• Nenhum resultado encontrado

MUDANÇAS E JUSTIFICATIVAS DA ÁREA DE BIOLOGIA

5.3 MUDANÇAS E JUSTIFICATIVAS

5.3.2 MUDANÇAS E JUSTIFICATIVAS DA ÁREA DE BIOLOGIA

As mudanças e justificativas das disciplinas desta área do conhecimento estão resumidas no quadro abaixo:

Matriz Curricular – Grade 570 Matriz Curricular – Nova Garde

Cod. Nome Cod. Nome Mudanças e Justificativas

QB61F Biologia Celular Fundamentos de Biologia Celular

Alteração de ementa (item a); passará a fazer parte apenas da ênfase Ambiental (passará a ser ofertada no 5º. Período)

QB61H Segurança

Biológica Retirada curso do Item b QB61I Ecologia e

Biodiversidade Ecologia Alteração de ementa e carga horária (item c); passará a fazer parte apenas da ênfase Ambiental (passará a ser ofertada no 4º. Período)

QB64F Introdução à

Bioquímica Bioquímica A Alteração da ementa (item d); passará a ser ofertada no 5º. Período.

QB65J Limnologia Limnologia 1 Alteração de carga horária (item e); (passará a ser ofertada no 6º. Período)

QB66H Microbiologia Fundamentos de

Microbiologia

Alteração da ementa e carga horária (item f).

QB66J Ecotoxicologia Fundamentos de

Ecotoxicologia

Alteração da ementa (item g); (passará a ser ofertada no 7º. Período).

QB67H Microbiologia

Ambiental Fundamentos de

Microbiologia Ambiental

Alteração de pré-requisito e carga horária (teórica e prática) (item h). QB68E Bromatologia Introdução à

Bromatologia Alteração de pré-requisito, carga horária e ementa (item i). QB68F Tecnologia de

Alimentos Tecnologia de Alimentos Alteração modificação de ementa (item j). de pré-requisito, QB68G Tecnologia das

Fermentações (item k). QB68H Biotecnologia

Ambiental Biotecnologia Ambiental Alteração modificação na ementa (item l). de pré-requisito, QB60C Educação

Ambiental Educação Ambiental Passa a ser optativa (item m) Detalhamento das mudanças e justificativas:

Item a: a disciplina se justifica para o aluno que faz opção à Ênfase Ambiental, uma vez que aborda tópicos que serão subsídio para o desenvolvimento de temas relacionados às disciplinas de Microbiologia Ambiental, Ecotoxicologia e Biotecnologia Ambiental. As alterações propostas na ementa são direcionadas para a compreensão de conteúdos necessários ao entendimento das demais disciplinas citadas.

Item b: o conteúdo abordado na disciplina Segurança Biológica será contemplado na nova disciplina Fundamentos de Microbiologia, apresentando ao aluno imediata conexão com os conceitos apresentados e a prática em laboratório.

Item c: a disciplina se justifica para o estudante que faz opção à Ênfase Ambiental, uma vez que aborda tópicos que serão subsídio para o desenvolvimento de assuntos relacionados à temática ambiental. A ementa e carga horária proposta atenderão as necessidades da disciplina.

Item d: a ementa proposta atende os conteúdos necessários à formação do Bacharel em Química, sendo complementada com tópicos necessários ao entendimento de temas que serão abordados nas disciplinas: Microbiologia, Microbiologia Ambiental, Introdução à Bromatologia, Tecnologia de Alimentos, Princípios da Tecnologia das Fermentações e Ecotoxicologia. A modificação do período de oferta se deve aos conhecimentos prévios necessários para o acompanhamento e aproveitamento adequado do discente.

Item e: a carga horária proposta atende as necessidades da disciplina para a Ênfase em Ambiental, não sendo necessário o desenvolvimento de atividades práticas em laboratório para atingir os objetivos e formar as competências pretendidas para o discente.

Item f: a carga horária proposta atenderá os conteúdos incorporados da disciplina Segurança Biológica, anteriormente ofertada em separado. As alterações na ementa proporcionarão os conteúdos necessários para as atribuições Tecnológicas do Bacharel em Química, bem como subsidiarão os temas que serão abordados nas disciplinas: Higiene e Segurança Industrial, Tecnologia de Alimentos, Princípios da Tecnologia das Fermentações, Microbiologia Ambiental e Biotecnologia Ambiental (ênfase Ambiental).

Item g: a alteração da ementa esclarece melhor o intuito da abordagem pretendida para os assuntos que serão abordados referentes à área de Ecotoxicologia, de forma que não exista sobreposição com conteúdos de outras disciplinas.

Item h: o pré-requisito estabelecido é necessário em função de conhecimentos prévios

necessários para o acompanhamento e aproveitamento do discente.

Item i: a alteração de pré-requisito se faz necessária para o melhor entendimento do aluno acerca dos conteúdos abordados na disciplina. A carga horária anteriormente proposta era insuficiente para atender os critérios necessários à atribuição Tecnológica do Bacharel em Química. A ementa proposta estabelece os tópicos necessários para a formação e acompanhamento simultâneo das demais disciplinas voltadas à temática de alimentos (Tecnologia de Alimentos e Princípios da Tecnologia das Fermentações).

Item j: a alteração de pré-requisito se faz necessária para o melhor entendimento do aluno acerca dos conteúdos abordados na disciplina. As modificações da ementa estabelecem de forma mais objetiva os tópicos a serem abordados na disciplina.

Item k: a alteração de pré-requisito se faz necessária para o melhor entendimento do aluno acerca dos conteúdos abordados na disciplina. A carga horária proposta será suficiente para atender os conteúdos abordados e a formação do discente. As modificações da ementa estabelecem de forma mais objetiva os tópicos a serem abordados na disciplina.

Item l: a alteração de pré-requisito se faz necessária para o melhor entendimento do aluno acerca dos conteúdos abordados na disciplina. As modificações da ementa estabelecem de forma mais objetiva os tópicos a serem abordados na disciplina.

Item m: O Bacharel em Química não está voltado para a educação ambiental propriamente dita, e sim para a capacitação de agentes multiplicadores de ações educativas voltadas para a gestão. Foi proposto então que a disciplina de Educação Ambiental seja retirada do bloco de disciplinas obrigatórias, e entra como optativa. A questão da formação de agentes multiplicadores ficaria com a disciplina de Sistema de Gestão Ambiental, cujo item foi adicionado na reformulação da ementa desta disciplina.

Em relação ao banco de disciplinas da UTFPR para a área de Química (PROCESSO Nº. 098/10-COEPP), as disciplinas ofertadas pela área de Biologia do DAQBI para o curso de Bacharelado em Química não encontra, em sua quase totalidade, outras que lhes sejam equivalentes, com exceção das que seguem abaixo, para as quais se justifica a não incorporação à Matriz Curricular dessa Revisão Curricular:

Bioquímica:as duas disciplinas que constam no banco possuem carga horária que não

se aplica à estrutura da matriz curricular do curso. A ementa proposta no presente documento contempla de modo mais adequado os aspectos considerados importantes para a formação específica do Bacharel em Química.

Microbiologia Ambiental (área ambiental e têxtil):a carga horária da disciplina do Banco

não se aplica à estrutura da matriz curricular proposta para o curso.

5.3.3 Mudanças e Justificativas da Área de Processos Industriais e Controle

Documentos relacionados