• Nenhum resultado encontrado

Passo 5 – Calcular o índice de preferência S ik da alternativa x i comparada à alternativa x k :

3.1 Metodologia Multicritério

A metodologia multicritério é utilizada em diversas áreas com aplicações práticas, por exemplo: na medicina para classificar pacientes dentro de um grupo de doenças com base em alguns sintomas; na gestão de recursos humanos para avaliação pessoal dentro de grupos apropriados de acordo com suas qualificações; na gestão de sistemas de produção e técnicas

de diagnósticos para monitorar o funcionamento dos sistemas de produção complexos; na área de marketing para mensurar a satisfação de clientes, para analisar as características de

diferentes grupos de clientes, para desenvolver estratégias de penetração no mercado e etc; no

meio ambiente e gestão de energia, ecologia para analisar e mensurar os impactos no

ambiente de diferentes políticas de energia e etc; na gestão financeira e econômica para previsão de fracasso de negócios, avaliação de risco de crédito para empresas e consumidores, avaliação e classificações de ações, análise do risco país e etc (Zopounidis & Doumpos, 2002).

De acordo com Roy (1996) o problema multicritério se apresenta em diversas situações, como por exemplo: nos problemas de infraestrutura em que a decisão da localização de uma rodoviária é uma decisão praticamente considerada irreversível, tendo altos gastos e importantes impactos nas redondezas. Os fatores como o custo de realocação, a quantidade de tempo antes do novo local se tornar funcional e como o novo local atenderá as necessidades da população também devem ser ressaltados. O segundo exemplo seria o caso do desenvolvimento agrícola de um país em que há um crescimento rápido da população. Porém, o aumento da porcentagem de importação de produtos alimentícios está ocasionando déficits no saldo da balança comercial. Várias medidas podem ser tomadas para reverter esta situação, tais como: desenvolver terras virgens, irrigar áreas secas, formar zonas rurais o que elevaria tanto o nível de emprego agrícola no país e a independência agrícola do país. O decisor tem que ressaltar um plano agrícola adequado compreendendo o desenvolvimento agrícola, as

37

mudanças nas exportações e importações, a quantidade de investimentos e o número de empregados.

De acordo com Zopounidis (1999) e Zopounidis & Doumpos (2002), a metodologia multicritério se desenvolveu bastante durante as duas últimas décadas, mas seu sucesso depende de dois fatores. O primeiro é o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão que possibilita aos decisores aproveitar as vantagens da abordagem MCDA, por exemplo, o sistema Fineva (Zopounidis, 1996), o sistema Finclas (Zopounidis & Doumpos, 1998), o sistema Bankadviser (Mareschal & Brans, 1993), etc. Em segundo, investigação do desempenho da abordagem MCDA em problemas do mundo real.

Xidonas (2009) e Zopounidis (1999) destacam a importância e contribuição da metodologia MCDA na solução de problemas de decisão financeira. A subjetividade das decisões financeiras, a diversidade de objetivos, metas e critérios e a complexidade do ambiente financeiro e econômico são alguns dos requisitos que se enquadram os problemas de decisão financeira na modelagem multicritério. As vantagens da utilização dos métodos multicritério na gestão financeira são descritos a seguir: estruturar, cuidadosamente, problemas complexos; avaliar, simultaneamente, critérios quantitativos e qualitativos; obter um alto grau de transparência no processo de avaliação, e; possibilidade de obter sucesso quanto à decisão tomada.

Diakoulaki (1992) apresenta um trabalho em que o método MAUT é utilizado em uma grande amostra de empresas farmacêuticas gregas para indicar índices financeiros comuns que representem o desempenho global da empresa. Descobriu-se que a rentabilidade é à medida que melhor diferencia e classifica as empresas. Já os indicadores de sucesso do negócio são melhores apresentados pela produtividade do trabalho e participação no mercado.

Siskos (1994) ressalta um Sistema de Apoio à Decisão integrado para a análise e financiamento de empresas por um banco de desenvolvimento industrial na Grécia. O desempenho financeiro das empresas (índices financeiros de rentabilidade, gerenciamento do desempenho, solvência) é analisado durante cinco anos pelo sistema e possibilita conclusões sobre suas tendências de desenvolvimento. As técnicas estatísticas multivariadas possibilitam a identificação dos índices financeiros mais significativos e classificação das empresas em categorias coerentes. Por último, o método multicritério UTA é aplicado para classificar as empresas com maior chance de falência ou não e, assim, auxiliar o banco quanto à disponibilização ou não de financiamento para as empresas.

38

Zopounidis & Doumpos (2001) propõem uma abordagem alternativa para as clássicas metodologias estatísticas que têm sido amplamente utilizados para o estudo de problemas de classificação financeira. A metodologia proposta combina a abordagem de desagregação de preferência (método de apoio à decisão multicritério) com sistemas de apoio à decisão. O Sistema de Apoio à Decisão de Classificação de Instituições Financeiras (FINCLAS) é apresentado e é uma ferramenta poderosa no auxílio na avaliação de risco de falência, de concessão de crédito, avaliação do desempenho das empresas e outros.

Samaras & Matsatsinis (2004) destacam o Intelligent Investor que é um sistema de apoio à decisão multicritério inteligente com o objetivo de apoiar a tomada de decisão em investimentos. Na gestão do portfólio o sistema utiliza diversas ferramentas, tais como a análise técnica, a análise fundamentalista e a psicologia do mercado. O sistema tenta descrever a conjuntura nacional e internacional quanto à tendência do mercado de ações.

Samaras (2008) descreve um sistema de apoio à decisão multicritério para análise das ações da bolsa de Atenas, segundo a análise fundamentalista. Como a análise fundamentalista é, geralmente, utilizada para investimentos de longo prazo o sistema analisa as ações segundo os dados quantitativos e qualitativos. As ações são classificadas da melhor para a pior ação para os investidores institucionais e privados, levando em consideração as condições reais e as informações relevantes.

Xidonas (2009) utiliza a metodologia multicritério para seleção de ações, com base na análise financeira. O método utilizado é o ELECTRE Tri que é empregado para a seleção de ações atraentes, através da análise do desempenho da empresa. Um grande número de empresas de diversos setores foi utilizado como alternativas, mas cada uma classificada em sua classe correspondente, ou seja, as particularidades de cada setor da economia são consideradas individualmente. A bolsa de Atenas foi utilizada para aplicação da metodologia proposta.