• Nenhum resultado encontrado

Nesta seção estão detalhadas as tabelas de Fato e Dimensão, com base no modelo escolhido para o trabalho, conforme descrito a seguir.

42

A modelagem definida para este trabalho foi o modelo estrela, por este se adequar melhor aos projetos de DM - como o trabalho é voltado a uma determinada área da empresa, não será necessário um grande número de dimensões, tornando a granularidade maior, conforme é apresentado na Figura 17. Para criar a modelagem das tabelas Fato e Dimensão foi utilizada a ferramenta Microsoft Visio.

Figura 17. Modelagem das tabelas Fato e Dimensões. Fonte: do autor

As tabelas Fato e Dimensão apresentadas na Figura 17 estão detalhadas a seguir, juntamente com a descrição de cada campo. A Tabela 5, FATO_CLIENTES, tem como objetivo reunir as informações dos clientes assim como suas receitas (pagamentos) e utilizações.

43 Tabela 5. Descrição da tabela FATO_CLIENTES

FATO_CLIENTES

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_CLIENTE Código do Cliente

COD_UTILIZACAO Código indicador da Utilização

COD_RECEITA Código indicador da Receita

COD_PROCEDIMENTO Código de procedimento utilizado

COD_MEDICO Código do médico que prestou serviço

COD_TEMPO Código para dimensão tempo

MES Mês

ANO Ano

VL_RECEITA Valor da Receito no Mês/Ano

VL_UTILIZACAO Valor composto pela qtd utilizada x Valor unitário do procedimento

QTD_UTILIZACAO Quantidade utilizada no Mês/Ano

A Tabela 6, DIM_RECEITA, tem como objetivo apresentar todos os pagamentos que o cliente fez à empresa, esses pagamentos pode ser exemplificado como as mensalidades.

Tabela 6. Descrição da tabela DIM_RECEITA

DIM_RECEITA

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_RECEITA Código indicador da Receita

COD_CLIENTE Código do Cliente

MES Mês que foi efetuado a Receita

ANO Ano que foi efetuado a Receita

VALOR Valor total que o cliente pagou naquele mês

A Tabela 7, DIM_UTILIZACAO, tem como objetivo gravar todos os procedimentos que o cliente efetuar, ou seja, serão gravadas as consultas, exames, assim como suas respectivas quantidades.

Tabela 7. Descrição da tabela DIM_UTILIZACAO

DIM_UTILIZACAO

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_UTILIZACAO Código indicador da Utilização

COD_CLIENTE Código do Cliente

COD_PROCEDIMENTO Código do Procedimento utilizado

MES Mês que foi efetuado a Utilização

ANO Ano que foi efetuado a Utilização

QTD Qtd utilizada no mês

A Tabela 8, DIM_PROCEDIMENTO, tem como objetivo o cadastro dos procedimentos com seus respectivos valores.

44 Tabela 8. Descrição da tabela DIM_PROCEDIMENTO

DIM_PROCEDIMENTO

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_PROCEDIMENTO Código do Procedimento

NOME_PROCED Nome do Procedimento

VALOR Valor unitário do Procedimento

A Tabela 9, DIM_CLIENTES, possui todo o cadastro de um determinado cliente, como: dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento), dados para empresa (número do cartão, situação), assim como dados para contatos (endereços, telefones e e-mail).

Tabela 9. Descrição da tabela DIM_CLIENTES

DIM_CLIENTES

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_CLIENTE Código do Cliente

NUM_CARTAO Número do cartão do cliente

NOME_CLIENTE Nome do Cliente

CPF Cpf do Cliente

DT_NASC Data de Nascimento

SITUACAO Situação Atual do cliente

TIPO_CLIENTE Indica o Tipo do Cliente (1 – Pessoa Física, 2 – Pessoa Juridica)

DT_INCLUSAO Data de inclusão do cliente na empresa

DT_EXCLUSAO Data de exclusão do cliente

MOTIVO_EXCLUSAO Motivo que levou o cliente a ser excluído

LOGRADOURO Nome do Logradouro

NUM_LOGR Número do Logradouro

COMPLEMENTO Complemento (se Houver)

BAIRRO Bairro

CIDADE Cidade

UF Unidade Federativa

CEP CEP

DDD DDD telefone residencial

TELEFONE Número do Telefone residencial

DDD_CELULAR DDD do Celular

CELULAR Número do Celular

EMAIL E-mail

A Tabela 10, DIM_MEDICOS, possui o cadastro dos médicos que prestam serviços à empresa, ou seja, quem realiza as consultas/ exames dos clientes.

