• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

3.3 MODELO ANALÍTICO DA PESQUISA

Para a análise dos dados e organização dos resultados foram utilizados conhecimentos trazidos pelo modelo do ciclo de políticas públicas, mais especificamente os atribuídos à fase de implementação. A partir das contribuições do modelo, buscou-se avaliar a eficiência desse processo de implementação na Estratégia e-SUS Atenção Básica no município de Apodi-RN, analisando para isso: a influência das principais características dos pesquisados para implementação do e-SUS, o perfil dos profissionais e das equipes que operam os softwares do programa e a infraestrutura básica das unidades de saúde do município de Apodi-RN.

Para efeitos dessa pesquisa, implementação é fase em que ocorre a materialização da solução indicada, onde os recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos são utilizados para executar a política (SARAIVA e FERRAREZI, 2006). A análise dessa etapa permite identificar quais variáveis influenciaram o alcance dos objetivos, dividindo essas variáveis de acordo com grau de dificuldade de enfrentamento do problema, capacidade dos instrumentos legais e efeitos do contexto político (SABATIER e MAZMANIAN, 1980). Paraessa fase do ciclo, nossa pesquisa pretende elucidar, por meio da análise de documentos (instrumentos legais) e realização de entrevistas com gestores e ex-gestores da Atenção Básica, os fatores operacionais, normativos e políticos que determinaram a implementação da estratégia e-SUS em Apodi-RN.

Já a avaliação, para efeito de nossa pesquisa, considerou-se como um processo de conhecimento da política, que possibilita mensurar sua viabilidade, impactos e resultados (CARNEIRO, 2013), seguindo uma classificação conforme a descrita por Boschetti (2009), que caracteriza a avaliação de acordo com: seus objetivos (eficiência, eficácia e efetividade); momento em que se realizam: (ex-ante e ex-post) e da posição de quem realiza (interna e externa). Dessa maneira, para que esse trabalho cumprisse com os objetivos propostos, optamos por realizar uma avaliação: ex-ante, buscando aferir a eficiência na implementação da estratégia e-SUS AB no município de Apodi, conduzida por membro externo às equipes estudadas. Para tanto, aplicamos os questionários (anexo II) com os profissionais integrantes das Equipes de Atenção Básica, que operam o sistema cotidianamente.

Para análise desses dados realizou-se uma pesquisa baseada no método qualitativo com análise de conteúdo, que de acordo com Godoy (1995) não procura enumerar ou medir os eventos estudados com emprego de instrumental estatístico, mas descreve pessoas, fenômenos e processos interativos por meio do contato direto entre pesquisador e situação estudada. Gil (2002) complementa que a análise dos dados com emprego da abordagem qualitativa, não depende de fórmulas ou receitas pré-estabelecidas definidas previamente para orientar os pesquisadores, mas depender muito mais da capacidade e do estilo do pesquisador.

Já a análise de conteúdo, segundo Bardin (2000) consiste em um conjunto de técnicas de análise de comunicações com objetivo de obter, através de procedimentos de descrição do conteúdo das mensagens, informações que estão sendo ditas sobre determinado tema. De acordo com Morais (1999), a análise de conteúdo constitui de uma metodologia de pesquisa utilizada para descrever e interpretar o conteúdo de todos tipos de documento, oriundos de comunicação verbal e não verbal, aplicável tanto nas abordagens quantitativas como qualitativas, permitindo através da reinterpretação das mensagens, uma compreensão de seus significados para além de uma leitura comum. O autor argumenta ainda que essas informações costumam chegar em estado bruto ao pesquisador, necessitando então de serem processadas, e posteriormente captadas seu conteúdo.

Desse modo, nossa pesquisa se concentra em analisar o conteúdo das informações provenientes dos profissionais da atenção básica, que nos chegou através dos questionários e dos relatos das entrevistas. Nosso intuito é fornecer ao leitor uma compreensão de como encontra-se a implementação do e-SUS no município, a partir do significado das manifestações de cada participante, conforme veremos no tópico a seguir.

Quadro 11 - Resumo Metodológico

Objetivos Instrumentos Sujeitos

Identificar as características pessoais e a influência do perfil profissional dos participantes do programa no seu processo de implementação.

Pesquisa Bibliográfica e Questionários

Membros das equipes: Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal (ESB) e de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

Verificar a capacidade operacional das equipes e dos profissionais.

Questionários e

Entrevistas Todos os sujeitos da pesquisa Avaliar a infraestrutura das

Unidades Básicas de Saúde

Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental,

Questionários e Entrevistas

Todos os sujeitos da pesquisa Fonte: Elaborado pelo autor.

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Nesta seção serão apresentados e discutidos os resultados desta pesquisa, cuja descrição dos dados manteve intima relação com o processo de implementação da Estratégia e-SUS Atenção Básica no município de Apodi-RN, permitindo a partir da análise desses dados, a

realização de avaliação do processo de implementação. Para melhor compreensão e organização dos resultados, essa seção foi dividida entre três tópicos: 1 - Caracterização pessoal e profissional dos participantes da pesquisa, levantando informações sobre: a quantidade de profissionais que compõe as equipes, tipo de vínculo, faixa etária, gênero, tempo de atuação na atenção básica e escolaridade;2 – Capacidade Operacional das Equipes e dos Profissionais da Atenção Básica, em termos de aspectos relevantes das equipes para implementação do e-SUS AB e por fim, 3 - Cenário das Unidades Básicas de Saúde, onde foram levantados dados estruturais e operacionais das unidades, permitindo analisar em que situação se encontra o processo de implementação da estratégia em cada uma delas.

4.1 CARACTERIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS PARTICIPANTES DA