• Nenhum resultado encontrado

são minha escolha, minha escolha, minha escolha, minha escolha, jamais

No documento Quero Seu Sorriso de Volta (páginas 75-82)

jamais

jamais

jamais o o o o

contrário.

contrário.

contrário.

contrário.

Por puro despeito!

Muitas vezes, alguém que mal sabe o seu nome, de repente, sem nenhum tipo de explicação começa a persegui-la, como aquela colega de trabalho que te recebeu com frieza no seu primeiro dia de trabalho, como se quisesse deixar bem claro que não era bem-vinda.

E que coisa, né? Logo você, que sempre foi super educada, que sempre respeitou e tratou todos com cortesia, de uma hora pra outra descobriu que ela não foi com sua cara porque te achou muito arrogante.

Com toda certeza você acabou de conhecer uma pessoa despeitada...

E pode apostar que esta antipatia é porque ela se sentiu ameaçada por suas qualidades. Sim, ela foi a primeira que notou o quanto você é poderosa, do mesmo jeito que as garotinhas do Jardim de Infância te odiavam, porque achavam que iria roubar todos os meninos.

Todo despeitado gosta de tentar diminuir as pessoas apelando para pequenos detalhes.

Por isso, pode ser que em meio a uma reunião de negócios, onde seus chefes a elogiam, ela resolva fazer um comentário (com as melhores intenções, claro) de que você até pode ser uma grande negociadora porque conseguiu

fechar em menos de uma semana um contrato de milhões de dólares, cujas negociações se arrastavam por meses, mas que ainda não possui o domínio da língua vietnamita. Claro que muitos na empresa mal sabem onde fica o Vietnam, mas ela jamais poderia deixar de dar uma agulhada para tentar apagar um pouco o seu brilho.

E quando as amigas notarem o quanto você é linda e elegante, ela retrucará que seus lábios são grossos demais, os seios muito bicudos, que tem cara de vadia, e por aí vai...

Todo despeitado procura aliados entre os mais fracos, pois sabe o quanto são fáceis de manipular.

Isto é o que podemos chamar de “bombardear os fracos com informações negativas”. Informações estas, que por mais irrelevantes que possam ser, sempre pesam mais na mente de pessoas influenciáveis. Não entendeu nada?

Então, eu explico:

Pessoas imaturas, destas que adoram uma fofoca e sempre se deixam levar por intrigas, também conhecidas como “macaquinhas”, levam mais em conta as informações pela quantidade, jamais pela qualidade.

E elas são “macaquinhas” porque gostam de imitar tudo, principalmente a maldade da líder. Ou vai me dizer que jamais percebeu que todo despeitado costuma arrastar uma legião de seguidores?

Você que tem uma vasta experiência profissional, fala cinco línguas fluentemente e ainda por cima tem um QI de um gênio? É pouco se comparado ao fato de não gostar beber cerveja com as amigas fofoqueiras depois do expediente, ter os dedos dos pés cabeludos (que ela jura que viu), e ainda acreditar em vida após a morte.

Até aqui, na matemática maluca deste povo, podemos dizer que estamos empatados em três a três. E não importa que sejam coisas que não tem nada a ver. Lembre-se que o que vale pra eles é a quantidade.

Mas ela precisa desempatar o jogo, fazer com que te odeiem. Por isso ela dirá que você adora carne vermelha e ainda por cima anda com vestidos que deixam muito mais em evidência sua bunda perfeita, tudo para provocar as mulheres de bunda murcha do escritório.

Portanto, com tantos "defeitos" não é de estranhar que de uma hora pra outra, pessoas que antes até sorriam e te cumprimentavam agora se afastam: “Cai fora, sua metidinha de traseiro arrebitado!”

Muitos confundem este tipo de atitude com antipatia gratuita. Só que de gratuita não tem nada, pois se fundamenta na inveja pura e simples. Sim, ela queria muito ser como você, pode apostar. Queria ser tão linda e fodona que se bobear até mataria para ter 1% da sua simpatia.

Mas como não tem sua capacidade, tentará destruí-la, muitas vezes fazendo de tudo para arrastá-la ao mesmo nível de mediocridade.

Por isso que não adianta brigar, fazer cara feia ou usar das mesmas armas, porque a principal intenção do despeitado, muito mais do que mostrar que você não é melhor que ele, é se fazer notar, ser o centro das atenções de quem ataca.

Sim, ela precisa que chegue aos seus ouvidos o quanto te acha nojenta, uma esnobe, e que só está crescendo dentro da empresa porque deve estar dando pra todo mundo!

Só que são pessoas covardes, que sabem se fingir de mortas como ninguém. Sem contar que muitas possuem uma capacidade incrível para inverter situações. Ou seja, se você for tirar satisfações, muitas vezes movida pelo ódio por ser atacada o tempo todo, ela pode deixar de ser a víbora pra virar a pobrezinha, a vítima de sua ira, que nem tem idéia do que você está falando!

Claro, ela sempre quis faze-la, descer do salto, perder a classe e avançar em seu pescoço!

Deixe que fale, não perca seu precioso tempo lutando contra alguém que não tem um pingo de suas capacidades, porque daqui um tempo quem vai estar gozando dos louros do sucesso será você.

Enquanto que ela continuará na mesma função, muito mais por causa do sentimento de pena do chefe.

Se todos te acham uma metida de nariz empinado, danem-se! Lembre-se de canalizar suas energias para vencer, desaponta-los com seu sucesso, porque o estrago será bem maior do que toda esta raiva que gostaria de colocar pra fora.

Já imaginou uma destas pobres despeitadas, parada em um ponto de ônibus lotado, suando debaixo de um sol de rachar o coco, e você passando toda linda e sorridente, dentro do seu carrão importado, com o ar condicionado ligado?

É bem capaz de você estragar não apenas o seu dia, mas o resto vida da infeliz!

Ela vai estar bem velha, acabada, tentando equilibrar a dentadura na boca, usando fraldas geriátricas, mas não vai conseguir se esquecer deste dia:

Como eu odeio aquela biscate!!”

E nem precisa tanto, porque ela pode ir morar no fim do mundo, mas até aprender a dizer “NÃO!” para seus rancores, invejas e despeitos, permanecerá presa a estes sentimentos negativos. E sempre que fechar os olhos ela será levada até sua “biblioteca particular”, onde você terá um espaço exclusivo em sua homenagem.

Lembra do que escrevi sobre escolher os amigos?

Então escolha entre os justos, entre aqueles que não são fracos de caráter, amigos de verdade, porque são estes que têm algo à acrescentar. E, principalmente, saiba escolher entre aqueles que possuem poder de decisão.

E não se trata de puxar o saco, mas de conseguir por merecimento, com seus esforços porque todo chefe sabe que é fundamental para os negócios recompensar aqueles em que se pode contar e confiar.

Sem contar que por maiores que sejam suas qualidades, se ficar escondida, afastada dos olhos dos que realmente importam, ninguém será capaz de perceber que você existe.

No documento Quero Seu Sorriso de Volta (páginas 75-82)