• Nenhum resultado encontrado

MOBILIDADE: REDES SOCIAIS MÓVEIS E OUTRAS APLICAÇÕES

Hoje já passou a ser ontem a cada minuto deste mesmo dia. Parece estranho, mas temos a sensação de que estamos sempre vivendo no passado. Vamos dormir contentes em utilizar uma tecnologia ultramoderna ou aprender a utilizar algumas dentre as centenas de ferramentas da WEB 2.0, e acordamos com a notícia de que já existem novas versões dessa tecnologia ultramoderna ou ainda mais ferramentas recém criadas e distribuídas na WEB 2.0.

O que acontece é que o mundo de tecnologia não é só dinâmico, ele agora é também móvel.

Já havíamos comentado em capítulos anteriores que as pessoas estão se comunicando cada dia mais por Instant messaging do que por e-mails, imaginem agora que podemos ter essa comunicação na palma de nossas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os celulares com 3G, smartphones, handhelds, palm tops, skype phones e outros dispositivos móveis se espalham pelo mundo a cada instante como um vírus, uma epidemia que contamina todas as pessoas que estiverem no caminho, ou no raio da freqüência do Wi-fi, do Wi-Max, do Bluetooth ou das operadoras de celulares.

Já conseguimos acessar Redes Sociais como Orkut, Facebook e Linkedin (foco desse estudo), pelos celulares, tão bem e às vezes com uma interface até melhor do que acessamos em Notebooks e Desktops.

Parece bobagem, mas isso nos deixa muito mais dinâmicos no dia a dia. Imagine que podemos aproveitar a espera em uma consulta médica ou equivalente, atualizando nossos perfis, lendo scraps, postando scraps, lembrando dos

aniversários de nossos amigos, analisando perfis de profissionais que estão no seu mesmo grupo de trabalho.

Ganhamos tempo, onde não havia mais tempo!

O Orkut pode ser acessado pelo endereço http://m.orkut.com, e traz uma versão bem enxuta que mostra os últimos scraps, aniversários e o feed de atualizações dos seus contatos.

As páginas de perfil trazem sua foto, link para scraps e informações básicas com uma interface bem simples que garante o carregamento rápido em qualquer celular.

Figura 21 - Interface do Orkut no celular

Já o Facebook, de olho na audiência móvel, criou um aplicativo que permite publicar num feed, todo o conteúdo produzido por um usuário no seu celular/smartphone.

Esse mesmo aplicativo é capaz de publicar as fotos tiradas com o celular diretamente no Facebook.

Figura 22 - Aplicativo do Facebook plugado no celular

Na mesma linha da mobilidade, o Linkedin criou uma versão mobile onde é possível fazer busca de perfis, checar updates, conferir contatos de maneira intuitiva e muito fácil para aqueles que querem estar em sua rede profissional 24 horas por dia.

Figura 23 - Perfil de um usuário no Linkedin Mobile

Neste exato momento, a onda fica por conta do Twitter, uma mistura de rede social com micro-blog que vem ganhando adeptos de modo assustador. A maioria, blogueiros que postam toda e qualquer notícia instantaneamente no ato em que ela ocorre, sempre atentos e a procura de furos jornalísticos ainda não publicados.

Seguir e ter seguidores, um dos princípios básicos desse novo fenômeno social que se abre para um intercâmbio de informações pessoais e/ou profissionais,

possibilitando uma rápida e eficiente troca de experiências entre milhares de internautas.

Desde 2008, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), já são mais de 300 mil internautas brasileiros cadastrados neste microblogging. Um número significativo para a mais jovem entre as ferramentas sociais, mas que ainda engatinha se comparada ao Orkut, rede social que já conquistou 70% dos internautas brasileiros.

Olhando para o lado pessoal, o twitter é uma ferramenta que dá ao “twitteiro” popularidade instantânea. Quanto mais horas ele estiver no ar e postando notícias ou narrando acontecimentos cotidianos, mais credibilidade ele ganha e conseqüentemente atrai mais e mais seguidores.

Se há espaço para a exposição pessoal, também há espaço para exposição profissional. É o chamado marketing corporativo.

Pela “twittosfera” circulam aplicações com divulgação de produtos, promoções, marcas, e até serviços de suporte técnico aos consumidores.

Um exemplo de aplicação corporativa tupiniquim pode ser visto na construtora Tecnisa, que através do twitter divulga seus lançamentos imobiliários.

Outro sucesso é o Vagas Tecnologia, que tem o perfil mais seguido na área de empregos (11.500 pessoas. Fonte: Info 09/2009). Ela divulga as vagas oferecidas pelas empresas que são suas clientes.

Virou febre e já possui inúmeros recursos dentre os quais destacamos na tabela abaixo.

Tabela 5 – Recursos do Twitter

Recurso Breve Descrição

Twidir Busca pessoas por N critérios além de nome e sobrenome. Twerp Scan Organiza contatos e elimina seguidores fantasma.

TwitterAnalyzer Faz análise de tudo o que aconteceu no seu perfil. TwitterFeed Permite usar RSS para postar no twitter.

Qwitter Avisa por e-mail quem deixou de seguir seu perfil.

Tweetmondo Mostra os usuários que estão próximos de você geograficamente. Twoquick Mostra os resultados em uma só tela de pesquisas no Google. Twazzup Você pesquisa uma palavra e vê os tweets relacionados a ela. TwitterMail Manda posts para o twitter via e-mail.

Tweet-U-Later Permite programar as postagens no twitter. Twitkut Mostra os tweets na sua página do Orkut. Twisten.fm Procura posts com referências musicais. Twitpic Faz upload de fotos no twitter.

Twitcam Transmite imagem direto da sua webcam para o mundo. TwitterBerry Interface voltada para os usuários de BlackBerry.

Twitterrific Interface voltada para os usuários de iPhone.

Tweets60 Interface voltada para celulares com sistema Symbiam.

Twikini Posta os nomes das músicas ouvidas pelo Media Player Mobile. Twitux Cliente para Gnome para usuários de Linux.

TweetDeck Gerenciador de seguidores.

TwitterFox Plug-in para usuários do browser Mozilla Firefox.

Fonte: Revista Info 09/2009.

Outra rede social da atualidade é o Google Latitude (www.google.com\latitude) .

Cadastre seu celular e o celular de seus amigos e forme uma rede que localiza todos os participantes geograficamente, permitindo saber se você está próximo de um amigo, parente e de serviços e locais de seu interesse. Com todos esses dispositivos e aplicativos móveis, o céu é o limite. Já não estamos mais presos as baias ou mesas de escritório, nem a salas de aula presenciais. Estamos livres, estamos leves, estamos soltos e cada vez mais plugados e prontos para interagir e colaborar com qualquer pessoa do mundo.

A comunicação totalmente on-line aproxima continentes, quebra barreiras, derruba os paradigmas.

Documentos relacionados