• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

2.6 CUSTOMIZAÇÕES EXISTENTES NO MERCADO

2.6.3 Miui

Segundo Miui (2012), a Miui é uma das customizações do Android disponíveis mais populares. Foi desenvolvida inicialmente pela empresa Xiaomi Tech49 com licença do tipo código aberto.

Miui (2012) afirma que o projeto é atualizado semanalmente baseado nas melhorias e bugs relatados pelos usuários. Originalmente estava disponível apenas no idioma chinês, posteriormente com o aumento do número de usuários e da comunidade de desenvolvedores passou a ter traduções para inglês, espanhol, português, entre outros idiomas. Na figura 10 podemos visualizar alguns screenshots do Miui.

Figura 10 - Telas customizadas do Miui. Fonte: Miui, 2012.

Segundo Miui Brasil (2012), esta versão customizada promete melhoras na experiência de envio e recebimento de mensagens, uma interface customizável com dezenas de temas e suporte a animações, um sistema de proteção contra ligações e mensagens de spam e um gerenciamento de contatos sincronizado e interativo. Um ponto importante é que ao instalar um firmware de terceiros, automaticamente o usuário perde a garantia de fábrica do aparelho. Outro ponto fraco da utilização desta distribuição é a instalação, que demanda um conhecimento avançado do usuário e existe o risco de algo dar errado e o telefone ficar inutilizado.

2.6.4 Paranoid

Paranoid (2012) afirma que o Paranoid é a única customização da plataforma Android que funciona tanto em smartphones quanto em tablets. Basicamente é uma versão híbrida baseada no código-fonte do CyanogemMod para smartphone que tem suporte para aplicativos de tablets.

Segundo Paranoid (2012), as principais modificações efetuadas foram na tela de bloqueio, que foi igualada a usada na versão para tablets, no sistema de notificações e na disposição dos aplicativos que também herdaram as características do sistema para tablets, aproveitando melhor o espaço em celulares com telas maiores. Na figura 11 podemos visualizar alguns screenshots do Paranoid.

Figura 11 - Telas customizadas do Paranoid. Fonte: Paranoid, 2012.

PocketNow (2012) afirma que, como pontos negativos do Paranoid, alguns aplicativos baixados diretamente da loja Google Play, tem um comportamento imprevisível e em alguns aparelhos a experiência de uso desta versão customizada é muito instável com travamentos recorrentes.

2.7 SOFTPHONES LIVRES

Este tópico tem como objetivo demonstrar de forma sucinta alguns dos principais projetos de softphones com tecnologia VoIP de código livre e aberto, que estão disponíveis atualmente para compilação e execução na plataforma Android. Estes foram escolhidos com base no número de downloads e nota de qualificação na loja oficial Google Play.

2.7.1 Linphone

Segundo Linphone (2013), o Linphone é um softphone mantido pela empresa francesa BelleDonne Communications50. Ele é baseado em VoIP com suporte a chamadas de voz, chamadas com vídeo e troca de mensagens instantâneas. Utiliza o protocolo SIP51 padrão, desta forma, está habilitado a ser utilizado com qualquer operadora VoIP SIP que tenha suporte ao SIP padrão.

Linphone (2013) afirma que este softphone está sobre a licença de software livre GNU General Public License52, logo qualquer pessoa ou empresa pode baixa-lo e redistribuí- lo gratuitamente. O Linphone atualmente está disponível para os sistemas desktops Linux,

50

Empresa francesa da área de softwares para telefonia. Mais informações em: www.belledonne- communications.com

51

Protocolo de comunicação de sinalização amplamente utilizado no controle de sessões de comunicação multimídia, como chamadas de voz e vídeo sobre redes IP. Mais informações em: http://www.ietf.org/rfc/rfc3261.txt

52 Licença de software livre que garante aos usuários a liberdade de usar, estudar, utilizar, compartilhar e modificar um software.

Windows e Mac OS X e para dispositivos móveis no Android e IOS. Na figura 12 podemos visualizar alguns screenshots do Linphone para Android.

