• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo serão desenvolvidos e apresentados a classificação da pesquisa, os seus sujeitos, o universo amostral, a coleta de dados, a análise e a interpretação dos dados, finalizando com o plano de sistematização do estudo.

3.1 Classificação da Pesquisa

As classificações da pesquisa que seguem foram determinadas para este estudo se construir com base em informações de fontes seguras.

a) Quanto a sua natureza

De acordo com Teixeira, Zamberlan e Rasia (2010), a pesquisa classificou-se, quanto a sua natureza, como pesquisa aplicada, pois gerou conhecimentos novos sobre o tema. Trata- se, ainda, de mostrar a aplicação prática voltada à solução de problemas específicos da realidade em que o ramo de estampas em foto produtos atua no mercado.

b) Quanto aos seus objetivos

Em relação aos seus objetivos, a pesquisa também pode ser classificada como exploratória, sobre a qual o pesquisador não dispõe do entendimento suficiente para prosseguir com o projeto de investigação, segundo Teixeira, Zamberlan e Rasia (2010). O estudo em questão qualifica-se como pesquisa exploratória, pois, embora trabalha sobre a construção de um plano de negócios, buscou-se conhecer o mercado empresarial de estampas e brindes no município de Ijuí/RS.

Neste sentido, esta pesquisa classifica-se, ainda, como descritiva, pois foram expostas características de uma determinada população, fenômeno ou relação entre variáveis por intermédio de uma pesquisa de mercado feita pelo próprio autor, que serviu de base para a análise dos dados que visou a estudar a viabilidade econômico-financeira de abertura de uma microempresa de estampas em camisetas (especialmente para formaturas em âmbito acadêmico) e brindes em geral, a partir da execução de um plano de negócios.

c) Quanto à forma de abordagem do problema

Em relação à forma de abordagem do problema, a pesquisa classificou-se como quantitativa que considera que tudo pode ser quantificável, pois a quantidade de dados a ser obtida é significativa para a preparação da empresa. A pesquisa classificou-se também como qualitativa, que defende a existência de uma relação dinâmica entre o mundo real e o subjetivo. Este estudo classifica-se como pesquisa aplicada e qualitativa. No quadro a seguir serão exemplificadas as pesquisas qualitativa.

Quadro 6 – Pesquisa Qualitativa

PESQUISA QUALITATIVA

Qual a quantidade de recursos financeiros a serem obtidos para a instalação da empresa?

Como será a preparação da empresa quanto a sua implementação?

Equipamentos, estrutura funcional e organizacional.

Concorrentes a serem identificados, fornecedores, clientes em potencial.

Fonte: Elaborado pelo autor da pesquisa, 2013.

d) Quanto aos seus procedimentos técnicos

Neste item buscou-se informações relevantes para o estudo em bibliografias sobre o assunto plano de negócios e a criação de novas empresas, buscando, passo a passo, a execução do plano de negócio e também analisando conceitos de vários autores sobre o tema de organização, prestação de serviços e empreendedorismo, obtendo-se, assim, uma base sólida para entender o futuro empreendimento. Quanto aos seus procedimentos técnicos, ela se caracterizou como bibliográfica, documental e estudo de caso simples.

A pesquisa bibliográfica, segundo Carvalho (2010), é a busca do que não se sabe. A autora ainda divide a pesquisa em três estágios: identificação de fontes confiáveis, localização dessas fontes e compilação das informações. Quanto à pesquisa documental, foram analisados documentos que obtiveram valor científico significante para a pesquisa, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre Plano de Negócios. Segundo Marconi e Lakatos (1996), a pesquisa documental afirma que o procedimento pode utilizar fontes escritas ou não, que se denominam fontes primárias.

Em relação ao estudo de caso, é uma investigação empírica, que examina um fenômeno dentro do contexto da vida real, analisando, assim, seu contexto de ambiente organizacional interno e externo em que está a se inserir, como, por exemplo, a oportunidade no mercado de prestar serviços de estampas em camisetas para formaturas e brindes em geral. Com isso, Gil (2002) afirma que o estudo de caso consiste na análise profunda e exaustiva de um objeto de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. A metodologia de pesquisa deste trabalho permitirá a realização das atividades propostas e o estudo pretendido.

