• Nenhum resultado encontrado

Movimentos de stock

No documento Manual Gespos Propriedades (páginas 40-50)

Na versão 2008, foram criadas várias opções que permitem flexibilizar e agilizar o uso das propriedades de produtos, nomeadamente:

 Associação de propriedades a produtos já movimentados já referido no tópico Associação

de propriedades a produtos já movimentados.

 Possibilidade de associar propriedades a produtos compostos (produtos de tipo Composto/Conjunto e Composto/Fabricado), já referido no tópico Artigos compostos

com propriedades deste manual.

 Mediante opção existente na configuração do documento, existir a possibilidade de definir se determinado documento faz ou não gestão de stock por propriedades, já referido no tópico Tabela de documentos.

Declaração de stock existente para produtos com propriedades possível na opção Registo de propriedades em Movimentos de Stock que será descrita de seguida.

3 O documento de Fabrico contém a opção Compõe seleccionada no campo Este documento tem o seguinte comportamento na área Opções de movimentos de stock em Diversos – Configurações – Configuração de

Documentos – Tabela de Documentos – separador Geral.

4 O documento de Transformação contém a opção Decompõe seleccionada no campo Este documento tem o seguinte comportamento na área Opções de movimentos de stock em Diversos – Configurações – Configuração de

www.sage.pt 39

Registo de propriedades

Esta opção, implementada na versão 2008, apesar de não movimentar stock, permite declarar as existências das propriedades por produto e armazém. Esta opção é particularmente útil no caso de associar propriedades a produtos já movimentados, conseguindo desta forma acertar o stock por propriedade tendo em conta o stock do próprio produto.

Neste ecrã, deverá primeiro seleccionar o produto para o qual pretende acertar o stock e, de seguida, indicar para cada um dos armazéns, as respectivas propriedades e quantidades; no final do registo, deverá utilizar o botão Gravar para que a informação inserida seja gravada.

As linhas registadas neste ecrã, serão validadas de acordo com os critérios já definidos para o registo de propriedades no ecrã Propriedades de Produtos aquando da compra, excepto nos seguintes casos:

 Em nenhum caso será controlada a data inserida no campo Data de validade.  É possível registar propriedades cujo Tipo de controlo seja Só na Saída.

Impressão

Impressão de Documentos

Caso pretenda imprimir no documento a informação relativa às propriedades, deverá alterar o desenho dos documentos de compra, venda e stock, incluindo as variáveis listadas de seguida:

Estas variáveis estão disponíveis na Lista de variáveis percorrendo a ramificação Campos da

grelha – Corpo – Propriedades do Desenhador de Documentos.

Existência do produto ALFACE no Armazém 1.

Registo de 2 lotes do produto ALFACE no Armazém 1

www.sage.pt 40  Corpo.Propriedades.Propriedade1.Descricao1: Campo Literal para Chave;  Corpo.Propriedades.Propriedade1.Descricao2: Campo Literal da 2ª Chave;  Corpo.Propriedades.Propriedade1.Descricao3: Campo Literal da 3ª Chave;  Corpo.Propriedades.Propriedade1.Codigo: Código da propriedade;

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor; Valor do campo Literal da propriedade na movimentação;

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor2: Valor da 2ª Chave da propriedade na movimentação;

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor3: Valor da 3ª Chave da propriedade na movimentação.

Tendo em consideração o exemplo do telemóvel que utiliza a seguinte propriedade:

Foi adquirido um telemóvel e introduzidos os seguintes valores para as propriedades:

Nº Série: 123, IMEI: 321, Nº TLM: 96999999.

Será impressa a seguinte informação em cada uma das variáveis:

o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Descricao1: Nº Série; o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Descricao2: IMEI; o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Descricao3: Nª TLM; o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Codigo: NSERI; o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor; 123; o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor2: 321; o Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor3: 969999999.

 As variáveis apresentadas apenas dizem respeito à primeira propriedade associada ao produto, no entanto, para a 2ª e 3ª propriedades as variáveis são semelhantes, variando apenas o número da

www.sage.pt 41

propriedade, por exemplo, a descrição 1 será: Corpo.Propriedades.Propriedade2.Descricao1 e Corpo.Propriedades.Propriedade3.Descricao1.

