• Nenhum resultado encontrado

MO ' IKE A ARTE DE INTERPRETAR SONHOS

No documento Xamã Urbano SergeKing (páginas 45-53)

um suspiro profundo, como um impulso interno ou a sensação física de estar tinindo ou como cansaço. Quando vier é um sinal do Ku da outra pessoa avisando-lhe que por enquanto já recebeu o suficiente. Complete o processo, terminando com uma palavra ou frase como; “Está feito” “Obrigado” ou o havaiano “Amama”, mais ou menos equivalente a “Assim Seja”.

Que você sempre abençoe e seja abençoado/a pela Luz do Amor.

A SEXTA AVENTURA

MUDANDO O MUNDO COM O SONHO XAMÂNICO Aia ke ola i kahiki.

(Saúde e prosperidade em Kahiki, um lugar no mundo interior).

Este capítulo vai lhe apresentar ao poder do sonho xamanico para mudar o mundo. Vai começar com maneiras de usar os sonhos, muito perto do nosso mundo exterior, e quando movido gradualmente, para um sonho mais e mais profundo, você compreenderá e usará o máximo do sonho xamanico, a visão da busca. Na cultura tradicional havaiana, está dividido entre PO e AO. PO é o sonho interior, as realidades invisíveis que dão origem ao sonho exterior de AO. Porque PO se refere ao invisível, o reino da experiência, que os ocidentais chamam de espírito, a mesma palavra é usada para designar “noite”, o tempo da escuridão. Para os havaianos poéticos a noite ou PO, tornou-se um símbolo do mundo interior e o dia tornou-se um símbolo da expressão exterior do mundo interior, e por isso, AO também significa “ensinando e aprendendo”. A hora do pôr-do-sol é o começo de um novo dia, e a madrugada é o princípio da manifestação de toda a criatividade, que acontece durante a noite .

O próprio oeste tornou-se um símbolo para PO, que confundiu muitos exploradores, e continua a confundir antropólogos.Quando os polinésios disseram que tinham vindo do oeste, não se referiam à Ásia, mas a PO, o reino do espírito. Isso enfatiza a idéia xamanica de o que experimentamos como realidade exterior é a expressão ou a reflexão da realidade interior. E uma das maneiras mais efetivas de mudar a realidade externa, o sonho da vida, é mudar a realidade interior ou, o sonho do Espírito.

AS TRÊS REGIÕES DE PO

Assim como o mundo exterior tem 3 regiões, terra, mar e céu, também o mundo interior tem 3 regiões, de acordo com o pensamento xamanico havaiano. Eles são: Lanikeka, Kahiki e Milu.

Lanikeka é o Mundo Superior ou reino invisível. É o lugar onde Deus, os anjos e santos existem; onde os deuses e deusas vivem e brincam; onde os grandes heróis, heroínas e mitos abundam. Na sua noite de sonhos, você pode ter estado lá, ocasionalmente, quando você teve sonhos grandes e importantes ou super-reais. Os xamãs vão até lá, especialmente através da inspiração, como Mauí fez para descobrir os segredos do fogo e do cultivo.

Kahiki o mundo do Meio, é a região interior mais parecida com a realidade exterior. A maioria dos seus sonhos e devaneios, acontece em Kahiki. Essa palavra soa como “Taiti” porque é a mesma, mas em dialeto diferente. Era muito comum na Polinésia dar nomes aos lugares do mundo exterior com nomes de lugares do mundo interior. Kahiki em havaiano significa "estrangeiro" e também "o poder de fazer alguma coisa", "o mundo exterior", "forasteiro" e "estranho".Em taitiano a palavra Taiti significa "transplantar" e "atravessar". Além disso esses nomes têm a ver com o uso dos sonhos de Kahiki para mudar este mundo.

A terceira região é Milu, o Submundo. Este é o lugar de pesadelos e desafios, é o lugar aonde os xamãs geralmente vão numa visão de busca para recuperar o poder perdido. Vamos começar o nosso processo trabalhando com Kahiki e os sonhos que você tem à noite.