Figura 12 - Telas do Linphone para Android. Fonte: Linphone, 2013.

Segundo Linphone (2013), entre as principais características do Linphone destacam-se, o suporte aos codecs53 de áudio G.729, G.711, GSM e iLBC, suporte aos codecs de vídeo H.263, H.264, VP8 e MPEG-4, suporte ao novo protoco IPV654, detecção e geração de DTMF, suporte a múltiplas chamadas com espera e música, agenda de contatos integrada com o sistema operacional utilizado e cancelamento de eco.

2.7.2 CSipSimple

Segundo CSipSimple (2013), o software CSipSimple consiste em uma aplicação VoIP que utiliza o protocolo SIP e está disponível apenas para a plataforma Android. Ele foi

53 Programa capaz de codificar e decodificar um fluxo de dados digital ou um sinal.

54 Sigla em inglês: Internet Protocol Version 6. É a mais recente revisão do protocolo de comunicações via internet desenvolvido pela organização IETF. Mais informações em: www.ietf.org

inicialmente criado pelo desenvolvedor Régis Montoya, mas atualmente é mantido por uma base comunitária de desenvolvedores liderados pelo próprio Régis que mantém o aplicativo atualizado constantemente com novas funcionalidades e correção de bugs.

CSipSimple (2013) afirma que o software tem seu código mantido sobre uma licença de software livre e está disponível para download no repositório de códigos do Google. É um dos softphones SIP mais populares do Google Play com mais de 500 mil instalações e também possui uma avaliação muito boa dos usuários com a nota média de 4,4 de 5,0 estrelas no total. Na figura 13 podemos visualizar alguns screenshots do CSipSimple.

Figura 13 - Telas do CSipSimple para Android. Fonte: CSipSimple, 2013.

Segundo CSipSimple (2013) este softphone possui suporte para chamadas de áudio e vídeo através do protocolo SIP. Funciona com os principais codecs de áudio e vídeo do mercado como o G.729, G.711, GSM, H.263 e H.264. Possui o recurso de gravação de chamadas, cancelamento de eco, suporte a criptografia, conferência, transferência e temas visuais.

2.7.3 SipDroid

Segundo SipDroid (2013), o SipDroid consiste em um softphone SIP escrito na linguagem Java criado especificamente para a plataforma Android. Este aplicativo foi criado pelo desenvolvedor Pascal Merle, sua primeira versão foi disponibilizada para o público em abril de 2009. Atualmente o SipDroid possui uma licença de software livre e é mantido por um grupo de desenvolvedores liderados pelo próprio Pascal.

SipDroid (2013) afirma que Sipdroid utiliza o protocolo SIP padrão, desta maneira, ele está habilitado a ser utilizado com qualquer operadora VOIP que tenha suporte ao SIP padrão. Ele está disponível para download na loja de aplicativos oficial do Android (Google Play), onde possui mais de 500 mil instalações, além da nota 4 de um máximo de 5, recebida através das avaliações dos seus usuários. Na figura 14 podemos visualizar alguns screenshots do SipDroid.

Figura 14 - Telas do SipDroid. Fonte: Sipdroid, 2013.

Segundo SipDroid (2013), o softphone possui suporte a chamadas de áudio e vídeo, suporte a múltiplas contas, aos principais codecs de áudio e vídeo (G.711, GSM, G.722, H.264), suporte as funções de telefonia como chamada em espera e transferência.

3 MÉTODO

Segundo Silva e Menezes (2005), o objetivo da metodologia é mostrar o caminho que a pesquisa irá seguir, é ajudar a refletir com uma nova perspectiva sobre o mundo, de maneira curiosa, indagadora e criativa. Identifica como se processam as operações mentais no processo de pesquisa científica. Mostra como é a abordagem científica pelos métodos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. A pesquisa é um trabalho em processo que não é totalmente controlável ou previsível, logo, adotar uma metodologia significa escolher um caminho, um percurso coerente, este por muitas vezes, requer uma revisão etapa por etapa.

No documento Customização da plataforma Android (páginas 50-56)

Documentos relacionados