• Nenhum resultado encontrado

O álbum narrativo digital

3.9 Monster’s Socks

Monster’s Socks, de Jordan Stone e Martin Hughes e desenvolvida pela Wefail, é um dos livros

interativos, premiados com uma menção honrosa no prémio Bologna Ragazzi Digital Award 2013 na categoria ficção, e destina-se a crianças de idade superior a quatro anos.

Esta aplicação, disponibilizada somente na versão inglesa, conta a história de um pequeno mons- tro, que vivia numa caixa de cartão e que um dia acordou sem as suas meias nos pés. Este é o ponto de partida para a narrativa que se resume na procura das meias perdidas ao longo de um caminho linear e contínuo entre ecrãs, no qual a personagem principal é confrontada com vários desafios, dirigidos ao leitor em diferentes cenários e com diferentes personagens às quais pergunta: “Viste as minhas meias perdidas?”.29 Os obstáculos resumem-se a pequenas e simples interações realizadas pelo leitor que permitem dar continuidade à narrativa, tais como, por exemplo, puxar uma ponte, cuja animação se assemelha a uma dobra de papel, para o pequeno monstro atravessar o rio, ou abanar uma árvore de fruto fazendo cair uma maçã para alimentar o pequeno monstro, entre outros.

Figura 110: Ecrãs sequenciais referentes à atravessia do rio da aplicação Monster’s Socks.

As páginas são substituídas por duas setas simples, permitindo mover continuamente o pequeno monstro para a direita ou para a esquerda ao longo da narrativa.

O ícone da aplicação dá-nos a conhecer parte do personagem principal, através de um grande plano da sua cara, e parte do cenário onde se irá desenrolar a narrativa. Esta imagem, no geral, sugere- -nos o tipo de gráficos e ambiente que se espera encontrar no interior da aplicação e fortalece a ideia de percurso ou um caminho que irá ser percorrido, através da utilização da ilustração de fundo do ícone.

Figura 111: Ícone da aplicação Monster’s Socks.

O primeiro ecrã caracteriza-se por uma imagem negra com o título a branco que funciona como estado de espera até o carregamento da aplicação, sendo depois seguido pelo ecrã de apresentação da obra que é caracterizado pela inclusão do título e do nome dos seus criadores. No que se refere ao tí- tulo, este é bastante trabalhado graficamente, pois utiliza as texturas provenientes da pele do pequeno monstro e do tecido das meias para o desenho da tipografia, e uma pequena animação no caráter “o” da palavra Monster’s que pretende representar o olho do próprio monstro.

Figura 112: Ecrã inicial da aplicação Monster’s Socks.

Ainda neste ecrã e no canto superior esquerdo são-nos apresentadas três opções de definição. A primeira refere-se à visualização, em forma de thumbnail, dos doze ecrãs que constituem o conto, possibilitando saltar para qualquer um deles, a segunda refere-se à opção de ligar/desligar o som am- biente e, por fim, a terceira opção que possibilita que as falas do pequeno monstro sejam cantadas em vez de faladas. Estas opções estão presentes em toda a narrativa e em qualquer momento é possível aceder a elas.

Figura 113: Índice de Anteúdos da aplicação Monster’s Socks.

A visualização dos últimos ecrãs só é possível a partir do último ecrã, definido no menu de defini- ções, ou seja, para ir diretamente aos últimos ecrãs, correspondentes ao “the end” final e ficha técnica, teremos que visualizar toda a sequência de imagens a partir do décimo segundo ecrã para chegar a estes. Achamos contudo esta solução um pouco limitadora, principalmente para quem já leu o livro e apenas quer consultar informações mais técnicas.

A ficha técnica é apresentada sobre fundo preto, à semelhança do ecrã inicial, e surge-nos de for- ma muito parecida com a visualização das fichas técnicas no cinema.

São várias as técnicas de ilustração aqui utilizadas, desde o recorte e colagem, o uso de texturas e fotografias, o recurso ao computador nos formatos 2D e 3D.

A ilustração utilizada, embora assuma mais do que uma função, das enumeradas anteriormente, achamos que é na função narrativo-dinâmica que mais se evidencia, uma vez que esta se prolonga de forma contínua ao longo dos diferentes ecrãs.

O áudio é oriundo de fontes diegéticas, como os sons de objetos e personagens, e não diegéticas, como a voz do narrador e músicas de fundo.

A interatividade é conseguida através do toque no ecrã multitátil, sendo este o único dispositivo de entrada que possibilita a narração interativa. Esta é feita através da pressão contínua de uma das duas setas existentes, que possibilitam o avanço ou recuo do pequeno monstro ao longo do percurso da narrativa. Para além destas setas existem umas marcas circulares de cor amarela espalhadas ao longo da narrativa que correspondem aos pontos definidos para a visualização dos diferentes momentos de texto. Estes, quando são interceptados pelo pequeno monstro, tornam visível o texto correspondente no canto inferior central do ecrã, referente àquele momento da narrativa, sendo este possível de ser escutado pela voz do narrador ou pelos personagens conforme o caso. Para as ouvir, o leitor deverá pressionar o botão retangular de cor amarela indicado para este efeito, mudando de cor ao ser ativado e voltando à cor original depois de executado.

Figura 114: Exemplo da relação do pequeno monstro com as marcas circulares amarelas no e-Book Monster’s Socks.

Existem outros pontos de interação na narrativa que se apresentam em forma de setas, na maior parte de dois sentidos, sendo o de um só sentido também observado, que através da sua configuração sugerem o movimento nos sentidos indicados como sinal para a ativação de outras animações escon- didas.

Figura 115: Ecrã ilustrativo das setas que apelam ao seu movimento na aplicação Monster’s Socks.

A composição do texto não obedece a nenhuma tipologia de linhas estudadas anteriormente sendo constante em toda a narrativa e visualizada entre as setas de avanço e recuo no canto inferior central do ecrã.

São utilizadas duas tipografias, uma do estilo serifado que corresponde à voz do narrador e um outro estilo não serifado correspondente às diferentes vozes dos personagens.

Figura 116: Ecrã correspondente ao “the end”.

Características técnicas:

A aplicação ocupa 53.1 MB em disco e destina-se ao sistema operativo iOS É compatível somente com o iPad.