• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4. SINDEX SIMULADOR DE ÍNDICES DE ESTABILIDADE DE TENSÃO

4.2 Estrutura Básica do SIndex

4.2.4 Modo de Operação

Este item apresenta um Guia de Operação do aplicativo SIndex, ou seja, um procedimento passo a passo, para direcionar o usuário na utilização da ferramenta e explorar as diversas possibilidades.

Conforme já mencionado o aplicativo possui cinco modos de execução do processamento, de acordo com o tipo de entrada de dados (Entradas Tipo # 1 a # 5). Nos itens a seguir é feita a descrição de como entrar com os dados e selecionar as diversas opções dos gráficos propostos pelo aplicativo, para as linhas mestras [Sistema] e [Índices de Estabilidade de Tensão].

A - Procedimento Entrada de Dados Manual – Tipo # 1 – Linha Mestra Sistema

Passo 1 – Pressionar o botão <RESET> (Painel 1).

(O botão RESET tem por objetivo carregar os parâmetros iniciais e limpar outros previamente carregados para garantir o uso dos dados corretos).

Passo 2 – (Painel 2)

Selecionar [Sistema] ou [Índices de Estabilidade de Tensão].

Opção [Sistema]:

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] ao clicar nas setas ao lado direito da janela e são exibidas as seguintes opções: 1. Ic, Vc, Pc (normalizado) 2. Pc, Qc, Sc e Vc 3. Pc, Qc e Sc (3D) 4. Pc, Qc e Vc (3D) 5. Transf Pot Máx 6. Ic, Vc, FPsistema

7. Pc, Qc, Sc – Amostras 8. Vc, Ic – Amostras 9. Zth, Zcarga – Amostras 10. Pmax SimC – Amostras

Observa-se que a opção <10. Pmax SimC - Amostras)> não é disponível para a entrada Tipo # 1. Esta opção só é válida para a entrada do Tipo # 3.

Selecionar o item <1. IC, VC, PC (normalizado)>.

Passo 3 – Entrada de Dados – Tensão da Fonte e Impedância de Thévenin (Painel 3)

Digitar os valores do módulo e do ângulo da fonte, diretamente na tela nos campos à direita de 𝐸𝐸̇𝑡𝑡ℎ;

Entrar com os valores da impedância (R e X) nos campos à direita de 𝑍𝑍̅𝑡𝑡ℎ.

Passo 4 – (Painel 4)

Digitar os valores iniciais da carga (RC e XC) à direita de 𝑍𝑍̅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖.

Fazer a entrada do valor de % 𝑍𝑍̅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖, no campo à direita de 𝑍𝑍̅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖. Entrar com o valor percentual do Passo de Carga, no campo à direita de Passo de Carga (%). Os parâmetros %𝑍𝑍̅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖 e Passo de Carga (%) já vêm carregados por

default em 0,1% e 0,01%, respectivamente.

Passo 5 – (Painel 5)

Após a entrada de todos os valores, acionar o botão <Carregar Dados da Tela>.

O acionamento deste botão dá início à execução do processamento do programa e exibe os valores módulo e ângulo de 𝑍𝑍̅𝑡𝑡ℎ (Painel 3), o FP da carga e o valor de

𝑍𝑍̅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑓𝑓𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚𝑖𝑖 (Painel 4).

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, os gráficos ilustrados na Figura 4.3. A janela registra a variação das grandezas 𝐼𝐼𝐶𝐶, 𝑉𝑉𝐶𝐶 e Potências (𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶, 𝑆𝑆𝐶𝐶)

em função de 𝑍𝑍𝐶𝐶

𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ, em valores normalizados. Observa-se que as curvas de potência ficam coincidentes.

Figura 4.3 – Curvas normalizadas: 𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ

𝑍𝑍𝐶𝐶 x 𝑁𝑁𝐶𝐶 𝑁𝑁𝐶𝐶𝐶𝐶, 𝑉𝑉𝐶𝐶 𝑃𝑃𝑡𝑡ℎ, 𝑃𝑃𝐶𝐶 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚, 𝑄𝑄𝐶𝐶 𝑄𝑄𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚, 𝑃𝑃𝐶𝐶 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 Passo 6 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e, em seguida, selecionar o item <2. Pc, Qc, Sc e Vc>.

