• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Estágio Curricular

2. Plano de Estágio

2.4 Software Utilizado e Enquadramento Teórico

2.4.10 Multimédia

Este termo tem vindo a ser muito utilizado com o desenvolvimento tecnológico de sistemas de informação e de comunicação. A palavra é composta pelo prefixo “multi” que significa “vários”, e a raiz “media” que significa “meio”. Partindo desta análise, pode- se concluir que o termo significa múltiplos meios e é um constituinte de grande interesse

por parte de indústrias como: informática, telecomunicações, publicidade, áudio e vídeo, televisão e cinema. Multimédia é a interação de vários meios de comunicação, como por exemplo: imagem, som e texto, e o seu principal objetivo é a transmissão de informação. Ribeiro (2004:111) cita Fluckiger (1995) e Chapman & Chapman (2000) para definir a multimédia: designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos,

imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).

Para melhor definição do termo, podemos classificar os media utilizados como estáticos ou dinâmicos. Os media estáticos agrupam elementos de informação independentes do tempo, tais como texto ou gráficos, e os media dinâmicos agrupam elementos dependentes do tempo como o vídeo e animações.

As imagens e os gráficos podem ser do tipo bitmap ou vetorial e estes podem ser obtidos por modo de captura ou gerados num sistema informático adequado. O texto é o tipo de media mais utilizado para divulgar informação e pode ser criado através de editores ou processadores de texto. Pode ainda ter o formato de hipertexto que permite navegar no documento através de hiperligações. O áudio é um tipo de media dinâmico que corresponde à captação e reprodução eletrónica do som em formato digital ou analógico, assim como o vídeo. As animações são um tipo de media dinâmico produzidos por computador e correspondem ao movimento sequencial de um grupo de gráficos.

2.5 Atividades e Projetos

Durante o período de estágio foram vários os projetos em que a estagiária colaborou, sendo que muitos deles apenas executou tarefas simples, maioritariamente de pesquisa no INPI, análise e correção de conteúdo, ou apenas simples edições e tratamento de imagem. A estagiária irá apenas referir aqueles que acha relevantes e nos quais executou mais do que uma tarefa. Não correspondem à linearidade presente nos cronogramas, mas sim a ordem de importância.

Além disso, durante estas atividades e projetos, é de referir que foram feitos muitos contactos com clientes, parceiros, fornecedores, entre outros, bem como reuniões e pedidos de orçamento.

Em todas as atividades estão resumidamente descritas as tarefas e funções, havendo sempre o cuidado de seguir a metodologia utilizada na empresa.

2.5.1 Gelgaia

A Gelgaia é uma empresa de transportes refrigerados e afins. A mesma necessita de apresentar esses mesmos transportes para venda, sendo que o mais importante nas vendas são as dimensões dos veículos. A empresa abordou, então, a Dice para alterar alguns dos seus documentos, nomeadamente, as dimensões de diferentes veículos. Os conteúdos foram enviados em PDF. Foi então atribuído à estagiária fazer algumas das alterações de dimensões em veículos como podemos ver na Figura 15, e podemos dizer que esses documentos eram uma espécie de infografia. Recorreu-se à ferramenta de texto e apenas se alteraram alguns números.

Figura 15 - Dimensões de veículo Fonte - Elaboração própria

Isto gerou alguma confusão porque foi dito que não seria necessário criar o desenho de novo, mas a estagiária também não o saberia fazer através de um PDF. Foi então elucidado que quando um ficheiro “.ai” é criado e transformado em PDF, este continua

editável, ou seja, se algo for criado em Adobe Illustrator e transformado para um leitor como o Adobe Acrobat Reader, o mesmo conteúdo não está perdido e assim o ficheiro pode ser aberto no mesmo programa que foi criado, logo, neste caso, não foi necessário recriar a infografia total do veículo, mas sim apenas alterar numericamente alguns elementos. Podemos dizer que a explicação deste facto me elucidou bastante e abriu caminho e atalhos para o futuro.