3.2 Sujeitos da Pesquisa e Universo Amostral

O presente estudo teve como sujeitos da pesquisa que forneceram os dados clientes pessoa física como público em geral e público estudantil (universitários), com destaque para formandos, também as empresas que trabalham no ramo de formaturas no município de Ijuí/RS: estúdios fotográficos e as que trabalham com brindes em geral, estes também como clientes em potencial pessoa jurídica: Essencial Formaturas e Schmalz Foto e Vídeo. Os concorrentes analisados foram: Foto Gilberto, Mauro Spinato Fotografias, Digycop, Qualicop e empresas que trabalham no segmento de diferentes tipos de impressão (estampas de serigrafia) como a Brindex empresa de brindes em geral situada em Ijuí/RS, sendo esta empresa filial da Digycop. Os fornecedores identificados foram as empresas que fabricam camisetas que são: Remo camisetas de Porto Alegre/RS, Malharia Marcelita de Ijuí/RS e Simony Malhas, como também empresas de equipamentos de estampas e impressão em camisetas e brindes em geral, como a Compacta Print, São Paulo/SP, a Rimaq, São Paulo/SP e a Servicemac, Itapecirica da Serra/SP, máquinas de estampas. Este estudo teve como universo amostral o mercado de estampas em camisetas e brindes em geral no município de Ijuí/RS.

3.3 Coleta de Dados

A coleta de dados ocorreu no período entre os meses de julho e agosto de 2013, mediante visitas, com aplicação de questionários junto as empresas de formaturas, estúdios fotográficos e organizações que atuam no ramo de foto produtos, sendo estas as empresas Essencial Formaturas e Schmalz Foto e Vídeo (clientes pessoa jurídica). Os concorrentes em potencial foram: Foto Gilberto, Mauro Spinato Fotografias, Digycop, Qualicop, Netcopy e também o público em geral e o público estudantil, posto que no público estudantil os questionários foram respondidos em sala de aula, e no público em geral foram abordados

pessoalmente pelo entrevistador. O modelo dos questionários que foram respondidos consta no Apêndice A, como também foi feita uma breve observação dos processos operacionais nas empresas quando da execução do questionário.

A observação pode-se apresentar como instrumento de pesquisa utilizado. A coleta de dados, conforme Beuren (2004), é uma técnica que faz uso dos sentidos para a obtenção de determinados aspectos da realidade; consiste em ver, ouvir e examinar os fatos ou fenômenos que se pretendem investigar.

3.4 Análise e Interpretação dos Dados

Os dados foram analisados de forma quantitativa, observando teoria x prática a partir do conhecimento obtido no decorrer dos estudos realizados no curso de Administração, bem como da base teórica. A partir disso, foi montado um plano de negócios que identificou se existe ou não a viabilidade econômico-financeira de instalação deste empreendimento.

A estrutura de plano de negócios a ser adotada foi a de Kunh e Dama (2009), que serviu de base para a elaboração do plano de negócios.

Quadro 7 – Quadro de análise e interpretação dos dados

OBJETIVOS ESPECÍFICOS METODOLOGIA

a) Diagnosticar a situação atual em termos de ambiente interno e externo.

Pesquisa de campo com os potenciais clientes e fornecedores, e foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários e aplicação do método Fofa.

b) Verificar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

Por meio da utilização de indicadores financeiros será feita uma análise dos índices apresentados para, assim, demonstrar a viabilidade do empreendimento ou não. c) Propor um conjunto de

ações para que o empreendimento seja viável.

Foram propostas algumas ações necessárias para que o empreendimento tenha sucesso.

Fonte: Elaborado pelo autor da pesquisa.

3.5 Sistematização do Estudo

Os dados do tipo de empreendimento a ser lançado no mercado, sendo este o objeto deste estudo, foram analisados e comparados com as opções já existentes no mercado de atuação de estampas em camisetas. Foram coletados dados como os custos das operações

realizadas, o investimento total, a lucratividade do empreendimento, estudos feitos em relação ao marketing e planejamento e estruturação da organização. Os resultados serão apresentados por meio de quadros que os demonstrem de forma clara e concisa.