MO ' IKE - A ARTE DE INTERPRETAR SONHOS

Isto é curto, doce e simples. Você é o melhor intérprete de seus sonhos. Com o método que vou partilhar, você poderá superar livros com listas de interpretações, processos demorados de associações e análises temáticas. Você pode ir direto á interpretação do seu sonho por causa do corolário do Quinto Princípio que diz: “Tudo está vivo, consciente e reativo”. “Tudo” inclui todos os personagens e objetos dos seus sonhos, bem como os próprios sonhos.

diretamente a qualquer personagem ou objeto do sonho perguntando: “O que você esta fazendo aqui?”, “O que você representa e simboliza?” Na maioria dos casos a pessoa, animal ou objeto lhe responderá, dando-lhe a informação que você deseja saber. Para falar com o sonho como um todo, o imagine como uma bola ou um globo. Se você tiver um pouco de stress subconsciente sobre o assunto, pode haver alguma resistência na resposta, e você terá que ser muito gentil e persuasivo ou altamente agressivo (assertivo), dependendo de sua própria personalidade. Se não houver nenhuma resposta aplique então, a técnica da “interpretação inventiva”. Isto significa que você faz a pergunta e conscientemente, inventa a resposta,falando no lugar do personagem ou objeto. Parece estranho, mas funciona, porque você não poderá inventar uma resposta naquele momento a não ser que ela seja válida devido ao corolário do segundo princípio: “Tudo está ligado”. Após algumas aplicações de interpretação inventiva, você encontrará as respostas espontâneas chegando facilmente. Como uma nota de interesse, as lembranças vívidas,do mundo exterior, poderão ser tratadas como sonhos para serem interpretadas. Uma vez, enquanto estava em Malibu almoçando com um amigo falando sobre o nosso trabalho transformativo, um homem sentado na mesa a lado escutou nossa conversa e nos convidou para uma apresentação que segundo ele, seria de grande interesse para nós. Meu amigo não pode ir mas eu fui, e quando lá cheguei comecei a pensar no que estava fazendo lá. Foi tão meloso que saí cedo,embora tenha encontrado um amigo que não via há

muito tempo.

A apresentação era sobre um projeto para criar um centro que

custaria 22 milhões de dólares! Parte o dinheiro, seria destinada à construção de uma cúpula imensa que seria parcialmente enterrada na terra por alguma razão obscura. Outra parte se destinaria para um fundo para financiar um computador inteligente contando com uma tecnologia que ainda não havia sido inventada. A outra parte seria destinada para sustentar invenções como um instrumento para colocar em volta do nariz, que automaticamente soprava ar em narinas alternadas simulando a prática da respiração iogue.Após a minha saída estava confuso e aborrecido porque eu confio na minha intuição e orientação para me levar a situações que sirvam a meus propósitos e, essa experiência não fazia sentido. Minha escolha foi a de começar ou, a duvidar de mim mesmo ou de confiar mais. Resolvi confiar mais e tratei a experiência como um sonho perguntando aos participantes por interpretações. No fim das contas, parte da razão de eu ter estado lá, foi para estimular o meu outro amigo de uma forma positiva, e parte para me conscientizar através do exagero de minhas preocupações pela possível aparência melosa de meus próprios projetos daquele tempo. Desde que toda a vida é um sonho todas as lembranças podem ser tratadas como sonhos.

A MUDANÇA DE SONHO

Uma das maneiras mais poderosas e efetivas para se usar sonhos noturnos é muda-los com a sua imaginação. Sonhos são experiências reais numa outra dimensão, mas como todas as experiências reais eles são os efeitos de estruturas de crenças ou padrões de hábitos. Dessa maneira eles são como idiomas que são baseados em estruturas e padrões. Mesmo com a estrutura gramatical mais flexível e um vocabulário abundante a linguagem pode somente expressar aquilo que a mente produz e tem a dizer. Assim também ambientes de sonhos interiores ou exteriores podem expressar aquilo que a mente que os produz, pensa. Assim como mudar a linguagem dizendo alguma coisa de uma forma diferente, poderá mudar a nossa mente, e portanto a nossa experiência, produzida por uma mente em particular. Em termos práticos isto significa que se você mudou um sonho, você também reestruturou os padrões que deram origem a ele e, automaticamente mudou quaisquer outros sonhos que tenham surgido dos mesmos padrões. Você pode curar o mundo exterior curando o mundo interior.

