• Nenhum resultado encontrado

5. MODELOS DE PROCESSOS DECISÓRIOS

5.1 Modelo racional

Segundo Morgan (1996), as modernas organizações são mantidas, ao longo dos tempos, em razão de um sistema de crenças que priorizam a relevância da racionalidade, sendo que esse mito propicia a percepção de alguns padrões de ação como legítimos, confiáveis e dentro de um padrão de normalidade, contribuindo para que sejam evitados embates na disputas por poder e possíveis debates, no caso de cenários incertos, fora a ambigüidade de valores e ações dos indivíduos.

A perspectiva desse modelo é em função da orientação dos objetivos e dos problemas organizacionais, sendo a decisão final balizada por meio de procedimentos e regras que possibilitem a organização atuar de forma racional, minimizando os possíveis riscos.

Motta (2002, p.53) compartilha da mesma opinião, ressaltando ainda que são “os objetivos, a tecnologia e o amb iente em que operam que

determinam as estruturas, os processos e o comportamento das organizações”.

O autor segue sua análise ao afirmar que o aspecto racional é aguçado no momento em que há o reconhecimento de um problema e com isso, na tomada de decisões há o estabelecimento de processo seqüencial, por meio de um fluxo de produção e da criteriosa coleta e análise das informações, que irão resultar na identificação e na escolha das opções, visando alcançar, com eficiência, os objetivos organizacionais, como também obter o engajamento dos participantes nesse contexto.

Já para Habermas (1984), a racionalidade está atrelada ao exercício de três tipos de capacidades humanas: a reflexiva, a crítica e a cooperativa. O autor avalia que a racionalidade consiste na discursividade, na capacidade de argumentação, e no estabelecimento de ações. Por meio da racionalidade há a possibilidade clara de que os indivíduos inseridos nas organizações sejam dotados de uma grande capacidade de análise, no que tange à compreensão dos anseios e dos problemas organizacionais, buscando, assim, cursos de ação que avaliem possíveis conseqüências, ganhos e perdas.

Na concepção de Brasil (1993) esse modelo pode ser visto como a maximização de utilidades, no qual as alternativas e as conseqüências podem vir a ser antecipadas, sendo que a escolha final seria fruto da seleção das ações ou mesmo das alternativas que maximizem a chance da obtenção de maiores valores em termos de preferências.

Para o autor, o modelo racional de tomada de decisões apresenta as seguintes características:

• Aquele que toma as decisões se defronta com um determinado

problema e o separa dos demais ou o compara com outros problemas.

• É feita a seleção e a classificação dos objetivos ou valores em

função de seu nível de importância.

• Todas as opções possíveis para o alcance dos objetivos são

conhecidas.

• É feito o levantamento dos custos e das conseqüências de cada

alternativa.

• As eventuais conseqüências previstas para uma opção de ação

podem ser comparadas com as demais.

• Aquele que toma as decisões escolhe a alternativa que acarreta as

melhores conseqüências para o atingimento dos objetivos pré-estabelecidos.

Simon (1983) atesta que em um processo de tomada de decisões as opções são as formas corretas de se atingir as finalidades desejadas. Além disso, o autor ressalta que as organizações podem vir a ser influenciadas em razão da limitação cognitiva dos indivíduos em processar informações. O autor menciona que as pessoas não maximizam ou otimizam as informações disponíveis, mas ficam satisfeitas pela quantidade de informações que suas mentes podem analisar e interpretar. Por isso, o processo decisório sob o enfoque racional contempla as simplificações da realidade organizacional, em consonância com a capacidade mental dos atores organizacionais.

Dessa maneira, o autor sugere a elaboração de uma espécie de hierarquia de finalidades, com o indivíduo organizacional adequando seu comportamento a um sistema integrado, sendo enfatizado em razão da:

a) Visão panorâmica das opções de comportamento, anteriores à tomada de decisão.

b) Pressuposição de que cada escolha irá gerar uma complexidade de conseqüências.

c) Escolha, propriamente dita, salientando o sistema de valores como critério, de uma alternativa em detrimento das disponíveis.

Podem ser duas as formas de simplificar a tomada de decisões no âmbito organizacional. A primeira delas é a procura por soluções que sejam satisfatórias, ao invés da busca por opções ótimas, minimizando-se, também, o tempo de procura. As soluções satisfatórias consistem no atendimento dos requisitos mínimos, que ao serem atendidos, são finalizadas a procura por novas alternativas. Outra simplificação adotada pelos decisores neste modelo reside na adoção de cursos de ação, de modo que a organização responda aos estímulos ambientais.

Com relação ao aspecto crítico racional, Peters (1986) salienta que a preocupação com o racionalismo acaba por levar as organizações rumo à paralisia, à complexidade, além da dificuldade na busca pela inovação. O autor vai mais além, ao afirmar que o êxito empresarial passa bem longe do racionalismo em excesso.

Outro fator negativo em torno do modelo racional é que muitas das escolhas podem não ser compreendidas ou mesmo serem escolhidas de forma incorreta pelos tomadores de decisão, deixando escapar grandes oportunidades para as organizações, com a possibilidade de perda da eficiência decisória.

Kaufman (apud Motta, 2002) atribui a sobrevivência organizacional em razão do acaso ou da sorte, reverenciando a importância dos aspectos ilógicos e não-racionais, em detrimento do aspecto racional e planejado pelas organizações em se adaptarem ao ambiente na qual estão contidas.

Com relação à aplicabilidade do modelo racional na esfera pública, Brasil (1993) sentencia que este não parece ser o mais viável, pois são grandes

as pressões para que sejam produzidas políticas de forma muito rápida, sem a devida análise, fora a necessidade de operação em um cenário em que há a imposição de compromissos.

Para o autor podem ser elencados cinco fatores impeditivos da tomada de decisões. São os seguintes:

• A grande quantidade de problemas, objetivos e compromissos

políticos que são determinados ou escondidos por meios dos elementos atuantes da unidade administrativa.

• Problemas relativos à coleta adequada de informações sobre a

grande quantidade de objetivos e políticas tidas como “aceitáveis”.

• Necessidades individuais, tarefas, inibições e imperfeições dos

decisores, que possam interferir na sua avaliação dos objetivos e políticas que são aceitáveis do ponto de vista de sua unidade administrativa.

• Dificuldades de cunho estrutural nas unidades administrativas, no

que se refere às relações com os poderes legislativos e executivos do governo.

• O comportamento contraditório de diversos gestores públicos.