2.5.2 Bombeiros de Leixões

De acordo com a informação dada pela equipa Dice, decorreu um evento uns meses anteriores ao começo do estágio, no qual a Dice esteve envolvida. Para esse evento a Dice contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Leixões para se assegurar a prevenção de qualquer acidente durante esse mesmo evento. Desta relação surgiu um acordo, no qual a Dice ajudaria os bombeiros a encontrar uma forma de angariar fundos e sócios para a associação. Foi pedido à estagiária que ponderasse e solucionasse esta situação. Foram feitos diversos brainstormings e pesquisas que resultaram numa quantidade de atividades a propor à direção do quartel, nomeadamente uma semana aberta do quartel à população no qual teriam atividades como: visita guiada, escalada da torre, exposições, caminhada, cursos de suporte básico de vida e palestras, rastreios gratuitos, venda de merchandising24 personalizado, feira de crianças, entre outros. Surgiu também a ideia de organizar um peditório local através de caixas personalizadas colocadas em entidades de restauração, festas de aniversário para crianças e até um pedido ao Leixões Sport Clube pelas receitas de um jogo a favor dos Bombeiros Voluntários do Leixões. Estas e outras ideias foram apresentadas em reunião ao presidente da direção dos bombeiros, Dr. Aires, o qual nos elucidou de quais realmente poderiam ser exequíveis. Além disto, apresentou-nos outras hipóteses de abordagem, como por exemplo a ajuda que o pessoal da escola de hotelaria poderia dar em eventos dentro do quartel, o coro infantil da Casa da Música do Porto também poderia ajudar com atuações, e até mesmo a direção do NorteShopping poderia ceder um espaço aberto para promoção dos bombeiros e angariar sócios. Foi feita uma visita guiada ao quartel e às garagens como podemos ver na Figura 16.

Figura 16 - Carro Bombeiros de Leixões Fonte - Registo pela estagiária

Outra das hipóteses apresentadas pelo Dr. Aires seria abrir o espaço de garagem de carros clássicos dos bombeiros, que são tão característicos pela sua idade e cor25, para visitas ao público, porque com certeza poucas pessoas conheceriam as relíquias ali guardadas. Depois de serem estabelecidos os limites do que poderia ou não ser feito, a Dice comprometeu-se em ajudar no que fosse necessário no decorrer destes durante o ano.

2.5.3 Eros Porto

O Eros Porto é um evento que ocorre todos os anos durante alguns dias na Exponor. Trata- se de uma feira e salão erótico e todos os anos a Dice constrói uma imagem de marca diferente para o evento. Se bem que o evento ocorre a meados de março, foi pedido à estagiária que começasse a pensar na construção de uma imagem de marca. Além de muita pesquisa e análise, foi elucidado de que é preciso muito cuidado na construção da imagem, pois temas como o erotismo e a sexualidade podem ferir facilmente suscetibilidades, o que pode trazer problemas não só para a empresa como para o cliente. Sendo a estagiária ainda jovem e talvez com uma visão (muito imatura -mudaria para inexperiente) sobre o assunto, este foi abordado dessa mesma forma. Tentou criar-se uma

25 Todos os veículos de combate, ambulâncias e outros dos Bombeiros Voluntários de Leixões

curiosamente todos possuem a mesma cor verde, diferente dos outros quartéis espalhados pelo país que são vermelhos.

ideia mais juvenil e divertida sobre o assunto, tendo em conta as tendências do mesmo, pelo que surgiu a ideia de associar emojis26 a esta nova imagem. Sabe-se, de forma direta, que existem dois destes pictogramas que estão associados aos órgãos sexuais masculino e feminino, como podemos ver na Figura 17.

Figura 17 - Emojis

Fonte - https://passportsandperignon.com/emojipedia/

Recorrendo a uma pequena caixa de luz e aos alimentos, foi feito o registo fotográfico, como podemos ver na Figura 18 e Figura 19.

