• Nenhum resultado encontrado

MOSTRAS DE VÍDEOMOSTRAS DE VÍDEO

No documento Mestre de Rose_Curso Básico de Yôga.pdf (páginas 131-157)

MOSTRAS DE VÍDEO

ÀS

ÀS

SEXTASSEXTAS

--

FEIRASFEIRAS

O

O

QUEQUE

ÉÉ

OO

YY

ÔGACINEÔGACINE

É preciso que o Diretor e sua equipe compreendam o objetivo do Yôgacine. Não se trata de uma simples sessão de cinema para congregar os alunos e comer pipoca. O Yôgacine é uma atividade cultural que faz parte do currículo. Não serve qualquer filme. É preciso que tenha alguma mensagem ou algum conteúdo pedagógico.

É

É

PRECISOPRECISO

CONDUZIRCONDUZIR

Por outro lado, também não funciona exibir uma película com excelente conteúdo ou mensagem se o instrutor não chama a atenção do aluno para ele. Se o aluno não for alertado objetivamenteobjetivamente sobre os motivos de termos eleito aquele filme específico e não algum outro, se não for orientado a prestar atenção naquele determinado aspecto, ele simplesmente assistirá ao vídeo, dará umas risadas e irá para casa achando que talvez fosse mais confortável assistir a TV a cabo na poltrona da sua própria sala.

U

U

MM

COMENTÁRIOCOMENTÁRIO

ANTESANTES

EE

UMUM

DEBATEDEBATE

DEPOISDEPOIS

Pouco adianta promover Yôgacine sem liderança. É preciso, antes de projetar o filme, fazer um pequeno comentário, alertando para que prestem atenção aos objetivos de havermos selecionado a respectiva película. E, no final de cada vídeo, realizar um rápido debate conduzido por um instrutor. Portanto, não deixe de fazer as preleções conforme sugerido nas páginas seguintes.

M

M

ASAS

EE

QUANDOQUANDO

JÁJÁ

TIVERMOSTIVERMOS

EXIBIDOEXIBIDO

TODOSTODOS

OSOS

FILMESFILMES

??

Alguns instrutores querem variar e passam a exibir filmes diversos com a justificativa de que os recomendados já foram todos exibidos e até mais de uma vez. Acontece que: primeiro, geralmente só o instrutor assistiu a todos eles, a maioria dos alunos se alterna; e, segundo, se são filmes importantes é necessário assisti-los várias vezes. No entanto, você pode sugerir outros títulos, desde que também envie os textos da sinopsesinopse, preleçãopreleção e debatedebate, a exemplo dos que estão publicados neste capítulo.

C

C

OMOOMO

FAZERFAZER

PARAPARA

CRIARCRIAR

EGRÉGORAEGRÉGORA

Todos os instrutores e Diretor devem estar presentes no Yôgacine e no sat chakra. Caso contrário, pode tirar o cavalinho da chuva. Os alunos não comparecerão. Eles estarão presentes se os seus instrutores também estiverem. E eles gostarão daquilo pelo que seus instrutores manifestarem entusiasmo. Então, se você estiver tendo dificuldade para criar egrégora e contar com a participação dos seus praticantes às atividades culturais, experimente baixar esta norma: todos os instrutores terão que estar presentes, mesmo que seja só por alguns meses, até que a egrégora esteja consolidada. A partir de então, os instrutores poderão revezar-se.

P

P

ROGRAMAROGRAMA

DODO

PP

RIMEIRORIMEIRO

AA

NONO

DODO

CC

URSOURSO

BB

ÁSICOÁSICO

DEDE

YY

ÔGAÔGA

O instrutor deve fazer cópias desta

O instrutor deve fazer cópias desta página e distribuí-las por entre seuspágina e distribuí-las por entre seus alunos durante a semana, para que tomem conhecimento do tema e alunos durante a semana, para que tomem conhecimento do tema e

não percam o Yôgacine na sexta-feira. não percam o Yôgacine na sexta-feira.