Por ser possível com suficiente motivação aprender a acordar dentro do sonho corrente, isto não é necessário para se obter os benefícios da mudança do sonho. Isto se deve ás lembranças que retém os mesmos padrões do sonho original, modificado por quaisquer mudanças da mente que você possa ter tido desde que teve o sonho. Para propósitos de cura, mudar a memória do sonho é tão bom quanto mudar o sonho em progresso.

Ha três maneiras de mudar o sonho ou a lembrança do sonho que são: mudar a sua reação no sonho, permitir que o sonho continue ou mudar os eventos do sonho. Cada uma dessas é muito benéfica para sonhos recorrentes ou sonhos de medo, raiva, ferimento ou frustração. Estas mudanças são efetuadas no reino de Kahiki.

Mudar a sua reação significa conscientemente, escolher responder de maneira diferente ao que está acontecendo. Num de meus seminários uma mulher lembrou-se de um sonho recorrente, no qual ela estava sendo perseguida por um dragão que soltava fogo pela boca. No sonho original ela corria como se fosse em câmara lenta e o dragão estava prestes a agarra-la, quando acordava. Na classe ela focalizou a sua atenção exatamente no momento antes do ponto onde acordava e se imaginou parando, virando para trás e gritando: "Porque está me perseguindo?” Para sua surpresa o dragão parou, pareceu surpreso e disse: "Eu não a estou perseguindo,eu a estou seguindo”. O resultado na sua vida foi uma redução do medo e um aumento de autoconfiança.Permitir que o sonho continue significa lembrar-se do sonho e manter a sua atenção focalizada nisso, passando o ponto de acordar. Alguns sonhos são mais adequados para isto do que outros, mas sempre haverá uma resolução positiva se esta teoria de mudança for seguida por um certo tempo. Num seminário

anterior um aluno lembrou-se de um sonho recorrente em que ele dirigia um para um estacionamento onde outro carro, dirigido por sua mãe, esperava. Então ambos apostavam uma corrida pelas rampas espiraladas da garagem, até chegar ao último andar onde o carro de sua mãe parava e o seu continuava no espaço.

Este era o ponto em que sempre acordava com medo. Na classe ele reviveu todo o sonho até o ponto em que o carro se precipitava no espaço. Desta vez ele deixou o sonho continuar por si mesmo. Seu carro continuou, sobrevoou a cidade e aterrou lentamente numa estrada do outro lado.

Enquanto o carro continuou ele pode ler a licença que dizia: “A vida continua”. O efeito foi uma melhora de seu relacionamento com sua mãe e uma diminuição do seu medo de morrer. Mudar os acontecimentos no sonho é uma forma direta e criativa que tende a instilar um forte sentimento de autoconfiança e auto-estima. Se estes dois sentimentos forem muito baixos este processo pode ter que ser repetido com diferentes partes do sonho, diversas vezes, durante um certo tempo. Uma mulher que foi muito ajudada por esta técnica trabalhou no mesmo sonho por 6 meses. Geralmente uma só intervenção poderá levar a uma mudança espontânea. O meu sonho do helicóptero, começou comigo como um passageiro num helicóptero (coisa não habitual para mim), que decolou mas não podia voar muito alto devido aos fios elétricos que estavam no seu caminho.O resto do sonho era um vôo frustrante de esperança ineficiente até eu acordar. Logo após acordar voltei para o sonho desde o começo onde parei o piloto, fui para o outro lado e sentei no seu lugar.

