• Nenhum resultado encontrado

“Apenas conhecemos corretamente um método de investigação depois de o termos experimentado por nós próprios”.

Quivy e Campenhoudt

A Ordem dos Enfermeiros afirma que a investigação em Enfermagem é um processo sistemático, científico e rigoroso que procura desenvolver o conhecimento da disciplina, respondendo a questões; ou resolvendo problemas para benefício dos utentes, famílias e comunidade. Ela inclui a promoção da saúde, a prevenção da doença, o cuidado à pessoa ao longo do ciclo vital, durante os problemas de saúde e processos de vida, ou visando uma morte digna e serena. Tem como objetivo desenvolver uma prática baseada na evidência, melhorar a qualidade dos cuidados e otimizar os resultados em saúde (OE, 2006).

Para a realização deste Trabalho de Projeto, optou-se pela metodologia de projeto, uma vez que esta “baseia-se numa investigação centrada num problema real identificado e na implementação de estratégias e intervenções eficazes para a sua resolução. Esta metodologia, através da pesquisa, análise e resolução de problemas reais do contexto, é promotora de uma prática fundamentada e baseada em evidência” (Ruivo et al., 2010, p. 2).

Salienta-se que este Trabalho de Projeto tem como objetivo criar uma unidade de cuidados paliativos em França, no estabelecimento em que desempenhamos funções há cerca de 7 anos, de modo a dar resposta às necessidades dos doentes sem perspetivas de cura, melhorando a qualidade de vida e minimizando o sofrimento (consultar anexo 1 e 2). Segundo Ruivo et al. (2010, p. 2) a metodologia de projeto tem como principal objetivo “centrar-se na resolução de problemas e, através dela, adquirem-se capacidades e competências de caraterísticas pessoais pela elaboração e concretização de projetos numa situação real. A metodologia constitui-se assim, como uma ponte entre a teoria e a prática, uma vez que, o seu suporte é o conhecimento teórico para posteriormente ser aplicado na prática.”

Assim, “o participante é-o realmente, uma vez que é chamado a ter um papel ativo no decorrer do Trabalho de Projeto, tornando-se ator e construtor do seu próprio saber” (Many e Guimarães, 2006, p. 12).

48

P

ág

ina

Para a realização deste Trabalho de Projeto, seguiram-se as linhas orientadoras propostas por Ruivo et al. (2010), em cinco etapas: 1) Diagnóstico de situação, 2) Definição dos objetivos, 3) Planeamento, 4) Execução e Avaliação, 5) Divulgação dos resultados.

O diagnóstico de situação é primeira fase da metodologia de projeto e visa a elaboração de um mapa cognitivo sobre a situação-problema identificada, de modo a, elaborar um modelo descritivo da realidade, sobre a qual se pretende atuar e mudar. Implica a identificação dos problemas e um levantamento das necessidades, através de instrumentos de colheita/análise da informação, como a observação, entrevistas, escalas, etc.

Nesta fase, será efetuado um levantamento da situação sociodemográfica da região de Île-

de-France, assim como, a caraterização do estabelecimento de saúde, recorrendo a um

levantamento estatístico da atividade clínica do serviço de medicina oncológica, tais como, número de admissões, número de óbitos, número de doentes encaminhados para UCP, etc.

A definição dos objetivos de um estudo, que podem ser de âmbito geral ou mais específico, indicam-nos o porquê da investigação. Devem ser claros, concisos, realizáveis e medíveis.

O plano de ação consiste na organização de todas as ações necessárias para atingir o resultado desejado, ou seja, a implementação de uma UCP. Para isso, é necessário um levantamento dos recursos existentes, escolha de atividades, meios e estratégias. Durante esta fase será analisado o piso 4, do projeto arquitetónico já estabelecido, de forma a encontrar, se necessário, sugestões de alterações estruturais para a implementação da UCP. Será ainda, analisada as necessidades de contratação e/ou formação de recursos humanos necessários e elaborado o modelo para o processo individual do doente, entre outros.

A fase de execução consiste em pôr em prática todas as atividades planeadas, na recolha dos dados e no tratamento dos mesmos, de modo a resolver o problema identificado inicialmente.

Este trabalho de projeto estará restringido à primeira fase, já que a implementação efetiva da UCP só será concretizada na fase de operacionalização, ou seja, uma vez terminada a construção do novo estabelecimento de saúde, os recursos estruturais e humanos completos. Assim, é elaborado nesta fase de projeto, todo o percurso preparatório para a implementação da UCP, e uma vez reunidas as condições necessárias, ele poderá então ser aplicado.

49

P

ág

ina

A avaliação, na metodologia de projeto, é contínua. Implica a verificação da realização, ou não, dos objetivos propostos inicialmente. É essencial efetuar reuniões regulares com a direção clínica, para avaliação do progresso do projeto. Durante o decorrer do Trabalho de Projeto, foram realizadas reuniões regulares com os orientadores do projeto, de modo a verificar as necessidades de orientação do mesmo. Será ainda, executado uma avaliação intermédia pela análise de SWOT numa tentativa de correlacionar os dados obtidos. Este tipo de análise ajudará a delinear as estratégias para a criação do modelo de implementação (Kotler et al, 2010).

Por fim, a divulgação dos resultados visa dar a conhecer a relevância do projeto e todo o percurso efetuado para a resolução do problema identificado. Pode ser realizada através da elaboração de um relatório, poster, comunicações em eventos ou formato eletrónico. Tendo em mente todas estas etapas, optou-se ainda pela elaboração um gráfico de Gantt (consultar anexo 3), já que estes permitem modelar as tarefas necessárias para realização de um projeto, são de fácil leitura, mostram graficamente a evolução do projeto e são um ótimo meio de comunicação entre os participantes do mesmo.

Assim, este irá permitir obter uma visão global das tarefas, o que facilitará o processo de negociação/discussão com os orientadores do Trabalho de Projeto deste mestrado e a direção clínica da instituição de saúde para a qual a UCP se destina.

50

P

ág

ina

Documentos relacionados