T

TRILOGIARILOGIA PARAPARA COMPREENDERCOMPREENDER AA SAGASAGA DODOMMESTREESTREDeRDeROSEOSE ATRAVÉSATRAVÉS DODO YÔGACINE YÔGACINE

Nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, as escolas mais identificadas com Nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, as escolas mais identificadas com o Mestre DeRose devem realizar uma exibição dos três filmes desta trilogia, com a o Mestre DeRose devem realizar uma exibição dos três filmes desta trilogia, com a devida divulgação, inclusive cancelando alguma outra atividade ou aula que possa devida divulgação, inclusive cancelando alguma outra atividade ou aula que possa interferir, a fim de que todos os instrutores e seus alunos compareçam.

interferir, a fim de que todos os instrutores e seus alunos compareçam.

TUCKER, UM HOMEM E O SEU SONHO TUCKER, UM HOMEM E O SEU SONHO Sinopse do filme

Sinopse do filme – História real de um sonhador, Tucker, que elabora o projeto de um automóvel superior a todos os demais: mais forte, mais bonito, mais seguro, mais prático. Era tão superior aos outros que a Ford e a Chrysler ficaram com medo da sua superioridade e começaram a persegui-lo, boicotá- lo, sabotá-lo, difamá-lo e, finalmente, processaram-no e levaram sua empresa à falência. Tucker morreu amargurado poucos anos depois. No entanto, tão bons eram seus automóveis que, dos únicos 50 carros Tucker que ele conseguiu produzir, 47 continuam rodando até hoje, meio século depois; e Hollywood realizou um filme sobre a sua luta.

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme – O instrutor deve ler a sinopse acima e orientar o aluno a observar, nesta história verídic a, que quando alguém tem uma grande idéia e uma energia inquebrantável, passa a ser sistematicamente perseguido, pois suas idéias impulsionariam a Humanidade mais para a frente e isso representaria perda de prestígio e de dinheiro para aqueles que não possuem a mesma genialidade. É preciso muita lucidez e coragem para que nossos alunos saibam defender nossos ideais de vida, nossa modalidade de Yôga e nosso Mestre. Caso contrário, o que o mundo nos reserva é uma história semelhante à dest e filme e à dos filmes das próximas semanas.

Debate com os alunos após o filme

Debate com os alunos após o filme – O instrutor comenta que a história de Tucker ilustra perfeitamente o que ocorreu e continua ocorrendo com o Mestre DeRose, conforme está denunciado pelo autor no livro Yôga, Mitos e Verdades. No entanto, o que consta da mencionada autobiografia não é nem um milésimo do que realmente aconteceu e continua acontecendo, pois se a verdade toda fosse relatada, ninguém acreditaria e ainda resultaria em má interpretação. O instrutor sugere que se substitua o nome Tucker pelo nome DeRose e a indústria de automóveis pelo SwáSthya Yôga. Aí, vamos compreender o que foi a luta do Mestre contra inimigos poderosos nas décadas de 60, 70 e 80, durante a ditadura militar. O instrutor lê para a turma o capítulo Introdução dos cursos de formação de instrutores de Yôga nas Universidades Federais, Estaduais e Católicas, do livro Yôga, Mitos e Verdadese abre um rápido debate entre os alunos e instrutores presentes.

IMPORTANTE: IMPORTANTE:

O instrutor que orienta esta atividade cultural deve estar atent o para lembrar a todos os presentes de que o debate deve ater-se ao SwáSthya, ao nosso trabalho, à nossa missão, à análise das dificuldades que enfrentamos no passado e no presente, para encontrarmos as soluções mais ponderadas e inteligentes.

132

132

132

M

M

ESTREESTRE

DeR DeR

OSEOSE

Recomendamos que o instrutor não permita a derivação para devan eios estéreis ou para temas que não tenham nada a ver com o objetivo desta atividade.

133

133

133

P

P

ROGRAMAROGRAMA

DODO

PP

RIMEIRORIMEIRO

AA

NONO

DODO

CC

URSOURSO

BB

ÁSICOÁSICO

DEDE

YY

ÔGAÔGA

O instrutor deve fazer cópias desta

O instrutor deve fazer cópias desta página e distribuí-las por entre seuspágina e distribuí-las por entre seus alunos durante a

alunos durante a semana,semana,

para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na

sexta-feira. sexta-feira.

