• Nenhum resultado encontrado

Motivos da prática de Desporto Escolar segundo encarregados de educação e

No documento C ARGOS DOS PROFESSORES (páginas 85-88)

IV. Apresentação dos Resultados

7. Motivos da prática de Desporto Escolar segundo encarregados de educação e

Para cada um dos motivos indicados pelos inquiridos da amostra procuramos saber se há concordância entre a opinião dos encarregados de educação e dos praticantes sobre os motivos para a prática de Desporto Escolar. As percentagens que estão salientadas na tabela seguinte revelam os níveis e os grupos onde os resíduos estandardizados são maiores. Consequentemente dar-nos-á a localização de eventuais diferenças significativas entre praticantes e encarregados de educação no que se refere aos motivos da prática de Desporto Escolar. No anexo 21, podem ser vistas as tabelas relativas a cada motivo.

Tabela 12 - Motivos para a prática DE, segundo praticantes e encarregados de educação Discordo em Absoluto

ou Discordo Nem concordo nem discordo Concordo ou Concordo em Absoluto Ser Popular

Praticantes 1,2% 8,3% 90,5%

E. Educação 2,4% 10,5% 87,1%

Sig ,011

Fazer parte de uma Equipa Praticantes 1,3% 5,5% 93,2% E. Educação 2,5% 8,3% 89,2% Sig ,001 Ser Fisicamente Saudável Praticantes ,9% 3,3% 95,8% E. Educação ,2% 3,5% 96,3% Sig ,076 Melhorar as Capacidades Praticantes ,9% 3,0% 96,1% E. Educação ,6% 5,7% 93,7% Sig ,003

Ser uma Estrela

Praticantes 17,0% 34,2% 48,8%

E. Educação 33,4% 31,1% 35,4%

Sig ,000

Estar com os Amigos

Praticantes 1,9% 9,2% 88,9%

E. Educação 2,0% 8,1% 89,9%

Sig ,592

Gosto pela Diversão

Praticantes ,2% 2,2% 97,6% E. Educação 1,9% 7,2% 90,8% Sig ,000 Gosto pela Competição Praticantes 1,2% 8,3% 90,5% E. Educação 2,5% 10,6% 87,0%

7.1. Ser popular

Para 87,1% dos encarregados de educação o “ser popular” é um dos motivos para a prática desportiva escolar. No grupo dos praticantes esta percentagem passa para 90,5%. Podemos verificar que existem diferenças estatisticamente significativas quanto aos níveis de concordância de praticantes e encarregados de educação, pois o p-value é inferior a 0,05. Assim, através dos valores residuais, podemos inferir que essas diferenças são mais relevantes nos encarregados de educação para os níveis discordo em absoluto ou discordo e nem concordo nem discordo.

7.2. Gosto de fazer parte de uma equipa

Para 89,2% dos encarregados de educação o “gosto de fazer parte de uma equipa” é um dos motivos para a prática desportiva escolar. No grupo dos praticantes essa percentagem sobe para os 93,2%.

Podemos verificar que existem diferenças estatisticamente significativas quanto aos níveis de concordância de praticantes e encarregados de educação, pois o p-value é inferior a 5%. Assim, através dos valores residuais, podemos inferir que essas diferenças são mais relevantes nos encarregados de educação para os níveis nem concordo nem discordo e discordo em absoluto ou discordo.

7.3. Ser fisicamente saudável

Um pouco à semelhança do observado quanto ao “gosto de fazer parte de uma equipa”, no que diz respeito a ser “fisicamente saudável”, podemos concluir que existe uma elevada concordância entre encarregados de educação e praticantes, pois a média dos dois grupos para este nível é de 96%. Por este facto apenas 4% das restantes respostas estão distribuídas pelos outros níveis. Assim, a tabela do anexo 24 referente a este atributo, mostra-nos uma grande homogeneidade entre a opinião de praticantes e encarregados de educação. Por este motivo não se registam diferenças significativas entre os dois grupos, pois o valor de sig é superior a 0,05.

7.4. Melhorar as capacidades

A ”melhoria das capacidades físicas” é considerada por 93,7% dos encarregados de educação como um motivo da prática desportiva escolar, contra 96,1% dos praticantes. Podemos verificar que existem diferenças estatisticamente significativas quanto aos níveis de concordância de praticantes e encarregados de educação, pois o valor de sig é inferior a 0,05. Assim, através dos valores residuais, podemos inferir que essas diferenças são mais relevantes nos encarregados de educação para o nível nem concordo nem discordo.

7.5. Ser uma estrela desportiva

A ambição de querer “ser uma estrela desportiva” é considerada por 48,8% dos praticantes como motivo para a prática desportiva escolar. Verificamos que relativamente aos anteriores atributos, existe mais dispersão nas respostas, levando a uma maior heterogeneidade dos dados. Podemos apurar que existem diferenças estatisticamente significativas quanto aos níveis de concordância de praticantes e encarregados de educação, pois o valor de sig é inferior a 0,05, obtendo mesmo uma elevadíssima significância. Assim, através dos valores residuais, podemos inferir que essas diferenças são mais relevantes nos encarregados de educação para o nível discordo em absoluto ou discordo, sendo que nos praticantes também se registam diferenças acentuadas, embora menores que as anteriores, no nível concordo ou concordo em absoluto.

7.6. Estar com os amigos

É notório pela observação dos resultados que os praticantes e encarregados de educação valorizam a partilha com os outros, uma vez que a média nos dois grupos é de 89,4%. Desta forma, os resultados mostram-nos uma grande homogeneidade entre a opinião de praticantes e encarregados de educação. Por este motivo não se registam diferenças significativas entre os dois grupos, pois o valor de sig é superior a 0,05.

7.7. Gosto pela diversão

O “gosto pela diversão” é considerado por 97,6% dos praticantes como motivo para a prática desportiva escolar. Esse valor baixa cerca de 7% nos encarregados de educação, sendo

significativas quanto aos níveis de concordância de praticantes e encarregados de educação, pois o valor de sig é 0,000, inferior a 0,05. Assim, através dos valores residuais, podemos inferir que essas diferenças são mais relevantes nos encarregados de educação para o nível nem concordo nem discordo, sendo que, também os encarregados de educação, registam diferenças acentuadas, embora menores que as anteriores, no nível discordo em absoluto ou discordo.

7.8. Gosto pela competição

O “gosto pela competição” é considerado por 90,5% dos praticantes como motivo para a prática desportiva escolar. Esse valor baixa um pouco nos encarregados de educação, sendo contudo o nível mais referido pelos 2 grupos. Verificamos que existem diferenças significativas quanto aos níveis de concordância de praticantes e encarregados de educação, pois o valor de sig é inferior a 0,05. Assim, através dos valores residuais, podemos inferir que essas diferenças são mais relevantes nos encarregados de educação para o nível discordo em absoluto ou discordo, sendo que, também os encarregados de educação registam diferenças acentuadas, embora ligeiramente menores que as anteriores, no nível nem concordo nem discordo.

8. Avaliação da qualidade do serviço da competição desportiva escolar - verificação e

No documento C ARGOS DOS PROFESSORES (páginas 85-88)