• Nenhum resultado encontrado

Morfologia caracterizada tipologicamente como um zoomorfo, apresentando

2.1 – Grupo I – A Serra de São Mamede

Motivo 23 Morfologia caracterizada tipologicamente como um zoomorfo, apresentando

contornos irregulares e mal definidos, disposta horizontalmente. Encontra-se orientada para a parede lateral de fundo, ou seja, com os membros inferiores virados para o lado esquerdo do abrigo, localizando-se na parte inferior do motivo 20. É constituída por um traço horizontal, do qual saem nas extremidades dois traços perpendiculares, sendo que a extremidade esquerda do traço horizontal parece terminar num formato sub-triangular com um pequeno apêndice virado para cima. Reconhece-se assim anatomicamente o corpo de um animal quadrúpede, com representação dos membros anteriores e posteriores, mostrando cabeça e possivelmente algum tipo de armação. Tem 6 cm de comprimento por 4 cm de largura máxima, localizando-se sobre uma grande mancha de óxido de ferro, dificultando a sua correcta visualização e piorando o seu estado de conservação. O pigmento apresenta-se muito esbatido e difuso, surgindo pequenas áreas onde está imperceptível, contudo e tendo em conta a existência de pormenores anatómicos e a reduzida dimensão da figura, o método de aplicação do pigmento de cor laranja poderá ter sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.59).

Motivo 24 - Morfologia caracterizada tipologicamente como um zoomorfo, apresentando

contornos irregulares e mal definidos, disposta horizontalmente sobre um veio quartzítico. Encontra-se orientada para a parede lateral de fundo, ou seja, com os membros inferiores virados para o lado esquerdo do abrigo, localizando-se à direita do motivo 22. É constituída por um traço horizontal, que se torna mais grosso centralmente, apresentando dois traços perpendiculares virados para baixo. Na extremidade esquerda surge uma morfologia triangular da qual saem dois traços verticais, cada um com três pequenos traços perpendiculares e paralelos entre si. Reconhece-se assim anatomicamente o corpo de um animal quadrúpede, com representação apenas dos membros anteriores, mostrando cabeça e as hastes características dos veados. Tem 9 cm de comprimento por 7 cm de largura máxima na zona da armação. O pigmento apresenta-se muito esbatido e difuso, surgindo pequenas áreas onde está imperceptível, contudo e tendo em conta a existência de pormenores anatómicos e a reduzida dimensão da figura, o método de aplicação do pigmento de cor laranja poderá ter sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.60).

Motivo 25 - Morfologia caracterizada tipologicamente como uma figura antropomórfica,

disposta verticalmente sobre o veio quartzítico, com a área superior orientada para o painel 3, ou seja, virada para a parede lateral de fundo. É constituída por um traço vertical central, mais grosso na extremidade superior, do qual saem lateralmente dois traços oblíquos, um para cada lado, bifurcando-se na área inferior. Reconhece-se anatomicamente a região da cabeça, de formato sub-circular, o tronco, os membros superiores direitos dispostos lateralmente ao corpo e os membros inferiores abertos, dispostos obliquamente para cada um dos lados. A extremidade do membro superior direito junta-se com a extremidade do membro superior esquerdo do

119 motivo 26. Tem 15 cm de comprimento por 6 cm de largura nos membros superiores, surgindo na área inferior diversas manchas de pigmento. O seu estado de conservação é regular, apresentando os contornos mal definidos e irregulares, estando o pigmento de coloração vermelho-alaranjado muito difuso e espalhado, não sendo possível estabelecer diferenciação sexual ou distinguir pormenores anatómicos. Contudo as dimensões da figura e o traço fino permitem dizer que o método de execução utlizado terá sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.61).

Motivo 26 - Morfologia caracterizada tipologicamente como uma figura antropomórfica,

disposta verticalmente sobre o veio quartzítico, com a área superior orientada para o painel 3, ou seja, virada para a parede lateral de fundo. É constituída por um traço vertical central, mais grosso na extremidade superior, do qual saem lateralmente dois traços semi-curvos, um para cada lado, bifurcando-se na área inferior. Reconhece-se anatomicamente a região da cabeça, de formato sub-circular, o tronco, os membros superiores curvos dispostos lateralmente ao corpo e os membros inferiores abertos, dispostos obliquamente para cada um dos lados. A extremidade do membro superior esquerdo junta-se com a extremidade do membro superior direito do motivo 25. Tem 16 cm de comprimento por 7 cm de largura nos membros superiores, surgindo na área inferior diversas manchas de pigmento. O seu estado de conservação é regular, apresentando os contornos mal definidos e irregulares, estando o pigmento de coloração vermelho-alaranjado muito difuso e espalhado, não sendo possível estabelecer diferenciação sexual ou distinguir pormenores anatómicos. Contudo as dimensões da figura e o traço fino permitem dizer que o método de execução utlizado terá sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.61).