T

TRILOGIARILOGIA PARAPARA COMPREENDERCOMPREENDER AA SAGASAGA DODOMMESTREESTREDeRDeROSEOSE ATRAVÉSATRAVÉS DODO YÔGACINE YÔGACINE

Nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, as escolas mais identificadas com Nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, as escolas mais identificadas com o Mestre DeRose devem realizar uma exibição dos três filmes desta trilogia, com a o Mestre DeRose devem realizar uma exibição dos três filmes desta trilogia, com a devida divulgação, inclusive cancelando alguma outra atividade ou aula que possa devida divulgação, inclusive cancelando alguma outra atividade ou aula que possa interferir, a fim de que todos os instrutores e seus alunos compareçam.

interferir, a fim de que todos os instrutores e seus alunos compareçam.

ARROW – O DESAFIO ARROW – O DESAFIO Sinopse do filme

Sinopse do filme – No Canadá, um empresário de sucesso consegue projetar e fabricar, na década de 50, um avião, Avro Arrow, que atingia a incrível velocidade de duas vezes e meia a velocidade do som e uma altitude de 35.000 pés! Era indiscutivelmente o melhor avião de combate jamais construído em todo o mundo. No entanto, por inveja e politicagens, os inim igos do empresário, para prejudicá-lo, conseguiram passar uma lei que interrompia a fabricação da aeronave. Quando a fabricação foi proibida pelo Governo, chegou a notícia de que a França fizera um pedido de 400 unidades das turbinas do Arrow e os Estados Unidos queriam comprar todos os aviões disponíveis. Diante disso, a anta do Primeiro Ministro declarou que iriam fazer papel de idiotas perant e o m undo se a França e os Estados Unidos tivessem o melhor caça jamais construído e eles, canadenses que o construíram, não o possuíssem. Então, recusou-se a vender àqueles dois países e deu ordens de que destruíssem todos os aviões, arquivos, filmes, fotografias, pesquisas, projetos, documentos, qualquer coisa que pudess e atestar a existência de semelhante aeronave. O empresário que projetou e construiu o Arrow morreu na miséria poucos anos depois da falência. Inacreditável? Pois é uma história real.

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme – O instrutor deve ler a sinopse acima e orientar o aluno a meditar sobre a estupidez humana. Se não fosse um fato histórico bem documentado, ninguém acreditaria em casos como este que vamos exibir hoje, ou como o do filme Tucker, da semana passada, ou como o do filme Giordano Bruno, da semana que vem.

Debate com os alunos, após o filme

Debate com os alunos, após o filme – O instrutor que conduz essa atividade cultural, comenta as semelhanças entre a campanha movida contra o Mestre DeRose e os três filmes da trilogia. Lê o capítulo 1978 – O primeiro projeto de lei para a regulamentação da profissão , do livro Yôga, Mitos e Verdades e abre um rápido debate entre os alunos e instrutores presentes.

IMPORTANTE: IMPORTANTE:

O instrutor que orienta esta atividade cultural deve estar atent o para lembrar a todos os presentes de que o debate deve ater-se ao SwáSthya, ao nosso trabalho, à nossa missão, à análise das dificuldades que enfrentamos no passado e no presente, para encontrarmos as soluções mais ponderadas e inteligentes.

Recomendamos que o instrutor não permita a derivação para devan eios estéreis ou para temas que não tenham nada a ver com o objetivo desta atividade.

134

134

134

M

M

ESTREESTRE

DeR DeR

OSEOSE

O instrutor deve fazer cópias desta

O instrutor deve fazer cópias desta página e distribuí-las por entre seuspágina e distribuí-las por entre seus alunos durante a

alunos durante a semana,semana,

para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na

sexta-feira. sexta-feira.

T

TRILOGIARILOGIA PARAPARA COMPREENDERCOMPREENDER AA SAGASAGA DODOMMESTREESTREDeRDeROSEOSE ATRAVÉSATRAVÉS DODO YÔGACINE YÔGACINE

Nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, as escolas mais identificadas com Nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, as escolas mais identificadas com o Mestre DeRose devem realizar uma exibição dos três filmes desta trilogia, com a o Mestre DeRose devem realizar uma exibição dos três filmes desta trilogia, com a devida divulgação, inclusive cancelando alguma outra atividade ou aula que possa devida divulgação, inclusive cancelando alguma outra atividade ou aula que possa interferir, a fim de que todos os instrutores e seus alunos compareçam.

interferir, a fim de que todos os instrutores e seus alunos compareçam.