Figura 18 - Registo fotográfico

Fonte - Elaboração própria

26 Expressão utilizada para descrever os pictogramas que transmitem ideias, sentimentos e outros presente

A edição das fotografias selecionadas foi produzida em Adobe Photoshop e este serviu para correção de cores.

Figura 19 - Registo fotográfico Fonte - Elaboração própria

Também foram alterados elementos visuais como o restante ambiente, alteração de exposição e de contraste, e também foram aplicados filtros (Figura 20).

Figura 20 - Aplicação de filtros Fonte – Elaboração própria

Entretanto, com mais pesquisa e análise de conteúdo sobre o tema, pude verificar que outra entidade espanhola recorreu à utilização de fruta à sua identidade para o mesmo tipo de eventos, sendo que o conceito e os elementos não seriam, contudo, iguais. Foi, no entanto, decidido abandonar a ideia, resultando numa pequena amostra que podemos ver no apêndice II.

Dias depois, o cliente abordou a Dice para a alteração da presente galeria no topo da página principal, com as datas corretas do evento que irá decorrer no ano de 2018. A composição dos elementos, cores e tipografia não foram alteradas, apenas a data do evento. Também foram feitas outras propostas (apêndice III), mas como a imagem do evento do próximo ano ainda não estava concluída, foi decidido que a linha a seguir deveria ser a do ano anterior, como podemos ver na Figura 21.

Figura 21 - Alteração data Fonte - Elaboração própria

Como a imagem anterior foi construída em Illustrator, as alterações foram feitas a partir de uma cópia do ficheiro antigo e da mesma forma que o anterior foi construído. Apenas foram utilizadas ferramentas de texto para a alteração da data. Com a entrada acedida no

2.5.6 Queques&Queijadas

Para este projeto foi fornecida pouca informação, teria de ser executado um cartaz para um menu de venda. Sabe-se que a Queques&Queijadas é uma empresa de confeção de doces que necessitava de um menu ilustrativo. Esse menu deveria incluir a tarte de amêndoa e deveria dividir-se com café ou sumo. O registo fotográfico da tarte já estaria pronto bem como a sua edição. No entanto, os dois outros elementos teriam de ser imagem ilustrativas, sendo dada a indicação de que no banco de imagens da Dice estariam lá alguns exemplos para utilizar. Com estes três elementos prontos e editados, iniciou-se a construção do menu, o qual se pode encontrar na versão final em apêndice IV. Foram utilizadas sobretudo ferramentas de texto para indicar o tipo de produto, o preço e restantes informações (Figura 22).

Figura 22 - Construção de menu Fonte - Elaboração própria

A linha também foi utlizada para colocar como forma de moldura dentro do quadro do menu e como meio de separação dos produtos e do preço. Como elementos ilustrativos, utilizei aqueles que foram fornecidos que se adequavam a este menu, bem como a textura do seu fundo. Foi colocado no topo o logótipo da entidade, o preço com tamanho evidente e chamativo. A tipografia foi conjugada entre o mais simples e complexo, maior ou diminuto, tentando criar uma linha de leitura, para guiar o leitor ao que realmente importa.

2.5.8 Exo Software

Depois de dadas algumas noções das ferramentas do Adobe Illustrator, foi lançado o primeiro desafio. Através de convite pela empresa Exo Software feito à Dice, pretendia- se uma proposta de identidade de marca, nomeadamente um logótipo. Para que fosse totalmente compreendido o objetivo da empresa e de que caráter é formada foi preciso que me fosse transmitida informação pelos outros membros da equipa. O objetivo principal era a criação de um logótipo e este deveria ter presente as duas palavras da marca “exo” e “software”, sendo que a segunda poderia ter menos destaque. Foi transmitido que a empresa é portuguesa e nova no mercado, de conteúdos de software. Por conseguinte, foram feitas pesquisas durante vários dias sobre concorrentes, o mercado e o seu produto. Este projeto já tinha sido posto em prática por outro elemento da equipa, sendo que iriam ser apresentadas duas propostas de dois criadores diferentes. Os acertos finais teriam de ser feitos pela estagiária, com alinhamentos, proporções, cores, etc. Tudo isto foi atribuído à estagiária, sempre supervisionada por Isabel Miranda. Num primeiro instante, após pesquisa, foram feitos esquissos, sendo que a estagiária quis dar evidência à letra “x” porque ela carrega um simbolismo superior e é esteticamente mais apelativa de modelar. Tudo isto foi feito durante alguns dias, pois a adaptação ao programa ainda era recente, além de que foi esclarecido e dado algumas noções do que são marcas e patentes INPI27.