Pegando os controles decolei o helicóptero, encontrei uma brecha entre os fios elétricos e subi direto. O sentimento foi sensacional. Então me encontrei sem intenção sobrevoando os E.U.A., com todos os seus estados bem delimitados. A seguir para minha surpresa e alegria o céu estava subitamente cheio de helicópteros pilotados por outros xamãs que eu havia treinado, e eles começaram a jogar cópias de meu livreto “O espírito de Aloha” sobre todo o país. Isto foi seguido no sonho exterior da vida por um rápido crescimento no número de pessoas que eu estava alcançando. Quase sempre, após eu ensinar a fazer a mudança no sonho, alguém expressava preocupações que tal mudança seja equivalente a supressão daquilo que o sonho queria dizer. Para qualquer um com essa preocupação, deixe-me dizer que o mundo interior não é muito diferente do mundo exterior. Se você quebrar seu braço no mundo exterior você não irá ficar sentado agonizando sobre o significado disso ou deixar o braço quebrado para se lembrar da lição envolvida nisso. Você irá cuidar do braço imediatamente. A primeira mensagem muito clara é: “Olhe, seu braço está quebrado”. A segunda mensagem dada pela dor e pelo desconforto é muito clara: “Faça algo já”. Logicamente você poderá procurar um outro significado ou examinar que tipo de pensamento o levou a machucar-se. Se isso lhe parecer importante (poderá ser, se no último ano você quebrou o braço 3 vezes) , mas a hora de fazer isso é após ter tomado as providências para curar o seu braço. O mesmo se aplica a sonhos interiores de medo, raiva, dor e sofrimento. Cure-os primeiro.Quanto á supressão, eu sempre recomendo uma completa conscientização do sonho como era antes de você mudá-lo. Então você poderá curar com amor. E com um sentido de envolvimento consciente. Se você mudar rapidamente tudo que você não gostar sem realmente prestar atenção a isso você estará, provavelmente agindo por medo e os resultados não serão bons.

LIVRANDO-SE DE SUAS PREOCUPAÇÕES ATRAVÉS DO DEVANEIO

È pouco conhecido ou apreciado o fato que temos sonhos interiores 24 horas por dia. Não somente á noite. Sonhos acontecem o tempo todo e nós somente os sintonizamos de tempo em tempo.Na nossa sociedade sintonizar nos sonhos é altamente desaconselhável entre crianças e adultos,embora seja tolerado raramente entre poetas,novelistas e pessoas em férias desde que não exagerem.Os “sonhadores” passivos, aqueles que permitem que suas mentes deslizem em qualquer direção, são considerados indolentes,e os “sonhadores” ativos, aqueles que criativamente fantasiam são considerados escapistas a menos que sejam pagos para isso.Quero ensinar-lhes a usar ambos para curar a si mesmos e a outros .O processo que vamos usar acontece em Kahiki e é uma extensão lógica dos Sete Princípios xamanicos. Comecemos pela suposição de que tudo sonha, não somente pessoas. Suponhamos também, que poderemos sintonizar nesses sonhos,focalizando a nossa atenção num determinado objeto com a intenção de conhecer seu sonho. Suponhamos a seguir que o que quer que venha a nossa mente, desde o momento em que começamos até pararmos de focalizar o sonho será aquilo que estamos focalizando. Finalmente suponhamos que mudando tal sonho da maneira que mudamos os sonhos da noite poderemos obter os mesmos resultados de cura às vezes, imediatamente. Nos meus seminários muitos se curam de imediato, desde o desaparecimento de sintomas de gripe, do alívio da dor, até o da redução do tamanho de tumores. Curas completas levam algum tempo, mas seus benefícios são imediatos.

Para maiores esclarecimentos aqui estão alguns exemplos. Num caso eu estava num restaurante tomando café. A garçonete estava obviamente de mau humor, não queria conversa, não oferecia café pela segunda vez e derramava a comida quando servia. Sintonizei no seu sonho presente que, imaginei, estaria ocorrendo bem em cima de sua cabeça. O que eu vi foi uma paisagem árida com nuvens cinzentas no céu. Então na fantasia criativa, causei uma chuva para dissipar as nuvens e através da sua abertura o sol começou a brilhar, as flores brotaram, os pássaros e abelhas e as borboletas entraram no quadro. Eu estava me divertindo quando ela saiu da

sala e foi para a cozinha, onde permaneceu por uns cinco minutos. Quando retornou estava completamente mudada. Sorrindo para todos, enchendo suas xícaras com café fresco cuidadosamente, cumprimentando os novos fregueses e parecia mais feliz. O que eu fiz não causou a mudança, somente ajudou a acontecer. Mudar seu sonho através da minha percepção, foi como mandar a Ku, uma nova idéia através da intuição, e a nova idéia era tão bonita que ele decidiu usá-la e fazer uma mudança por si mesmo. Não houve nenhuma invasão da sua mente ou na sua vida privada. Eu captei o que ela estava irradiando, traduzi na forma que pude entender e mandei uma mensagem de volta para ela usar ou não.