A VIDA DE GIORDANO BRUNO A VIDA DE GIORDANO BRUNO Sinopse do filme

Sinopse do filme – Giordano Bruno foi um filósofo e teólogo que viveu na época da Inquisição. O problema é que ele expunha pontos de vista Tantra- Sámkhya, o que se chocava de frente com os poderes vigentes. Numa passagem do filme, conduz uma jovem ao orgasmo somente através de pránáyáma, o que lhe valeu a acusação de feitiça ria. Falava da energia cósmica e da constituição de um universo no qual não seríamos o centro e sim uma parte infinitesimal. Não conse guia calar-s e nem compactua r com as incoerências, hipocrisias e estultícias da religião e da suposta ciência da época. Terminou sendo torturado e condenado à fogueira.

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme – O instrutor deve ler a sinopse acima e alertar para o fato de que coisas como as que vamos assistir não estão restrita s ao passado. Elas continuam ocorre ndo, com todos os requintes de crueldade, conforme escreveu o Mestre DeRose em uma poesia: “Queimavam o corpo, outrora. Torturam a alma, agora.”

Debate com os alunos após o filme

Debate com os alunos após o filme – O interessante é assistir com visão crítica como se desenrolou a acusação e o julgamento de Giordano Bruno, quais as motivações das pessoas que o acusavam e como era o caráter desses acusadores. Numa releitura comparativa do livro Yôga, Mitos e Verdadespoderemos perceber semelhanças inquestionáveis entre as duas histórias. Para ilustrá-lo, o instrutor lê o capítulo Histórias de alguns cursos, do livro Yôga, Mitos e Verdades e abre um rápido debate entre os alunos e instrutores presentes.

IMPORTANTE: IMPORTANTE:

O instrutor que orienta esta atividade cultural deve estar atent o para lembrar a todos os presentes de que o debate deve ater-se ao SwáSthya, ao nosso trabalho, à nossa missão, à análise das dificuldades que enfrentamos no passado e no presente, para encontrarmos as soluções mais ponderadas e inteligentes.

Recomendamos que o instrutor não permita a derivação para devan eios estéreis ou para temas que não tenham nada a ver com o objetivo desta atividade.

135

135

135

P

P

ROGRAMAROGRAMA

DODO

PP

RIMEIRORIMEIRO

AA

NONO

DODO

CC

URSOURSO

BB

ÁSICOÁSICO

DEDE

YY

ÔGAÔGA

O instrutor deve fazer cópias desta

O instrutor deve fazer cópias desta página e distribuí-las por entre seuspágina e distribuí-las por entre seus alunos durante a

alunos durante a semana,semana,

para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na

sexta-feira. sexta-feira.

SÉRIESOBREYÔGA

IMENSIDÃO AZUL IMENSIDÃO AZUL

Sinopse do filme

Sinopse do filme – História real do jovem que bateu todos os recordes de profundidade em mergulho com apnéia.

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme – A importância deste filme reside no fato de que o Mestre DeR ose foi muito estimulado a prosseguir no Yôga pelo Jacques Mayol em 1959, quando ele deu uma entrevista à televisão e declarou que conseguia aqueles prodígios graças ao Yôga. Na película, os diretores não enfatizaram o Yôga. Contudo, demonstraram a prática de um bhástrika e deram a subentender que Jacques Mayol praticava algo diferente. Quarenta anos depois, Mayol esteve no Brasil, dando cursos em Fernando de Noronha.

Debate com os alunos, conduzido pelo instrutor após o filme

Debate com os alunos, conduzido pelo instrutor após o filme – Dialogar sobre o que o Yôga consegue incrementar em nosso corpo, permitindo que uma pessoa comum torne-se um fenômeno, com aptidões e faculdades muito além dos da Humanidade em geral.

IMPORTANTE: IMPORTANTE:

O instrutor que orienta esta atividade cultural deve estar atent o para lembrar a todos os presentes de que o debate deve ater-se ao SwáSthya, ao nosso trabalho, à nossa missão, à análise das dificuldades que enfrentamos no passado e no presente, para encontrarmos as soluções mais ponderadas e inteligentes.

Recomendamos que o instrutor não permita a derivação para devan eios estéreis ou para temas que não tenham nada a ver com o objetivo desta atividade.

136

136

136

M

M

ESTREESTRE

DeR DeR

OSEOSE

O instrutor deve fazer cópias desta

O instrutor deve fazer cópias desta página e distribuí-las por entre seuspágina e distribuí-las por entre seus alunos durante a

alunos durante a semana,semana,

para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na

sexta-feira. sexta-feira.