Para propriedades que utilizam data de validade e/ou de produção, poderá usar as seguintes variáveis:

 Corpo.Propriedades.Data.UsaValidade: Utiliza ou não Data de Validade; esta variável irá imprimir True ou False, conforme a propriedade usada na linha de movimentação obrigue, ou não, à introdução de data de validade.

 Corpo.Propriedades.Data.Validade: Data inserida no campo Data de Validade;  Corpo.Propriedades.Data.Producao: Data inserida no campo Data de Produção.

Impressão de Etiquetas de Produtos

Para o layout de etiquetas de produtos poderá usar as seguintes variáveis, disponibilizadas na Lista de variáveis percorrendo a ramificação Variáveis –Propriedades:

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Codigo: Código da Propriedade;

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor: Valor do campo Literal da propriedade inserido na movimentação;

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor2: Valor da 2ª Chave da Propriedade inserido na movimentação;

 Corpo.Propriedades.Propriedade1.Valor3 Valor da 3ª Chave da Propriedade inserido na movimentação;

 Estas são as variáveis disponíveis para a propriedade 1; para as propriedades 2 e 3 todas as variáveis serão semelhantes variando apenas o número da propriedade, por exemplo: Corpo.Propriedades.Propriedade2.Valor e Corpo.Propriedades.Propriedade3.Valor.

Para propriedades que utilizam data de validade e/ou de produção, poderá usar as seguintes variáveis:

 Corpo.Propriedades.Data.UsaValidade: Utiliza ou não Data de Validade; esta variável irá imprimir True ou False, conforme a propriedade usada na linha de movimentação obrigue ou não respectivamente à introdução de data de validade.

 Corpo.Propriedades.Data.Validade: Data inserida no campo Data de Validade;  Corpo.Propriedades.Data.Producao: Data inserida no campo Data de Produção;

 Propriedades.Quantidade: Quantidade da propriedade, que dependerá do critério seleccionado para a impressão das etiquetas.

www.sage.pt 42

Listagens / Consultas / Relatórios

Listagem dos produtos com propriedades associadas

Caso pretenda listar os produtos com propriedades associadas, poderá criar uma nova configuração na listagem normal de produtos, adicionando os campos relativos às propriedades. Para isso execute os seguintes passos:

Aceda a Listagens – Produtos – Produtos.

Clique em Gerar e de seguida no botão seleccionando a opção Listagens.

No ecrã entretanto exibido, clique no botão Nova Listagem, indique um nome (por exemplo “Produtos Propriedades”), confirme (botão Confirmar) e de seguida clique em Seleccionar para exibir a listagem entretanto criada.

Clique novamente no botão e seleccione a opção Filtrar por selecção. Introduza o seguinte filtro:

www.sage.pt 43 Para terminar, clique em Adicionar à lista e de seguida Localizar agora.

Posteriormente, caso pretenda visualizar a listagem de produtos com propriedades, bastará seleccionar na vista a listagem criada (no exemplo dado, “Produtos propriedades”).

Consulta de stock na ficha do produto

No separador Stocks da ficha do produto, poderá consultar as existências por propriedades, bastando que para tal seleccione no campo Existência por a opção Propriedades.

www.sage.pt 45

Relatórios de consultas de stock por propriedades

Relatórios de compras

Em Relatórios – Relatórios de Compras – Movimentos de Compras por propriedades, poderá obter uma listagem que contém toda a informação relativa às linhas dos documentos de compra que incluem produtos com propriedades.

Relatórios de vendas

De igual forma, em Relatórios – Relatórios de Vendas – Movimentos de Vendas por propriedades, poderá obter uma listagem que contém toda a informação relativa às linhas dos documentos de venda que incluem produtos com propriedades.

Relatórios de stocks

Em Relatórios – Relatórios de Stock, encontrará vários relatórios que lhe permitirão obter variada informação relativa às propriedades dos produtos, nomeadamente:

 Propriedades por produto: onde poderá consultar as propriedades associadas a cada produto, com informação acerca da data de validade, data de produção, etc;

 Inventário de existências por propriedade: para consultar as existências de cada uma das propriedades;

 Extracto por propriedade de produto: caso pretenda consultar as propriedades movimentadas de determinado produto;

 Estado por propriedade: este relatório permite-lhe obter uma listagem do estado de propriedades, sendo que no campo Tipo de Mapa poderá escolher uma das seguintes opções:

o Todos: neste tipo de mapa serão listadas todas as propriedades independentemente do seu estado;

o Esgotado: serão listadas todas as propriedades que se encontram esgotadas; o Disponível: ao seleccionar esta opção, serão exibidas todas as propriedades

existentes em stock;

o Expirado: este tipo de mapa permite-lhe obter uma listagem com a informação das propriedades cuja data de validade se encontra expirada tendo em consideração a data de sistema.

