• Nenhum resultado encontrado

3.4 Sítio Riacho do Meio

3.4.2 Momentos Festivos – Festa 2013

Mosaico de fotos 20: Mural Fotográfico: Momentos Festivos – Festa 2013 Riacho do Meio Autor: CARDOSO, A. I. D. 2013.

01

02

03

04

05

06

07

08

Momentos Festivos: 2013

O que esses momentos da festa representam para você e para a comunidade do Riacho do Meio? (Correspondente às fotos: 01 a 12)

Esse ano foi muito proveitoso, no sentido de ter sido em paz, por que todo ano, se vc pegar as festa do pau dos anos anteriores, aqui é muito cheio, de um público que não ajuda muito, é carro de som, paredão, então pra cultura em si, pra o tradicional, fica muito pouco proveitoso, então esse ano foi um número reduzido de pessoas, mas um número de pessoas suficiente, pessoas que estavam ali pra ajudar, entendeu. Por que em anos anteriores era lotado, mas esse ano teve duas bandas no parque da cidade, teve o pau da bandeira, também, de Missão Velha, que é muito grande, por ser cidade e tudo, e teve também nas Malvinas (Bairro do município de Barbalha), uma banda lá. Então isso influenciou e contribuiu pra que muita gente de fora não viesse, entendeu. (...) Então, o que foi interessante nisso daqui, a comunidade em si, né, a comunidade fez a festa. Por que é uma festa da comunidade, porém se torna pública por que todo mundo vem. Mas ás vezes nem todo mundo ta com o intuito de brincar, as vezes vem mais pela questão do álcool, da bebedeira, e esse ano a gente não teve problema quanto a isso. Quer dizer, em anos anteriores pra esse pau da bandeira entrar aqui era muito difícil, dá um trabalho danado, é preciso a polícia ta pedindo, tirando, o pessoal, para os carros ali e tal, mas esse ano o público foi menos, e no meu ponto de vista foi suficiente, foi muito bom. Sem maiores transtornos, né. (Membro da Associação de Moradores da localidade)

Esse momento do pau itinerante... Esse é o segundo ano que teve o pau itinerante. O ano passado nós tiramos o pau daqui mesmo, tiramos e levamos, e esse ano nós tiramos lá da Santa Cruz. Mas em anos anteriores foi tudo daqui. E depois vai pra onde? Vai pro Pelo Sinal. E aí, como é que fica, sem... ai fica sem pau. É

interessante isso, por que, lá no Santa Cruz é levantado em janeiro, ai de janeiro pra março, vai passar só um mês. Por que tem um sentido, alegria, de ver aquela bandeira balançando lá em cima, dá aquela emoção, e o resultado final é isso daqui

(apontando para as fotos 07,08,09,10) E logo, logo, vai ser com a gente, o

sentimento de perda, quando tiver que doar. No caso não vai ser mais perda por que nós já recebemos de outro, ai já vai ter outro sentimento, que eu num sei ainda, que eu num passei... Mas, o bom é bandeira ficar o ano todo, mas... (Membro da organizados da festa)

Eu acho bonito é nessa hora aqui, que tá todo mundo (apontando para as fotos: 07)... Sei lá, a comunidade se transforma, por mais que os de fora ache... sei lá...

olha as barracas ... entedeu... é outro espírito. Você chegar aqui em dia comum, é uma coisa fria, e no período de festa, você fica escutando um sonzinho, então eu acho que nisso tudo tem um sentido... cultural, religioso, educativo. (Membro da organização da festa)

Esses momentos são importantes, e a gente vendo assim, com as fotos, ajuda a gente a pensar nossa festa. Desde o pau que a gente foi tirar lá do Santa Cruz, que deu um trabalho danado, a premiação dos menino, o cortejo, os amigos... ó esse daqui veio de São Paulo (apontando para o senhor, em primeiro plano, na foto 08), depois

a gente manda a foto pra ele. Mas aqui é tudo amigo, e a gente vai fazendo a festa assim. (Membro da organização da festa)

O que me chamou mais atenção foi o pau itinerante, que vem de outras comunidades, né. A parte social e religiosa, também vem crescendo muito. Há uma inovação nessas partes, e o convívio real que já vem acontecendo desde o começo da festa, e isso só tem crescido, há uma evolução significativa nessa comunidade, mas uma questão que eu enfatizo este ano é o pau itinerante. (Moradora da localidade)

3.4.3 Momentos Festivos de anos anteriores

Mosaico de fotos 21: Mural Fotográfico: Momentos festivos de anos anteriores – Riacho do Meio Autor: CARDOSO, A. I. D. 2013.

13

14

15

5

16

5

17

5

Momentos Festivos de anos anteriores: O que esses momentos representam?

Revendo esses momentos (fotos: 13 a 17), esta festa tem crescido anualmente. Sabe

por quê? O que tem me chamado mais atenção é o envolvimento da comunidade. Eu acho que quando a própria comunidade faz a festa, ela é quem tem que fazer a festa, e quando a comunidade se libertar de determinados organismos sociais, que vem pra se apropriar, acho que perde o sentido de festa comunitária. É importante a Associação, é importante a Prefeitura, mas, mais importante é a comunidade.

(Morador da localidade)

Tem algumas coisas nesses momentos que hoje não tem. Por exemplo, essa foi... acho que a única vez que teve procissão (Foto 16). E esse ano, como você pode vê

nas fotos da festa desse ano, não foi uma carroça que carregou a cachaça e a farofa, foi um carro, sabe por quê? Essa foto aqui (Foto 15), ainda era a carroça,

mas... é até engraçado... o senhozim bebia todas e num agüentava chegar até o final do cortejo, e também por causa da rodovia, né, era perigoso, ai a gente resolveu tirar. (Membro da organização da festa)

A gente sempre participa das brincadeiras. E vocês tão se reconhecendo ai nas fotos? Aqui nós... Essa foto é do ano passado (foto 13). E é bom participar? É... tem

os prêmios, as brincadeiras são boa. E o pau de sebo, alguém já conseguiu tirar o dinheiro? Não, os menino tentaram, mas num conseguiram, não.

Nessa foto aqui (foto 16), as crianças também participavam era levando as

bandeirinhas, essas vermelhas. E hoje também participa da parte religiosa. Aqui na comunidade tem a catequese, participam da liturgia, tem uns que são coroinhas. Então, são bem participativos.

4 AS POLÍTICAS CULTURAIS DA MUNICIPALIDADE: CAMINHOS E