de uma IES na região ou local em que está inserida.

Este é um estudo descritivo, pois trabalha as informações do INTA de forma quantitativa, considerando frequências, médias e desvios-padrão dos dados obtidos a partir de aplicação de questionários estruturados, procurando determinar o impacto económico da IES na região onde está inserida.

É exploratório, pois pretende abordar um tema pouco estudado anteriormente, sendo o primeiro estudo no Brasil, capaz de estimar o impacto económico de uma IES na região ou localidade em que atua.

Para viabilização do trabalho, foram elaborados os inquéritos e estes direcionados aos docentes, ao corpo técnico-administrativo e aos estudantes atuais e aos estudantes egressos. Para facilitar a adesão do público alvo para as respostas dos inquéritos, foi feito convite pessoal por representantes da Direção Geral da IES aos professores, ao corpo técnico-administrativo e aos estudantes para que participassem do estudo, esclarecendo sobre a importância da participação no ambiente rotineiro de cada grupo de participantes, sobretudo nas salas de trabalho administrativo, nas salas de aula e em ocasiões de reunião de professores. Aos egressos o convite foi feito por telefone e por meio de correio eletrônico.

O instrumento de recolha de dados foi encaminhado a toda a comunidade académica através de correio eletrônico com link de acesso ao questionário, juntamente com um folheto de instruções e uma carta do Diretor Geral solicitando o preenchimento e explicando a importância do trabalho para a IES e para a região.

35 4.1.1 A ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO

Foi aplicado um questionário para cada categoria inquirida da comunidade académica (docentes, corpo técnico-administrativo, estudantes e egressos), baseado no estudo de Fernandes (2009). A partir da identificação das categorias, os componentes foram caracterizados e dispostos em blocos de questões (secções), com número de questões que variam entre as secções e entre as categorias de docentes e corpo técnico- administrativo e as categorias de estudantes e egressos.

Quadro 6 – Estrutura dos questionários aplicados aos Docentes e ao Corpo Técnico- Administrativo

Secção Título Nº de Questões Docentes

Nº de Questões Corpo Técnico- Administrativo

1 Caracterização Pessoal e Familiar 13 13

2 Caracterização Profissional 5 4

3 Condições de Vida 18 19

Fonte: Elaboração própria.

Foram dirigidas aos Docentes e Corpo Técnico-Administrativo 36 questões agrupadas em três secções: caracterização pessoal e familiar, caracterização profissional e condições de vida (Quadro 6). A caracterização pessoal e familiar buscou obter informações sobre gênero, idade, estado civil, habilitação acadêmica, local de origem e de residência e grupo familiar. Sobre a caracterização profissional as informações foram sobre a categoria profissional, tipo de vínculo, tempo de trabalho na IES e condições das instalações do local em que trabalha.

A última secção contemplou questões a respeito das condições de vida, tais como tipo de alojamento, rendimento mensal, gastos mensais, investimentos e gastos e permanência de visitas que recebe. Com estas questões foi possível obter informações a respeito da caracterização profissional e socioeconômica dos indivíduos inquiridos.

O questionário aplicado aos estudantes teve 54 questões separadas em seis secções, conforme disposto no Quadro 7, considerando aspectos relacionados a

36 caracterização pessoal e familiar, o percurso escolar, a situação escolar, as condições de vida, caracterização familiar e mobilidade internacional. Aos egressos foi aplicado questionário contendo 20 questões (Quadro 7) relacionadas a caracterização pessoal e familiar, o percurso acadêmico e situação profissional atual.

Quadro 7 - Questionários aplicados aos Estudantes e Egressos

Secção Título Nº de Questões Estudantes

Nº de Questões Egressos

1 Caracterização Pessoal e Familiar 13 4

2 Percurso Escolar/Acadêmico 7 8

3 Situação Escolar/Profissional Atual 5 8

4 Condições de Vida 18 -

5 Caracterização Familiar 6 -

6 Mobilidade Internacional 5 -

Fonte: Elaboração própria.

Antes de aplicados, os questionários tiveram a aplicação testada em dois representantes de cada categoria, a fim de validar a coerência das perguntas e respostas para cada categoria, bem como o tempo para respostas às questões, o que gerou alguns ajustes.

Os questionários foram submetidos ao teste de significância de suas variáveis, sendo utilizados o Modelo econométrico MQO, Métodos Mínimos Quadrados (SQL) e Modelo de Regressão Linear (OLS).

Após validação, foram encaminhados através de correio eletrônico com link de acesso e respondidos pela comunidade académica envolvida no estudo.

4.1.2. SELEÇÃO DA AMOSTRA E RECOLHA DE DADOS

Os questionários foram aplicados à comunidade acadêmica durante o segundo semestre de 2015, após sensibilização sobre a importância de sua aplicação. Foi dirigida

37 ao público selecionado para este fim (docentes, corpo técnico-administrativo, estudantes e egressos) através de correio eletrônico com o link de acesso para respostas às perguntas dos questionários.

A fim de se obter o maior número de respostas, foi feita uma campanha de sensibilização e de lembretes solicitando o preenchimento dos questionários através do setor de Comunicação Interna da instituição.

4.1.3. TRATAMENTO DOS DADOS

Após o processo de resposta aos questionários, procedeu-se à análise descritiva e exaustiva da amostra através de tabelas de frequências (no caso das variáveis de natureza qualitativa) e da análise da média, desvio padrão, mínimo e máximo (no caso das variáveis de natureza quantitativa). Estes procedimentos foram possíveis através da utilização do software IBM SPSS 22.0.

38

Documentos relacionados