• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.3 MOTIVAÇÃO COM O ESPORTE

O envolvimento é definido como a relevância com que a pessoa percebe o objeto baseado em suas necessidades, valores e interesses inerentes (Zaichkowsky, 1985). Aprofundada mais a definição tem-se que envolvimento é um estado não observado de motivação, excitação ou interesse pela atividade de lazer ou um produto relacionado, tal como um evento (Havitz & Dimanche, 1999). Mittal (1995) resume que em todas as definições de envolvimento, o ponto principal é a importância percebida do estímulo que pode provir de várias temáticas.

O conceito psicológico de envolvimento com esporte não é de participação, mas de interesse percebido e da importância pessoal do esporte para o indivíduo (Zaichkowsky, 1985; Lascu, Giese, Toolan, Guehring & Mercer, 1995). Zaichkowsky criou em 1985 o Inventário de Envolvimento com Produto, no contexto do envolvimento com o esporte de golfe e sua possível transferência de associações para o patrocinador do evento.

Segundo esse autor, o construto psicológico de envolvimento precisa de antecedentes e uma boa previsão de comportamentos relacionados ao esporte; tais como sua participação no acompanhamento do evento esportivo ao vivo, por televisão e por outras mídias (Shank & Beaseley, 1998). Funk (2007) aponta a importância de entender o conceito de envolvimento com um evento ou esporte para poder relacionar como item motivacional que resulta na participação de um evento esportivo. O envolvimento com o esporte interfere na formação da motivação com o esporte e na imagem do evento esportivo (Kaplanidou, 2006).

Funk, Toohey e Bruun (2007) ainda expõem que a melhor forma de entender motivação é com a construção unidimensional do envolvimento. A motivação é definida como fatores internos que despertam, dirigem e integram o comportamento de uma pessoa, ou seja, seria o passo subsequente ao envolvimento (Iso-Ahola, 1982). Segundo Funk, Toohey e Bruun (2007), a motivação por participar de um evento provém da motivação com o esporte e da imagem do destino sede do evento, além de características individuais.

A motivação é o cerne de muitas relações no esporte e exerce influência nas variáveis comportamentais de consumidores e atletas Pelletier, Fortier, Vallerand, Tuson, Briere & Blais, 1995). Identificar os itens que compõem a motivação é um desafio dos gestores (Amstrong, 2002). Muitos afirmam que a motivação com o esporte tem alguns elementos culturais (Amstrong, 2002).

Nesse sentido, Wann (1995) aponta que oito elementos podem servir de motivação: entretenimento: desejo se entreter pelo esporte; relaxamento: distrair do stress do cotidiano; autoestima: envolvimento por razões individuais; fuga da realidade: escapar do cotidiano; senso de pertementimento: ganhos econômicos; motivação familiar; e pela beleza dos atletas e da performance. Na atual pesquisa analisa-se entretenimento, ou seja, o evento em si, não levando os demais itens motivacionais em consideração.

A força da motivação com o evento é o construto responsável por fornecer a intensidade da motivação de um indivíduo para participar de tal evento (Carroll & Alexandris, 1997). Carrol e Alexandris (1997) ressaltam que a força de motivação é maior em atividades esportivas, dadas as peculiaridades da atividade.

A motivação com o esporte é mensurada como um construto de segunda ordem, formada pelo envolvimento com o esporte e força de motivação com o evento (Funk, Toohey e Bruun, 2007). Funk, Toohey e Bruun (2007) aconselham a utilizar a escala de envolvimento do Zaichkowsky (1985) para mensurar o envolvimento com o esporte. Para mensurar a força da motivação com o evento esportivo, os autores recomendam utilizar a escala de força de motivação de Carrol e Alexandris (1997).

A motivação com o esporte tem vários determinantes prévios: como motivação prévia com esporte, motivação com viagens, fatores individuais de gênero e formação cultural. É provável que a motivação com o esporte provenha de interação com informações do esporte e do destino. (Funk, Toohey e Bruun, 2007). Segundo Crompton (1979), o construto de envolvimento com o evento esportivo ou esporte representa uma forma de avaliar a motivação psicológica e social em viajar para acompanhar determinado evento.

Ainda segundo Funk e James (2006), um dos elementos que faz com que o processo de compra de uma viagem seja possível é o envolvimento com o evento e esse tema é entendido como um fator motivacional da viagem. Além disso, segundo os mesmos autores, a imagem de

destino também é um dos outros fatores motivacionais. Assim, o envolvimento com o evento está relacionado positivamente com a participação em um evento.

De acordo com a literatura exposta, motivação com esporte tem uma relação reflexiva com envolvimento, portanto, a motivação tem como um dos seus componentes o envolvimento com o esporte (Funk, Toohey & Bruun, 2007). Com base também na análise de Kaplanidou (2006), na qual o envolvimento com o esporte tem impacto na formação da imagem do evento, e refletindo que a motivação é formada pelo envolvimento, é possível estabelecer uma relação positiva entre motivação com o esporte e imagem do evento.

Keller (1993) expõe novamente uma relação entre imagem do evento e motivação com o esporte, e aponta que um dos componentes de imagem de marca é o atributo que é definido como o que o consumidor pensa do produto ou o envolvimento com a compra do produto. Em outras palavras, o envolvimento com o produto esporte é elemento integrante da imagem do evento, então efetivamente é possível estabelecer uma relação positiva entre o envolvimento com produto, nesse caso o esporte, e a imagem do evento ou a marca.

Para Funk, Toohey e Bruun (2007), o envolvimento é um dos componentes da motivação com o esporte, é possível traçar novamente uma relação positiva entre motivação com o esporte e imagem do evento esportivo. Em relação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, é possível apresentar a hipótese H1:

H1 - A motivação com o esporte tem influência positiva na imagem dos Jogos Olímpicos.

Ainda segundo Funk, Toohey e Bruun (2007), é possível estabelecer que a motivação com o esporte tem uma relação direta com imagem do destino e do país que sedia o evento esportivo. Os estudos de Funk, Toohey e Bruun (2007) testam a relação da motivação com o esporte e imagem do destino. Apesar de não analisarem o efeito direto da motivação com o esporte na imagem do País, já apontam a existência dessa relação. Neste estudo pretende-se analisar uma relação positiva direta entre motivação com o esporte e imagem do destino e do país.

Além disso, muitos autores (Funk, Toohey & Bruun, 2007; Ritchie & Yangzhou, 1987; Ritchie & Smith, 1991; Bieger et al., 2003; McCartney, 2005) apontam para uma relação positiva entre motivação com o esporte e imagem do evento e posteriormente imagem do evento com imagem do destino e do país. Em relação à teoria exposta por esses autores, é possível estabelecer

que há uma relação entre as quatro variáveis, e assim observar que a motivação com esporte pode ser utilizada como um elemento influenciador na imagem do evento, na imagem do destino e na imagem do país.

Este estudo busca refletir qual é a força da relação direta entre motivação com o esporte e com a imagem do destino e do país sede do evento. Assim, apresentam-se as hípoteses H2 e H3: H2 – A motivação com o esporte tem influência positiva na Imagem do Destino (Rio de Janeiro). H3 – A motivação com o esporte tem influência positiva na Imagem do País (Brasil).

Documentos relacionados