Este tópico traz uma proposta de estrutura para a sistematização do estudo. O presente trabalho está estruturado nas seguintes etapas: elementos pré-textuais; introdução; contextualização do estudo: com a apresentação do tema, problema ou questão de estudo, os objetivos gerais e específicos e a justificativa. O referencial teórico faz referência aos autores sobre empreendedorismo e plano de negócio, temas fundamentais para o entendimento desta pesquisa. A metodologia foi composta por: classificação da pesquisa, sujeitos da pesquisa e o universo amostral, detalhamento da coleta de dados e da análise e interpretação dos dados com a apresentação do diagnóstico. Os itens pós-textuais são constituídos pelas referências bibliográficas, os anexos e os apêndices.

Razão Social: F & R Estampas e Brindes Ltda. Nome Fantasia: F & R Estampas e Brindes

F&R

Estampas e Brindes

Email: atendimento@f&rbrindes.com.br Site: <www.f&restampasebrindes.com.br>

INTRODUÇÃO

O presente plano de negócio tem por principal objetivo verificar a viabilidade econômico-financeira para formar uma microempresa de estampas em camisetas (especialmente para formaturas) e brindes em geral a partir da execução de um plano de negócios. O ramo de atividade a ser explorado é o de prestação de serviços de estampas em camisetas ou brindes em geral, mas com foco de prestação de serviços para empresas de formaturas.

A estrutura física do empreendimento será localizada em Ijuí/RS, na própria residência do empreendedor, situada na Rua Dorival Marques de Carvalho, 486, Bairro Industrial. O tipo de empresa a ser constituída é de caráter de microempreendedor individual, no regime tributário do Simples.

Apesar da inexperiência no ramo, o empreendedor pretende pôr em prática os ensinamentos adquiridos no decorrer do curso de bacharel em Administração, além de buscar qualificação técnica na atividade profissional de estampas, procurando entender melhor o processo de produção e, com isso, executar um plano de negócios para que o empreendimento tenha chance de sucesso.

Mediante a localização do futuro empreendimento ser no município de Ijuí, e o setor de prestação de serviços é a atividade predominante na região, o foco do futuro empreendimento é o ambiente universitário, além de apresentar possibilidade de expansão para as demais cidades da região, porém esta questão deverá ser aprimorada por meio de uma pesquisa de mercado na área dos municípios a ser estudada. Em relação às empresas que atuam na região ou em Ijuí, obtiveram-se dados referentes aos concorrentes mediante pesquisa de mercado neste município.

O negócio pretende ser efetivado após a elaboração do plano de negócio e sua análise de viabilidade, para, então, buscar capital para investimento na empresa. A chance de se ter sucesso nesse empreendimento é devido a série de produtos ser bastante diversificada e o mercado estar em expansão, além da possibilidade de agregar valor aos produtos por serem

personalizados e, muitas vezes, exclusivos. Com a pesquisa de mercado realizada pode-se analisar as opiniões de pessoas que trabalham no mesmo ramo e assim observar, de forma geral, que o negócio é lucrativo e o retorno do investimento é de médio prazo.

O diferencial do negócio a ser oferecido será a qualidade na prestação de serviço, com novas ideias para estampas em camisetas de formatura, chamando a atenção do público estudantil e também a busca de parcerias junto as empresas de formatura e outros eventos. Também será oferecido como diferencial o bom atendimento e a entrega dos produtos dentro do prazo estipulado, buscando a eficácia no atendimento aos clientes.

O investimento inicial total será em torno de R$ 41.968,55. O seu retorno será calculado na execução do plano de negócios, mas, de acordo com o empreendimento, será conforme os pedidos de produtos a serem estampados. Pretende-se no espaço adequado de tempo o retorno do capital investido, de preferência a médio prazo. A fatia de mercado será inicialmente de 10% no município de Ijuí. O público-alvo se encontra no âmbito universitário.

4.1 Análise de Mercado

4.1.1 Estudo do Setor

Esta análise foi realizada para avaliar o estudo do setor no qual será desenvolvido o negócio. De acordo com as informações disponibilizadas pelos proprietários de empresas do ramo, este setor encontra-se cada vez mais em crescimento devido às facilidades de pagamento encontradas no comércio e também com o aumento da renda da população e o crescimento econômico do país. Percebe-se, mediante esses dados, que o mercado se mostra promissor para o desenvolvimento dessa oportunidade de negócio.

