• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1. CARACTERÍSTICAS DO USO DA INTERNET POR IDOSOS

4.1.1 Uso da internet por idosos

Silveira et al. (2010) defendem que as novas gerações apresentam familiaridade com o uso das inovações tecnológicas que surgem aceleradamente, ao contrário das gerações mais velhas, os idosos, que se sentem no meio de um “bombardeio tecnológico” que lhes causa estranheza, medo e/ou receio.

Não foi bem isto que os idosos, participantes da pesquisa, afirmaram. Apesar de a internet ser uma tecnologia relativamente recente para os idosos, estes mostraram

familiaridade com o meio virtual e conseguiram expressar como costumam fazer o uso da internet, destacando as atividades que gostam de exercer através desta:

Eu costumo usar a internet. O que eu pesquiso mais é o Google né? [...] é onde eu tiro todas as minhas dúvidas de alguma coisa, de doenças, de problemas [...] Também faço pesquisas de pintura [...] pesquiso técnicas, vejo aonde eu posso encontrar mercado de vendas de telas, de pincéis [...] É só pesquisa. Gosto muito de orquídea, eu vou lá, pesquiso como planta como trata sabe? Muita coisa, receita de bolo, receita de padaria, maquinário de padaria, móveis, qualquer máquina que eu vejo que eu tenho dificuldade aqui no comércio aí eu pesquiso. (E1)

Uso a internet, [...] pra preencher tempo, fazer alguns trabalhos caseiros mesmo, porque eu gosto muito de mexer com áudio, vídeo, imagens e eu costumo fazer DVD [...] só pra os amigos entendeu? [...] começo a fazer algumas pesquisas sobre alimentação, principalmente para minha idade, alguns remédios também que eu sou pré-diabético [...] coleto algumas coisas que eu acho que para mim são interessantes [...] vou até o Power Point e [...] jogo na internet pra os meus amigos que tem e-mail, e assim vai. (E8) Além da pesquisa, seja para questões de saúde, de alimentação, de remédios ou mesmo pesquisa de mercado, percebe-se que o uso de e-mail também se faz presente entre os entrevistados bem como o acesso ao banco pela internet: “eu uso mais pra e-mail, pra banco [...] agora eu uso também pra pesquisa tá certo, pesquisa de várias coisas que você precisar, tanto na área médica como assuntos particulares do dia a dia” (E4).

White et al. (1999) explicam que o uso do computador com serviços online, incluindo o World Wide Web e correio eletrônico (e-mail), pode ser amplamente aplicável e benéfico para os idosos, podendo influenciar positivamente a vida destes. Percebe-se através dos relatos que os idosos se sentem bem em utilizar a internet, inclusive possuem conhecimento de buscadores como o Google, realizando atividades não tão comuns como pesquisa de técnicas de pintura e de plantação de orquídeas.

Este bem estar no uso da internet se dá não apenas devido à possibilidade de pesquisar, de acessar bancos e enviar e/ou receber e-mails, mas também de se comunicar e usar recursos na internet relacionados aos gostos individuais:

Eu dizia “no dia que eu me aposentar eu desligo tudo o que for de computador”, porque eu passei a minha vida inteira, 40 e tantos anos na frente de um computador, já não aguento mais. Mas por uma questão de exatamente, das minhas interações e o vício, o costume, sei lá, ou a dependência mesmo [...] eu uso com certa frequência, mas muito mais eu uso pelo lado bom que a rede nos traz, que é pra eu estar informado [...] depois que eu me aposentei eu já tenho uma atividade paralela, sou um aficionado de música [...] a internet é uma forma de eu interagir com outras pessoas, com músicos, com programas que tem disponíveis na internet pra música, então por isso que eu continuo a usar e uso ainda. (E11)

Hoje eu não sei passar sem a internet [...] tudo, tudo o que eu preciso hoje, que eu quero pesquisar [...] até mesmo no face né, foi onde eu localizei muitas vezes colegas minhas, hoje em dia a gente já se comunica né, a família mesmo que mora distante, tudo facilitou, então eu acho ótimo a internet. (E7)

A comunicação, como visto, é outro fator também presente no uso da internet pelos idosos. Segundo Kreis et al. (2007), essa interação do idoso no mundo tecnológico amplia as relações interpessoais e, ao mesmo tempo, reduz o isolamento, disponibilizando uma melhoria na qualidade de vida desse indivíduo pela satisfação e oportunidade que lhe é proporcionada. Essa redução do isolamento pode ocorrer através do uso das redes sociais virtuais:

Uso, eu uso assim, mais tipo, Facebook, Twitter, Whatsapp, só mesmo assim como meio de comunicação, as vezes pesquiso assim alguma coisa sabe? [...] eu comecei a usar justamente pra me comunicar com os meus filhos, que moram distantes [...] Através das redes sociais, nós descobrimos pessoas antigas, assim, do nosso tempo de adolescentes, amigos, já entramos em contato pessoalmente, pessoas que a gente nem lembrava mais sabe? (E9) Percebe-se, portanto, que quando questionados sobre como utilizam a internet, diversas são as atividades que se fazem presentes na utilização, desde pesquisas sobre interesses pessoais até comunicação através de e-mails ou redes sociais.

Além deste entendimento sobre como os idosos fazem uso da internet, é interessante compreender o que os fizeram se interessar a aprender a utilizar esta tecnologia bem como porque a utilizam no dia a dia. Vieira e Santarosa (2009) já explicavam que a razão da ação do idoso para se inserir no meio digital deriva de motivações e necessidades pessoais, que variam entre os indivíduos. O próximo tópico irá apresentar as diversas necessidades pessoais que justificam a utilização da internet pelos idosos, bem como as motivações que os levaram a iniciar o uso.