Optando por fazer uma pesquisa tipográfica longa, por algumas cores primárias, estabeleceu-se criativamente que o logótipo deveria ser esteticamente sóbrio e elegante, devido à área de mercado. Na Figura 23 podemos verificar que além de ser criado o logótipo através de tipografia sóbria, foi criado um símbolo com a letra “x” que como já referi é esteticamente mais interessante de modelar e cria destaque à empresa.

Feitas algumas propostas, a supervisora Isabel Miranda notou que a ferramenta de ambiente de trabalho não estava programada para as cores Pantone28. Por se tratar de um logótipo, o criativo deve estar preparado para que este, além de ser utilizado digitalmente, também possa ser impresso em diversos estacionários. Foi logo esclarecido como é o funcionamento das swatches29 no programa, além de que foram dadas amostras de

27 Instituto Nacional de Propriedade Industrial

28 Sistema de cores mundialmente reconhecido por indústrias gráficas. 29 Anglicismo para amostras

pantones em diferentes tipos de papel, e como se comportavam as diferentes telas de cor através de uma lupa. Assim sendo, foi explicado como é elaborada a “Arte Final” de envio para gráficas. Após a aceitação por parte da equipa, é feita uma espécie de apresentação digital para enviar ao cliente com as propostas criadas.

Podemos ver na Figura 23 a proposta final da estagiária e no apêndice V as restantes propostas.

Figura 23 - Proposta final Exo Software Fonte - Elaboração própria

A proposta anterior foi construída a partir da utilização da ferramenta “caneta”, recriando alguns dos esboços desenhados em papel (apêndice VI), o que resultou numa composição, como que parecendo tridimensional, ou pelo menos com alguma dimensionalidade.

Como resposta do cliente, depois de ver as propostas de todos os criadores, sugeriu que fossem feitas alterações nas mesmas e até ao último dia de estágio não existiu um acordo fixo.

2.5.9 Fly – rent-a-car

A Fly é uma companhia de aluguer de viaturas com sede em Aveiro a qual tem um público segmentado de classe média-alta, ou seja, podemos encontrar além de carros comerciais,

carros de luxo. Esta empresa de aluguer de viaturas abordou a Dice e propôs algumas alterações no seu site, nomeadamente a colocação de um tradutor. Sendo assim, o trabalho foi entregue à estagiária, para que esta o continuasse. Para tal, foi necessária uma análise de que conteúdos iriam estar presentes e a sua tradução em documentos de texto. Estes conteúdos foram traduzidos e colocados no site. Houve a informação de que esta página teria sido criada por outra agência, logo poderiam existir algumas dificuldades de manuseamento de conteúdo. Este foi criado com o Wordpress e também já estaria instalado um plugin pago de tradução profissional, que tanto poderia ser manual como automática. Sendo este um cliente importante, nem se colocou a oportunidade de o conteúdo ser traduzido automaticamente. Ou seja, o que a estagiária teria de fazer seria criar uma página para o mesmo conteúdo em português, mas traduzido para inglês. Também se sabe que o site foi construído com a ajuda do page builder 30“Muffinbuilder”. Esta tradução também teve de ser feita para botões, na página principal e em rodapé, além de campos de escrita de contact forms. Esses botões foram editáveis em Adobe

Photoshop, como podemos ver no apêndice VII.