Motivo 27 - Morfologia caracterizada tipologicamente como uma figura antropomórfica,

disposta verticalmente, com a área superior orientada para o painel 3, ou seja, virada para a parede lateral de fundo. É constituída por um traço vertical central, mais grosso na extremidade superior, do qual sai lateralmente um traço para o lado direito. Reconhece-se anatomicamente a região da cabeça, de formato sub-circular, o tronco, o membro superior direito, não estando representados os membros inferiores. A inclinação do tronco e da cabeça fazem com que a figura se encontre virada para a direita, acompanhando os motivos precedentes. A extremidade do membro superior direito junta-se com a extremidade do membro superior esquerdo do motivo 28. Tem 15 cm de comprimento por 4 cm de largura, surgindo na área inferior diversas manchas de pigmento. O seu estado de conservação é mau, apresentando os contornos mal definidos e irregulares, estando o pigmento de coloração vermelho-alaranjado muito difuso e espalhado, não sendo possível estabelecer diferenciação sexual ou distinguir pormenores anatómicos. Contudo as dimensões da figura e o traço fino permitem dizer que o método de execução utlizado terá sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.61).

120

Motivo 28 - Morfologia caracterizada tipologicamente como uma figura antropomórfica,

disposta verticalmente, com a área superior orientada para o painel 3, ou seja, virada para a parede lateral de fundo. É constituída por um traço vertical central, mais grosso na extremidade superior, do qual saem lateralmente dois traços semi-curvos, um para cada lado, bifurcando-se na área inferior. Reconhece-se anatomicamente a região da cabeça, de formato sub-circular, o tronco, os membros superiores curvos dispostos lateralmente ao corpo e os membros inferiores abertos, dispostos obliquamente para cada um dos lados. A extremidade do membro superior esquerdo junta-se com a extremidade do membro superior direito do motivo 27 e a extremidade do membro superior direito junta-se com a extremidade do membro superior esquerdo do motivo 29. Tem 14 cm de comprimento por 7 cm de largura nos membros superiores, localizando-se sobre um veio de quartzo e manchas de óxido de ferro que condicionam a sua visualização. O seu estado de conservação é mau, apresentando os contornos mal definidos e irregulares, estando o pigmento de coloração vermelho-alaranjado muito difuso e espalhado, não sendo possível estabelecer diferenciação sexual ou distinguir pormenores anatómicos. Contudo as dimensões da figura e o traço fino visível nos membros inferiores permitem dizer que o método de execução utlizado terá sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.61).

Motivo 29 - Morfologia caracterizada tipologicamente como uma figura antropomórfica,

disposta verticalmente, com a área superior orientada para o painel 3, ou seja, virada para a parede lateral de fundo. É constituída por um traço vertical central, mais grosso na extremidade superior, do qual saem lateralmente dois traços direitos, um para cada lado, bifurcando-se na área inferior. Reconhece-se anatomicamente a região da cabeça, de formato sub-circular, o tronco, os membros superiores dispostos lateralmente ao corpo e os membros inferiores abertos, dispostos obliquamente para cada um dos lados. O membro superior direito mostra no terço terminal uma inflexão, podendo corresponder à representação estilizada da mão. A extremidade do membro superior esquerdo junta-se com a extremidade do membro superior direito do motivo 28. Tem 15 cm de comprimento por 9 cm de largura nos membros superiores, localizando-se sobre manchas de óxido de ferro que condicionam a sua visualização. O seu estado de conservação é mau, apresentando os contornos mal definidos e irregulares, estando o pigmento de coloração vermelho-alaranjado muito difuso e espalhado, não sendo possível estabelecer diferenciação sexual. Contudo as dimensões da figura e o traço fino permitem dizer que o método de execução utlizado terá sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54 e 2.61).

Motivo 30 - Morfologia caracterizada tipologicamente como uma figura antropomórfica,

disposta verticalmente sobre o veio quartzítico, com a área superior orientada para o painel 3, ou seja, virada para a parede lateral de fundo. É constituída por um traço vertical central, do qual sai lateralmente dois pares de traços, um para cada lado. Na extremidade superior os traços laterais são curvos e no terço inferior do traço central os traços laterais são planos mostrando

121 grande amplitude de abertura. Reconhece-se anatomicamente a cabeça, constituída pelo traço curvo podendo esta configuração corresponder a algum tipo de ornamento ou cabelo, o tronco, do qual saem os membros superiores rectos dispostos obliquamente para cada um dos lados. Não apresenta representação dos membros inferiores, prolongando-se a linha do tronco. Trata-se assim de um antropomorfo, com braços abertos não apresentando qualquer tipo de diferenciação sexual. Localiza-se num plano superior aos motivos 27, 28 e 29, enquadrando-se entre estes e a linha de fractura do painel. Tem 21 cm de comprimento por 11 cm de largura nos membros superiores e 20 cm nos membros inferiores. O seu estado de conservação é regular, apresentando os contornos mal definidos mas regulares, estando o pigmento de coloração vermelho-alaranjado muito difuso e espalhado. O método utilizado para aplicação do pigmento terá sido a tinta plana. Cor: 2.5YR 6/8 (Figs. 2.54, 2.61 e 2.62).