Logo abaixo da janela de Pop-up há 3 botões <P>, <Q> ou <S>. A escolha destes botões, individualmente ou em conjunto, permite o traçado das curvas de Potência (𝑃𝑃𝐶𝐶 e/ou 𝑄𝑄𝐶𝐶 e/ou 𝑆𝑆𝐶𝐶) x 𝑉𝑉𝐶𝐶.

Para a escolha de <P>, <Q> ou <S>, o usuário deve acionar o botão correspondente à grandeza desejada. A confirmação da seleção é feita por meio da alteração da cor do texto do botão, de “cinza” para “vermelho”.

Passo 7 – (Painel 5)

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela>.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, os gráficos ilustrados na Figura 4.4. A janela mostra as curvas do tipo PV, QV e SV, indicando as respectivas

margens MST e MSO. A potência limite da MSO está indicada em linha tracejada e a potência limite da MST está em linha traço-ponto.

Figura 4.4 – Gráficos 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶 x 𝑉𝑉𝐶𝐶

Passo 8 – (Painel 8)

Conforme já citado anteriormente, a opção selecionada permite, através de comandos localizados no Painel 8, carregar, indicar e alterar o valor da Potência de Operação da Carga, como um valor percentual da Potência Máxima. Este procedimento permite dois modos de entrada:

1. Deslizar o slider – régua deslizante, na parte à direita deste painel. Os valores podem variar de zero a 100%, com a facilidade de se fazerem incrementos pontuais para cima e para baixo, clicando-se nas setas superior e inferior desta régua.

2. Digitar um valor entre zero e 100 %, no campo específico, e acionar o botão <Carregar Valor> localizado na parte superior esquerda deste painel. A cor deste botão é alterada de “verde” para “vermelho”, confirmando a seleção. Sempre que o valor da potência de operação for alterado via este comando, o botão <Carregar Valor> neste painel deverá ser acionado.

Neste painel também estão indicados os valores da MST, que é de 4% (fixo), e da MSO, default de 20%, mas que pode ser alterado para valores na faixa de 0 a 20%.

Carregados os novos valores, acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5. Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, os gráficos ilustrados na Figura 4.5. A janela mostra as curvas do tipo PV, QV e SV, indicando as respectivas margens MST e MSO, considerando os novos valores. A potência limite da MSO está indicada em linha tracejada, a potência limite da MST está em linha traço-ponto, e a potência de operação da carga está em linha cheia.

Figura 4.5 – Gráficos 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶x 𝑉𝑉𝐶𝐶com indicação da Potência de Operação e dos Limites de Potência

Se os valores selecionados para Potência de Operação forem superiores à Margem de Operação de Segurança (MSO) e acima de 96% 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚, são emitidos alarmes no Painel 10, cujas mensagens estão abaixo transcritas:

Para um valor acima da MSO:

'Alarme MSO - A carga ultrapassou a Margem de Segurança Operacional. Consultar o Manual de Instruções Operativas'

Para valor acima da MST:

'Alarme MST - A carga ultrapassou o limite da Margem de Segurança de Tensão. Consultar o Manual de Instruções Operativas'

Passo 9 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e, em seguida, selecionar o item <3. Pc, Qc, Sc (3D)>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, a curva ilustrada na Figura 4.6, do tipo 3D. Utilizando os recursos do Matlab®, a curva pode ser

rotacionada, permitindo analisar a inter-relação entre as grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶.

Figura 4.6 – Curva 3D - 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶, e 𝑆𝑆𝐶𝐶

Passo 10 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <4. Pc, Qc, Vc (3D)>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, a curva ilustrada na Figura 4.7, do tipo 3D. Utilizando os recursos do Matlab®, a curva pode ser rotacionada,

permitindo analisar a inter-relação entre as grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑉𝑉𝐶𝐶.

Figura 4.7 – Curva 3D - 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑉𝑉𝐶𝐶

Passo 11 – (Painel 2)

No Pop-up [𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <5. Transf Pot Max)>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, as curvas ilustradas na Figura 4.8. São mostrados gráficos não normalizados das grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶, em função de 𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ

𝑍𝑍𝐶𝐶 . A linha pontilhada indica a condição de máximo carregamento (𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ

Figura 4.8 – Máxima Transferência de Potência

Passo 12 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <6. Ic, Vc)>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, as curvas ilustradas na Figura 4.9. São mostrados gráficos não normalizados das grandezas 𝐼𝐼𝐶𝐶 e 𝑉𝑉𝐶𝐶, em função de 𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ

Figura 4.9 – Curvas 𝐼𝐼𝐶𝐶, 𝑉𝑉𝐶𝐶 em relação a 𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ

𝑍𝑍𝐶𝐶

Passo 13 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <7.Pc, Qc, Sc - Amostras)>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, as curvas ilustradas na Figura 4.10. São mostrados gráficos não normalizados das grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶, ao longo das amostragens. São indicados, também, os valores de 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚, 𝑄𝑄𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 e 𝑆𝑆𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚.

