• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II- O estágio

1.4.1 Missa dos Fiéis Defuntos (Missa de Homenagem aos Mortos)

Esta missa é uma homenagem aos militares que faleceram em combate ou em outra missão do serviço. Realizada no dia três de novembro no Mosteiro dos Jerónimos.

Esta missa contou com altas entidades e militares representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) e das Forças de Segurança (PSP e GNR) e entidades civis relacionadas com o Ministério da Defesa e o Ministério da Administração Interna.

Na missa existiu uma guarda de honra no altar, constituída por cinco cadetes representantes das cinco academias (Marinha, Exército, Força Aérea, PSP e GNR).

De salientar que todos os capelães eram militares e que a igreja tem um protocolo específico. A missa foi celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança (D. Manuel Linda).

40

1.4.2 Acompanhamento de um jornalista às novas instalações da ala

psiquiátrica do HFAR

O jornalista Hugo Franco, (“Jornal Expresso”) foi acompanhado pelo porta-voz do EMGFA (Coronel Hélder Perdigão), e foi recebido pelo Diretor do Hospital das Forças Armadas (Brigadeiro-General António Tomé). Na entrevista com o Brigadeiro- General António Tomé, o jornalista do Expresso focou-se em três perguntas generalistas sobre o stress prós- traumático.

De seguida, passou para as instalações da ala da psiquiatria e psicologia para conhecer o espaço. Foi acompanhado pela Chefe da psicologia, a Major Marianne Cordeiro e pela Chefe da psiquiatria, Dr.ª Luísa Gonçalves.

O serviço é recente e ainda não está em funcionamento, mas prevê-se que isso aconteça no início de 2018.

Estas novas instalações, inauguradas no dia seis de abril de 2017, contam com: • Sala de música;

• Ginásio; • Cozinha;

Ilustração 9- Missa dos Fiéis Defuntos Fonte: Captada pela Estagiária

41

• Sala para atividades de grupo e individuais; • Pátio;

• Área de enfermagem; • Quartos de internamento;

• Quarto individual para os casos mais extremos ou suscetíveis de maiores cuidados.

Estas instalações estão muito bem equipadas e pensadas ao pormenor para evitar eventuais tentativas de suicídio. Por exemplo, os chuveiros não têm extensão, os vidros são inquebráveis, as dobradiças das portas estão protegidas, não têm fios de eletricidade à vista e as camas não saem do sítio, ou seja, estão travadas.

1.4.3 Cerimónia Evocativa a D. Nuno Álvares Pereira

Em seis de Novembro de 2017, realizou-se uma cerimónia comemorativa do primeiro aniversário da inauguração da estátua de D. Nuno Álvares Pereira (o condestável), na freguesia de Santa Maria de Belém (Lisboa), que contou com o apoio das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana.

As forças armadas fizeram-se representar nesta cerimónia com os cadetes das três academias militares (Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea).

Ilustração 10- Estátua de D. Nuno Álvares Pereira Fonte: Imagem editada pelo GabCEMGFA

42

A cerimónia iniciou-se com a deposição de uma coroa de flores e contou um conjunto de intervenções de que se destacaram: uma evocação histórica proferida pelo Tenente-Coronel Pires Lousada; uma evocação de âmbito religioso proferida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, Sua Exª Revª D. Manuel Linda; uma alocução do Presidente da Comissão de São Nuno de Santa Maria, D. Nuno Van Uden. Terminando com uma alocução do Presidente da Junta de Freguesia de Belém.

1.4.4 Visitas aos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e

Força Aérea)

Conheci as instalações dos gabinetes de Comunicação e Relações Públicas e dos gabinetes de edição de imagem e vídeo dos três ramos das Forças Armadas onde vi como se editam as fotografias e vídeos para os sites, redes sociais e para outdoors, cartazes, folhetos, flyers, entre outros.

Explicaram-me também como se fazia o merchandising de cada ramo.

Explicaram-me o relacionamento que cada ramo tinha com os media e de que forma lidavam com alguns dos temas problemáticos e polémicos.

Fui informada sobre as funções, os valores, a visão e os objetivos que cada ramo tem.

Demonstraram o modo como gerem as redes sociais e a forma como escolhem e publicam os conteúdos.

Numa destas visitas, mais especificamente a visita á Marinha, participei numa reunião sobre um seminário e exercício de poluição, que se realizou na semana seguinte em Vila Real de Santo António.

1.4.5 Cerimónias de Condecoração

Segundo o site da Presidência da República as condecorações destinam-se a galardoar ou distinguir, em título, os cidadãos nacionais que se destaquem por méritos

43

pessoais, por feitos militares ou cívicos, por atos excecionais ou por serviços relevantes prestados ao país.

Durante o decurso do meu estágio, participei em quatro condecorações realizadas no gabinete do CEMGFA ou no Salão Nobre, foram agraciados militares nacionais e estrangeiros pelos serviços prestados ao país e por mérito pessoal.

Ilustração 11- Cerimónia de Condecoração do 2º COMDT STRIKFORNATO Real Admiral

McAlpine

44

45

Reflexão Final

Este estágio foi determinante para a conclusão do meu percurso académico, sendo que me mostrou um lado do mercado de trabalho que desconhecia. Consegui aperceber-me das diferenças entre aquilo que adquiri nos três anos do curso e a realidade.

Realizei diversas atividades que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. Aprendi o que são as relações públicas em termos práticos e reais.