Podemos fazer isto para outras pessoas e para nós mesmos usando as suposições que temos, quer dizer cada parte dos nossos corpos estará agora tendo o seu próprio sonho, além de qualquer sonho que o seu todo possa estar sonhando. Você poderá fazer uso prático desta técnica sintonizando (pondo a sua atenção) em uma parte do seu corpo, que esteja doente ou fraca ou que não esteja funcionando tão bem como você gostaria que estivesse. Para muitos é mais fácil fechar os olhos (se preferir, pode mantê-los abertos). A parte do corpo a ser curada pode ser qualquer uma como o coração, sua mão ou seu ombro. Primeiro seja passivo e deixe o sonho se formar por si mesmo. O sonho poderá se expressar como uma visão, som, sentimento ou qualquer combinação, e pode ser meio louco e fantástico ou muito mundano e comum. Mesmo que a única coisa que lhe venha à mente seja o trabalho de casa ou no escritório trate-o como sonho. Uma vez que tenha se formado fique consciente e mude-o de alguma forma. Se o sonho for assustador e desagradável não será difícil pensar em alguma coisa para fazer; mas, mesmo que o sonho lhe pareça perfeito mude-o para melhor. Se a parte do corpo ainda não estiver saudável como você gostaria que estivesse, a perfeição poderá ser uma máscara e qualquer mudança poderá iniciar o processo de cura. Fazendo as suas mudanças você obterá melhores resultados se você usar todos os seus sentidos. Continue pelo tempo que desejar, ou até sentir uma resposta física no seu corpo.

Desde que tudo é sonhar você poderá sintonizar e mudar o sonho de uma árvore, uma casa, uma máquina, um grupo,uma nação ou um planeta se você desejar. A chave do sucesso é sonhar um sonho novo tão prazeroso a Ku do objeto da sua atenção que ele irá querer mudar. Será aí que o desenvolvimento da arte do seu sonho bem como o do xamã urbano entram em cena.

HAIPULE - CRIANDO UM NOVO SONHO

Como sempre,em primeiro lugar você decidirá que sonho você quer transformar em realidade. Uma saúde melhor? Um novo relacionamento ou uma melhoria no relacionamento já existente? Mais dinheiro? Um novo carro ou uma nova casa? Que os golfinhos sejam protegidos e respeitados por todas as nações? Paz na Terra? Lembre-se que quanto mais pessoas estiverem envolvidas na experiência do seu novo sonho mais energia será necessária para manifesta-lo. Quanto mais pessoas fizerem o mesmo haipule mais efetivo será. Antes de começar o haipule decida o que você deseja.

O processo em si é dividido em haipule curto e haipule longo. O haipule curto é o que você faz o dia todo, todos os dias, até que o sonho seja forte o bastante para se manifestar na realidade. Isto é o que cria o sonho. O haipule longo é como uma prática meditativa que servirá para reforçar o haipule curto. Aqui está a prática de um haípule curto:

HA - Lembre-se de seu sonho com freqüência enquanto respira profundamente e aumenta as emoções positivas sobre ele.

I - Fale palavras positivas e afirmações sobre o seu sonho o tempo todo mentalmente ou em voz alta. Não force os outros a ouvir nem discuta sobre isso,mas também, não precisa tentar mantê-lo em segredo. Se a sua motivação for tão fraca que a falta de fé de alguém pode destruir a sua confiança é melhor que você trabalhe primeiro em reforçar a sua motivação e confiança. Não importa que palavras você use, mas use-as no tempo o presente (“eu sou”, “isto é”, “é”) sobre o seu sonho o que é muito importante e útil.Lembre-se que as suas afirmações não estarão descrevendo o mundo exterior como ele é, elas estarão descrevendo o novo sonho que você estará criando.

PU - Vividamente imagine com todo o seu sentimento, todos os prazeres, benefícios e mudanças que o novo

No documento Xamã Urbano SergeKing (páginas 45-53)

Documentos relacionados