Tudo isto pode ser visto na Figura 24 e em: http://flyrent.pt/.

Figura 24 - Site Fly Fonte - http://flyrent.pt/

Considerei mais difícil a tradução para os termos e condições, porque existem muitos termos oficiais que não podem ser deturpados. A resolução extrajudicial de litígios, artigo nº11, foi um desses fragmentos difíceis.

Posteriormente, foi feita outra abordagem à Dice por parte da Fly-rent-a-car, desta vez para o acrescento de algumas viaturas à página da entidade. Foram fornecidos os dados e as fotografias dos veículos e a estagiária teve então que os acrescentar na página, em português e em inglês. Inicialmente foi feita a edição das imagens dos veículos em

Photoshop, como podemos ver na Figura 25.

Figura 25 - Edição veículo Fonte - Elaboração própria

Para a colocação das imagens dos respetivos veículos, seguiu-se a eliminação do fundo ou outros elementos, como matrículas. De seguida, a alteração do tamanho da imagem, que era exatamente igual para cada miniatura dos veículos de forma a corresponder ao tamanho dos veículos já existentes no site. Por último, a imagem é guardada para utilização na web.

Com a ajuda do presente page builder (Figura 26) foram acrescentadas mais três linhas, com quatro colunas, seguindo a linha já construída anteriormente, para existir um

seguimento. Com as 9 células criadas, foi necessário preencher os campos sobre as suas informações e repetir o mesmo para as páginas em inglês.

Figura 26 - Acrescento das linhas e colunas no Wordpress Fonte - Elaboração própria

Depois de se acrescentar os veículos, surgiram algumas dúvidas sobre algumas características de veículos que não foram esclarecidas, como por exemplo, o número de portas, o tipo de combustível ou a existência de ar condicionado. Com o contacto da cliente e as dúvidas esclarecidas, a informação já estaria toda colocada e pronta para aprovação. Posteriormente, a cliente pediu que certos carros de classe mais alta, estivessem no início da frota no site.

No final do mês de setembro a Fly-rent-a-car abordou novamente a Dice, desta vez para a produção de um anúncio de jornal. As duas dimensões possíveis seriam 11cm x 8,5cm ou 26cm x 17cm. Este anúncio remetia para o lançamento da nova frota da Mercedes que a Fly adquiriu e estaria presente nos jornais locais de Aveiro. Foi mostrado à estagiária anúncios anteriores para que fosse seguido a gosto do cliente e da linha estética da Fly. Na Figura 27 podemos ver a construção proposta final escolhida.

Figura 27 - Anúncio jornal Fonte – Elaboração própria

Para seguir a linha estética da Fly, foi construído o cartaz através de divisões de espaço por elementos gráficos básicos, entre o branco e o preto. Claramente, a utilização do logótipo teria de existir de alguma forma, e este foi colocado no canto superior direito. Além deste foi colocado o slogan, que também é um dos elementos corporativos da imagem da empresa. Em rodapé estão colocados os contactos necessários da entidade. Acima do rodapé está um espaço físico para conteúdo legal que talvez fosse necessário colocar. A edição prévia do veículo foi feita de forma a colocar em qualquer ambiente e este foi posto em evidência para realçar o tipo de veículo que pode ser requisitado na Fly. Por fim, os elementos considerados mais importantes são as duas barras horizontais abaixo do veículo que conduzem o olhar e nos relembra elementos de sinalização de estrada, aqui estão as informações mais importantes relativamente à nova frota Mercedes, que a Fly tem em sua posse. No apêndice VIII podemos ver a proposta final e as restantes construídas.

2.5.10 Mais Terapeutas

A Mais Terapeutas abordou a Dice para a construção de uma nova imagem de marca, começando pelo logótipo. Esta empresa é composta por três sócias e profissionais de saúde que têm em comum o gosto por diferentes terapias, fazendo posteriormente surgir a ideia de formar uma equipa e uma empresa. Foi enviado à equipa um esboço de um

Documentos relacionados