SÉRIESOBREYÔGA

FUGINDO DO BISTURI FUGINDO DO BISTURI Sinopse do filme

Sinopse do filme – Trata-se de um documentário exibido na televisão, mas cujas cópias podem ser encontradas com relativa facilidade, já que muitos praticantes de Yôga gravaram-na em seus vídeos caseiros. O Dr. Dean Ornish, médico da Casa Branca, realizou uma experiência científica com um grupo de sujets que tinham pouco tempo de vida por problemas cardio-vasculares terminais e que não queriam submeter-se à perigosa cirurgia cardíaca. Apenas praticando Yôga e, obviamente, seguindo a alimentação do Yôga, quase todos tiveram seu estado de saúde extremamente melhorado. Apenas um morreu. No enterro, seus colegas declararam que, enquanto todo o mundo ia fazer Yôga, ele preferia ir para o ginásio fazer ginástica.

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme – O instrutor deve ler a sinopse acima. Nós não trabalhamos com terapia, portanto, os aspectos de cura sugeridos no documentário são de menor importância. O que queremos enfatizar com a exibição deste filme é o interesse que o Yôga está despertando nos Estado Unidos e como o Yôga é tratado com respeito e credibilidade lá fora. Isso deveria servir para que a imprensa brasileira compreendesse a seriedade do nosso trabalho e aceitasse abordar o tema com mais profundidade. A revista Time, por exemplo, publicou em abril de 2001 uma matéria de capa sobre Yôga, tão extensa que ocupou 21% do número total de páginas da edição. Observe, no entanto, que nem o Dr. Ornish ficou livre de equívocos e estereótipos, no momento em que barafunda tofu, que não é da nossa culinária e sim da macrobiótica, no meio da dieta dos seus pacientes “vegetarianos”!

Debate com os alunos, conduzido pelo instrutor após o filme

Debate com os alunos, conduzido pelo instrutor após o filme – O Yôga não é um passatempo inconseqüente. Ele produz efeitos poderosos sobre o corpo e a mente. O Yôga deve ser estudado com seriedade, tal como qualquer outra disciplina acadêmica. Nos albores do terceiro milênio, a ignorância dos cientistas no que concerne à mecânica de atuação do Yôga não pode, de maneira alguma, justificar rejeições nem discriminações. Médicos, psicólogos, biólogos, antropólogos do mundo inteiro estão revendo seus conceitos e depositando grande respeito à nossa filosofia.

IMPORTANTE: IMPORTANTE:

O instrutor que orienta esta atividade cultural deve estar atent o para lembrar a todos os presentes de que o debate deve ater-se ao SwáSthya, ao nosso trabalho, à nossa missão, à análise das dificuldades que enfrentamos no passado e no presente, para encontrarmos as soluções mais ponderadas e inteligentes.

Recomendamos que o instrutor não permita a derivação para devan eios estéreis ou para temas que não tenham nada a ver com o objetivo desta atividade.

137

137

137

P

P

ROGRAMAROGRAMA

DODO

PP

RIMEIRORIMEIRO

AA

NONO

DODO

CC

URSOURSO

BB

ÁSICOÁSICO

DEDE

YY

ÔGAÔGA

O instrutor deve fazer cópias desta

O instrutor deve fazer cópias desta página e distribuí-las por entre seuspágina e distribuí-las por entre seus alunos durante a

alunos durante a semana,semana,

para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na para que tomem conhecimento do tema e não percam o Yôgacine na

sexta-feira. sexta-feira.

SÉRIESOBREYÔGA

DO QUE AS MULHERES GOSTAM DO QUE AS MULHERES GOSTAM Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme

Preleção feita pelo instrutor antes do início do filme – Este filme não contém nenhuma mensagem. Apenas a curiosidade do Mel Gibson numa aula de Yôga. Por que, então, exibi-lo? Em 1972 o presidente de Federação Belga de Yôga, Prof. Van Lysebeth, publicou na Europa um artigo no qual apresentava fotos de um ásana inédito que ele acabara de descobrir na Índia, após décadas de pesquisa. O ásana chamava-se utthita dhanurásana. O artigo fazia referência à importância do fato, já que é tão difícil encontrar nos nossos

No documento Mestre de Rose_Curso Básico de Yôga.pdf (páginas 131-157)