 Propriedades expiradas: este relatório permite-lhe obter uma listagem com a informação das propriedades cuja data de validade se encontrará expirada à data definida para a listagem.

www.sage.pt 46

Perguntas e respostas

Qual a diferença entre saída individual e saída automática FIFO?

Esta configuração permite definir a forma como será dada a baixa de stock - automaticamente usando o critério FIFO (first in first out) ou se será o utilizador a definir a propriedade a vender. Assim, na venda/saída de stock, caso utilize a opção Saída Individual, o utilizador deverá seleccionar qual a propriedade a movimentar, caso defina a opção Saída automática FIFO, será dada saída automática da propriedade mais antiga - útil quando há interesse em vender os lotes mais antigos, por exemplo.

Pretendia que determinado documento não solicitasse as propriedades. É possível?

Sim, para tal aceda a Diversos - Configurações - Configuração de Documentos - Tabelas de Documentos e no documento pretendido desactive a opção Pede Propriedades.

É possível converter documentos com propriedades?

Se os valores das propriedades forem definidos no documento original, poderá efectuar a conversão usando a opção de menu Conversão de Documentos ou a opção Converter, presente

na barra de Opções dos documentos. Neste caso, aquando da conversão, uma vez que já são conhecidos os valores das propriedades, a conversão é efectuada sem que seja necessária intervenção do utilizador.

Caso os valores das propriedades não sejam definidos no documento original, a conversão de documentos poderá apenas ser efectuada através da opção Converter presente na barra Opções dos documentos, sendo, no momento de conversão, pedida a introdução dos valores das respectivas propriedades dos produtos.

É possível movimentar produtos com propriedades, mas não inserir os respectivos valores para as propriedades, por exemplo nas Notas de Encomenda?

É possível, mas apenas se o documento em questão não estiver configurado para dar Saída/Entrada da Existência do Produto.

Neste caso, no ecrã de registo das propriedades prima o botão Cancelar, caso esteja a criar um documento de venda, ou o botão Ok, caso o documento seja de compra.

Associei uma propriedade a uma família, no entanto os novos produtos pertencentes a essa família já não usam essa propriedade. Posso alterar a propriedade por defeito na família? Esse procedimento não trará consequências?

A alteração das propriedades na família não interfere com a movimentação. Na criação de novos produtos, ao associar a família, serão sugeridas as propriedades existentes nesse momento para essa família.

Ao criar uma ficha de produto verifiquei que a opção Preço existente na área de

Propriedades está activa. No entanto, ao definir uma propriedade o campo fica inactivo! O campo Preço estará apenas disponível para propriedades com tabela associada. Se atribuir ao produto uma propriedade que use tabela associada, poderá activar a opção Preço, sendo assim possível definir, no separador Preços da ficha do produto, os vários preços para cada um dos valores das propriedades.

Imagine que associa uma propriedade com as medidas do artigo, sendo o preço variável consoante a medida. No separador Preços, ao definir um preço para cada uma das medidas, na venda será automaticamente assumido o preço estabelecido para a medida (propriedade) seleccionada.

www.sage.pt 47

Ao criar uma propriedade o separador Tabela está desactivado!

Este separador apenas fica activo quando a opção Usa tabela associada se encontra activa, permitindo definir valores para a propriedade. As propriedades deste tipo são úteis quando existe uma gama fixa de propriedades possíveis para determinado produto – medidas, pesos, etc...

Tenho um produto com uma propriedade com controlo Só na Saída e outra Só na

Entrada. Porque razão, tanto na compra como na venda, são pedidas ambas as

propriedades?

