• Nenhum resultado encontrado

Motivações e justificativas dos idosos para o uso da internet

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1. CARACTERÍSTICAS DO USO DA INTERNET POR IDOSOS

4.1.2 Motivações e justificativas dos idosos para o uso da internet

Segundo Selwin et al. (2003) os idosos que não fazem uso do computador e internet é porque não identificaram a necessidade de uso deste recurso, ou seja, não fazem uso da tecnologia por não estarem motivados para tanto. Não foi o caso dos idosos participantes da presente pesquisa, os quais identificaram tal necessidade e explicaram o porquê de utilizarem a internet: “eu utilizo a internet como divertimento, lazer” (E2); “Porque eu gosto, eu acho necessário, tem muito a ensinar a gente, muito!” (E1), e ainda:

Porque é prático [...] você resolve as coisas rápido, vou dar um exemplo aqui. Eu precisava fazer uma lembrancinha do meu neto, aí minha filha disse mande pelo Whatsapp, aí eu mandei dizendo o que era [...] prepararam a arte, mandaram pra mim, quando eu vi a arte eu gostei e na mesma hora mandei para a minha filha em João Pessoa, ela aprovou e já mandei fazer. Quer dizer, agiliza as coisas entendeu? (E3)

Eu sinto necessidade, até mesmo olhe [...] na área de saúde você quer saber algumas coisas de doença porque o idoso tem que estar preocupado né, você vai lá... Notícias de um modo geral, programa de cozinha, antigamente eu comprava as receitinhas, hoje [...] vou na internet e tá ali, e pronto, localização de amigos, dos familiares, acho que é tudo! (E7)

Então eu acho que é um complexo que eu estou me tornando inclusive assim limitado [...] as vezes eu não quero sair de casa pra receber uma informação na internet, é muito útil né, você trabalha em casa! E toda vez é meu oráculo de manhã [...] a primeira coisa que eu faço não é abrir um santuário ou um oratório pra rezar, é abrir o computador, porque aí eu sei o que é que eu vou fazer, quem eu devo atender e ao mesmo tempo me divertir, me distrair. (E10)

A partir das falas, foi possível constatar que todos os idosos inquiridos possuem razões pessoais para utilização da internet. Como visto, os idosos fazem uso da internet porque esta proporciona lazer, aprendizado, praticidade, facilidade em pesquisas, possibilita a visualização de notícias, localiza amigos e familiares, organiza suas atividades diárias e proporciona oportunidades de trabalhar em casa. Além disso, o Entrevistado 10 compara a internet com um santuário, ou seja, para algumas pessoas o ritual matinal é o de fazer orações, para ele não, o importante neste caso é verificar o computador, pois o tem como um guia sobre as suas obrigações e agenda do dia.

Tais justificativas evidenciam as vantagens que a utilização deste recurso pode trazer à vida dos idosos. Vieira e Santarosa (2009) explicam que alcançar os objetivos que viabilizam tais benefícios (como sentir-se socialmente incluído, estar em contato com amigos e familiares) contribui também para o sentimento de realização pessoal destes idosos e para o sentimento de felicidade.

Tais sentimentos foram perceptíveis nas expressões dos idosos no momento das falas acima e a partir da convicção que cada um demonstrou sobre o benefício de utilizar a internet: “eu acho que é impossível a pessoa estar sem internet [...] realmente a internet ajuda, é prático, principalmente se você gostar de comprar, aí é uma mão na roda (risos)” (E3).

Com relação à motivação que os levaram a querer aprender a utilizar a internet, Vieira e Santarosa (2009) afirmam que muitos idosos estão dispostos e apresentam motivos para utilizar tecnologias como o computador e a internet. Segundo os autores a condição- chave da motivação dos idosos em acessar as tecnologias de informações, como a internet,

relaciona-se à possibilidade de comunicação e interação, principalmente com familiares e amigos. Isto pôde ser observado em algumas falas quando questionados sobre a motivação que os levaram a usar a internet: “Foi mais mesmo assim pela necessidade de me comunicar, certo?” (E6); “as vezes eu quero pesquisar alguma coisa né, e a gente tem como fazer essa pesquisa através do Google, e também uso pra me comunicar com as pessoas, o essencial mesmo é isso, comunicação” (E9), e ainda:

É a comunicação mesmo, eu sou jornalista e na universidade hoje, chamada é com internet, registrar matéria é pela internet, tudo é internet. Quer dizer, você recebe um e-mail pela internet, reunião do colegiado, reunião disso, reunião daquilo, tudo é pela internet. (E3)

Essa mesma, de me comunicar com os outros, porque de repente a gente tinha pessoas em São Paulo, pessoas no Rio, que estavam produzindo e a gente não sabia né, então a motivação é mais essa rede acadêmica no momento né, e era uma coisa muito, não digo atrasada, mas muito mecânica [...] aquele molde de só mandar e-mails e receber e-mails, coisa e tal, então antigamente era assim, depois eu fui entrando nas redes também [...] aí não consigo sair mais, tanto que estou usando o face pra divulgar minhas colunas, jornais né, então também uso pra isso. (E10)

Manter essa interação social através da comunicação, seja por e-mails ou redes sociais, foi, portanto, o motivo para a maior parte dos idosos ter iniciado o uso da internet. Percebe-se na fala do Entrevistado 10 que há uma percepção ampliada do uso da internet quando comparado aos tempos iniciais da rede, antigamente a comunicação se resumia a troca de e-mails, hoje se tem além das trocas de e-mails a possibilidade de usar redes sociais virtuais, para troca de mensagens, divulgação de trabalhos, troca de fotos, vídeos, etc., o que possibilita uma maior interação social.

Além da interação social, outros motivos também se fizeram presentes, foi possível perceber, por exemplo, que a necessidade de se manter ocupado, através de atividades que proporcionam lazer, foi um fator influenciador no interesse do idoso para com a internet, fator este que pode influenciar de forma positiva na qualidade de vida subjetiva do idoso: “Acho que é uma ocupação do tempo né, a internet traz muito benefício por isso, você tem jogos, palavra-cruzada, jogo de memória, que a gente sente que isso é bom pra gente, então só nisso aí já vale a pena o idoso entrar na internet [...] ele sempre tem atividades!” (E7).

Além disso, percebeu-se que o idoso pode ter interesse em aprender a utilizar a internet devido ao contexto em que está inserido, ou seja, se as pessoas com quem convive utilizam a internet há uma probabilidade grande de o idoso querer aprender a usar: “Foi... foi o incentivo da neta [...] não foi outra coisa!” (E2), e “Me interessei a aprender por moda

(risos) é! Moda! Uma coisa que todo mundo tem, todo mundo tá, todo mundo quer, aí eu também quis! Aí eu fui aprender também pra não ficar atrás né?” (E5). Sobre isto Vieira e Santarosa (2009) encontraram em seus estudos que um dos fatores relacionados à motivação em utilizar o computador e a internet é a necessidade de atualização pessoal. Então, há esta necessidade por parte dos idosos de se atualizarem ao contexto e ao meio em que estão justamente para não se sentirem desatualizados.

Apesar de se sentirem familiarizados com a internet, observou-se que algumas dificuldades se fazem presentes entre os idosos no uso da internet, o próximo tópico apresentará estas dificuldades mostrando como os idosos costumam lidar com elas.