Figura 4.10 – 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶 x amostragem, com a indicação dos valores máximos

Passo 14 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <8.Vc, Ic - Amostras>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, as curvas ilustradas na Figura 4.11. São mostrados gráficos normalizados das grandezas 𝑉𝑉𝐶𝐶 e 𝐼𝐼𝐶𝐶 ao longo das amostragens. É indicado, também, o valor de 𝑉𝑉𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑡𝑡.

Figura 4.11 – 𝐼𝐼𝐶𝐶, 𝑉𝑉𝐶𝐶 x Amostragem

Passo 15 – (Painel 2)

No Pop-up [ 𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <9. Zth, Zcarga - Amostras)>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela> no Painel 5.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, as curvas ilustradas na Figura 4.12. São mostrados gráficos das grandezas 𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ e 𝑍𝑍𝐶𝐶 ao longo do período de amostragens.

Figura 4.12 – 𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ, 𝑍𝑍𝐶𝐶 x Amostragem

B - Procedimento Entrada de Dados Manual – Tipo # 1 – Linha Mestra Índices

Passo 1 – (Painel 2)

Selecionar “Sistema” ou “Índices de Estabilidade de Tensão”.

Opção “Índices de Estabilidade de Tensão”

Há duas opções disponíveis: Pop-up [BARRA] e Pop-up [LINHA].

Opção [BARRA]

Para a opção selecionada, o programa mostra a relação de índices de barra disponibilizados para análise. São eles:

1. SDC 2. VSIbus 3. ISI

4. Zc/Zth 5. PIT

Selecionar o item <SDC>.

Caso seja do interesse do usuário visualizar a equação do índice, deve-se clicar no botão < EQUAÇÃO> localizado abaixo de Índices de Estabilidade de Tensão.

Após o acionamento do botão, a cor do texto é alterada de “cinza” para “vermelho”, confirmando a seleção. Para desligar a visualização da equação, acionar novamente este botão (toggle button).

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela>.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, gráficos exibidos na Figura 4.13 (índice em relação às grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 , 𝑆𝑆𝐶𝐶 e 𝑍𝑍𝐶𝐶/𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ) e na Figura 4.14 (índice ao longo da amostragem).

Figura 4.14 - Índice em relação à amostragem

Considerando que a opção de exibição da equação do índice foi selecionada, esta é exibida conforme ilustrado na Figura 4.15.

Figura 4.15 – Tela Exemplo - Equação do índice SDC

Para a escolha de outros índices de barra, deve-se repetir os passos acima, iniciando em Selecionar o item < >, conforme opções disponibilizadas no Pop-up [BARRA].

Opção [LINHA]

Para a opção selecionada, o programa mostra a relação de índices de linha disponibilizados para análise. São eles:

1. Lmn 2. Lp

4. FVSI 5. Lij 6. LQP 7. NVSI 8. VQI line 9. NLSI 10. PTSI 11. VSI-1 12. VSLI 13. VSM 14. VCPI-1 15. VSI-2 16. VSMI 17. VSLBI Selecionar o item <PTSI>.

Acionar o botão <Carregar Dados da Tela>.

Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, gráficos exibidos na Figura 4.16 (índice em relação às grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶, 𝑆𝑆𝐶𝐶 e 𝑍𝑍𝐶𝐶/𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ) e na Figura 4.17 (índice ao longo da amostragem).

Figura 4.16 – Índice em relação às grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶, 𝑍𝑍𝐶𝐶/𝑍𝑍𝑡𝑡ℎ e 𝑆𝑆𝐶𝐶

Figura 4.17 – Índice em relação à amostragem

Caso seja de interesse visualizar a equação do índice, acionar o botão <EQUAÇÃO>. A Figura 4.18 mostra a equação do índice PTSI.

Figura 4.18 – Tela Exemplo - Equação do índice PTSI

Para a escolha de outros índices de linha, pode-se repetir os passos acima, iniciando em Selecionar o item < >, conforme opções disponibilizadas no Pop-up [LINHA].

