• Nenhum resultado encontrado

Versões do Android

No documento Customização da plataforma Android (páginas 43-45)

1 INTRODUÇÃO

2.5 PLATAFORMA ANDROID

2.5.3 Versões do Android

Segundo Tecnoblog (2013), a primeira versão da plataforma, o Android 1.1, foi lançada em fevereiro de 2009 e incluía as funções de alarme, navegador web, calculadora, câmera, contatos, discador, e-mail, mapas, mensagens, música, galeria de imagens e configurações.

Tecnoblog (2013) diz que a versão Android 1.5, batizada com o nome Cupcake, foi lançada em maio de 2009. Ela veio para mostrar que o sistema deveria ser levado a sério e continha as seguintes novidades em relação à versão anterior, gravação de vídeos, Bluetooth, upload de vídeos para o YouTube43 e Picasa44 e função de copiar e colar. .

Segundo Tecnoblog (2013), em outubro de 2009 foi lançada a versão 1.6 do Android, batizada com o nome de Donut. Deu-se juntamente com o lançamento do smartphone HTC Hero e foi um dos marcos na história da plataforma, a partir daí que as pessoas começaram a ver o potencial da plataforma, e que a Apple e a Microsoft começaram a perceber que não estavam sozinhas no mercado. As principais novidades foram o novo Android Market para aplicativos, uma interface integrada de câmera, gravação de vídeos e galeria, com multi-seleção e deleção, busca por gestos, busca por voz, integração de aplicativos e grande melhoria no text-to-speech45.

Segundo Tecnologia IG (2013), o Android 2.0 de codinome Eclair, foi lançado em janeiro 2010, nesse momento que o público em geral começou a se perguntar qual eram os apelidos que o Google dava para o Android cada vez que uma versão nova era lançada. Ficou óbvia que era o nome de uma sobremesa. Esta versão adicionou a plataforma, velocidade de

43 Site para compartilhamento de vídeos de propriedade da empresa Google. Mais informações em: www.youtube.com

44 Site para organizar, visualizar e compartilhar imagens através da internet de propriedade da empresa Google. Mais informações em: picasa.google.com

hardware otimizada, mais opções de tamanhos e resolução de telas, uma interface de usuário melhorada, teclados virtuais melhorados, Bluetooth 2.1 e a nova versão do Google Maps46.

Segundo Tecnologia IG (2013) o Android 2.2 FroYo, lançado em Maio de 2010, incluía suporte a tecnologia Adobe Flash 10.1, processamento até 5 vezes mais rápido, home screen melhorada com atalhos dedicados, melhoria da câmera de vídeo com botões de controle na tela, a possibilidade de acender o LED para gravações de vídeo, múltiplas linguagens para teclados, possibilidade de salvar aplicativos no cartão de memória e discagem através de Bluetooth.

Tecnologia IG (2013) afirma que o Android 2.3 foi batizado com o nome de Gingerbread e foi lançado em Dezembro de 2010. As principais mudanças foram a melhoria na função de copiar e colar, mudança das cores da interface, suporte à tecnologia NFC47 (Near Field Communications), teclado padrão multitouch, melhorias no controle de aplicações rodando em background, adição do gerenciador de aplicativos no menu da tela principal, gerenciador de downloads e suporte a câmera frontal.

Para Tecnoblog (2013), o Android 3.0 de codinome Honeycomb, foi a versão divisora de águas, esta foi feita exclusivamente para tablets. Com um design diferente, ela trouxe melhorias incríveis na plataforma. Algumas das melhorias são o design completamente diferente feito exclusivamente para telas grandes, barra do sistema, que é como a barra de notificações, barra de ações, que muda conforme o aplicativo, e serve para interagir com o aplicativo, multitarefas mais visual, com miniaturas dos aplicativos e mudança no visual dos aplicativos nativos.

Android Developer (2013) afirma que Android 4.0 Ice Cream Sandwich foi o primeiro Android feito para uso tanto em tablets como em smartphones. A novidade mais chamativa é que o Android 4.0 ganhou um algoritmo de reconhecimento de face. Ele é capaz de identificar, por meio da câmera frontal, a pessoa que está em frente ao dispositivo. Esse recurso pode ser usado para destravar o dispositivo sem que seja preciso digitar uma senha. Nessa versão, o reconhecimento de voz foi expandido e permite que o usuário fale palavras ao telefone em vez de usar o teclado para escrever.

Segundo Android Developer (2013), a tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite fazer pagamentos aproximando o smartphone do terminal de caixa, ganha nova utilidade com o Android Beam. Esse recurso, incorporado ao Android 4.0,

46 Aplicativo web de serviço de mapeamento geográfico mantido pela empresa Google.

47 Conjunto de normas para dispositivos semelhantes para que estabeleçam comunicação via rádio ao ficarem próximos ou se encostarem.

possibilita transferir links, localizações no mapa, contatos e outras informações rapidamente entre dois smartphones ou tablets com Android. Basta aproximá-los e acionar o comando na tela.

Tecnologia IG (2013) diz que o Android 4.1 chamado de Jelly Bean foi apresentado em junho de 2012 durante o evento Google I/O. Esta versão é parecida com o Android 4.0, porém o Jelly Bean traz novidades tanto na interação com o usuário como nas tecnologias que ficam ocultas no sistema e tornam o uso do dispositivo mais agradável.

Segundo Tecnologia IG (2013), o Jelly Bean inclui um novo menu de acesso rápido bastante personalizável que fica na barra de notificações, aquela que é “puxada” do topo da tela do aparelho. Além disso, agora ele suporta vários perfis diferentes, cada um com cores e aplicativos variados de acordo com o gosto e a necessidade da pessoa, sendo ideal para quem compartilha o tablet ou smartphone com familiares ou colegas de trabalho, por exemplo.

Segundo Tecnoblog (2013), a Google ainda adicionou uma nova forma de escrita no teclado, o Gesture Typing onde em vez de tocar em cada tecla na tela, basta deslizar o dedo por cada letra até formar a palavra. O sistema é bem parecido com o Swype48, porém parece mais incrementado.

No documento Customização da plataforma Android (páginas 43-45)

Documentos relacionados