No estágio tenho de ressalta (José Daniel Barquero Cabrero, 2007)r que os profissionais vivem num ambiente muito harmonioso e profissional. Integraram-me muito bem no seio da organização e da equipa o que facilitou a adaptação, apesar de não ter sido sempre fácil até porque era tudo novo para mim.

A passagem pela organização foi, antes de mais, um desafio profissional, que foi superado. Desde o início que criei uma boa relação com todos os profissionais do gabinete e com todos os que me cruzei no âmbito do estágio.

Tive oportunidade de criar contactos e de conhecer uma dinâmica nova de trabalho. Estes três meses superaram as minhas expectativas, pois pus em prática o que aprendi ao longo do curso, nomeadamente noções de gestão de eventos, planeamento e comunicação empresarial e relações públicas institucionais e empresariais, estas duas últimas enquadraram-se muito bem no estágio.

Fiquei satisfeita por saber que o EMGFA tem um gabinete de comunicação e relações públicas, pois demonstrou a importância que dão a esta área e o facto de saberem que uma organização/instituição/empresa sem relação públicas, torna-se mais vulnerável e com mais dificuldades de ligação ao público interno e externo.

Apesar da importância que o EMGFA dá à área da Comunicação e Relações Públicas, os recursos humanos do mesmo são insuficientes comparativamente com entidades civis. Numa empresa, por exemplo, existem 20 pessoas para fazer todo o trabalho do gabinete dessa empresa. No EMGFA, o mesmo não acontece, apenas duas

46

pessoas fazem todo o trabalho relacionado com protocolo, comunicação e relações públicas. É insuficiente para a realização de múltiplas tarefas.

Os três anos de curso foram essenciais, mas destaco sem dúvida, o primeiro e o terceiro ano, o primeiro porque sem teoria nunca conseguiremos transpor a prática. O primeiro ano foi essencial para isso mesmo, formar ideias, explorar conceitos e conhecer a história.

O terceiro ano foi um ano fulcral, não só pelos conceitos que pusemos em prática, mas sim pelos projetos, ideias e campanhas postas em prática que nos ajudaram imenso a solidificar o melhor que adquirimos.

Depois deste estágio, tenho a certeza que é Relações Públicas que quero seguir. O que fiz nestes três meses de estágio só reforçaram o gosto e aumentaram o interesse que tinha pela área.

Termino este estágio com uma avaliação muito positiva, com a sensação de dever cumprido, com orgulho de ter escolhido o EMGFA como meu estágio, mas acima de tudo, com nostalgia por ter de me despedir de uma equipa fantástica.

47

Bibliografia

Almeida, V. (2003). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Áreas.

Beirão, I. e. (2008). Manual de Comunicação Empresarial (Vol. 1ºedição). Porto: Plátano.

Black, C. (2006). Guia Prático do Profissional de RP. Lisboa: Publicações Europa- América.

Gross, M. (2011). Dicas Prática de Comunicação. Brasil: Trevisan.

José Daniel Barquero Cabrero, M. B. (2007). O LIVRO DE OURO DAS RELAÇÕES

PÚBLICAS. Lisboa: Porto Editora.

Lampreia, J. M. (2013). Ferramentas de Comunicação para Gestores. Lisboa : Lidel. Lucena, J. P. (2014). Protocolo & Cerimonial Militar. Lisboa: By the Book.

Medeiros, J. B. (2004). A Prática de Resumos e Resenhas. São Paulo: Atlas.

Sequeira, A. S. (2013). Identidade Visual. O Simbolismo da identidade visual. Porto Editora Porto.

Lista de Anexos

Anexo 1- Plano de Estágio Anexo 2- Cartão de Identificação Anexo 3- Guia de Acolhimento Anexo 4- Briefing

Anexo 5- Site do EMGFA

Anexo 6- Redes Sociais do EMGFA Anexo 7- Atas/ Apontamentos

Anexo 8- Notícia: Auditores da Associação Portuguesa do Colégio da Defesa Nato visitaram o Comando Conjunto para Operações Militares do EMGFA

Anexo 9- Notícia: Visita de Estado de Suas Altezas Reais os Reis da Holanda

Anexo 10- Notícia: Cerimónia Evocativa de D.Nuno Álvares Pereira

Anexo 11-Notícia: STRATCOM) Notícia: General CEMGFA condecora o 2ºComandante da STRIKEFORNATO

Anexo 12- Notícia: Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República da Colômbia

Anexo 13- Noticia: Visita de Estado do Presidente de Cabo Verde a Portugal

Anexo 14- Notícia: Visita de Estado de Sua Excencia a Presidente da Confederação Suíça

Anexo 15- Notícia: Visita de Estado de Sua Excencia o Presidente da República de Itália

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4

Briefing

Anexo 5

Anexo 6

Anexo 7

Atas

Auditores da Associação Portuguesa do Colégio

da Defesa Nato visitaram o Comando Conjunto

Anexo 9

Visita de Estado de Suas Altezas Reais

os Reis da Holanda”

Anexo 10

Cerimónia Evocativa de D.Nuno

Álvares Pereira

Anexo 11

Visita de Estado de Sua Excelência o

Presidente da República da Colômbia

Anexo 12

General CEMGFA condecoração

2ºComandante da STRIKEFORNATO

Anexo 13

Visita de Estado de Sua Excelência o

Presidente da República de Cabo Verde

Anexo14

Visita de Estado de Sua Excelência a

Presidente da Confederação Suíça

Anexo 15

Visita de Estado de Sua Excelência, o

Presidente da República de Itália

Anexo 16

Documentos relacionados