• Nenhum resultado encontrado

A metodologia do trabalho visa demonstrar como o mesmo será realizado para proporcionar o atingimento dos objetivos propostos, explicitando quais os tipos de pesquisas, instrumentos e procedimentos a serem utilizados.

3.1. Classificação da Pesquisa

Existem várias maneiras de classificar uma pesquisa, porém nesta, a classificação será quanto a sua natureza, seus objetivos, sua forma de abordagem e seus procedimentos técnicos.

3.1.1. Quanto a sua Natureza

O estudo realizado com a técnica de análise dos balanços é classificado, quanto a sua natureza, como uma pesquisa aplicada, pois:

Enquanto na pesquisa básica o propósito é entender e explicar a natureza de um fenômeno, na pesquisa aplicada o propósito é entender como lidar com um problema. A Pesquisa Aplicada refere-se a discussão de problemas, utilizando um referencial teórico de determinada disciplina, e a apresentação de soluções alternativas (ROESCH, 2006, p.60).

Complementando, Vergara (1998), descreve que, “[...] a pesquisa aplicada é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos, ou não. Tem, portanto, finalidade prática [...]”.

Portanto, esta pesquisa é classificada como aplicada, pois através da aplicação do referencial teórico, serão gerados indicadores que poderão ser muito úteis para um investidor.

3.1.2. Quanto aos seus Objetivos

Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser classificada como exploratória e explicativa. A pesquisa exploratória tem por objetivo, “[...] proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a constituir hipóteses” (GIL, 2002, p. 41).

33

São aquelas pesquisas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas (GIL, 1999, p.44).

Concordando, Vergara (1998), alega que, “[...] a investigação explicativa tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos”.

A técnica de analisar as demonstrações Contábeis, proporciona maior entendimento das mesmas e explica os fatores que afetaram ou beneficiaram tais indicadores, sendo este o motivo da classificação da pesquisa como exploratória e explicativa.

3.1.3. Quanto a Forma de Abordagem

Em relação a forma de abordagem do problema, a pesquisa é classificada como qualitativa. Segundo Minayo (2002), “[...] a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado”.

Já para Oliveira (2004), esta abordagem “[...] difere do quantitativo pelo fato de não empregar dados estatísticos como centro do processo de análise de um problema”.

Mesmo que sejam utilizados números e fórmulas na elaboração deste trabalho, a pesquisa, quanto a abordagem, é qualitativa, pois trata de questões muito particulares e reais.

3.1.4. Quanto aos Procedimentos Técnicos

Os procedimentos técnicos utilizados nesta pesquisa serão de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.

Segundo Silva (2003), a pesquisa bibliográfica é a pesquisa que “[...] explica e discute um tema ou problema com base em referências teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos etc.”.

Já a pesquisa documental:

[...] assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A única diferença entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa (GIL, 1999, p. 66).

34

Desta forma, o estudo terá um referencial teórico baseado na pesquisa em livros e documental no que se refere ao levantamento do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.

3.2. Plano de coleta de dados

O plano de coleta de dados é a definição de quais instrumentos serão utilizados para obter os dados necessários para que se alcance os objetivos propostos neste trabalho.

Um projeto pode combinar técnicas desenvolvidas em um ou outro paradigma. Se se trata de coleta de dados primários, através de entrevistas, questionários, observação ou testes, é importante especificar nesta seção a fonte dos dados (a população que será entrevistada e os documentos que serão analisados), quando estes serão levantados e através de que instrumentos [...] (ROESCH, 2006, p.128).

Para este trabalho, foram utilizados os instrumentos de observação sistemática, individual e não participante.

3.2.1. Instrumentos de Coleta de Dados

Os dados primários foram obtidos através do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, cujo acesso se deu pelo site oficial da empresa Gerdau S/A na área de relacionamento com investidores.

Após este procedimento, as demonstrações devem ser observadas e analisadas conforme as técnicas de análise das demonstrações Contábeis para possibilitar o cálculo dos indicadores necessários.

A observação sistemática é freqüentemente utilizada em pesquisas que têm como objetivo a descrição precisa dos fenômenos ou o teste de hipóteses. Nas pesquisas deste tipo, o pesquisador sabe quais os aspectos da comunidade ou grupo que são significativos para alcançar os objetivos pretendidos (GIL, 1999, p.114).

Segundo Marconi e Lakatos (2003), a técnica da observação individual, é a observação realizada por um pesquisador. Nesse caso a personalidade dele se projeta sobre o observado, causando interferências ou distorções, mas, por outro lado, pode intensificar a objetividade de suas informações.

35

Na visão de Vergara (1998), observação não participante “[...] você mantém certo distanciamento do grupo ou da situação que tenciona estudar; é um espectador não interativo”.

A definição dos instrumentos a serem utilizados é importante, pois direciona a execução da pesquisa.

3.3. Análise e Interpretação dos Dados

Primeiramente deve-se compreender as teorias e técnicas referente a análise das demonstrações Contábeis. De posse dos demonstrativos Contábeis da empresa, devem ser extraídos os dados necessários e sistematizá-los em planilhas. Com as planilhas preenchidas e ordenadas, são aproveitados os dados base para a elaboração de cada índice para a sua posterior apresentação e análise.

36

Documentos relacionados