Um dos fatores apontados como motivo pela procura por brindes personalizados é que camisetas personalizadas são um dos presentes mais vendidos no mercado. Apesar de já estarem em torno de 20 anos no mercado, ainda é um produto bem-vendido e o mercado concorrente ainda não é tão expressivo para se considerar um mercado sem espaço para investimento.

A busca por um presente que seja personalizado para uma pessoa especial é uma característica do diferencial no mercado, e assim tem-se uma oportunidade de negócio. O mercado é amplo em Ijuí/RS. A população do município, de acordo com o último censo do IBGE 2010, é de 78.915 habitantes. Os consumidores finais são pessoas físicas e jurídicas, de ambos os gêneros, pertencentes a todas as classes sociais.

O foco do público a ser atendido é o público jovem estudantil universitário, que, no município de Ijuí, é de cerca de 3 mil alunos de várias localidades do país. A localização geográfica do cliente pretendido está na Região Sul do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, município de Ijuí/RS. Os principais fatores que influenciam este mercado são os econômicos, por ter sua economia principalmente voltada para o setor de serviços e também a agricultura como carro-chefe da economia local. As condições econômicas do município de Ijuí/RS se encontram em pleno desenvolvimento.

4.1.2 Estudo dos Clientes

É de extrema importância conhecer o cliente mais profundamente, procurar entender o que ele espera em adquirir um produto, perceber o que ele prefere ou não. Dolabela (2008) afirma que o alvo das entrevistas deve ser a clientela definida pela segmentação de mercado em que a empresa irá atuar.

Clientes pessoa jurídica Essencial Formaturas

Endereço: Rua do Comércio, nº 1330, São Geraldo, Ijuí/RS Fone: 55 3333-1117

Tempo de atuação: 5 anos

Schmalz Foto e Vídeo

Endereço: Rua Benjamin Constant, nº 21, Centro, Ijuí/RS Fone: 55 3332-8791

Quanto aos clientes (Pessoa Jurídica) identificados, pode-se verificar que trabalham com o público formando, e que tem interesse em atuar nesta área de foto produtos. Quanto ao que mais esperavam dos fornecedores, a resposta com mais ênfase foi o prazo de entrega – um dos principais itens analisados por eles –, mas também qualidade e bom atendimento são priorizados.

Clientes pessoa física

Em relação aos clientes pessoa física, realizou-se uma pesquisa na cidade de Ijuí/RS com 117 pessoas, que são estudantes universitários e público geral. Buscaram-se informações sobre os perfis destes clientes, e os Gráficos a seguir representam o resultado deste questionamento. A relação das questões encontra-se no Apêndice B. Os Gráficos representados foram constituídos com o público geral e o público estudantil juntamente.

Gráfico 1 – Município em que reside

Do total de 117 pessoas entrevistadas como clientes pessoas física, foram questionadas 95 que residem no município de Ijuí, totalizando 81%, e 22 pessoas que residem em outros municípios, resultando em 19%.

Gráfico 2 – Gênero

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

O público entrevistado referente ao gênero feminino corresponde a 59 pessoas, sendo 50,1%, e o público masculino corresponde a 58 pessoas, sendo 49,9%. Com isso pode-se perceber uma vantagem não significativa do público feminino sobre o masculino, referindo-se à pesquisa dos dados do público entrevistado.

Gráfico 3 – Faixa etária

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

Quanto à faixa etária do público questionado, a maioria correspondeu a 69%, totalizando 81 pessoas de 21 a 30 anos, posto que o público-alvo da pesquisa é o público jovem. De 15 a 20 anos, isto é, 10%, de 31 a 40 anos, 11%, finalizando, 10% do público de 41 a 50 anos. O público de 60 anos ou mais não fornecer dados referentes na pesquisa.

