• Nenhum resultado encontrado

Monitoramento de Middleware

Use relatórios e gráficos para monitorar o status e o desempenho de suas instâncias e máquinas de aplicativo virtual implementadas.

Antes de Iniciar

Seus aplicativos devem ser implementados e todas as suas máquinas virtuais iniciadas para que seja possível monitorar os resultados.

O usuário que implementou o aplicativo, juntamente com os usuários com acesso ou o administrador, podem ver as informações de monitoramento da

implementação.

Sobre Esta Tarefa

É possível monitorar as estatísticas a seguir para suas máquinas virtuais implementadas.

v Profundidade da Fila de Mensagens (Profundidade média da fila e profundidade mais profunda da fila)

v Profundidade da Fila de Devoluções v Conexões do Cliente

v Atividade do Canal (bytes transmitidos e recebidos por segundo)

v Operações do Sistema de Mensagens (solicitações do cliente por segundo) Use os gráficos em conjunto com cada um dos outros e com os gráficos de monitoramento de máquina virtual para entender as tendências em sua instância do aplicativo. Para obter informações adicionais sobre monitoramento de máquina virtual, consulte Monitoramento de Máquina Virtual, juntamente com o Centro de

Informações do IBM PureApplication System e o Centro de Informações do IBM Workload Deployer. Esses links abrem uma nova janela.

Opcional: É possível conectar o WebSphere MQ Explorer para visualizar as informações de status sobre um canal, fila ou serviço de sistema de mensagens. Para obter informações adicionais, consulte “O que é possível fazer com o the WebSphere MQ Explorer” no Centro de Informações do IBM WebSphere MQ. Este link abre uma nova janela.

Para acessar os gráficos de monitoramento do middleware, conclua as etapas a seguir:

Procedimento

1. No menu do console de carga de trabalho, selecione Instâncias > Aplicativos

Virtuais. A página Instâncias de Aplicativos Virtuais é exibida. 2. Selecione a instância que você deseja monitorar.

3. Clique em Gerenciar na barra de ferramentas. O Console do Aplicativo Virtual é aberto em uma nova janela.

4. Clique em Monitoramento > Middleware. A página Monitoramento de Middleware é exibido.

5. Selecione a máquina virtual do Serviço do Sistema de Mensagens que você deseja monitorar. Os gráficos Filas de Mensagens, Fila de Devoluções, Conexões do Cliente, Atividade do Canal e Operações do Sistema de Mensagens são exibidos.

Resultados

O status é indicado nos seguintes gráficos: v Filas de Mensagens

O gráfico mostra a profundidade média de mensagens em todas as filas de usuários e a profundidade da fila de usuários mais profunda.

A tendência na profundidade da fila indica a taxa de progresso das mensagens. Se houver flutuações significativas ou se a profundidade da fila estiver sempre vazia, ela poderá indicar um problema. Por exemplo, o aplicativo de produção foi interrompido ou nenhum aplicativo está conectado. Se você não tiver mensagens, mas o gráfico Conexão do Cliente mostra que os aplicativos estão conectados, pode ser que não haja tráfego de mensagens.

Se as profundidades da fila aumentarem em um gerenciador de filas com o tempo, isso poderá indicar que os aplicativos não estão consumindo mensagens em uma taxa rápida o suficiente.

Para ver os detalhes de uma fila específica, é possível se conectar com o

Explorer do WebSphere MQ. Para obter informações adicionais sobre o Explorer do WebSphere MQ, consulte o Centro de Informações do IBM WebSphere MQ. Este link abre uma nova janela.

v Fila de Devoluções

O gráfico mostra o número de mensagens na Fila de Devoluções

Se o gráfico mostrar que há uma ou mais mensagens na fila de devoluções, isso indica que a mensagem não pode ser entregue. Esta situação pode ocorrer devido ao JMS ser incapaz de interpretar a mensagem ou porque o limite da nova tentativa de entrega foi atingido. A contagem de tentativas de entrega é aumentada quando um aplicativo obtém uma mensagem, mas volta a mensagem como um resultado de uma exceção ou quando um retrocesso de transação

ocorre e a mensagem é entregue novamente. Se o limite de tentativas de entrega for excedido, a mensagem é colocada na fila de devoluções. O limite padrão é configurado como três.

Para processar mensagens na fila de devoluções, é possível executar o

manipulador da fila de devoluções remotamente ou instalar o manipulador em seu aplicativo. Para obter informações adicionais sobre o manipulador de fila de devoluções, consulte “O utilitário do manipulador de fila de devoluções

(CSQUDLQH)” no Centro de Informações do IBM WebSphere MQ. Este link abre uma nova janela.

v Conexões do Cliente

O gráfico mostra o número de aplicativos conectados, incluindo aplicativos externos.

Se você vir que os clientes estão conectados, mas não há mensagens, essa situação indicará que não há tráfego de mensagens. Se você não vir nenhum cliente conectado e não houver mensagens processadas, este cenário indicará que pode haver um problema com sua instância. Por exemplo, o WebSphere

Application Server pode não estar sendo executado. v Atividade do Canal

O gráfico indica a atividade de rede no canal. O número de bytes enviados e recebidos por segundo para o gerenciador de filas especificado é exibido. Se a profundidade da fila estiver aumentando e os bytes forem transmitidos, mas não recebidos, isso pode indicar que as mensagens não estão sendo processadas no sistema.

v Operações do Sistema de Mensagens

O gráfico indica o número de comandos que o gerenciador de filas recebe por segundo em todos os aplicativos conectados.

Use este gráfico em conjunto com o gráfico de Atividade do Canal para obter uma indicação do tamanho da mensagem. Por exemplo, as mensagens grandes gerariam alta atividade do canal, mas um número baixo de comandos recebidos por segundo.

O que Fazer Depois

Revise os gráficos para ajudá-lo a entender como sua instância implementada está sendo executada.

Documentos relacionados