• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 METODOLOGIAS DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

Tendo em vista o atendimento do objetivo específico: 1- Identificar as metodologias que os professores aplicam ao trabalhar a temática ambiental no ensino de Ciências, foram observados os três professores da rede municipal de ensino, denominados Professor 1 (M), Professor 2 (M) e Professor 3 (M), que lecionam para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Para isso, foi utilizada a técnica de observação participante e os registros em diário de bordo.

Primeiramente os professores chegam à escola e se direcionam para o pavilhão onde estão as salas de aula da oficina de Práticas Ambientais.

Para a educação integral, a escola oferta diversas oficinas no contraturno, nos períodos manhã e tarde. Sendo elas Prática Artística 1 e 2; Acompanhamento Pedagógico 1 e 2; Prática do Movimento 1 e 2; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) 1 e 2 e Práticas Ambientais 1 e 2.

A instituição de ensino possui uma ótima infraestrutura com várias salas de aula em perfeitas condições de uso e muitos materiais didáticos. Possui um grande pátio onde os alunos costumam brincar no intervalo para o lanche e utilizam uma quadra esportiva ampla para as aulas de Educação Física.

Na escola os alunos também podem fazer uso da sala de informática e da sala de reforço nas quais os professores auxiliam os alunos com maior dificuldade de aprendizagem.

Em sua biblioteca encontra-se uma grande variedade de livro que propiciam uma melhor qualidade de ensino a seus alunos.

Conta com uma horta organizada e cuidada pelos alunos, que fazem parte da oficina de Educação Ambiental e um jardim com diversas espécies de plantas.

Antes de iniciar a aula, os professores colocam uma música tranquila e relaxante, com duração de cerca de 4 minutos. Solicitam que os alunos sentem em suas cadeiras e abaixem a cabeça sobre os braços na mesa. Essa rotina diária com os alunos do contraturno, tanto no período da manhã, como no período da tarde, é para auxiliar os alunos a se acalmarem e chegarem sem correria e afobação em sala de aula. Em seguida, os alunos ficam em silêncio e prestam atenção em sua respiração, assim eles vão ficando menos agitados e se envolvem com a melodia tranqüila e suave da música.

Terminada a duração da música, os professores dão as boas vindas aos alunos, explicam o que será realizado durante a aula e os objetivos das atividades práticas.

Portanto, foi possível identificar a presença de duas metodologias durante as oito aulas observadas de cada um dos três professores municipais: a exposição oral e a atividade prática. Os resultados obtidos estão dispostos no organograma seguinte (FIGURA 1).

FIGURA 1- Metodologias que os professores municipais aplicam ao trabalhar a temática ambiental no ensino de Ciências

Fonte: Autoria própria.

Por meio da exposição oral (aula expositiva/dialogada), com os professores posicionados de pé em frente ao quadro ou andando pela sala, ocorre a problematização de um tema, o questionamento aos alunos e o levantamento de hipóteses/soluções para o problema em questão, a transmissão de conceitos científicos dos conteúdos, o treino e repetição pela realização de exercícios e por fim, a atividade prática e/ou lúdica como mecanismo para a verificação da assimilação do conteúdo e forma de avaliação do mesmo (FIGURAS 2 e 3).

METODOLOGIA PREDOMINANTE NO ENSINO Exposição Oral: ocorre a transmissão verbal por meio de

diálogos Atividade Prática: ocorre a verificação da assimilação do conteúdo e avaliação Problema- Soluções- Conceitos científicos- Exercícios de fixação

Figura 2- Observação de metodologia utilizada para trabalhar temáticas ambientais em sala, pelos professores da escola municipal.

Fonte: Autoria própria.

Figura 3-Observação de metodologia utilizada para trabalhar temáticas ambientais em sala, pelos professores da escola municipal.

Fonte: Autoria própria.

Quanto à atividade prática, os alunos trabalhavam com diversos materiais como mapas conceituais, cartazes, maquetes, jogos, desenhos, pinturas, materiais reciclados. Ao final da atividade, os trabalhos ficam expostos em estantes na própria sala de aula (FIGURAS 4, 5 e 6).

Figura 4- Observação de metodologia utilizada para trabalhar temáticas ambientais em sala, pelos professores da escola municipal.

Fonte: Autoria própria.

Figura 5- Observação de metodologia utilizada para trabalhar temáticas ambientais em sala, pelos professores da escola municipal.

Figura 6-Observação de metodologia utilizada para trabalhar temáticas ambientais em sala, pelos professores da escola municipal.

Fonte: Autoria própria.

De acordo com Leite et al. (2013, p. 8), as metodologias essenciais são aquelas que proporcionam a experimentação, observação, comunicação, comparação, investigação, relação entre os fenômenos, fatos e ideias contextualizadas com a vivência do aluno por meio da leitura, escrita, desenhos, organização de tabelas ou gráficos, entre outros. Proporcionando-se, desta forma, a construção do conhecimento e da autonomia e a aprendizagem significativa.

Temas como a História das Ciências, das ideias científicas, relação do indivíduo com seu corpo, com a sociedade, com a natureza e com os recursos naturais foram observados durante o acompanhamento das oito aulas de cada professor. Estes temas vêm de encontro com os apontamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998a), na qual se trabalha com as questões ambientais, trazendo para a sala de aula o questionamento sobre a relação do aluno com o ambiente no qual está inserido, algo presente no cotidiano do aluno, torna-se um conhecimento repleto de significado. Além disso, enquanto o aluno questiona-se sobre sua relação com o ambiente torna-se mais crítico da situação ambiental em que a sociedade moderna vive.

Sendo assim, os três professores trabalham com essas duas metodologias expostas, pois os mesmos elaboram o Plano de Trabalho Docente em conjunto, portanto é visível essa mesma forma de trabalhar entre os professores nas suas aulas. Levando em consideração que a rotina de sala de aula é a mesma para os

três professores, foi possível observar que os Professores 1 e 2 (M), por terem a formação específica em Ciências e por terem entre 23 e 30 anos de experiência na área, conseguem conduzir as aulas atendendo à questão interdisciplinar de forma mais contundente. Dominam os conteúdos da Educação Ambiental e sempre contextualizam com a realidade local dos alunos. Quanto ao Professor 3 (M), por ter formação em Pedagogia e por ter menos tempo de experiência com a oficina de Práticas Ambientais (apenas dois anos), a aula é conduzida de forma mais expositiva, sendo realizada a contextualização durante alguns momentos da aula.

A pesquisadora, como professora de Biologia e Ciências da rede estadual, vivencia outra realidade de ensino, onde as áreas do conhecimento estão estanques e que poucos são os profissionais que buscam e tentam minimizar a fragmentação do ensino e manter um diálogo interdisciplinar com as demais disciplinas do currículo. Tampouco, há adequação da lei 9795/99 de Educação Ambiental em suas aulas.

Sousa et al (2014), em pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia, concluem que os professores têm tentado introduzir novas alternativas didáticas; entretanto, ainda permanece como principal metodologia de ensino a utilização de aulas expositivas.