Esta é uma das características do módulo Propriedades, isto é, sempre que um produto possui duas ou três propriedades com tipos de controlo diferentes, automaticamente as propriedades são solicitadas tanto na compra (ou entrada de stock) como na venda (ou saída de stock).

Ao configurar uma propriedade tenho de definir o tipo de controlo – Só entrada, Só saída ou Entrada e Saída… qual o interesse?

Dependendo do tipo de gestão em questão poderá ter a necessidade de indicar apenas na compra, apenas na venda ou em ambos os casos as propriedades dos produtos.

Imagine os sacos de café, por exemplo, aquando do registo da compra é registado o respectivo lote, mas na venda de um café não irá indicar o lote. Por outro lado, no comércio de telemóveis, será relevante registar, tanto na compra como na venda, o número de série do equipamento.

Para que serve a 2ª e 3ª chave na configuração das propriedades?

Por vezes um só campo não permite uma identificação única do artigo, sendo necessário um segundo, ou até mesmo terceiro valor – 2ª e 3ª chave.

Aquando registo de produto num documento de venda, como posso pesquisar as propriedades usando o teclado?

Prima a tecla F12 para aceder à pesquisa de propriedades.

Preciso fazer o controle dos nº de série de alguns componentes de uma máquina, posso atribuir propriedades a artigos que são componentes de outros? E o artigo principal também pode ter nº de série?

Sim, quer o artigo composto (máquina) quer os seus componentes podem ter associadas propriedades.

Criei uma etiqueta de produtos com o Lote ("Lote: "+Propriedades.Propriedade1.Valor) e a Data de Validade, mas nos artigos que não possuem propriedades essa informação também é impressa!

Nesse caso terá de colocar as expressões dentro de uma fórmula condicional (If) para que unicamente retorne os valores inseridos caso o produto esteja configurado para movimentar propriedades. Ou seja, neste caso em concreto para os lotes fica a seguinte expressão:

If(Propriedades.Propriedade1.Codigo<>"", "Lote: " + Propriedades.Propriedade1.Valor) Para a data de validade a expressão é:

If(Propriedades.Propriedade1.Codigo<>"", "Val.: " + Date$(Propriedades.Data.Validade,"%02d- %3M-%y"))

Reparei que no menu Relatórios - Relatórios de Stock - Estado por Propriedade os critérios são devolvidos com base na data do Sistema Operativo, o que não convém! Como consigo obter uma listagem dos produtos que me informe o estado dos produtos em determinada data?

www.sage.pt 48

Poderá consultar o relatório Propriedades Expiradas, presente em Relatórios - Relatórios de Stock, para além de poder escolher o tipo de mapa a editar – Expirado ou Não Expirado -, poderá definir a data a ter em consideração para cálculo.

É possível saber as existências por propriedades, mas com a indicação do armazém?

A informação pretendida encontra-se em Relatórios - Relatórios de Stock - Existências por Propriedades, sendo listada a quantidade existente por propriedade e armazém.

Ao converter documentos com produtos que contêm propriedades, as linhas aparecem rasuradas!

Certamente está a efectuar a conversão através da opção que se encontra em Movimentos - Movimentos de Venda - Conversão de documentos e na criação dos documentos que serão agora convertidos não definiu as respectivas propriedades. Deverá por isso usar a função CONVERTE - botão Converter presente na barra de Opções dos documentos.

Ao lançar na venda um produto cuja propriedade tem tabela associada, não aparecem os valores que inseri na respectiva tabela!

Certamente não existe registo de um documento de compra com indicação dos valores. Para que os valores associados fiquem disponíveis, é necessário existir pelo menos uma compra dos mesmos.

Ao vender artigos com data de validade expirada surge mensagem de aviso, mas deixa vender na mesma! Não devia bloquear a venda?

Para evitar que seja registada a venda desse artigo, nas configurações da propriedade terá de definir a opção Controla, inibe movimento, certamente está configurado como Controla, emite aviso.

Criei uma propriedade para colocar o lote dos produtos. No entanto, ao fazer a compra não consigo alterar a quantidade?

Não lhe é possível alterar a quantidade pois a propriedade associada ao produto não tem activa a opção Permite várias quantidades; para que seja possível inserir quantidade diferente de 1 para as propriedades, deverá activar essa a opção.

No documento Manual Gespos Propriedades (páginas 40-50)

Documentos relacionados