Tabela 10. Descrição da tabela DIM_MEDICOS

DIM_MEDICOS

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_MEDICO Código do médico que prestou serviço

45

A Tabela 11, DIM_TEMPO, possui a referência no tempo de carga, onde serão guardados os dados em períodos de tempo, no caso desta tabela, mês e ano.

Tabela 11. Descrição da tabela DIM_TEMPO

DIM_TEMPO

CAMPO DESCRIÇÃO

COD_TEMPO Código para dimensão tempo

ANO Ano de referência

MES Mês de referência

Para representar as regras de negócio apresentadas na seção 2.2.3, pode-se pensar em possíveis relacionamentos entre as tabelas descritas anteriormente Fato e Dimensão, conforme descrito a seguir:

• Regra 1: Para buscar as utilizações dos clientes, a tabela Fato fará os relacionamentos buscando informações das tabelas Dimensão: DIM_TEMPO, DIM_UTILIZACAO, DIM_CLIENTE, DIM_PROCEDIMENTO e DIM_MEDICOS.

• Regra 2: Para buscar as receitas dos clientes, ou seja, os valores pagos como já descrito anteriormente, a tabela Fato fará os relacionamentos buscando informações das tabelas Dimensão: DIM_TEMPO, DIM_RECEITA e DIM_CLIENTE.

• Regra 3: Para buscar as quantidades de procedimentos realizados num período, a tabela Fato fará os relacionamentos buscando informações das tabelas Dimensão: DIM_ TEMPO, DIM_UTILIZACAO, DIM_CLIENTES e DIM_PROCEDIMENTOS. Não fará consulta na tabela DIM_MEDICOS, pois para esta regra é relevante apenas a quantidade de procedimentos.

• Regra 4: Para buscar a quantidade de clientes inclusos na base de dados, a tabela Fato fará relacionamento apenas com a tabela Dimensão: DIM_CLIENTE.

• Regra 5: Para buscar os clientes excluídos, que tiveram suas faturas quitadas e ainda utilizaram o plano, a tabela Fato fará os relacionamentos buscando informações da tabela Dimensão: DIM_ TEMPO, DIM_CLIENTE, DIM_UTILIZACAO, DIM_RECEITA. • Regra 6: esta regra só valerá se o campo no banco de dados for codificado, conforme já

apresentado na descrição da regra. Para buscar os principais motivos de exclusões de clientes, a tabela Fato fará relacionamento apenas com a tabela Dimensão: DIM_CLIENTE.

46

Com base nos detalhes apresentados nas regras de negócio, serão necessárias uma tabela Fato e seis tabelas Dimensão. O relacionamento entre elas responderá as perguntas que os gestores da área de Marketing precisam para tomada de decisão, perguntas essas referentes às regras de negócio especificadas.

Como já comentado, a granularidade utilizada no trabalho foi alta, pois não são necessários detalhes como, por exemplo: em qual data um cliente executou determinado procedimento ou quantos procedimentos esse mesmo cliente executou em um dia. Dessa forma, pode-se pensar em algumas perguntas que a ferramenta responderá, como: quantos procedimentos um cliente fez em um mês ou em um ano, podendo comparar essas informações com o ano anterior, para assim fazer uma análise com informações e não dados analíticos.

Conforme já apresentado, optou-se por uma modelagem com base no modelo Estrela (star), pois a princípio responderia de maneira rápida as pesquisas, onde se previu uma tabela Fato e seis tabelas de Dimensão, conforme apresentado na Figura 17, sendo que suas definições estão na seção 2.5.5. Essa estrutura foi criada para futuramente receber os dados da base de dados utilizada pelo sistema de gestão da Operadora, onde esses dados serão carregados de forma normalizada e isto ocorrerá durante o desenvolvimento desse trabalho.

47 Figura 18. Modelagem Flocos de Neve Fonte: do autor.

O modelo Estrela não apresentou os resultados conforme o previsto, ou seja, não estava respondendo de forma satisfatória as necessidades elencadas pelo estudo junto à área de Marketing. Durante os testes efetuados, esta modelagem não respondeu de maneira rápida, demorando nas pesquisas efetuadas, chegando em alguns casos a ocasionar o travamento do computador sem previsão para resposta, esta situação motivou a troca do modelo estrela pelo modelo floco de neve. Para atender o novo modelo foi necessário dividir as tabelas de Dimensão. Após testes efetuados, viu-se que o novo modelo utilizado obteve respostas mais rápidas para as mesmas pesquisas, respondendo de maneira quase que instantânea sem ocasionar travamento. A nova estrutura é apresentada pela Figura 18. Esta alteração ocorreu durante o desenvolvimento, por isso, será mais bem detalhada na próxima seção.

48

Documentos relacionados