C - Procedimento Entrada de Dados Via Arquivo – Tipo # 2

Conforme já mencionado, além da entrada manual de dados é possível carregar os dados a partir de um arquivo. Para esta opção, o roteiro é dado abaixo:

Passo 1 – (Painel 1)

Acionar o botão <RESET>.

Passo 2 – (Painel 2)

Selecionar “Sistema” ou “Índices de Estabilidade de Tensão”. Opção [P,Q,S,V,I]:

Selecionar o item <1. IC, VC, PC (normalizado)>.

Passo 3 – (Painel 5)

Após acionado o botão é aberta uma janela com os arquivos disponíveis para análise, conforme ilustrado na Figura 4.19.

Figura 4.19 – Seleção de Arquivo.

Sugere-se que os arquivos sejam previamente identificados conforme o seu conteúdo, para facilitar a seleção. Por exemplo, os arquivos para esta aplicação são iniciados pelo número 2.

Selecionar o arquivo clicando com o mouse em cima deste.

Após realizado este procedimento, o programa é processado e o gráfico correspondente é gerado.

O caminho do arquivo selecionado é exibido no painel 6.

Com os dados carregados e exibidos na tela, para a execução das demais opções, seja para a linha mestra “Sistema” ou “Índices de Estabilidade de Tensão”, não é necessário importar novamente o arquivo. Para tal, deve-se escolher a opção desejada conforme os Pop-Ups já explicados no processo de entrada de dados manual. Acionar o botão <Carregar Dados da Tela>. Este comando executa novamente o programa e os gráficos são exibidos, conforme já visto anteriormente.

D - Procedimento Entrada de Dados Via Arquivo – Tipo # 3

Para a importação de dados gerados pelo aplicativo SimC, deve-se proceder conforme abaixo.

Passo 1 – (Painel 1)

Acionar o botão <RESET>.

Passo 2 – (Painel 5)

Acionar o botão <Importar Dados – SimC>.

Após acionado o botão é aberta uma janela com os arquivos disponíveis para análise. Sugere-se que os arquivos sejam previamente identificados conforme o seu conteúdo, para facilitar a seleção. Por exemplo, os arquivos para esta aplicação são iniciados pelo número 3.

Selecionar o arquivo clicando com o mouse em cima deste.

Em seguida clicar no comando <Open> disponibilizado na janela do Matlab®.

Após realizado este procedimento, o programa é processado e o gráfico correspondente é gerado.

O caminho do arquivo selecionado é exibido no painel 6.

Diferentemente do item anterior, para cada análise, o arquivo deve ser novamente importado.

A aplicação destes dados deve ser feita somente com relação à amostragem.

Uma opção específica foi desenvolvida para a entrada do Tipo # 3, que é o item <10. Pmax SimC - Amostras>. Nesta opção, o programa traça um gráfico de 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 em relação à amostragem.

Passo 3 – (Painel 2)

No Pop-up [𝑃𝑃, 𝑄𝑄, 𝑆𝑆, 𝑉𝑉, 𝐼𝐼 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e em seguida selecionar o item <10.Pmax SimC - Amostras>.

Acionar o botão <Importar Dados – SimC> no Painel 5. Para a opção selecionada, o programa mostra, como saída, a curva ilustrada na Figura 4.20, mostrando o valor de

𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 conforme o aumento da carga, cálculo este executado no aplicativo SimC.

Figura 4.20 – 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 x Amostragem

E - Procedimento Entrada de Dados Via Arquivo – Tipo # 4

Este comando permite a importação de um equivalente de rede gerado pelo SimC, conforme seleção feita.

Neste procedimento o incremento da carga do equivalente gerado no SimC é feito no próprio SIndex, da mesma forma que o realizado na entrada do Tipo # 2. São utilizados os valores de 0,1% para % 𝑍𝑍̅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖 e de 0,01% para o Passo de Carga.

Passo 1 – (Painel 1)

Acionar o botão <RESET>.

Passo 2 – (Painel 2)

Fazer a seleção do gráfico a ser mostrado, procederconforme instruções anteriores.

No campo à direita do botão <SimC Equiv> digitar o número do equivalente que se queira fazer a análise.

Acionar o botão < SimC Equiv >.

É aberta uma janela com os arquivos à semelhança do indicado no item D anterior. Selecionar o arquivo e clicar no comando <OPEN>.

A partir deste comando o programa é executado com as mesmas saídas das etapas anteriores.