Gráfico 4 – Renda mensal aproximada

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

A renda mensal aproximada da maioria dos entrevistados foi na faixa de 1 a 2 salários mínimos, 44%,. Do público, 28% é referente à faixa de 3 a 4 salários. Na faixa de 1 salário, sendo 21%, e na faixa de 5 salários ou mais, 6%. De acordo com o último censo do IBGE em 2010, a renda da população entre 20 e 24 anos era de R$ 748,36, considerando que o salário mínimo da época era de R$ 510,00. Em comparação com a pesquisa obtida neste estudo, a renda da maioria dos entrevistados ficou entre um a dois salários mínimos, observando-se que a renda salarial manteve-se a mesma durante este espaço de tempo (INSTITUTO..., 2013).

Gráfico 5 – Prioridades no momento da compra

No Gráfico 5, quanto às prioridades da compra, 29% elegeram a prioridade do bom atendimento na hora da compra. Seguindo, 31% elegeram também como variável importante no momento da compra o preço, e igualmente 31% observam a diversidade de opções de produtos e qualidade como prioridades na compra. A organização dos produtos e a higiene obtiveram 9% dos dados, sendo 17 pessoas entrevistadas.

De acordo com Froemming et al. (2009), na intenção de compra, para o consumidor tomar decisão, é preciso que mais de uma alternativa esteja disponível. As decisões devem ser tomadas em relação a que alternativas de escolha considerar e que critérios de avaliação empregar ao avaliar as alternativas.

Gráfico 6 – Forma de Pagamento

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

A maioria dos entrevistados, 35% costumam pagar suas compras à vista em dinheiro. A seguir 27%, utilizam o pagamento à vista, com cartão; 19% pagam suas compras a prazo no cartão; 10% utilizam a prazo o cheque e 9% compram a prazo no crediário. O Gráfico 6 demonstra que na compra de produtos o consumidor tem, na maioria das opiniões, a opção de pagar à vista em dinheiro, seguindo também o pagamento com o cartão à vista. Isso revela que, no caso de itens como estampa em foto produtos, com pequeno valor de mercadoria, o pagamento a ser efetuado pelos clientes será, geralmente, à vista.

Gráfico 7 – Geralmente você realiza pesquisa de preço antes de efetuar suas compras?

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

A maioria dos entrevistados, 72%, realiza pesquisa de preço, e 28%, não têm este hábito. Com isso, por meio desses dados percebe-se que o público entrevistado tem por cultura própria a pesquisa de preço, e este fator serve de item de observação do administrador para que ele tenha uma estratégia de preço e de atuação no mercado bem-definida. Sendo assim, o Gráfico 7 mostra um dado relevante para o administrador para que ele possa buscar referências de preço dos produtos efetuados pela concorrência, e criar estratégias eficazes de competição no preço de seus produtos para, então, ter poder de atuação no ramo em que está atuando.

Gráfico 8 – Pagariam mais por um produto pela qualidade

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

No público entrevistado, 87% pagariam mais por um produto de qualidade. Das pessoas, 13%, não pagariam mais por um produto pela qualidade. Referindo-se ao tema da qualidade, Lopes (2009) comenta que a qualidade representa alguma coisa bem-feita, bem- concebida, bem-projetada e executada, satisfazendo administradores e clientes. Com isso, a importância da qualidade nos serviços da empresa é, de fato, um elemento importantíssimo no funcionamento da organização prestadora de serviços, pois quando a qualidade num produto e/ou serviço é enfatizada na empresa, a satisfação do cliente é plenamente atingida e, assim, o produto/serviço atende às necessidades do cliente.

Gráfico 9 – Costumam presentear em datas especiais com produtos personalizados

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

Quanto ao costume de presentear, 86% não possuem o hábito de presentear com brindes personalizados, e 14% do público entrevistado, já presentearam com brindes personalizados. O comportamento de um público-alvo a ser atingido pelo empreendedor serve de base para ele tomar decisões que sejam eficazes no processo operacional e administrativo.

Gráfico 10 – Se sim, por quais das opções você optaria?

Fonte: Pesquisa de campo (agosto 2013).

Camisetas e canecas são os brindes preferidos pelas pessoas que já utilizaram este tipo de produto. Fronhas para travesseiro e canetas não foram citados no questionário do público em geral.

Estudantes que já utilizaram este tipo de produto preferem camisetas e canecas como

Documentos relacionados