F - Procedimento Entrada de Dados Via Arquivo – Tipo # 5

Este procedimento permite a importação de dados de um arquivo, na sequência, 𝐸𝐸𝑡𝑡ℎ(módulo), 𝐸𝐸𝑡𝑡ℎ(ângulo, em graus), 𝑅𝑅𝑡𝑡ℎ, 𝑋𝑋𝑡𝑡ℎ, 𝑅𝑅𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖 e 𝑋𝑋𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑚𝑚𝑚𝑚_𝑐𝑐𝑚𝑚𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑚𝑚𝑖𝑖.

Os valores podem ser obtidos de medição a partir de um equivalente gerado em outro ambiente.

Para este tipo de entrada, as análises devem ser feitas somente para as opções 7, 8 ou 9, na linha mestra “Sistema”, ou gráficos relacionados à amostragem na linha mestra “Índices”.

Passo 1 – (Painel 1)

Acionar o botão <RESET>.

Passo 2 – (Painel 2)

Fazer a seleção do gráfico a ser mostrado, conforme instruções anteriores.

Passo 3 – (Painel 5)

Acionar o botão <Importar Dados – Medição>.

É aberta uma janela com os arquivos. Selecionar o arquivo desejado.

Clicar no comando <OPEN>.

A partir deste comando, o programa é executado com as mesmas saídas das etapas anteriores.

O caminho do arquivo importado é indicado no Painel 6.

G – Outras informações

Painel 7

Neste painel, conforme Figura 4.21, é mostrado o circuito equivalente de 2 barras, o qual é a base de todos os cálculos processados no aplicativo.

Figura 4.21 – Circuito equivalente de 2 barras

Logo abaixo da figura do circuito de 2 barras, há um Pop-up com a informação das variáveis utilizadas. No Pop-up [ 𝑉𝑉𝑃𝑃𝑃𝑃𝑃𝑃á𝑣𝑣𝑠𝑠𝑃𝑃𝑐𝑐 𝑈𝑈𝑡𝑡𝑃𝑃𝑃𝑃𝑃𝑃𝑈𝑈𝑃𝑃𝑑𝑑𝑃𝑃𝑐𝑐 𝑠𝑠𝑐𝑐 𝑆𝑆𝐼𝐼𝑠𝑠𝑑𝑑𝑠𝑠𝑃𝑃 ∧] clicar nas setas ao lado direito da janela e são exibidas as variáveis utilizadas no aplicativo. São elas:

B: susceptância

Eth: módulo da tensão da Fonte Ic: corrente no circuito

Icc: corrente de curto-circuito P: potência ativa

Pc: potência ativa na barra de carga Q: potência reativa

Qc: potência reativa na barra de carga R: resistência de Thévenin

Rc: resistência da carga S: potência aparente

Sc: potência aparente na barra de carga Vc: módulo da tensão na barra de carga X: reatância de Thévenin

Xc: reatância da carga Yth: admitância de Thévenin Zc: impedância da carga Zth: impedância de Thévenin

δ: diferença entre o ângulo da tensão de Thévenin (Eth) e o ângulo da tensão na barra de carga (Vc) = δ1-δ2

δ1: ângulo da tensão Eth δ2: ângulo da tensão Vc

Φ: ângulo da impedância da carga Zc Θ: ângulo da impedância de Thévenin

Painel 9

Neste painel são indicados os valores calculados das grandezas elétricas no ponto crítico, conforme a Figura 4.22:

- 𝑃𝑃𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 - 𝑄𝑄𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 - 𝑆𝑆𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚𝑚 - FP do sistema - 𝑉𝑉𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑡𝑡 - 𝐼𝐼𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑐𝑡𝑡

Figura 4.22 – Variáveis calculadas

4.3

Considerações Finais

O SIndex é de fácil utilização, com uma interface muito amigável, que permite a simulação de diversos índices e o acompanhamento do comportamento destes conforme o arquivo selecionado ou a entrada manual de dados, tendo como referência o circuito de 2 barras.

Permite traçar gráficos relativos ao comportamento do sistema elétrico no que se refere à transferência máxima de potência e acompanhar o comportamento das grandezas 𝑃𝑃𝐶𝐶, 𝑄𝑄𝐶𝐶 e 𝑆𝑆𝐶𝐶, com os mesmos dados de entrada previamente selecionados.

O aplicativo se mostra de grande utilidade para a realização das simulações em diferentes ambientes e com grandes possibilidades de agregar novas funções. Vislumbra-se também o seu uso acadêmico para complementar o aprendizado com a confirmação dos conceitos.

Documentos relacionados